domingo, 29 de outubro de 2017

Ogier é pentacampeão do WRC


Hoje, além do tetracampeonato de Lewis Hamilton na Fórmula 1, tivemos também Sébastien Ogier tornando-se pentacampeão do World Rally Championship (WRC) ao lado de seu navegador Julien Ingrassia.

Assim, mostraram que mesmo agora fora de um time de fábrica e em uma equipe independente, a M-Sport, que representa a Ford, e ainda com as cores da Red Bull, também conseguem ser vitoriosos. O triunfo feio na etapa do País de Gales.

Agora Ogier só não é maior do que seu xará Sébastien Loeb, 9 vezes campeão mundial, que há poucos anos resolveu ter novas experiências, mais recentemente se dedicando ao Dakar.


Página do AutoblogPV8 no Facebook: https://www.facebook.com/Autoblogpv8

Um abraço!

Fórmula 1 2017 - Kvyat não faz mais parte da Red Bull


A situação de Daniil Kvyat é muito mais extrema do que eu pensava: o russo não foi "apenas" dispensando dos dois times rubro-taurinos, sem quaisquer condições de continuar pelos mesmos na Fórmula 1. Ele está fora do quadro de pilotos da Red Bull.

Se quiser continuar, terá que caminhar com as próprias pernas. E sabem qual possibilidade já estão especulando? Sim: a mega disputada Williams.

Isso significa ainda que hoje, no GP do México, vimos a última vitória de Max Verstappen. Vejam bem: quando houve a inversão entre os dois no ano passado, o holandês ganhou sua primeira corrida; quando o russo foi substituído por Pierre Gasly na Toro Rosso, o Molequerstappen voltou a vencer; e agora, quando Kvyat é dispensado, o outro volta a vencer pela terceira vez. Brincadeira!


Página do AutoblogPV8 no Facebook: https://www.facebook.com/Autoblogpv8

Um abraço!

Fórmula 1 2017 - A carona de Bolt com Hamilton


Mega medalhista olímpico do atletismo, Usain Bolt experimentou um novo tipo de velocidade na semana do GP dos Estados Unidos de Fórmula 1: pegou uma "carona" em voltas rápidas com o agora tetracampeão mundial Lewis Hamilton no Circuito das Américas, a bordo de um Mercedes-Benz AMG GT R.


Página do AutoblogPV8 no Facebook: https://www.facebook.com/Autoblogpv8

Um abraço!

Fórmula 1 2017 - GP do México - Corrida


Mostrando todo o grande, porém tardio desenvolvimento da Red Bull, Max Verstappen tomou a liderança de Sebastian Vettel, da Ferrari, nas primeiras curvas, para não mais ser incomodado e só abrir larga vantagem rumo ao triunfo no GP do México.

Curioso que... todas as vezes que o holandês venceu, coincidentemente foram nas mesmas ocasiões em que seu ex-colega Daniil Kvyat perdeu seu lugar.

Coincidências à parte, o pódio foi completado pelos finlandeses Valtteri Bottas, da Mercedes, e Kimi Raikkonen, da Scuderia. Aliás, foram corridas bem solitárias durante a maior parte do tempo para esses três primeiros colocados.


E o que aconteceu com o pole position? A princípio, tanto ele quanto Lewis Hamilton, das Flechas Prateadas, tiveram o grande azar de terem seus carros danificados, ao serem surpreendidos pelo ímpeto de Molequerstappen. O alemão teve a asa dianteira quebrada e o inglês, o pneu traseiro direito furado.

Ambos foram para os boxes e, consequentemente, para o fundo do pelotão. O ferrarista conseguiu remar para chegar em 4º, mas isto não foi o bastante para barrar o #44 que, chegando em 9º, um pouco atrás da Haas de Kevin Magnussen, conquistou também o seu tetracampeonato, com todos os méritos.


Sim, pois não foi azar de Vettel nos abandonos recentes. Mesmo que não fosse o caso, não seria possível pontuar o suficiente para estar à frente na tabela, enquanto Hamilton mostrou que tem mais carro para vencer corridas. E não faltou braço.

Completando o top 5, mais uma excelente demonstração de talento de Esteban Ocon, da Force India. Seu companheiro de equipe e piloto da casa, também pontuou, chegando em 7º. Aliás, esqueci de comentar: por causa dessa rivalidade interna, o francês teve que andar pelo México com a segurança reforçada.

Entre os dois acima, ficou Lance Stroll, da Williams. Já Felipe Massa não teve uma boa corrida, terminando em 11º, por pouco terminando fora da zona de pontuação. Esta, fechada por Fernando Alonso, da McLaren-Honda, que travou um belo duelo com o agora novo tetracampeão.

Cabe destacar agora só as quebras, que atingiram um velho motor Ferrari da Sauber de Marcus Ericsson, e fortemente as unidades da Renault, nos dois carros do time de fábrica, de Nico Hulkenberg e Carlos Sainz Jr., Brendon Hartley da Toro Rosso e Daniel Ricciardo da Red Bull.





Página do AutoblogPV8 no Facebook: https://www.facebook.com/Autoblogpv8

Um abraço!

Apollo IE


Conheçam o IE, novo superesportivo da Apollo. E se você conhece o Gumpert Apollo, não se trata de uma simples coincidência de nomes.

A Gumpert encerrou suas atividades há poucos anos, mas posteriormente foi adquirida por chineses, usando o nome do modelo Apollo como novo nome da marca.


Temos aqui um mnocoque de fibra de carbono, que abriga um motor Ferrari V12 de 6.3L, com suas configurações próprias da fabricante, independente da fornecedora. Assim, ele gera 780 cv de potência a 8.500 rpm e 77,4 kgfm de torque a 6.000 rpm, acoplado a um câmbio sequencial de 6 marchas, fazendo as trocas por paddle-shifts/borboletas atrás do volante.

Ele faz de 0 a 100 km/h em 2,7 segundos e atinge a velocidade máxima de 335 km/h, endo empurrado pela tração traseira. O limite de giro é de 9.000 rpm.


Página do AutoblogPV8 no Facebook: https://www.facebook.com/Autoblogpv8

Um abraço!

sábado, 28 de outubro de 2017

Fraga vem vencendo na F4 Mexicana


Não, não me refiro ao Felipe Fraga, que compete na Stock Car e pelo menos por enquanto, é o atual campeão da mesma. Aqui, trata-se de Igor Fraga: líder da F3 Academy e finalista do F1 2017, promovido pela própria categoria em parceria com a Codemasters.

Eu não sabia até o meio desta semana (graças a um comentário aqui no blog, então, obrigado), mas ele também está competindo na F4 Mexicana.

A primeira rodada dupla foi no início do mês passado, no Autódromo Hermanos Rodríguez, e ele já venceu uma lá. Neste final de semana, a categoria repete o circuito, que também está recebendo a Fórmula 1. Fraga cravou a pole position e venceu mais uma.


Página do AutoblogPV8 no Facebook: https://www.facebook.com/Autoblogpv8

Um abraço!

MotoGP 2017 - Morbidelli é campeão da Moto2


Antes mesmo de correr no GP da Malásia, Franco Morbidelli conquistou o título da Moto2.

Isso porque devido a uma forte queda sofrida por seu rival Thomas Lüthi na classificação, o mesmo foi barrado pelos médicos da MotoGP de participar da prova. Porque teve uma lesão no tornozelo.

Até então, ele era o único que matematicamente poderia alcançar o ítalo-brasileiro, que agora em razão disso, é o novo campeão mundial da categoria.

E no ano que vem, tanto Morbidelli quanto Lüthi correrão pela Marc VDS na MotoGP.


Página do AutoblogPV8 no Facebook: https://www.facebook.com/Autoblogpv8

Um abraço!

Fórmula 1 2017 - GP do México - 3º Treino Livre e Classificação


O que pudemos ver na pista até aqui, mostra um incrível equilíbrio entre as três maiores equipes do grid: Mercedes, Ferrari e Red Bull. Não necessariamente nesta ordem.

Ontem, Valtteri Bottas começou na frente com as Flechas Prateadas, mas o dia terminou com o rubro-taurino Daniel Ricciardo como o mais rápido. Hoje, Max Verstappen manteve o domínio austríaco no último treino e com recorde de pista no Q2. Mas, ao final das atividades classificatórias e com um novo recorde, a pole position ficou nas mãos do tetracampeão da Scuderia, Sebastian Vettel.


O alemão desbancou o holandês, que parecia que conseguiria conquistar sua primeira pole, com uma volta espetacular. Mas o ferrarista conseguiu mostrar uma performance ainda mais inacreditável.

O último entre os melhores, que não se destacou até aqui, mesmo dando o seu melhor, foi Lewis Hamilton. Mas o 3º lugar não vale menos: se a corrida terminar exatamente nessas posições, o piloto da Mercedes torna-se o novo tetracampeão, e com uma pequena sobra. Seu companheiro finalndês vem logo atrás, ou melhor, largando ao seu lado.

Kimi Raikkonen apenas completou o top 5 pela Ferrari e, ainda mais ofuscado, Ricciardo foi o 7º, atrás de Esteban Ocon, da Force India, que desbancou Sergio Pérez na casa deste, com o mexicano fechando a zona do Q3. Entre ele e o australiano, estão as Renault de Nico Hulkenberg e Carlos Sainz Jr., com o alemão à frente do espanhol.

Não por muita coisa, a Williams não passou do Q2, sendo a mais rápida deste (com exclusão do pessoal que prosseguiu, obviamente). Felipe Massa e Lance Stroll deram o melhor possível, mas foram apenas 11º e 12º, respectivamente.

Cabe destacar apenas os punidos: Pierre Gasly, que larga em último pela Toro Rosso e nem tempo marcou; logo atrás da dupla da McLaren-Honda, que tem, Fernando Alonso à frente de Stoffel Vandoorne.


Página do AutoblogPV8 no Facebook: https://www.facebook.com/Autoblogpv8

Um abraço!

sexta-feira, 27 de outubro de 2017

Fórmula 1 2017 - GP do México - 2º Treino Livre


Daniel Ricciardo foi o mais rápido na segunda sessão de treinos livres para o GP do México, que só não teve uma dobradinha da Red Bull, porquê Lewis Hamilton colocou a Mercedes entre o australiano e Max Verstappen.

Completando o top 5, vieram as Ferrari de Sebastian Vettel e Kimi Raikkonen, respectivamente. Até aqui, todos ficaram dentro de menos 0,4 segundo de diferença. E diga-se de passagem, o alemão levou um susto com o extintor de seu carro explodindo.

Dentro do mesmo meio segundo, mas apenas em 6º, veio a outra Flecha Prateada, de Valtteri Bottas, seguido por um impressionante Fernando Alonso, da McLaren-Honda. O outro carro de Woking, de Stoffel Vandoorne, foi o 15º.

Piloto local, Sergio Pérez foi o 8º pela Force India, com seu companheiro Esteban Ocon fechando o top 10. Entre eles, a Renault de Nico Hulkenberg, enquanto o novo companheiro deste ficou atrás do francês.

Com uma pequena queda de rendimento em relação ao que se esperava, até por melhoras dos rivais, Felipe Massa foi o 12º, e Lance Stroll foi o 14º. Entre as Williams, a Toro Rosso agora nas mãos de Brendon Hartley, que foi muito bem.

Fora isso, só queria destacar que Kevin Magnussen, 17º pela Haas, passou mal e foi embora mais cedo, tornando-se uma incerteza para o restante do final de semana. Caso não possa prosseguir, pode ser uma nova oportunidade para Antonio Giovinazzi.


Página do AutoblogPV8 no Facebook: https://www.facebook.com/Autoblogpv8

Um abraço!
Paulo Vitor (novo Twitter)

Rapidinhas ( ͡° ͜ʖ ͡°) do mercado internacional(uma delas para o Brasil também): Porsche 911 T; Aston Martin Vanquish Zagato Shooting Brake; e BMW X2


É difícil para apenas uma pessoa falar sobre tudo o que acontece no mundo automotivo/automobilístico, ainda mais quando leva isso só como um hobby, com toda uma vida além do blog. Mas esta semana, tivemos alguns lançamentos importantes, então vamos lá...


Começando com o novo 911 T, com o qual a Porsche tenta agradar aos mais puristas, devido ao câmbio manual de 6 marchas. Este vai acoplado ao motor 3.0L turbo, que gera 370 cv de potência e 46,8 kgfm de torque. Ele faz de 0 a 100 km/h em 4,3 segundos e atinge a velocidade máxima de 293 km/h.

Existe a opção do câmbio PDK, que atinge os 100 km/h mais rápido, em 4 segundos, mas tem velocidade máxima um pouco menor, de 290 km/h. Outro opcional, é que o eixo traseiro pode esterçar.


A Aston Martin apresentou a versão Shooting Brake do Zagato. Haverá ainda as versões Speedster e Volante (que é a conversível). Todas edições bem limitadas, provavelmente já com donos.


O motor de todos eles é o V12 5.0L que gera 600 cv de potência, acoplado ao câmbio automático de 8 marchas. Dependendo da versão, fazem de 0 a 100 km/h entre 3,5 e 3,9 segundos e atingem a velocidade máxima de 315 km/h.


Já a BMW nos presenteou com a X2, e falo desta forma... porquê eu ganhei uma? Não. Quem dera! Mas porquê o modelo virá ao Brasil a partir de 2018, chegando ainda no primeiro semestre, na casa dos R$ 200 mil.

Faz tempo que eu não falo de lançamentos desta marca, não? Estou "em dívida" com eles, por razões já explicadas no início do post.


Teremos as seguintes variações de motorização: na versão sDrive18i, o tricilíndrico (!) de 1.5L turbo que gera 140 cv; 2.0L turbo com 192 cv na versão sDrive20i (esta com tração integral) e 230 cv na versão sDrive20i M Sport; e duas opções 2.0L turbodiesel, chamadas de sDrive20d e sDrive25d, que geram 191 cv e 231 cv, respectivamente.


Página do AutoblogPV8 no Facebook: https://www.facebook.com/Autoblogpv8

Um abraço!

MotoGP 2017 - Dono de equipe na Moto2, Kiefer morre na Malásia


Acontece neste final de semana o GP da Malásia da MotoGP, e neste primeiro dia de atividades no circuito de Sepang, tivemos uma triste notícia: a morte de Stefan Kiefer.

Ex-piloto, figura carismática do paddock e dono da Kiefer Racing ao lado de seu irmão Jochen, equipe que compete na Moto2 desde 2003, quando esta ainda se chamava 250cc, foi encontrado morto em seu quarto no hotel em Kuala Lumpur. Ele tinha 52 anos, e a causa da morte ainda é desconhecida.


Página do AutoblogPV8 no Facebook: https://www.facebook.com/Autoblogpv8

Um abraço!

Fórmula 1 2017 - GP do México - 1º Treino Livre


Os trabalhos no autódromo Hermanos Rodríguez foram iniciados com Valtteri Bottas na liderança, numa dobradinha da Mercedes, com Lewis Hamilton consideravelmente menos rápido, na primeira sessão de treinos livres para o GP do México.

Em seguida, mais uma equipe que teve seus carros andando juntos: a Red Bull, com Max Verstappen à frente de Daniel Ricciardo. E, da mesma forma, a Ferrari veio logo atrás, com Sebastian Vettel e Kimi Raikkonen, nesta ordem. Diferenças pequenas entre esse pessoal.

Importante ressaltar que, desse pelotão de frente, apenas as Flechas Prateadas utilizaram os pneus ultra-macios da Pirelli. Já os melhores tempos das outras duas equipes de ponta, foram obtidos com os super-macios.

Correndo em casa e por isso com um capacete especial, Sergio Pérez foi o 7º com a Force India. O outro carro da Force India ficou com outro piloto local: Alfonso Celis, reserva do time, que foi apenas o 19º, à frente apenas de Stoffel Vandoorne, que nem marcou tempo e deu só 3 voltas.

Por falar em piloto da McLaren, em seguida ao mexicano titular, um bom 8º lugar de Fernando Alonso. Pena que de qualquer forma, deve largar lá de trás, por trocas de componentes no motor Honda. O mesmo deve acontecer com seu companheiro.

Depois vieram Felipe Massa, da Williams, com um bom 9º lugar e seu companheiro Lance Stroll, em 12º. Fechando o top 10, Nico Hulkenberg, da Renault, com seu novo companheiro, Carlos Sainz Jr., logo atrás.


Página do AutoblogPV8 no Facebook: https://www.facebook.com/Autoblogpv8

Um abraço!
Paulo Vitor (novo Twitter)

quinta-feira, 26 de outubro de 2017

IndyCar Series 2017/18 - Jones na Ganassi


Era para a Ganassi ter Brendon Hartley em um de seus carros em 2018, porém o neozelandês recebeu a inesperada chance da sua vida, ao ser convidado para substituir Pierre Gasly (que inutilmente foi disputar a final do Super Formula) na Toro Rosso.

Mas a satélite rubro-taurina gostou mais do que esperava do desempenho do piloto e decidiu mantê-lo, provavelmente também para o ano que vem, dispensando Daniil Kvyat. Com isso, a equipe da IndyCar já foi atrás de outro piloto, e este, como já viram, será Ed Jones, campeão da Indy Lights em 2016 e da Fórmula 3 Europeia em 2013.


Página do AutoblogPV8 no Facebook: https://www.facebook.com/Autoblogpv8

Um abraço!

Da McLaren para a United Autosports: Alonso e Norris juntos nas 24 Horas de Daytona


Como já era previsto quando renovou o seu contrato com a McLaren, Fernando Alonso irá disputar a edição de 2018 das 24 Horas de Daytona, como uma preparação para as 24 Horas de Le Mans, pois ele quer a Tríplice Coroa do Automobilismo.

O espanhol disputará a prova num protótipo da United Autosport, equipe que pertence ao diretor-executivo do time de Woking, Zak Brown. E não irá sozinho: a equipe também contará com o pupilo dos ingleses, Lando Norris, que recentemente conquistou o título da Fórmula 3 Europeia.


Página do AutoblogPV8 no Facebook: https://www.facebook.com/Autoblogpv8

Um abraço!

Fórmula 1 2017 - GP do México - Informações


Chegamos ao GP do México, no autódromo Hermanos Rodríguez, onde o título da temporada 2017 da Fórmula 1 já poderá ser decidido, dependendo da combinação de resultados.

Eu nunca fui bom em matemática, mas salvo engano, se Lewis Hamilton, da Mercedes, chegar em 5º, mesmo que Sebastian Vettel, da Ferrari, vença esta e todas as próximas corridas, o inglês fica com o título.


Programação (horário de Brasília - e de verão):

Sexta-feira: 1º Treino Livre às 13h00, e 2º Treino Livre às 17h00;
Sábado: 3º Treino Livre às 13h00, e Classificação às 16h00;
Domingo: Corrida às 16h00.

Mapa do circuito:

Página do AutoblogPV8 no Facebook: https://www.facebook.com/Autoblogpv8

Um abraço!

quarta-feira, 25 de outubro de 2017

Formula E 2018/19 - Sai Renault, entra Nissan


Um rumor que existia desde o início deste ano, senão antes e voltou à tona recentemente, foi praticamente confirmado de ontem pra hoje: a substituição da Renault pela Nissan (possivelmente com a NISMO, sua divisão esportiva) na Formula E, juntamente com a e.dams.

Acontece que as duas marcas pertencem ao mesmo grupo, mas o foco maior dos franceses no momento é a Fórmula 1 e, portanto, resolveram transferir a responsabilidade para os japoneses. Na verdade, a Nissan manifestou o interesse em entrar e a Renault revelou que irá sair, logo, fica-se subentendido que será uma troca.


Página do AutoblogPV8 no Facebook: https://www.facebook.com/Autoblogpv8

Um abraço!

Fórmula 1 2017 - Kvyat fora da Toro Rosso


Depois do anúncio de Pierre Gasly e Brendon Hartley como dupla da Toro Rosso no GP do México, o responsável pelos pilotos da Red Bull, Helmut Marko, confirmou que Daniil Kvyat não voltará a pilotar pela equipe, nem durante o final desta temporada, nem no ano que vem e muito menos pelo time principal rubro-taurino.


Página do AutoblogPV8 no Facebook: https://www.facebook.com/Autoblogpv8

Um abraço!

terça-feira, 24 de outubro de 2017

Fórmula 1 2017/18 - Aumenta a disputa pela Williams


Lembram que quando Felipe Massa cancelou a aposentadoria, uma das razões para a Williams escolhê-lo, foi pela idade necessária de um dos pilotos para que a Martini continuasse patrocinando a equipe? O chefe Paddy Lowe não parece ligar muito para isso, e colocou o nome de Pascal Wehrlein na briga.

Talvez o time de Grove possa usar isso ao seu favor, visto que o jovem alemão é um dos pupilos da Mercedes que, ora, é a fornecedora de motores da equipe.

Ele está nessa disputa porque pode perder seu lugar na Sauber em 2018, já que a mesma contará com motores Ferrari atualizados e esta já está tentando colocar algum de seus pilotos do programa de desenvolvimento lá, como Charles Leclerc, atual campeão da Fórmula 2, que já é reserva e faz treinos livres.

Bem, além disso, temos os nomes de Paul Di Resta e Robert Kubica, este último que já testou pela equipe recentemente e depois ainda repetiu a dose em Hungaroring.


Página do AutoblogPV8 no Facebook: https://www.facebook.com/Autoblogpv8

Um abraço!

segunda-feira, 23 de outubro de 2017

Fórmula 1 2017 - Gasly e Hartley pela Toro Rosso no GP do México


"É isso. Não tem mais jeito. Acabou. Boa sorte."

Deve ser isso o que a Toro Rosso está cantando para Daniil Kvyat.

Por que?

Porque para o GP do México de Fórmula 1, que já acontecerá no próximo final de semana, a equipe satélite da Red Bull contará com a dupla: Pierre Gasly e... Brendon Hartley!

Sim, aquele que chegou para substituir Kvyat ao lado de Carlos Sainz Jr., que foi para a Renault e, aquele que para substituir Gasly quando este foi inutilmente tentar disputar o título da Super Formula, enquanto o russo parecia ter voltado no lugar do espanhol.

Não sei se é só mais uma experiência ou se os rubro-taurinos vão deixar o neozelandês ali permanentemente. Só sei que isto está uma fanfarronice. Lembrando ainda que ele tem contrato com a Ganassi para a IndyCar no ano que vem, já que se viu obrigado a sair do WEC, já que a Porsche deixará o certame na classe LMP1.


Eu ainda defendo minimamente o Daniil, porque até compreendo a falta de performance. Vejam bem: ele é trocado por Max Verstappen na Red Bull, por causa do chororô de Sebastian Vettel, no que na verdade era uma jogada para não perder o holandês para os rivais, pois o russo nem tinha cometido lá todos os pecados do mundo e estava tendo um desempenho razoável no time principal.

Assim fica difícil manter a confiança, né? Mas na verdade, são resultados que importam mesmo e, OK, Kvyat ganhou já ganhou lá a sua chance. De qualquer forma, a Red Bull é uma máquina de destruir carreiras, com poucos grandes frutos e, que fique atenta, pois agora vem aí uma seca em seu programa de desenvolvimento de pilotos, a Red Bull Junior Team. Colherão que plantaram.

Naturalmente o russo sabe mais do seu destino. Às vezes demonstra alguma certeza de que continuará onde está e, outras, de que possivelmente deixará a categoria. Porque diz não querer só pontuar, mas ganhar. Em parte injustiçado, mas compreensível.

Vai lá ganhar o título nipônico que o Gasly não conseguiu, e esfregar na cara dele, Kvyat.


Página do AutoblogPV8 no Facebook: https://www.facebook.com/Autoblogpv8

Um abraço!

Honda trará o novo Civic Si para o Brasil em 2018


Issao Mizogushi, presidente da Honda na América do Sul, anunciou hoje, segunda-feira, dia 23 de outubro, que o Civic Si, exclusivamente na versão cupê, será trazida ao Brasil a partir de 2018. As importações devem começar no final do primeiro semestre, e o preço ainda não foi divulgado. Eu falei mais sobre esta máquina aqui há alguns meses.


Página do AutoblogPV8 no Facebook: https://www.facebook.com/Autoblogpv8

Um abraço!

Audi A7 Sportback


A Audi apresentou, na semana passada, a nova geração do A7 Sportback. Esse... hã... sedã "cupêzado" de quatro portas.

Para ser honesto, passando um pouco das impressões pessoais, a marca das quatro argolas, até uns 4 anos atrás, era a minha favorita. De lá pra cá, não tenho gostado muito dos rumos que eles têm tomado em termos de visual. Mas como isso é a última coisa que eu olho em um carro, não deu pra deixar de falar desta nave, mesmo que um pouco atrasado.

E falo nave tanto pelo potencial, quanto por esse interior. Telas para todo lado! Desde o quadro de instrumentos, até não só uma, mas duas no console. Quer mais informações do que isso?


Mas vocês querem saber é de motor, não é mesmo? Ele é um híbrido. Sinceramente, isso não me incomoda mais. Nem um pouco. Desde a LaFerrari, para ser mais exato. Se até os italianos foram por esse rumo, quem sou eu para dizer o contrário? Enfim, voltando ao foco...

Temos aqui um V6 de 3.0L biturbo, que gera aproximadamente 340 cv ded potência e 51 kgfm de torque. Faz de 0 a 100 km/h em 5,1 segundos e atinge a velocidade máxima de 250 km/h - limitada eletronicamente, como é de costume da marca. Ah! E acima dos 120 km/h, sobe um spoiler na traseira, para dar mais estabilidade.

Bem, fora isso... todas aqueles mimos que eu costumo ignorar: bancos massageadores, sensores e câmeras para todos os lados, que inclusive dão ao carro alguma autonomia em estacionamentos etc.


Página do AutoblogPV8 no Facebook: https://www.facebook.com/Autoblogpv8

Um abraço!

domingo, 22 de outubro de 2017

Fórmula 1 2017 - GP dos Estados Unidos - Corrida


Imbatível. É como se pode definir a performance de Lewis Hamilton hoje, no GP dos Estados Unidos, embora não tenha sido a sua vitória mais fácil da temporada.

Além disso, a Mercedes conquistou antecipadamente o seu 4º Mundial de Construtores consecutivos, somando os pontos de seus pilotos. No caso, Valtteri Bottas apenas conseguiu fechar o top 5, mas já foi o suficiente.

O pódio foi completado pelos pilotos da Ferrari, com Sebastian Vettel, autor da volta mais rápida da prova (sendo que o recorde antigo já era dele), à frente de Kimi Raikkonen. Mas no caso deste último, de maneira um tanto controversa.


Ocorre que Max Verstappen ultrapassou o Iceman no último setor da volta final. Porém, ele o fez cortando caminho, contornando a curva de uma forma que não correspondia muito bem ao ângulo do traçado, o que foi visto como uma vantagem ilegal. 5 segundos de acréscimo, eu achei um pouco pesado. Outros pilotos fizeram coisas do tipo, senão piores, e não foram punidos. Mas agora já era. Pelo menos o garoto da Red Bull foi eleito o piloto do dia. Detalhe: ele largou de 15º.

Como eu havia dito, a vitória de Hamilton não foi tão fácil assim. Vettel tomou a ponta na largada, o que foi recuperado apenas algumas voltas depois. E Verstappen também chegou a ocupar a dianteira, mas resolveu fazer uma parada a mais, embora tenha sido ultrapassado pelo tricampeão bem antes.


Dois outros grandes destaques da prova foram Esteban Ocon da Force India e Carlos Sainz Jr. da Renault, em 6º e 7º, respectivamente. O primeiro se reafirmando ainda mais sobre um Sergio Pérez reclamão que, mais uma vez, chorou no rádio pelo companheiro de equipe. E o segundo, confirmando a sua excelente estreia na nova equipe.

A propósito, o mexicano foi o 8º, sendo superado por Sainz de forma espetacular. E quanto ao novo companheiro do espanhol, Nico Hulkenberg infelizmente abandonou ainda nas voltas inicias, com problemas em seu carro.


Outros que sofreram o mesmo foram Daniel Ricciardo da Red Bull, Fernando Alonso da McLaren-Honda e Pascal Wehrlein da Sauber. Este último por causa de um toque de Kevin Magnussen, que vai colecionando inimigos e, como se não bastasse apenas um carro suíço, no final acertou também Marcus Ericsson, mas aí foi o piloto da Haas que rodou.

Voltando à zona de pontuação, Felipe Massa chegou em 9º. Deixou um pouquinho a desejar, até por razões alheias ao seu controle. Sejamos justos. Na melhor das hipóteses, acho que a Williams tinha carro para 8º ou 7º lugar mesmo, no máximo. Por pouco ele não passou o Pérez. Quanto ao garoto canadense do time de Grove, Lance Stroll chegou em 11º.

Quem levou o último ponto foi Daniil Kvyat, da Toro Rosso e, seu companheiro de fim de semana, Brendon Hartley, não foi mal para um novato, com um carro desses, largando lá de trás e terminando em 13º. Deixou três carros para trás na pista, fora os abandonos.



Um abraço!

A corrida de Fiat Uno, digo, deuses das estradas





Aproveitando o meme, digo, o fato do Uno/Mille ser o deus das estradas (inclusive eu tenho um, e posso comprovar que ele é mesmo), a Fiat fez uma corrida com alguns deles, ainda por cima com escada no teto, para revelar o nome de um dos seus próximos lançamentos: o Cronos.


Página do AutoblogPV8 no Facebook: https://www.facebook.com/Autoblogpv8

Um abraço!

MotoGP, Moto2 e Moto3 2017 - GP da Austrália - Corrida


Numa corrida disputadíssima do início ao fim, com múltiplas trocas de posições, inclusive na liderança, Marc Márquez venceu o GP da Austrália da MotoGP.

O piloto da Honda brigou o tempo todo com o pessoal do pelotão de frente e, pacientemente, quando viu que era a hora de dar o bote pela liderança, tomou a posição. A princípio foi muito atacado, mas mais nas voltas finais, conseguiu abrir uma certa vantagem.

Os pilotos da Yamaha, Valentino Rossi e Maverick Viñales, nesta ordem, completaram o pódio. Este que veio atrás tomou o último degrau de honra de Johann Zarco, da Tech3 Yamaha, em cima da linha de chegada.

Zarco mais uma vez fez uma corrida espetacular. Com a Yamaha de 2016, teve grandes chances de ser o vencedor. Mas todos cometem deslizes que, numa fração de segundo nesta categoria, põe tudo a perder. E fez a volta mais rápida da prova.

Todos esses mencionados até agora e Jack Miller, da Marc VDS Honda, que chegou em 7º, lideraram um número razoável de voltas. À frente dele chegaram Cal Crutchlow, da LCR Honda e Andrea Iannone, da Suzuki. Este último também figurando como forte candidato ao pódio, fazendo uma grande prova.

Esses 7 primeiros em especial deram um show e, ao final da prova, mesmo com tantos esbarrões, foram bem corteses ou até amistosos uns com os outros, pois se divertiram bastante.

Andrea Dovizioso chegou em 13º, reduzindo drasticamente as suas chances de título e, além disso, a Ducati perdeu o 2º posto do Mundial de Construtores para a Yamaha.


Na Moto2, o português Miguel Oliveira deu a primeira vitória da KTM. Aliás, foi uma dobradinha dos austríacos, com Brad Binder chegando em 2º lugar.

Completando o pódio veio Franco Morbidelli, da Marc VDS. Com Thomas Lüthi chegando em 10º, o ítalo-brasileiro abriu ainda mais vantagem na sua liderança do campeonato.

E por falar em campeonato, com sua noba vitória na temporada, Joan Mir, da Kiefer, garantiu o título da Moto3. Seu companheiro Livio Loi e Jorge Martín completaram o pódio.


Página do AutoblogPV8 no Facebook: https://www.facebook.com/Autoblogpv8

Um abraço!

Quanto custa um carro de Fórmula 1?





Não há um valor exato, pra falar a verdade. Só sabemos que é bastante. Mas o pessoal do site WTF1 resolveu fazer uma estimativa e, por serem ingleses, o valor está em libras esterlinas. Se quiserem se assustar ainda mais, salvo engano o valor de 1 libra aqui, hoje, é de aproximadamente 4,2 reais.

Lembrando que o que vocês verão, é o custo para se produzir apenas UM carro, dos dois da equipe e, ao longo de uma temporada, diversos componentes são trocados e desenvolvidos. Então no orçamento final, dá muito mais do que o valor apresentado aí. Estão sentados? É bom que estejam.


Página do AutoblogPV8 no Facebook: https://www.facebook.com/Autoblogpv8

Um abraço!

NASCAR Cup Series 2017 - Em tempo: algumas palavras sobre Talladega

"Saúde ao Dale Jr.
Foi ótimo poder mostrar algum amor e respeito por ele,
por tudo o que ele fez por mim e pelo esporte."
- Brad Kaselowski.

No final de semana passado, tivemos a etapa de Talladega da Cup Series, principal divisão da NASCAR e, infelizmente, eu não assisti, não sabendo da corridaça que perdi ao vivo.

Porém, ao longo da semana, cheguei da faculdade tarde da noite, como de costume (tá acabando, pelo menos) e, com monografia para escrever, inventei de ligar a TV. Fox Sports. VT da dita prova. Inventei de assistir. E que ótimo que eu o fiz. Por isso, pelo que eu vi, me senti na obrigação de escrever algo a respeito. Uma das coisas mais lindas que já vi na pista.

Tivemos aqui uma saga do herói. Sorte de vencedor, talvez, como dizem. Campeão de 2012, Brad Kaselowski contou muito com o apoio de Dale Earnhardt Jr. ao longo de sua carreira, e este, como sabemos, irá se aposentar ao final desta temporada. Por isso, como uma homenagem e agradecimento, seu pupilo colocou aquele "#Cheers2DaleJr" (imagem acima) na traseira de seu carro.

Pois bem, a 31 voltas do fim, Kaselowski teve problemas de rádio e, não podendo continuar correndo assim, foi aos boxes para que tentassem resolver o problema. Conseguiram, mas ele voltou no fundo do pelotão. Contou com a ajuda de uma bandeira amarela.

Dali em diante, tivemos 3 ou 4 Big One. E o #2 teve a sorte de passar ileso por todos eles. Ao final da prova, perseguindo o pelotão da liderança, quem estava atrás dele? Dale Jr., outro sobrevivente. Pois dos 40 carros, apenas 14 cruzaram a linha de chegada.

O #88 já tinha batido, rodado e, portanto, não tinha carro pra vencer a corrida. Mas podia dar um empurrãozinho no amigo, como podem ver. Assim, Kaselowski alcançou os lideres e, na volta final, deu o bote, vencendo.


Página do AutoblogPV8 no Facebook: https://www.facebook.com/Autoblogpv8

Um abraço!
Paulo Vitor (novo Twitter)