segunda-feira, 30 de abril de 2018

Fórmula 1 2018 - GP do Azerbaijão - Corrida


Como foi no ano passado, tivemos uma corrida insana nas ruas de Baku. Pela primeira vez na temporada, o tetracampeão Lewis Hamilton e a Mercedes, venceram. Mas como chegamos neste resultado, que nem parece surpreendente, na verdade fez o GP do Azerbaijão ser uma corrida maluca.

Desde a primeira volta, vimos que provavelmente seria uma repetição do ano passado, com acidentes que já tiraram da prova Sergey Sirotkin, da Williams, e Esteban Ocon, da Force India, provocando a entrada do safety car. O pole position era Sebastian Vettel, da Ferrari e ele até conseguiu manter a ponta, sendo perseguido pelas Flechas Prateadas.

Dada a relargada, o alemão de Maranello seguiu na liderança e foi só ampliando a sua vantagem sobre os rivais. Nesse meio tempo, mais um abandono: Nico Hulkenberg, que ia muito bem recuperando posições, perdeu a traseira de sua Renault, acertando-a no guard-rail. Conseguiu chegar até uma área de escape, pelo menos.


Quando finalmente resolveu fazer sua parada, Vettel voltou com os pneus macios atrás de Valtteri Bottas, que parecia ir para uma estratégia de se manter mais tempo na pista. Mais tarde, então, veio o acidente que mudaria os rumos da corrida. Estávamos tendo uma bela briga interna da Aston Martin Red Bull, que parecia que seguiria os mesmos planos do carro #77: ficar mais tempo com seus pneus macios, e ir para os ultra-macios num pequeno último stint. Até que, num momento em que ambos os pilotos tiveram sua parcela de culpa, Daniel Ricciardo acertou a traseira de Max Verstappen, provocando a saída de ambos da prova.

Safety car na pista. A Mercedes aproveitou: Bottas, finalmente, foi para os boxes. Vettel foi fazer o mesmo, e também colocou ultra-macios novos. Hamilton, atrás, igualmente. Uma Mercedes, uma Ferrari, outra Mercedes, e outra Ferrari, juntinhas, esperando a bandeira verde, nas voltas finais. Se a expectativa já era alta, aumentou ainda mais quando vimos que a amarela duraria mais um pouco, porquê Romain Grosjean, da Haas, que vinha em 6º, perdeu o controle e bateu sozinho.

Finalmente, creio que a 4 voltas do fim, relargada. Vettel foi para cima de Bottas, mas foi otimista demais e passou direto na curva 1, caindo para o 3º lugar. Em seguida, ainda foi superado por um excelente Sergio Pérez, com a Force India, que segurou o alemão nas duas melhores voltas de sua carreira, como disse. Hamilton saiu na frente de Raikkonen, e a vitória parecia encaminhada para o finlandês mais jovem, até que... estourou seu pneu em detritos deixados na pista por outros carros. 


Assim, a vitória caiu no colo do inglês, que aliás, foi bem contido em sua comemoração, porque sentiu que o triunfo pertencia ao seu companheiro. Até atrasou para chegar ao pódio, porque foi conversar com ele.


Completando o top 5, um Carlos Sainz Jr., da Renault, que finalmente parece ter acordado. Logo atrás, também finalmente chamando a atenção, Charles Leclerc marcou seus primeiros pontos na Fórmula 1, pela Alfa Romeo Sauber. Ainda foi eleito o Piloto do Dia, merecidamente.


As duas McLaren também pontuaram, com Fernando Alonso em 7º e Stoffel Vandoorne em 9º. Entre eles, ficou a Williams de Lance Stroll. Outro bom resultado. E fechando o top 10, levanto o último pontinho e o seu primeiro na Fórmula 1, Brendon Hartley, da Toro Rosso.

Com esses resultados, Hamilton vira o líder do Mundial de Construtores, e a Ferrari assume a ponta do Mundial de Construtores.





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sábado, 28 de abril de 2018

Formula E 2017/18 - ePrix de Paris


Hoje foi dia de Formula E nas ruas da capital francesa, com o ePrix de Paris. Piloto da casa, Jean-Éric Vergne, da Techeetah, largando da pole position, foi o vencedor da prova, aumentando ainda mais a sua liderança do campeonato.

Completaram o pódio de maneira inesperada nos metros finais, Lucas di Grassi, da Audi Sport, e Sam Bird, da DS Virgin. Isso porquê era pra ser uma dobradinha da Techeetah, com André Lotterer em 2º, mas este acabou terminando em 6º.

Acontece que o alemão ficou sem energia no finalzinho, e ele vinha sendo pressionado a várias voltas por di Grassi, que largou em 6º e foi mais agressivo no segundo stint (era o mais rápido na pista, aliás, levando o ponto da melhor volta). Ele até foi um pouco, digamos, além do limite ao tentar se defender do brasileiro, não aceitando aquela "morte na praia" (e por isso perderá posições no grid da próxima etapa), mas o atual campeão se saiu bem. Já Bird, que vinha atrás, encheu a traseira do marrento, cruzando a linha de chegada apenas sobre três voltas, mas, completando o pódio.

Maro Engel, da Venturi, e Sébastien Buemi, da Renault e.dams, completaram o top 5. Outro piloto da Audi Sport, Daniel Abt foi o 7º e Felix Rosenqvist, que começou o ano como forte candidato ao título, em 8º. Mas pelo menos desta vez a Mahindra conseguiu levar seus dois carros até o final. Nick Heidfeld foi o 11º. Oliver Turvey, da NIO, foi o 9º e o último pontinho fechando o top 10, foi de José María López, da Dragon-Penske.

Nelsinho Piquet, novamente, teve problemas com a Jaguar, que vinha tão bem, abandonando. Ele que já não havia se classificado por causa de um acidente em treinos. Não foi o dia da equipe toda, aliás. Pois Mitch Evans foi apenas o 19º na largada (devido a uma punição por troca de câmbio), e chegou em 15º. O que ainda foi positivo, mas não marca pontos.






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Fórmula 1 2018 - GP do Azerbaijão - 3º Treino Livre e Classificação


Se ontem Sebastian Vettel passou o dia meio apagado nas práticas, hoje só deu ele, desde o último treino livre, até a classificação.

Pelo visto, o "modo classificação" da Mercedes, restringido pela FIA, fez com que a Ferrari pudesse começar mesmo a bater as Flechas Prateadas em volta rápida. Não que a Scuderia antes não se beneficiasse do mesmo dispositivo, porém, os alemães o faziam com maior eficiência.


O ferrarista colocou Lewis Hamilton, com quem dividirá a primeira fila, e Valtteri Bottas, no bolso. As Red Bull completaram o top 5, com Daniel Ricciardo à frente de Max Verstappen. Normal, pois o australiano foi muito bem ontem, enquanto o holandês teve azar com o carro.

Depois veio o outro piloto da Ferrari, Kimi Raikkonen, fechando a terceira fila. Não que o carro não fosse bim o bastante, mas porquê o Iceman não conseguiu fazer uma boa volta na parte final. Estava muito bem, mas errou. E é bom tomar cuidado amanhã na largada, pois a fila de trás é da dupla da Force India (melhorou, hein?), Esteban Ocon e Sergio Pérez, respectivamente, que ano passado já aprontaram por lá - entre outras provas.

O Q3 seria fechado pelo Renault, com Nico Hulkenberg e Carlos Sainz Jr. juntos. O alemão até foi melhor, porém, teve que trocar de câmbio e por isso perde 5 posições, largando em 14º.

Com isso, o imediatamente beneficiado foi Lance Stroll. Mas a Williams não foi mais do que a melhor do Q2, apenas, com o canadense superando Sergey Sirotkin. O que já é, sim, alguma melhora. Essa é uma das poucas pistas que devem casar com seu carro esse ano.

Falando em melhora, pela primeira vez, Charles Leclerc foi ao Q2 com a Alfa Romeo Sauber, largando em 14º. Seu companheiro, Marcus Ericsson, foiapenas o 18º.

Fora isso, acho que só cabe destacar mais um - quase - acidente com a dupla da Toro Rosso. Brendon Hartley estava lento na pista e, pego de surpresa, Pierre Gasly teve que desviar em alta velocidade, utilizando toda a sua cota de reflexo do final de semana.

O dia não foi lá grandes coisas pra eles, afinal, pois o francês largará em 17º e o neozelandês em 19º. Superou apenas Romain Grosjean, e isso porquê o piloto da Haas não fez volta lançada.


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sexta-feira, 27 de abril de 2018

Atualizações da Formula E 2018: notícias de Porsche, Mercedes, Venturi e mais


Na verdade eu deveria chamar este post de "rapidinhas", mas como se trata de acontecimentos dos últimos cinco dias (com menções a outros anteriores), resolvi chamar de "atualizações". Então, vanos lá...

Não é de hoje que sabemos da futura entrada da Mercedes e da Porsche na Formula E. Mais (com "I" mesmo) recentemente, eu falei da homologação das marcas na categoria.

Já falei aqui antes, só não me lembro quando e onde exatamente que, salvo engano, a Porsche quer testar o carro em janeiro, mas já deverão experimentar o powertrain até outubro.

Estrela da motovelocidade, Max Biaggi andou no monoposto elétrico recentemente, numa simples ação promocional. Mas a partir de agora será um embaixador da Venturi.

Para o ePrix de Paris, que acontece neste sábado, a NIO substituirá Luca Filippi pelo reserva Ma Qing Hua. E a Jaguar trociou o câmbio do carro de Mitch Evans, que perderá dez posições no grid.

E voltando a falar nas Flechas Prateadas, que entram na temporada cinco, corre o rumor que antes disso, na próxima, como "cobaia", mandarão a preparadora HWA, pra já ir preparando o terreno e conferir se o investimento é seguro.

Empresa do setor de fontes de energia alternativas e renováveis, a chinesa Envision tornou-se acionista majoritária da DS Virgin. Curiosamente, isso aconteceu pouco após a equipe anunciar uma ambiciosa meta de zerar emissões de poluentes na atmosfera.

Dono da e.dams, Jean-Paul Driot adquiriu a parte da equipe que era de Alain Prost, após este manifestar o desejo de sair do cenário. O que deve levar também à saída de Nicolas Prost, que, convenhamos, mesmo com o melhor carro, esteve longe de brilhar na Formula E. Lembrando ainda que a Renault também deve pular fora, e no lugar dela, entra a Nissan.

E o atual campeão mundial da categoria, que participou da criação da mesma, diretor-executivo e CEO da Roborace, Lucas di Grassi, foi anunciado como embaixador da ONU para limpeza do ar.


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WEC e ELMS 2018/19 - Button e Nasr nas 24 Horas de Le Mans e outras provas de endurance


Olha quem resolveu aparecer... Jenson Button! O campeão mundial da Fórmula 1 em 2009 fará sua estreia no WEC este ano, incluindo, é claro, as 24 Horas de Le Mans!

O inglês correrá na classe LMP1 pela russa SMP Racing, dividindo o carro #11 com Vitaly Petrov e Mikhail Aleshin. Lembrando ainda que ele também está na disputa do Super GT, o que irá tirá-lo das 6 Horas de Spa-Francorchamps.

Outro piloto que anunciou a sua participação no endurance mundial, inclusive a supracitada principal prova, além de outras cinco provas do ELMS, foi Felipe Nasr, que já vem atuando no IMSA.

O brasileiro correrá na classe LMP2 pela Villorba Corse, com a qual já testou ano passado, a bordo de um Dalara-Gibson P217, que compartilhará com Roberto Lacorte e Giorgio Sernagiotto.


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Fórmula 1 2018 - GP do Azerbaijão - 1º e 2º Treinos Livres


Vindos de uma vitória, Daniel Ricciardo e Aston Martin Red Bull mostram que o triunfo não foi tão circunstancial, e que devem ser levados a sério em Baku.

A primeira sessão de treinos livres para o GP do Azerbaijão, foi liderada por Valtteri Bottas, da Mercedes. Mas o australiano ficou muito, muito perto e, na sessão seguinte, colocou os rubro-taurinos no topo da tabela.


Algumas surpresas positivas foram os desempenhos da McLaren (com Fernando Alonso, pelo menos), salvo engano o melhor em treinos deles até agora, tal como também a Force India, que parecia meio perdida no desenvolvimento. Mas ainda é cedo para falar que encontraram os problemas.

A Ferrari parecia apagado mais cedo, mas depois, pelo menos com Kimi Raikkonen, mostrou que também tem carro pra brigar pela ponta.


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quinta-feira, 26 de abril de 2018

Rapidinhas ( ͡° ͜ʖ ͡°) da Fórmula 1 2018: informações do GP do Azerbaijão; e mais notícias


Neste final de semana, teremos o GP do Azerbaijão de Fórmula 1, disputado no circuito de rua de Baku que, salvo engano, possui a maior reta do calendário da categoria.

Até aqui, temos visto um certo equilíbrio entre Mercedes, Ferrari e Aston Martin Red Bull. Essa pista, ainda por cima, proporciona provas um tanto caóticas. Sabem como é... estreita, praticamente com guard-rails ao invés de áreas de escape... O último vencedor lá, aliás, foi o mesmo do último GP da atual temporada, Daniel Ricciardo.

A Renault vai prometendo melhorias no chassi, enquanto o motor, ficará para Barcelona, beneficiando aí também os rubro-taurinos e a McLaren. Por falar nesta, o diretor-técnico Tim Goss foi demitido.

Já mudanças vindas da FIA, são de que agora, os retrovisores poderão ser colocados no Halo, e estão estudando uma forma de deixar mais seguro o procedimento de pit-stop, após o que houve com a Ferrari no Bahrein.

E outra notícia, mas que nada tem a ver com a prova em questão, é que o pupilo da Mercedes, George Russell, atual campeão da GP3 Series e piloto da ART Grand Prix na Fórmula 2, terá oportunidades de testar as Flechas Prateadas e também com a Force India este ano.


Programação (horário de Brasília):

Sexta-feira: 1º Treino Livre às 06h00, e 2º Treino Livre às 10h00;
Sábado: 3º Treino Livre às 07h00; e Classificação às 10h00;
Domingo: Corrida às 09h10.


Mapa do circuito:


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Paulo Vitor (novo Twitter)

segunda-feira, 23 de abril de 2018

Atualizando o blog: Fittipaldi e Petecof brilham na F4; academia de pilotos de Rosberg; Barrichello revela retirada de tumor e fala sobre Schumacher; protótipo elétrico da Volkswagen para Pikes Peak; aventuras de Ken Block; teaser Brabham; e Porsche com novo recorde em Nürburgring


Neste final de semana, começou a temporada da F4 Italiana em Adria, com uma rodada tripla, na qual em seu segundo ano, Enzo Fittipaldi foi, de longe, o melhor piloto.

Piloto da Prema pela Ferrari Driver Academy, o neto de Emerson Fittipaldi cravou duas pole position, e largou uma vez em 2º. Venceu duas corridas, e chegou em 2º em outra. Líder do campeonato.

Ele já vinha de um bom final de semana na F4 Alemã, a qual também disputa, tendo subido ao pódio. E nesta, igualmente brasileiro Gianluca Petecof e pupilo da Scuderia, também foi destaque, sendo o melhor entre os novatos e estreou com pódio na F4 Italiana.


Campeão mundial aposentado da Fórmula 1 em 2016, Nico Rosberg anunciou a criação de seu próprio programa de desenvolvimento para jovens pilotos, a Rosberg Young Driver Academy. E não está sozinho na empreitada: contará com seu ex-mentor no kart, Dino Chiesa.

O AVC não foi o único susto de Rubens Barrichello neste começo de ano. Em entrevista para Pedro Bial, o campeão de 2014 da Stock Car revelou ainda que, após a Corrida de Duplas, ainda enfrentou uma cirurgia para a retirada de um tumor benigno do seu pescoço.

No programa (Conversa com Bial) completo, ele ainda falou de muita coisa interessante, como a sua relação com o ex-companheiro de equipe na Ferrari, Michael Schumacher, de quem não se tem muita notícia. Segundo o brasileiro, os médicos disseram que ele falava seu nome enquanto estava sob efeito da anestesia.


Não faz muito tempo, a Volkswagen anunciou que queria subir o Pikes Peak com um protótipo elétrico. Sabem como é... desfazer aí a imagem ruim após o dieselgate, que rende acusações e sanções até hoje.

Eu queria então esperar por resultados mais concretos antes de postar qualquer coisa, e não é que não só vieram, como chegaram até rápido demais? A marca apresentou ontem o I.D. R. Pikes Peak que, aliás, como devem ter notado, esses I.D. são uma onda elétrica aí da montadora.

O bólido pesa menos de 1.100 kg. Seu powertrain elétrico gera o equivalente a 680 cv de potência e faz de 0 a 100 km/h em 2,5 segundos. Será pilotado pelo francês Romain Dumas.


Vamos agora para novas aventuras anunciadas por Ken Block? Para começar, sua oficina Hoonigan reformou um Ford Escort RS Cosworth. E ele vai usá-lo com competições. Sim, isso mesmo. Será no American Rally Association.

Claro que não é para vencer, pois correrá contra carros mais modernos, enquanto o seu é de 1995. Mas ele quer saber como é a experiência.

Além disso, ele estará no campeonato americano de rallycross com um Focus RS RX, e correrá na etapa da Catalunha do WRC, com um Fiesta da M-Sport.


Quase um ano atrás eu falava do renascimento da Brabham. Há pouco mais de um mês, que lançariam um novo carro no começo de maio. E deste, mais recentemente apresentaram um teaser.

Como já é conhecido, o BT62, ao que parece, será um superesportivo equipado com um motor V8 de 5.4L que deverá entregar aproximadamente 700 cv de potência, e isso pesando menos de 1.000 kg.

E a Porsche reclama para o si o recorde absoluto de Nürburgring. Não, não é com o 919 Hybrid Evo, ainda.

Foi com o novo 911 GT3 RS, batendo um possivelmente fajuto tempo da Lamborghini, que teria feito isso em ainda menos tempo. E eles tem como provar, aqui, em vídeo: 6m,56s,4.


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sexta-feira, 20 de abril de 2018

Atualizações da Formula E 2018: testes; as chances de Massa e Rosberg; e Monger em kart elétrico


Tempos, nós não temos. Mas sabemos que os novos carros da Formula E voltaram a ser testados esta semana, em Calafat.

E alguém que pode estar guiando o Gen2 em breve, ou até antes disso, é Felipe Massa, embora ele tente esconder o jogo (você não estava acompanhado de Nicolas Todt no ePrix de Roma à toa, meu caro ( ͡° ͜ʖ ͡°) ). Não descartem também Nico Rosberg, campeão da Fórmula 1 em 2016. Ambos na Venturi que, segundo os rumores, se tornará o time de fábrica da Mercedes.

Depois de subir ao pódio em seu retorno às pistas pela Fórmula 3 Inglesa, Billy Monger anunciou que irá participar de uma prova de kart elétricos, com pilotos da Formula E. Faz parte de uma campanha da FIA para a inclusão de pilotos deficientes (se é que podemos chamar um garoto fantástico como o Billy de deficiente, pois faz muito mais do que nós). Quem está organizando, aliás, é o líder do campeonato, Jean-Éric Vergne.


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Atualizações da Fórmula 1 2018: verdadeiro novo carro da McLaren; atualizações Renault; detalhes do regulamento de 2021; e Kvyat testando Ferrari com a Pirelli


A McLaren nos enganou. O carro que vimos nas pistas este ano, até aqui, não é verdadeiramente o novo bólido de Woking, mas sim o do ano passado, com adaptações como o Halo, e também para comportar o motor Renault.

Até aqui, só com essa, digamos, versão adaptada, o time já foi muito melhor. Mas deve melhorar ainda mais. Segundo o chefe de equipe Éric Boullier, conheceremos a nova máquina em breve: mais especificamente, dentro de duas etapas, ou seja, no GP da Espanha. Isso me lembra o que a Force India fez em 2015, também correndo com dois carros diferentes.

Além do chassi, haverá ainda um "ganho cavalar", pois a fornecedora francesa está prometendo grandes atualizações para melhorar o desempenho de sua unidade motriz. Bom para os ingleses, para a Red Bull e, obviamente, para a equipe de fábrica da Renault. Se tudo der certo, claro.

Por falar em motores, a FIA deu mais especificações sobre o novo regulamento de motores, para 2021, sobre o qual o Liberty Media tratou recentemente.

Aliás, antes de falar nisso, uma outra mudança que achei legal: o peso do carro será considerado separadamente ao do piloto, para evitar dietas malucas que possam acabar deixando-os até mais fracos. Também usarão luvas biométricas capazes de analisar as condições dos pilotos em tempo real, para serem monitorados remotamente por médicos.

Ainda em peso, os carros poderão largar com mais combustível, para aproveitarem ao máximo a potência de seus motores durante toda a prova. E a propósito, estes deverão continuar como V6 1.6L turbo, porém, sem a parte de recuperação de energia cinética.

Por último, ontem e hoje, a Pirelli esteve testando seus compostos com a Ferrari, na pista desta, em Fiorano. E sabem quem pilotou? Sabem, pois já viram no título: ele mesmo, o novo reserva da Scuderia, Daniil Kvyat.


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Paulo Vitor (novo Twitter)

domingo, 15 de abril de 2018

Fórmula 1 2018 - GP da China - Corrida


Aston Martin Red Bull conta um pouco com a sorte, acerta na estratégia e Daniel Ricciardo dá aula de pilotagem, surpreendendo ao vencer o GP da China 2018 de Fórmula 1.

O pódio foi completado por Valtteri Bottas, da Mercedes, e Kimi Raikkonen, da Ferrari. Poderia ainda ser uma dobradinha dos austríacos, se Max Verstappen tivesse a cabeça no lugar - e com o perdão da palavra, levou um esporro de Helmut Marko por isso. Mas vamos por partes...


Como resultado da classificação de ontem, o pole position era Sebastian Vettel, e Kimi Raikkonen completava a primeira fila pela Scuderia.

Dada a largada, o alemão manteve a ponta. O Iceman, porém, foi superado, primeiro por Bottas, depois por Verstappen.

O tetracampeão não encontrou dificuldades em impor seu ritmo e abrir certa vantagem para o finlandês mais jovem. Ocorre que, nos boxes, ele foi superado por este. Foi aquele meio segundo que teria feito diferença na hora de voltar à pista.

Algumas voltas após as três melhores equipes terem feito suas paradas, todos colocando os pneus médios para irem até o final da prova, as Toro Rosso-Honda de Brendon Hartley e Pierre Gasly se tocaram, por uma falha de comunicação quando inverteriam suas posições. Nisso, alguns detritos foram deixados na pista.

Safety car acionado, e Mercedes e Ferrari já haviam passado pela entrada dos boxes. A Red Bull, não. Voltaram com seus dois carros e colocaram pneus macios novinhos, sem perderem tanto tempo. Ali, aconteceu o pulo do gato.

Ricciardo e Verstappen, naturalmente, ficaram muito mais rápidos e logo não só correram atrás do pequeno prejuízo, como o primeiro ainda venceu. Este, era preciso, cirúrgico e certeiro em suas manobras, realizando belas ultrapassagens e compensando o martírio que sofreu ontem. Enquanto juvenil, com todo o seu excesso de ímpeto, foi pra fora da pista ao tentar superar Hamilton e, não tendo aprendido ali a não se afobar, mais tarde ainda atingiu Vettel, fazendo com que ambos rodassem. Penalidade de 10 segundos de acréscimo ao tempo final do finlandês, o que foi pouco, pois ainda conseguiu fechar o top 5. E o tetracampeão, com um carro afetado, pôde terminar apenas em 8º.

Outro que fez uma boa escalada pelo grid, foi Nico Hulkenberg, da Renault, que largou em 11º e chegou em 6º. Seu companheiro Carlos Sainz Jr. chegou na mesma posição em que largou, sendo segurado nos metros finais por Vettel. Este, que também no final, foi superado por Fernando Alonso, voltando a marcar bons pontos pela McLaren. E fechando a zona de pontuação, não tão bom quanto esperávamos mas ainda satisfatório, ficou Kevin Magnussen, da Haas.

No mundial de construtores, a Mercedes superou a Ferrari por 1 pontinho e tomou a liderança. A Red Bull ultrapassou a McLaren e agora voltou ao seu posto de terceira força, após o duplo abandono no começo do Bahrein, o que inclusive, não fosse isso, talvez o australiano vencedor, com o feito de hoje como critério de desempate, pudesse ser o vice-líder do mundial de pilotos. Neste, Vettel mantém a liderança, apenas do desastre de hoje. Mas minimizou os danos, ao menos terminando a corrida, e contou com um Hamilton que quase não fez nada, sem ritmo, terminando no lugar em que começou.





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sábado, 14 de abril de 2018

Formula E 2017/18 - ePrix de Roma


Sam Bird da DS Virgin foi o primeiro vencedor do ePrix de Roma e assumiu a vice-liderança do campeonato, inclusive diminuindo a vantagem de Jean-Éric Vergne, da Techeetah.

Não tirando o mérito do inglês, mas caiu no seu colo. Claro que ele mandou bem por estar em 2º, mas o até então líder tinha um ritmo superior. Este, era Felix Rosenqvist, da Mahindra, que foi o mais rápido dos treinos livres e, na classificação, cravou sua primeira pole position. Porém, não muito antes do fim, quebrou a suspensão traseira ao passar muito forte numa zebra.

O pódio foi completado por Lucas di Grassi, num ótimo 2º lugar pela Audi Sport, inclusive atacando o líder, após ter largado do 6º lugar. Em seguida, veio André Lotterer, da Techeetah. Outro piloto desta e líder do campeonato, Verge fechou o top 5. Entre os dois pilotos da mesma equipe, ficou o companheiro do outro que subiu ao pódio, Daniel Abt.

Além do sueco que parecia que ia vencer, também abandonaram o companheiro do real vencedor, Alex Lynn, após mais uma batida (hoje ele só não bateu na classificação), José María López, da Dragon-Penske e Nelsinho Piquet, da Jaguar.





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Fórmula 1 2018 - GP da China - 3º Treino Livre e Classificação


A Ferrari já começou a dar o recado na última sessão de treinos livres, fazendo um 1-2 com Sebastian Vettel e Kimi Raikkonen, respectivamente.

Vindo atrás, as Mercedes, com Valtteri Bottas à frente de Lewis Hamilton, mas com a Red Bull de Max Verstappen no meio deles, completando o top 5. Companheiro australiano deste, Daniel Ricciardo fundiu seu motor Renault.


Eis que na classificação, a ordem dos dois primeiros se repetiu, fechando a primeira fila para a Scuderia, com direito a novo recorde de pista do alemão. Logo aqui, onde as Flechas Prateadas foram dominantes nos últimos anos e a Ferrari era uma incógnita.

Detalhe: a mágica inexplicável veio no setor 3, pois até então, a pole position estava praticamente nas mãos do Iceman.

Bottas e Hamilton deixaram os rubro-taurinos para trás, completando a segunda fila, com o finlandês à frente do inglês, que cometeu um erro significativo já com a contagem regressiva zerada.

Em seguida, a equipe dos energéticos. Verstappen foi o mais rápido, e foi incrível o que a Red Bull fez com o carro de Ricciardo, que ficou pronto no meio do Q1, após a troca de motor. Considerando isto, este 6º lugar já está bom demais. E podem alcançar as Mercedes. A Ferrari é que, parece, tem uma vantagem maior sobre as outras duas.

Depois vieram as Renault de Nico Hulkenberg e Carlos Sainz Jr., nesta ordem, porém, com a Force India de Sergio Pérez entre eles. E fechando o Q3, Romain Grosjean, que superou seu companheiro na Haas, Kevin Magnussen, mesmo após um problema de superaquecimento dos freios.

Lá no fundão, as Alfa Romeo Sauber e as Williams se alternando com as Toro Rosso-Honda. Desaponta, mas não surpreende.


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sexta-feira, 13 de abril de 2018

Fórmula 1 2018 - GP da China - 2º Treino Livre


Como aconteceu mais cedo, Lewis Hamilton manteve a liderança na segunda sessão de treinos livres para o GP da China, fechando a sexta-feira na frente. Porém, a Ferrari está perigosamente próxima da Mercedes, com Kimi Raikkonen tendo sido apenas 0,007 segundo menos rápido.

Atrás do que seria a primeira fila e também andando bem próximos, vieram seus respectivos companheiros, com Valtteri Bottas, das Flechas Prateadas, à frente de Sebastian Vettel, da Scuderia, e que ainda não está satisfeito com seu acerto.

Para a Aston Martin Red Bull, restou fechar o top 5 e ocupar o 9º lugar, com Max Verstappen e Daniel Ricciardo, respectivamente. Mas eles aparentam ter um bom ritmo de corrida, de acordo com as simulações feitas hoje. Entre eles, ficaram as Renault de Nico Hulkenberg e Carlos Sainz Jr., respectivamente, mas no meio dos amarelos, ficou a Haas de Kevin Magnussen, que vem impressionando.

E o menos rápido entre os 10 primeiros, foi Fernando Alonso, com a McLaren. O time de Woking parece viver entre o pelotão de frente e o intermediário, onde batalham com Red Bull, Haas e Renault, mas também com Force India e Toro Rosso. Pelo menos no mundial de construtores, circunstancialmente ocupam uma boa 3ª posição. Mas logo devem ficar como a quarta força, outrora posição da equipe indiana, que hoje amarga com seus passos atrás. Devem ter se empolgado com as últimas duas temporadas, mergulhando de cabeça, e planejou mal seu futuro. Algo semelhante ao que a Lotus passou em seu último ano e no primeiro como Renault.

Há algo de errado com Romain Grosjean, que foi mais rápido apenas do que a Williams de Lance Stroll. Mas sabemos que com a Haas, ele tem potencial para se desenvolver melhor. É só não perder a cabeça agora e voltar a ser quem era até uns seis anos atrás. E por falar na equipe de Grove, esta continua seu calvário. O carro é mal-nascido e pronto. Vão ter dificuldades em passar para o Q2, de onde provavelmente não vão sair. Até a Alfa Romeo Sauber pode ser mais otimista.


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Paulo Vitor (novo Twitter)

quinta-feira, 12 de abril de 2018

Rapidinhas ( ͡° ͜ʖ ͡°) do automobilismo: BMW testa nova geração da Formula E; bênção do Papa; e Hildebrand na Indy 500


Há cerca de duas semanas, e eu comentei algo a respeito aqui, as equipes da Formula E fizeram uns testes coletivos "secretos" com a Gen2, novos carros da Formula E.

A BMW, no entanto, não participou. Mas... que BMW? Lembrem-se que a partir da próxima temporada, ela entra como equipe de fábrica. Pois bem, esta semana a marca experimentou o carro.


E a propósito, o Papa Francisco deu a sua bênção à categoria em visita desta ao Vaticano, já que neste final de semana, acontecerá o ePrix de Roma. Uma bênção de F-E. Tum dum, tss.

E an IndyCar, temos mais um nome confirmado para as 500 Milhas de Indianápolis: J.R. Hildebrand, pela Dreyer & Reinbold.


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Fórmula 1 2018 - GP da China - 1º Treino Livre


Lewis Hamilton iniciou os trabalhos no autódromo e Xangai na frente, liderando pela Mercedes a primeira sessão de treinos livres para o GP da China. Entre ele e seu companheiro Valtteri Bottas, um pouco atrás, ficou Kimi Raikkonen, da Ferrari.

Outro piloto da Scuderia, Sebastian Vettel foi apenas o 6º, pois as Red Bull fecharam o top 5, com Daniel Ricciardo à frente de Max Verstappen. Depois, até fechar o top 10, alternadamente, Haas e Renault, na seguinte ordem: Kevin Magnussen, Carlos Sainz Jr., Romain Grosjean e Nico Hulkenberg.


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Fórmula 1 2018 - GP da China - Informações


Cá estava eu "boiando", como se diz por aqui, quando me lembrei que este final de semana já tem GP da China e, mais do que isso, para nós deste lado do mundo, começa hoje. Então peço desculpas por avisar em cima da hora.

Continuarei ainda sem querer arriscar muito, por ser cedo demais. A temporada da Fórmula 1 mal começou e, aparentemente, ainda não temos um equilíbrio de forças muito bem definido. Sendo que este, claro, ainda pode mudar muito ao longo do campeonato.


Programação (horário de Brasília):

Quinta-feira: 1º Treino Livre às 23h00.
Sexta-feira: 2º Treino Livre às 03h00.
Sábado: 3º Treino Livre à 00h00, e Classificação às 03h00.
Domingo: Corrida às 03h10.


Mapa do circuito:


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Um abraço!
Paulo Vitor (novo Twitter)

terça-feira, 10 de abril de 2018

Rapidinhas ( ͡° ͜ʖ ͡°) do dia: Porsche quebra recorde de F1 com LMP1; sobre Mercedes, Porsche, Audi e Rosberg na Formula E; Brown realocado na McLaren


Todos sabem que a Porsche trocou a LMP1 pela Formula E, certo? Até falaremos mais disso em breve. Mas aproveitando a falta de restrições do WEC, os alemães aprimoraram seu último protótipo. E o resultado, é espetacular.

O 919 Hybrid, agora chamado 919 Hybrid Evo, ganhou melhorias aerodinâmicas, como na asa e no difusor e, claro, mais cavalaria. Só o V4 2.0L, que era limitado a 500 cv, passou para 730 cv. E a parte elétrica, que garantia 400 cv, ganhou mais 40 cv.

Resultado? Pelas mãos e pés de Neel Jani, a máquina cravou 1m,41s,770 em Spa-Francorchamps. 0,8 segundo abaixo do recorde da pista, até então do Fórmula 1 de 2017 da Mercedes, com Lewis Hamilton. Próximo objetivo? Serem absolutos em Nürburgring.


Ainda falando nestas marcas alemãs, a FIA confirmou hoje a homologação da Porsche e da Mercedes na temporada 2019/2020 da Formula E.

As Flechas Prateadas, que até deixarão o DTM por isso, aliás, já terão uma parceria técnica com a categoria, no desenvolvimento de tecnologia elétrica. Tive a honra de mais uma vez ser convidado pelo ePRIX News, onde falamos mais sobre este assunto neste podcast gravado ontem e publicado hoje, entre outros temas envolvendo os monopostos elétricos.


Um breve parêntese aqui também para outra alemã, a Audi, que transformará seu protótipo e-Tron Vision Gran Turismo, em um carro real para ações promocionais da categoria.

Mencionamos (no podcast), inclusive, um envolvimento de Nico Rosberg com o certame. Ele que é embaixador da Mercedes, fará uma demonstração pública com o Gen2 nas ruas de Berlim. Será que o aemão voltará às pistas, como piloto ou como chefe de equipe?

Por último, agora sei do que chamar Zak Brown, ao invés de "simplesmente" diretor-executivo. Ele foi realocado dentro da McLaren, passando a ocupar o cargo de chefe de divisão de corridas.


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segunda-feira, 9 de abril de 2018

Rapidinhas ( ͡° ͜ʖ ͡°) dos esportes a motor: os finais de semana de MotoGP, Fórmula 2 e Stock Car; Gen2 da Jaguar na Formula E; o mecânico da Ferrari atropelado na Fórmula 1; e a volta das grid girls?


Que pódio incomum, não?

Este final de semana tivemos MotoGP, com o GP da Argentina, em Temas do Rio Hondo e os resultados principais, é o que vocês podem ver na foto: o vencedor foi Cal Crutchlow, da LCR Honda, com Johann Zardo da Tech3 Tamaha e Álex Rins, da Suzuki, em 2º e 3º, respectivamente.

Nada das equipes de fábrica da Honda, Yamaha ou Ducati entre os melhores. No máximo, Maverick Viñales fechando o top 5, porque em 4º ficou Jack Miller, da Pramac Ducati.

A etapa marcou ainda a volta do clima de inimizade (pra não chamar de inimigos declarados) entre Marc Márquez, da Honda, e Valentino Rossi, da Yamaha.

O espanhol já teve problemas na largada, atrapalhando todo mundo e atrasando tudo com seu vai e volta com sua moto, até conseguir ligá-la, pois apagou após a volta de apresentação. Mais tarde, derrubou o italiano. Déjà vu.


Lembram que ano passado eu falei para ficarem de olho em Charles Leclerc na Fórmula 2?


Este ano, acho que a bola da vez é Lando Norris. São histórias parecidas. Mas ele terá um ou dois rivais. Entre eles, seu companheiro Sérgio Sette Câmara. Os dois entraram na Carlin este ano, no retorno da equipe ao certame, que conta com novos carros.


Tal como Leclerc, ele chegou fazendo a pole. Mas não foi fácil, disputando-a com outra estrela com algo semelhante ao monegasco: George Russell da ART Grand Prix, membro da academia da Mercedes e atual campeão da GP3 Series.

Norris venceu a sua primeira corrida logo de cara. Seu companheiro Sette Câmara, vindo de 6º, completou a dobradinha pela Carlin, segurando Artem Markelov, da Russian Time.

Na corrida 2, o russo deu o troco, vencendo. Em 2º, ficou Maximilian Günther, da Arden. E completando o pódio, veio Sette Câmara, segurando justamente seu companheiro Norris.

Russell ficou pelo caminho em ambas as provas, infelizmente. Mas não o tirem do jogo, ainda.

Norris lidera o campeonato com uma vitória e um 4º lugar. Depois, vem Markelov, com uma vitória e um 3º lugar (a corrida 2 vale menos pontos). E em 3º, completando dois pódios, Sette Câmara.


Na Stock Car, tivemos a rodada dupla de Curitiba.

Para a corrida 1, Rubens Barrichello cravou a pole position com sobras. O vencedor, porém, foi Felipe Fraga.

Mas estou falando desta etapa, mais para destacar algo da corrida 2: a vitória do estreante Lucas di Grassi (calma, ele ainda corre na Formula E, onde é o atual campeão).


Falando nos monopostos elétricos, a Jaguar apresentou o layout do seu Gen2, próxima geração dos carros da categoria.

E o mecânico da Ferrari atropelado ontem no GP do Bahrein? Francesco Cigarini teve fraturas na fíbula e na tíbia. Mas foi operado com sucesso e passa bem. Postou foto e agradeceu a todos pelo carinho. Forza, Francesco!


Por último: brace yourselves, the treta is coming...

Não, o Liberty Media não voltou atrás com a sua decisão sobre banir as grid girls, o que eu comentei aqui.

Porém, o pessoal das organizações de alguns GPs, como o de Mônaco (que já teve grid boys, inclusive), o de Cingapura e o da Rússia, querem trazê-las de volta, de forma independente da categoria. Por um simples motivo: patrocinadores.

Porquê enquanto dois lados cheios de paixões ideológicas discutem, o que continua movendo o mundo, é o dinheiro. Sinto muito, mas pra mim, com ou sem, não faz a menor diferença. E eu nem tenho nada com isso, ao contrário de quem trabalha lá.


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