Começou para valer hoje a temporada 2018-2019 da Formula E, com o
ePrix de Ad Diriyah, na Arábia Saudita e... choveu no deserto. É. Não na corrida, mas como o evento é todo em um dia só, fica bem comprometedor.
Tivemos treinos livres adiados ou cancelados e a classificação modificada por causa disso. Assim, Antônio Félix da Costa, da
BMW iMotorsport Andretti ficou com a pole position. Venceu de ponta a ponta, mas como eu digo: contou com a sorte do azar alheio.
A propósito, em questão de uma ou duas voltas, uma penca de pilotos foi punida. E não se justificou a razão. Apenas alegaram uma irregularidade técnica. Entre estes, estava
Felipe Massa, da Venturi, que largou em 12º e ia fazendo uma ótima corrida, com belas ultrapassagens, chegando ao 7º lugar. Desta forma, terminou apenas em 14º. Seu companheiro Edoardo Mortara bateu na primeira volta e até conseguiu voltar, mas acabou em último.
Quanto aos outros brasileiros, Lucas di Grassi, da Audi, e Nelsinho Piquet, da Jaguar, completaram a zona de pontuação, chegando em 9º e 10º, respectivamente. Antes isso do que nada, afinal, automobilismo exige consistência, ainda que por poucos pontos, pois podem fazer toda diferença no final, os ganhos e os perdidos.
Abandonando, tivemos
Felix Rosenqvist, se despedindo da Mahindra, mais uma vez com alguma falha técnica.
Gary Paffett, da HWA Racelab, também recolheu aos boxes (
Stoffel Vandoorne sofreu com o mesmo problema, o qual depois identificaram, mas conseguiu terminar, em 17º). E José María López, o Pechito, da Dragon Penske, bateu. Olha que largou em 2º.
Tivemos também a estreia da
Jaguar I-Pace eTrophy, categoria de turismo satélite dos monopostos elétricos.
Por causa da chuva, também tiveram sua classificação comprometida, largando com as posições do treino livre.
De ponta a ponta, Evans foi o vencedor. Com uma bela ultrapassagem sobre Sellers na penúltima volta, Jimenez chegou em 2º, com o americano completando o pódio.
Cacá estava no mesmo ritmo dos três à sua frente. Os quatro eram superiores. Até que o brasileiro foi tocado na traseira por Stefan Rzadzinski, e segurou lindamente o carro, mas não conseguiu mais alcançá-los, terminando em 4º.
Completando o top 5, veio a pilota convidada, Alice Powell, que me parece, foi quem fez mais - e belas - ultrapassagens na prova, num circuito muito travado. Guiou demais.
Um abraço!