Carinhosamente chamado de Rubinho, ou Barrica, por seus torcedores, como eu.
Decidi fazer este texto, porque já estou cheio das piadinhas de certos programas de "humor", e de pessoas incentivadas por estes programas, sobre o Rubens. Ontem (Domigo - 28/11/2010) no programa Pânico na TV, da RedeTV, nosso querido piloto foi alvo de uma brincadeira super sem graça, e não foi a primeira vez que isso aconteceu. Mas Barrichello teve uma ótima postura diante dos "humoristas", mostrou o quanto eles são ridículos, colocando-os no lugar deles, pessoas irresponsáveis e imaturas. E por mim, estes idiotas são incentivadores do bullying!
Se não quiser sentir muita raiva, como aconteceu comigo, não assista! http://www.youtube.com/watch?v=T1xEwk6X1pQ É um vídeo de 2009 do Pânico na TV, um péssimo ator se passando pelo Rubinho, com uma postura horrorosa que Rubens nunca teria, e falando apenas das partes ruins da carreira de Rubinho. Todos os pilotos, de todas as categorias tem momentos ruins, isso é mais que normal. E não foi a única vez que sacanearam com ele.
Não vou mais falar sobre isso, pois fiquei muito revoltado com tudo o que já vi no Pânico. Vim falar do Rubinho, e não destas bestas.
Bem, por onde começo a falar sobre o Barrica? Já sei, vou falar dos primeiros "passos" pelos quais todos os pilotos passam, o kart. Em 1979, ele tinha 6 aninhos, era o "Rubinhozinho" (Rs), e seu avô o chamou para dar-lhe um presente em sua casa, ele disse que queria dar um passarinho para o neto, que logo pensou que não gostaria do presente, pois queria na verdade um cachorro. Chegando na casa do avô, eles foram direto para garagem, e lá estava o passarinho, que era o nome de um kart, novinho, e todo vermelho. O kart ele já tinha, só faltava a prática, logo eles foram para o kartódromo de Interlagos. Chegando lá, viram que este estava fechado, então subiram para o heliporto, e ali, dando suas primeiras voltas, nasceu no coração de Rubinho aquela paixão pela velocidade que toma conta de qualquer um quando dá suas primeiras voltas no kart.
Logo em sua primeira corrida oficial, Barrica se saiu muito bem para um novato, conquistando um terceiro lugar. Na segunda corrida, ele chegou em segundo, e na terceira ele sentiu aquela sensação maravilhosa de subir no lugar mais alto do pódium, sua primeira vitória!
Em oito anos no kart, Rubinho foi cinco vezes campeão paulista, cinco vezes campeão brasileiro e campeão sul-americano. Também foi nono no campeonato mundial. E sabe quem foi seu padrinho neste grande campeonato? O espetacular Ayrton Senna da Silva! Após estes títulos no kart, o jovem piloto brasileiro foi para a Fórmula Ford, em que seu pai juntou o dinheiro que pôde para comprar um carro usado, bastante rodado e com algumas batidas no histórico. Mas uma coisa ruim aconteceu, porém por consequencia disto, algo muito bom veio em seguida. Acontece que a Ford alugou o carro de Barrichello para uma exposição em Foz do Iguaçu, só que no caminho, aquele veículo já "judiado", acabou caindo do caminhão, dando perda total. Resultado: imediatamente a Ford deu um carro de corrida novinho, zero quilômetro para Rubinho. Em sua temporada na Fórmula Ford, nosso querido piloto teve bons resultados, na primeira etapa ele venceu, em Florianópolis, um circuito de rua e com a pista molhada, mas não conquistou o título, ficando em terceiro lugar na classificação no final do campeonato.
Depois disso, em 1990, nosso herói foi na cara e na coragem para a Europa, onde conseguiu uma vaga em uma equipe da Fórmula Opel, morando na Itália em um quartinho minúsculo. Logo em seu ano de estréia o fantástico Rubinho Barrichello foi campeão! E no ano seguinte ele já foi para a Fórmula 3 Inglesa. Da Itália para a Inglaterra. Na nova categoria a história se repetiu, na sua temporada de estréia, Rubens, Rubens, Rubens, Rubens Barricheeeeello, do Braaaasiiil! Campeão da Fórmula 3 Inglesa!
No ano seguinte, outra categoria, Fórmula 3000 Européia, ele não foi campeão, ficando em terceiro como aconteceu na Fórmula Ford, mas este já é um bom resultado.
Ficando apenas durante um ano na F-3000. Depois da temporada, finalmente Rubinho realizou seu sonho, o sonho de qualquer piloto. Em 1993 (ano que eu nasci - Rs), ele entrou na Fórmula 1!
Ele tinha propostas de algumas equipes, mas depois de um teste pela Jordan em Silverstone, rapidamente ele negociou sobre tudo o que era necessário ser negociado, e assinou o contrato com a equipe.
Em sua primeira corrida, largou na 14ª posição, mas o carro quebrou durante a prova. Assim como quebrou muitas outras vezes. Mas dentro do possível, com o carro que tinha, Rubinho conseguiu resultados muito bons ao longo da temporada, conseguiu feitos bem legais, e marcou dois pontos, sendo que muitos pilotos, não marcam nenhum ponto ao longo de um Mundial de Fórmula 1.
1994, segundo ano de Rubens na Fórmula 1, e após um terceiro lugar, seu grande padrinho do mundial de kart disse "Nestas condições, eu mesmo não teria feito melhor", para ele, ser cumprimentado pelo ídolo foi muito melhor que o próprio pódium. Rubinho adorava a Fórmula 1, e adorava mais ainda o fato de poder estar ali bem pertinho do seu querido padrinho de kart. Mas tempos bem tristes estavam próximos para todos nós, Rubinho em um treino livre do GP de Ímola, passou em uma zebra (pra quem não acompanha Fórmula 1, não tinha um animal no meio da pista! - Rs - Zebras são aquelas beiradas elevadas e coloridas das curvas dos autódromos), e sua Jordan "levantou voo", e logo bateu com muita força e ele se machucou bastante. Rubens diz que mal se lembra do acidente, nem de como foi parar no hospital, mas quando acordou, lembra perfeitamente da primeira coisa que viu, ou melhor, da primeira pessoa: Ayrton Senna. Béco (apelido de Senna), foi visitar seu "afilhado" no hospital, não o deixaram entrar, então ele entrou escondido, visitou o amigo, e na saída, reclamou da segurança, pois conseguiu entrar despercebido (Rs). Um dia depois, e durante a Classificação, o austríaco Ratzenberger bateu seu carro e morreu, o que foi terrível para a Fórmula 1 e no dia seguinte, dia 1º de maio deste mesmo ano, Rubinho, eu, você, o povo brasileiro, e fãs de todo mundo, até do Japão, sofremos por uma enorme perda. O herói, o ídolo, o brasileiro tricampeão do Mundial de Fórmula 1, estava em alta velocidade, na liderança da corrida em sua potente Williams, mas no final de uma reta, a maldita curva Tamburello se aproximava, e por uma falha mecânica, o carro saiu da pista, batendo violentamente contra o muro, morria ali, o espetacular Ayrton Senna da Silva. E dizem que dentro de seu carro foi encontrada a bandeira da Áustria, que em caso de vitória do brasileiro, esta seria levantada em homenagem ao outro piloto morto.
Nosso determinado Rubens, ficou muito, mas muito triste, segundo ele, Ayrton era seu norte, sua alegria de correr, uma das maiores perdas de sua vida e que até hoje não à superou. Nenhum de nós (fãs de Senna) conseguiu superar isso, Rubinho. E ele (Barrica) tinha que superar seus medos, por causa do seu acidente, do acidente de Senna e de Ratzenberger. E Rubinho voltou a correr sim, é claro. Teve ótimos resultados e terminou esta temporada em sexto, com 19 pontos. Lembrando que o sistema de pontuação daquela época, era bem diferente do que é usado atualmente na Fórmula 1.
Acidente de Rubens Barrichello - GP de Ímola, Treinos Livres 1994:
http://www.youtube.com/watch?v=muJoUN-90VI
Acidente de seu padrinho de kart, Ayrton Senna, dois dias depois na mesma pista:
http://www.youtube.com/watch?v=JhAyr_5uv2A
Acidente de Roland Ratzenberger:
http://www.youtube.com/watch?v=nWNyT4TMQTc
Eu sei que o texto é sobre Barrichello, mas isso acaba fazendo parte da história dele também, foi um fato muito marcante na Fórmula 1. Um final de semana trágico, com um grave acidente de Rubinho e as mortes de Roland e Ayrton. Veja como é possível ver nos olhos e na expressão facial de Senna, que ele não queria correr naquele domingo.
Os anos se passaram, a família Barrichello cresceu, com muito amor de Rubinho e de sua esposa Silvana. Durante este tempo, o piloto brasileiro passou por mais uma escuderia, a Stewart, de Jackie Stewart, onde ainda não conseguiu a sua desejada vitória, mas obteve resultados bem satisfatórios.
Em 2000, as coisas mudaram bastante. Barrica entrou em uma equipe de ponta, a Ferrari e nela conseguiu sua primeira, e emocionante vitória, no GP da Alemanha, usando pneus de pista seca em pista molhada e com chuva.
GP da Alemanha no ano 2000: http://www.youtube.com/watch?v=nxDOxoaI4HM
Mas foi pela Ferrari que aconteceu algo, que digamos ser, vergonhoso para a escuderia italiana, e para um certo piloto alemão: Michael Schumacher.
GP da Áustria no ano 2002 (2002?): http://www.youtube.com/watch?v=gdzu-fqrWxQ
Rubinho fez uma bela corrida, e Dick Vigarista (Michael Schumacher), não precisava daquela vitória para ser campeão. Resultado: na arquibanda da torcida da Ferrari, todos com o braço esticado para frente, com o dedão da mão virado para baixo. Uma forma de vaiar, e de mostrar que foram totalmente contra o jogo de equipe naquele momento. Aquele mesmo gesto com as mãos, feito pelos imperadores do antigo Império Romano, no Coliseu Romano, quando achavam que um gladiador deveria ser punido. Jogo de equipe é ilegal? É! Mas muitas equipes fazem, é normal, mas é mais "ético" (ou melhor, menos anti-ético) usar este recurso quando o piloto beneficiado precisa muito daquela vitória, o que não era o caso de Schumi naquele momento. Mas esse "joguinho sujo" é típico da Ferrari, faz parte da "cultura ferrarista".
Neste mesmo ano (2002), Rubens venceu quatro corridas e foi vice campeão, o que se repetiu em 2004, com duas vitórias, muitos segundos lugares e alguns terceiros. E em algum momento da carreira dele na Ferrari, teve um episódio no mínimo estranho e/ou incomum (Rs) que eu não conheço muito bem, em que me parece ele perdeu o carro na volta de apresentação e foi correndo a pé para os boxes para pegar o carro reserva. Isso é determinação e não desistir jamais!
Uma bela volta de Rubens Barrichello pela Ferrari, não sei se foi pole-position:
http://www.youtube.com/watch?v=8a4NlmTbBP4
Após o período de ferrarista, em 2006 Rubens foi para a Honda, e em sua primeira temporada pela equipe japonesa, e com um carro ruim, conseguiu terminar o Mundial em sétimo. No ano seguinte, ainda na Honda, ele teve um carro terrível, e foi a primeira vez em que ele não marcou pontos em um Mundial. Após esta temporada, as coisas ficaram bastante tensas, pois com a crise mundial, a Honda teve que sair da Fórmula 1, e nosso piloto estava praticamente desempregado (não se preocupem pessoal, um piloto de Fórmula 1 acumula milhões ao longo da carreira, Rubens tinha muito dinheiro de sobra). Mas o engenheiro Ross Brawn entrou em cena para salvar a pele de Barrichello e de Jenson Button! Brawn assumiu a equipe, e com os restos do carro da Honda, um ajustizinho aqui e outro ali no carro, um excelente e polêmico difusor e um fantástico motor Mercedes-Benz, Ross acabou criando não um carro, mas o carro, um carro campeão, um carro para ganhar o título do Mundial 2009 de Fórmula 1. Assim nasceu a Brawn GP, com contratos mais "humildes" (era o que menos valia, mas mesmo assim, é muito dinheiro) para os pilotos, e com um carro que na minha opinião, é o carro mais lindo que eu já vi na Fórmula 1. Jenson Button foi campeão, e Rubinho voltou a vencer corridas e terminou o campeonato em terceiro.
"Samba da Vitória" de Valencia - Risos: http://www.youtube.com/watch?v=NY_sX1sgVDA
Vitória do GP de Monza 2009: http://www.youtube.com/watch?v=HUVlUP8naP4
E no final do ano, ainda com esperanças de ser campeão, uma pole-position em casa, no GP de Interlagos: http://www.youtube.com/watch?v=NbKEi_6kNIQ
Mas no final desta corrida, Button se tornou campeão.
Atualmente, Rubens Barrichello correu neste ano pela Williams, fez uma ótima temporada, com direito a uma emocionante e perigosa ultrapassagem sobre Michael Schumacher.
Rubens Barrichello x Michael Schumacher - GP de Hungria 2010:
http://www.youtube.com/watch?v=DtOl0I5469g
Ele vai continuar na Williams no ano que vem. Sorte para ele! Tomara que o carro seja ótimo!
Ah! E em algum dos último três ou quatro anos, Rubinho também foi campeão do Desafio das Estrelas. Uma corrida de kart no final do ano organizada por Felipe Massa no kartódromo Arena Sapiens, em Florianópolis. O evento conta com a participação grandes pilotos do mundo todo, e de várias categorias diferentes: Fórmula 1, Stock Car, WRC, NASCAR, etc. E se não me engano, ele também já venceu as 500 Milhas da Granja Viana (uma grande corrida de karts) cerca de oito vezes, não tenho certeza.
Rubens Barrichello, espero que um dia você possa ler este meu texto, que eu escrevi com muito carinho para você, que para mim e para seus outros fãs, é um dos maiores pilotos do mundo e merece muito mesmo ser campeão do Mundial de Fórmula 1! E me desculpe por ter colocado no início aqueles momentos ruins com aquele programa de "humor" (programa de merda - me desculpe pela palavra "feia"), o Pânico na TV, feito por um bando de idiotas.
#TamoJunto #Sempre Rubens Barrichello!!! Forte abraço!
Fontes:
- YouTube.
- Wikipédia.
- http://barrichello.com.br/pt/
- Coluna da revista Quatro Rodas (http://quatrorodas.abril.com.br/QR2/) escrita por Luciano Burti, ex-piloto de Fórmula 1 comentarista da Rede Globo.
Sugestões de pessoas para seguir no Twitter:
- @paulovitorpv8 (Eu - Risos).
- @rubarrichello (De quem o texto fala).
- @luizianag (Grande fã de Rubinho, faz parte da torcida #TamoJunto).
- @dioguimluiz (Um dos maiores fãs que eu conheço do Barrichello).
- @f1brasil (Um cara que entende muito de Fórmula 1).
- @BiancaMoura (Também entende bastante de Fórmula 1).
- @barrica11 (Primo de Rubens Barrichello).
- @Decabarri (Prima do Rubinho).
- @chrishotsax (Outro grande fã do Barrica).
- @HaphaelCDs (Mais um fã #TamoJunto).
- @FcBarrichello (Fã Clube de Rubens Barrichello).
- @lilica_2008 (Grande fã do Rubinho).
- @BobMil46 (Mais um fã - Rs).
- @LucianoBurti (A coluna dele na revista Quatro Rodas - http://quatrorodas.abril.com.br/blogs/coluna-do-burti/ - foi uma das minhas fontes).
Então agora vocês sabem que estes programas de "humor" não fazem sentido, pois pra começar, para entrar na Fórmula 1, o piloto tem que ser muito bom, todos lá são bons, mas alguns se destacam, e se Rubens não fosse bom, não estaria lá há 18 anos. Ele já ganhou outros títulos disputadíssimos em outras categorias muito competitivas do automobilismo! E algumas dessas conquistas, para mim, valem muito mais que um título no Mundial de Fórmula 1, onde digamos que 75% das chances de um piloto vencer, dependem do carro que está pilotando. Então quando ver alguém criticando e fazendo piadinha do grande Rubens, chame a atenção dela! Ou simplesmente ignore, pois provavelmente é alguém que não entende muita coisa de Fórmula 1, e não vai ter argumentos para discutir com você.
Rubinho é conhecido no mundo todo, é humilde, pois faz questão de responder todo e qualquer fã pelo Twitter, ele não é "metidinho". E tem um bom coração. Ele tem garra! Tem vontade de vencer e ainda corre atrás de seu sonho de ser campeão do Mundial de Fórmula 1! Ele acredita no potencial dele! E eu também acredito! Rubinho é um bom piloto sim! Os "humoristas", todos nós sabemos que são uns imaturos, e não estou falando apenas dos do Pânico na TV (programa que aliás, também fez uma piadinha discreta sobre o Lucas Di Grassi, piloto brasileiro da equipe VRT da Fórmula 1), também falo de um certo vlogueiro aí, prefiro nem citar o nome. Estes nunca serão tão famosos, queridos e nem tão reconhecidos como é o nosso Rubens Barrichello! Com a pouca fama que eles tem, que é apenas aqui no Brasil, eles já se acham os caras. Zoações do Casseta & Planeta, ainda são suportáveis, pois são mais na brincadeira mesmo, e o Rubinho até participa do programa as vezes (quando o pessoal do Casseta elogia ele, o que é raro - Rs). Mas mesmo assim, seria bem melhor se o trabalho de todo piloto fosse respeitado.
Entrem na comunidade do Orkut, dedicada ao Rubinho:
http://www.orkut.com.br/Main#Community.aspx?cmm=420223
Não sei se algum de vocês irá ter problemas com este link, como eu tive. Ele abre a página certa, mas depois abre mais cinco páginas do Orkut, mas que na verdade não existem.
Um abraço.
Paulo Vitor. (@paulovitorpv8).
Decidi fazer este texto, porque já estou cheio das piadinhas de certos programas de "humor", e de pessoas incentivadas por estes programas, sobre o Rubens. Ontem (Domigo - 28/11/2010) no programa Pânico na TV, da RedeTV, nosso querido piloto foi alvo de uma brincadeira super sem graça, e não foi a primeira vez que isso aconteceu. Mas Barrichello teve uma ótima postura diante dos "humoristas", mostrou o quanto eles são ridículos, colocando-os no lugar deles, pessoas irresponsáveis e imaturas. E por mim, estes idiotas são incentivadores do bullying!
Se não quiser sentir muita raiva, como aconteceu comigo, não assista! http://www.youtube.com/watch?v=T1xEwk6X1pQ É um vídeo de 2009 do Pânico na TV, um péssimo ator se passando pelo Rubinho, com uma postura horrorosa que Rubens nunca teria, e falando apenas das partes ruins da carreira de Rubinho. Todos os pilotos, de todas as categorias tem momentos ruins, isso é mais que normal. E não foi a única vez que sacanearam com ele.
Não vou mais falar sobre isso, pois fiquei muito revoltado com tudo o que já vi no Pânico. Vim falar do Rubinho, e não destas bestas.
Bem, por onde começo a falar sobre o Barrica? Já sei, vou falar dos primeiros "passos" pelos quais todos os pilotos passam, o kart. Em 1979, ele tinha 6 aninhos, era o "Rubinhozinho" (Rs), e seu avô o chamou para dar-lhe um presente em sua casa, ele disse que queria dar um passarinho para o neto, que logo pensou que não gostaria do presente, pois queria na verdade um cachorro. Chegando na casa do avô, eles foram direto para garagem, e lá estava o passarinho, que era o nome de um kart, novinho, e todo vermelho. O kart ele já tinha, só faltava a prática, logo eles foram para o kartódromo de Interlagos. Chegando lá, viram que este estava fechado, então subiram para o heliporto, e ali, dando suas primeiras voltas, nasceu no coração de Rubinho aquela paixão pela velocidade que toma conta de qualquer um quando dá suas primeiras voltas no kart.
Logo em sua primeira corrida oficial, Barrica se saiu muito bem para um novato, conquistando um terceiro lugar. Na segunda corrida, ele chegou em segundo, e na terceira ele sentiu aquela sensação maravilhosa de subir no lugar mais alto do pódium, sua primeira vitória!
Em oito anos no kart, Rubinho foi cinco vezes campeão paulista, cinco vezes campeão brasileiro e campeão sul-americano. Também foi nono no campeonato mundial. E sabe quem foi seu padrinho neste grande campeonato? O espetacular Ayrton Senna da Silva! Após estes títulos no kart, o jovem piloto brasileiro foi para a Fórmula Ford, em que seu pai juntou o dinheiro que pôde para comprar um carro usado, bastante rodado e com algumas batidas no histórico. Mas uma coisa ruim aconteceu, porém por consequencia disto, algo muito bom veio em seguida. Acontece que a Ford alugou o carro de Barrichello para uma exposição em Foz do Iguaçu, só que no caminho, aquele veículo já "judiado", acabou caindo do caminhão, dando perda total. Resultado: imediatamente a Ford deu um carro de corrida novinho, zero quilômetro para Rubinho. Em sua temporada na Fórmula Ford, nosso querido piloto teve bons resultados, na primeira etapa ele venceu, em Florianópolis, um circuito de rua e com a pista molhada, mas não conquistou o título, ficando em terceiro lugar na classificação no final do campeonato.
Depois disso, em 1990, nosso herói foi na cara e na coragem para a Europa, onde conseguiu uma vaga em uma equipe da Fórmula Opel, morando na Itália em um quartinho minúsculo. Logo em seu ano de estréia o fantástico Rubinho Barrichello foi campeão! E no ano seguinte ele já foi para a Fórmula 3 Inglesa. Da Itália para a Inglaterra. Na nova categoria a história se repetiu, na sua temporada de estréia, Rubens, Rubens, Rubens, Rubens Barricheeeeello, do Braaaasiiil! Campeão da Fórmula 3 Inglesa!
No ano seguinte, outra categoria, Fórmula 3000 Européia, ele não foi campeão, ficando em terceiro como aconteceu na Fórmula Ford, mas este já é um bom resultado.
Ficando apenas durante um ano na F-3000. Depois da temporada, finalmente Rubinho realizou seu sonho, o sonho de qualquer piloto. Em 1993 (ano que eu nasci - Rs), ele entrou na Fórmula 1!
Ele tinha propostas de algumas equipes, mas depois de um teste pela Jordan em Silverstone, rapidamente ele negociou sobre tudo o que era necessário ser negociado, e assinou o contrato com a equipe.
Em sua primeira corrida, largou na 14ª posição, mas o carro quebrou durante a prova. Assim como quebrou muitas outras vezes. Mas dentro do possível, com o carro que tinha, Rubinho conseguiu resultados muito bons ao longo da temporada, conseguiu feitos bem legais, e marcou dois pontos, sendo que muitos pilotos, não marcam nenhum ponto ao longo de um Mundial de Fórmula 1.
1994, segundo ano de Rubens na Fórmula 1, e após um terceiro lugar, seu grande padrinho do mundial de kart disse "Nestas condições, eu mesmo não teria feito melhor", para ele, ser cumprimentado pelo ídolo foi muito melhor que o próprio pódium. Rubinho adorava a Fórmula 1, e adorava mais ainda o fato de poder estar ali bem pertinho do seu querido padrinho de kart. Mas tempos bem tristes estavam próximos para todos nós, Rubinho em um treino livre do GP de Ímola, passou em uma zebra (pra quem não acompanha Fórmula 1, não tinha um animal no meio da pista! - Rs - Zebras são aquelas beiradas elevadas e coloridas das curvas dos autódromos), e sua Jordan "levantou voo", e logo bateu com muita força e ele se machucou bastante. Rubens diz que mal se lembra do acidente, nem de como foi parar no hospital, mas quando acordou, lembra perfeitamente da primeira coisa que viu, ou melhor, da primeira pessoa: Ayrton Senna. Béco (apelido de Senna), foi visitar seu "afilhado" no hospital, não o deixaram entrar, então ele entrou escondido, visitou o amigo, e na saída, reclamou da segurança, pois conseguiu entrar despercebido (Rs). Um dia depois, e durante a Classificação, o austríaco Ratzenberger bateu seu carro e morreu, o que foi terrível para a Fórmula 1 e no dia seguinte, dia 1º de maio deste mesmo ano, Rubinho, eu, você, o povo brasileiro, e fãs de todo mundo, até do Japão, sofremos por uma enorme perda. O herói, o ídolo, o brasileiro tricampeão do Mundial de Fórmula 1, estava em alta velocidade, na liderança da corrida em sua potente Williams, mas no final de uma reta, a maldita curva Tamburello se aproximava, e por uma falha mecânica, o carro saiu da pista, batendo violentamente contra o muro, morria ali, o espetacular Ayrton Senna da Silva. E dizem que dentro de seu carro foi encontrada a bandeira da Áustria, que em caso de vitória do brasileiro, esta seria levantada em homenagem ao outro piloto morto.
Nosso determinado Rubens, ficou muito, mas muito triste, segundo ele, Ayrton era seu norte, sua alegria de correr, uma das maiores perdas de sua vida e que até hoje não à superou. Nenhum de nós (fãs de Senna) conseguiu superar isso, Rubinho. E ele (Barrica) tinha que superar seus medos, por causa do seu acidente, do acidente de Senna e de Ratzenberger. E Rubinho voltou a correr sim, é claro. Teve ótimos resultados e terminou esta temporada em sexto, com 19 pontos. Lembrando que o sistema de pontuação daquela época, era bem diferente do que é usado atualmente na Fórmula 1.
Acidente de Rubens Barrichello - GP de Ímola, Treinos Livres 1994:
http://www.youtube.com/watch?v=muJoUN-90VI
Acidente de seu padrinho de kart, Ayrton Senna, dois dias depois na mesma pista:
http://www.youtube.com/watch?v=JhAyr_5uv2A
Acidente de Roland Ratzenberger:
http://www.youtube.com/watch?v=nWNyT4TMQTc
Eu sei que o texto é sobre Barrichello, mas isso acaba fazendo parte da história dele também, foi um fato muito marcante na Fórmula 1. Um final de semana trágico, com um grave acidente de Rubinho e as mortes de Roland e Ayrton. Veja como é possível ver nos olhos e na expressão facial de Senna, que ele não queria correr naquele domingo.
Os anos se passaram, a família Barrichello cresceu, com muito amor de Rubinho e de sua esposa Silvana. Durante este tempo, o piloto brasileiro passou por mais uma escuderia, a Stewart, de Jackie Stewart, onde ainda não conseguiu a sua desejada vitória, mas obteve resultados bem satisfatórios.
Em 2000, as coisas mudaram bastante. Barrica entrou em uma equipe de ponta, a Ferrari e nela conseguiu sua primeira, e emocionante vitória, no GP da Alemanha, usando pneus de pista seca em pista molhada e com chuva.
GP da Alemanha no ano 2000: http://www.youtube.com/watch?v=nxDOxoaI4HM
Mas foi pela Ferrari que aconteceu algo, que digamos ser, vergonhoso para a escuderia italiana, e para um certo piloto alemão: Michael Schumacher.
GP da Áustria no ano 2002 (2002?): http://www.youtube.com/watch?v=gdzu-fqrWxQ
Rubinho fez uma bela corrida, e Dick Vigarista (Michael Schumacher), não precisava daquela vitória para ser campeão. Resultado: na arquibanda da torcida da Ferrari, todos com o braço esticado para frente, com o dedão da mão virado para baixo. Uma forma de vaiar, e de mostrar que foram totalmente contra o jogo de equipe naquele momento. Aquele mesmo gesto com as mãos, feito pelos imperadores do antigo Império Romano, no Coliseu Romano, quando achavam que um gladiador deveria ser punido. Jogo de equipe é ilegal? É! Mas muitas equipes fazem, é normal, mas é mais "ético" (ou melhor, menos anti-ético) usar este recurso quando o piloto beneficiado precisa muito daquela vitória, o que não era o caso de Schumi naquele momento. Mas esse "joguinho sujo" é típico da Ferrari, faz parte da "cultura ferrarista".
Neste mesmo ano (2002), Rubens venceu quatro corridas e foi vice campeão, o que se repetiu em 2004, com duas vitórias, muitos segundos lugares e alguns terceiros. E em algum momento da carreira dele na Ferrari, teve um episódio no mínimo estranho e/ou incomum (Rs) que eu não conheço muito bem, em que me parece ele perdeu o carro na volta de apresentação e foi correndo a pé para os boxes para pegar o carro reserva. Isso é determinação e não desistir jamais!
Uma bela volta de Rubens Barrichello pela Ferrari, não sei se foi pole-position:
http://www.youtube.com/watch?v=8a4NlmTbBP4
Após o período de ferrarista, em 2006 Rubens foi para a Honda, e em sua primeira temporada pela equipe japonesa, e com um carro ruim, conseguiu terminar o Mundial em sétimo. No ano seguinte, ainda na Honda, ele teve um carro terrível, e foi a primeira vez em que ele não marcou pontos em um Mundial. Após esta temporada, as coisas ficaram bastante tensas, pois com a crise mundial, a Honda teve que sair da Fórmula 1, e nosso piloto estava praticamente desempregado (não se preocupem pessoal, um piloto de Fórmula 1 acumula milhões ao longo da carreira, Rubens tinha muito dinheiro de sobra). Mas o engenheiro Ross Brawn entrou em cena para salvar a pele de Barrichello e de Jenson Button! Brawn assumiu a equipe, e com os restos do carro da Honda, um ajustizinho aqui e outro ali no carro, um excelente e polêmico difusor e um fantástico motor Mercedes-Benz, Ross acabou criando não um carro, mas o carro, um carro campeão, um carro para ganhar o título do Mundial 2009 de Fórmula 1. Assim nasceu a Brawn GP, com contratos mais "humildes" (era o que menos valia, mas mesmo assim, é muito dinheiro) para os pilotos, e com um carro que na minha opinião, é o carro mais lindo que eu já vi na Fórmula 1. Jenson Button foi campeão, e Rubinho voltou a vencer corridas e terminou o campeonato em terceiro.
"Samba da Vitória" de Valencia - Risos: http://www.youtube.com/watch?v=NY_sX1sgVDA
Vitória do GP de Monza 2009: http://www.youtube.com/watch?v=HUVlUP8naP4
E no final do ano, ainda com esperanças de ser campeão, uma pole-position em casa, no GP de Interlagos: http://www.youtube.com/watch?v=NbKEi_6kNIQ
Mas no final desta corrida, Button se tornou campeão.
Atualmente, Rubens Barrichello correu neste ano pela Williams, fez uma ótima temporada, com direito a uma emocionante e perigosa ultrapassagem sobre Michael Schumacher.
Rubens Barrichello x Michael Schumacher - GP de Hungria 2010:
http://www.youtube.com/watch?v=DtOl0I5469g
Ele vai continuar na Williams no ano que vem. Sorte para ele! Tomara que o carro seja ótimo!
Ah! E em algum dos último três ou quatro anos, Rubinho também foi campeão do Desafio das Estrelas. Uma corrida de kart no final do ano organizada por Felipe Massa no kartódromo Arena Sapiens, em Florianópolis. O evento conta com a participação grandes pilotos do mundo todo, e de várias categorias diferentes: Fórmula 1, Stock Car, WRC, NASCAR, etc. E se não me engano, ele também já venceu as 500 Milhas da Granja Viana (uma grande corrida de karts) cerca de oito vezes, não tenho certeza.
Rubens Barrichello, espero que um dia você possa ler este meu texto, que eu escrevi com muito carinho para você, que para mim e para seus outros fãs, é um dos maiores pilotos do mundo e merece muito mesmo ser campeão do Mundial de Fórmula 1! E me desculpe por ter colocado no início aqueles momentos ruins com aquele programa de "humor" (programa de merda - me desculpe pela palavra "feia"), o Pânico na TV, feito por um bando de idiotas.
#TamoJunto #Sempre Rubens Barrichello!!! Forte abraço!
Fontes:
- YouTube.
- Wikipédia.
- http://barrichello.com.br/pt/
- Coluna da revista Quatro Rodas (http://quatrorodas.abril.com.br/QR2/) escrita por Luciano Burti, ex-piloto de Fórmula 1 comentarista da Rede Globo.
Sugestões de pessoas para seguir no Twitter:
- @paulovitorpv8 (Eu - Risos).
- @rubarrichello (De quem o texto fala).
- @luizianag (Grande fã de Rubinho, faz parte da torcida #TamoJunto).
- @dioguimluiz (Um dos maiores fãs que eu conheço do Barrichello).
- @f1brasil (Um cara que entende muito de Fórmula 1).
- @BiancaMoura (Também entende bastante de Fórmula 1).
- @barrica11 (Primo de Rubens Barrichello).
- @Decabarri (Prima do Rubinho).
- @chrishotsax (Outro grande fã do Barrica).
- @HaphaelCDs (Mais um fã #TamoJunto).
- @FcBarrichello (Fã Clube de Rubens Barrichello).
- @lilica_2008 (Grande fã do Rubinho).
- @BobMil46 (Mais um fã - Rs).
- @LucianoBurti (A coluna dele na revista Quatro Rodas - http://quatrorodas.abril.com.br/blogs/coluna-do-burti/ - foi uma das minhas fontes).
Então agora vocês sabem que estes programas de "humor" não fazem sentido, pois pra começar, para entrar na Fórmula 1, o piloto tem que ser muito bom, todos lá são bons, mas alguns se destacam, e se Rubens não fosse bom, não estaria lá há 18 anos. Ele já ganhou outros títulos disputadíssimos em outras categorias muito competitivas do automobilismo! E algumas dessas conquistas, para mim, valem muito mais que um título no Mundial de Fórmula 1, onde digamos que 75% das chances de um piloto vencer, dependem do carro que está pilotando. Então quando ver alguém criticando e fazendo piadinha do grande Rubens, chame a atenção dela! Ou simplesmente ignore, pois provavelmente é alguém que não entende muita coisa de Fórmula 1, e não vai ter argumentos para discutir com você.
Rubinho é conhecido no mundo todo, é humilde, pois faz questão de responder todo e qualquer fã pelo Twitter, ele não é "metidinho". E tem um bom coração. Ele tem garra! Tem vontade de vencer e ainda corre atrás de seu sonho de ser campeão do Mundial de Fórmula 1! Ele acredita no potencial dele! E eu também acredito! Rubinho é um bom piloto sim! Os "humoristas", todos nós sabemos que são uns imaturos, e não estou falando apenas dos do Pânico na TV (programa que aliás, também fez uma piadinha discreta sobre o Lucas Di Grassi, piloto brasileiro da equipe VRT da Fórmula 1), também falo de um certo vlogueiro aí, prefiro nem citar o nome. Estes nunca serão tão famosos, queridos e nem tão reconhecidos como é o nosso Rubens Barrichello! Com a pouca fama que eles tem, que é apenas aqui no Brasil, eles já se acham os caras. Zoações do Casseta & Planeta, ainda são suportáveis, pois são mais na brincadeira mesmo, e o Rubinho até participa do programa as vezes (quando o pessoal do Casseta elogia ele, o que é raro - Rs). Mas mesmo assim, seria bem melhor se o trabalho de todo piloto fosse respeitado.
Entrem na comunidade do Orkut, dedicada ao Rubinho:
http://www.orkut.com.br/Main#Community.aspx?cmm=420223
Não sei se algum de vocês irá ter problemas com este link, como eu tive. Ele abre a página certa, mas depois abre mais cinco páginas do Orkut, mas que na verdade não existem.
Um abraço.
Paulo Vitor. (@paulovitorpv8).