Mestre Emerson Fittipaldi dando uma aulinha de pilotagem, extraindo o máximo de desempenho do Ford Maverick GT no velho traçado do autódromo de José Carlos Paces, de Interlagos.
Não é por nada que parece que o bicampeão de Fórmula 1, campeão da Indy e bicampeão das míticas 500 Milhas de Indianápolis saiu do filme "Saturday Night Fever (Os Embalos de Sábado à Noite)", afinal, isso aconteceu em 1973.
Sobre o carro, este tem como "coração" um motor V8 de 5.0L, que gera 197 cv de potência, com um câmbio manual de 4 marchas. Este conjunto leva o esportivo clássico no mínimo aos 180 km/h.
Há poucos dias esse vídeo foi publicado, mas só fui saber disso agora. É o episódio sobre o nosso querido Emerson Fittipaldi, bicampeão de Fórmula 1, conquistando seu segundo título pela McLaren.
Em Spa-Francorchamps, ele, Sebastian Vettel da Red Bull Racing, venceu mais uma vez! A corrida de hoje foi um passeio para o alemão tricampeão, e segundo o mesmo, "foco era me divertir".
Dada a largada, o pole position Lewis Hamilton da Mercedes AMG conseguiu manter a ponta, mas antes do término da primeira volta, foi ultrapassado por Vettel. Dali pra frente, o tedesco embolsou o troféu. Hamilton não chegou em 2º, mas em 3º, porque fazendo uma bela corrida largando em 9º, quem chegou em 2º foi Fernando Alonso da Scuderia Ferrari.
(Foto: Getty Images)
Ainda na Ferrari, Felipe Massa terminou em 7º depois de largar em 10º. O brasileiro não teve uma corrida fácil, pois perdeu o KERS, ou seja, se tornou um alvo fácil, mas mesmo assim conseguiu brigar por posições. Na Mercedes AMG, Nico Rosberg ficou em 4º. E enquanto Vettel vencia, seu companheiro Mark Webber terminou em 5º.
A Lotus não teve um bom final de semana. Kimi Raikkonen que mantém uma regularidade incrível na zona de pontuação, hoje teve problemas em seu E21, que ficou sem o freio dianteiro esquerdo, se não me engano. Ao tentar ultrapassar Massa, passou direto por uma curva e foi obrigado a abandonar. Mais tarde o brasileiro ultrapassou Romain Grosjean, deixando o francês com a 8ª posição.
Quem também foi infeliz, foi Pastor Maldonado da Williams. Eu acreditava que a equipe inglesa poderia marcar mais 1 ponto hoje, porém o venezuelano ao tentar entrar nos boxes, atingiu o carro de Paul di Resta, da Force India. Sendo assim, os dois abandonaram. Além dos já citados, Charles Pic da Caterham também abandonou.
Bom, é isso. Não tenho muito o que falar dessa corrida. Jenson Button da McLaren conseguiu um resultado um pouco melhor, em relação ao péssimo carro que tem guiado para uma equipe considerada de ponta. Por alguns segundos, Sergio Pérez acabou ficando fora da zona de pontuação. Vale também destacar a boa recuperação dos pilotos da Scuderia Toro Rosso. E Adrian Sutil, da Force India, fez uma bela ultrapassagem (não me lembro sobre quem) na famosa e difícil curva Eau Rouge, com apenas uma das mãos no volante enquanto usava a outra para reclamar com gestos.
Resultados da Corrida do GP da Bélgica 2013 de Fórmula 1:
(Posição / Piloto / País / Equipe / Motor / Tempo-Diferença)
1 - Sebastian Vettel (Alemanha / Red Bull Racing / Renault) = 44 voltas em 1h,23m,42s,196
2 - Fernando Alonso (Espanha / Scuderia Ferrari / Ferrari) = + 16s,869
3 - Lewis Hamilton (Inglaterra / Mercedes AMG Petronas / Mercedes-Benz) = + 27s,734
4 - Nico Rosberg (Alemanha / Mercedes AMG Petronas / Mercedes-Benz) = + 29s,872
5 - Mark Webber (Austrália / Red Bull Racing / Renault) = + 33s,845
6 - Jenson Button (Inglaterra / Vodafone McLaren / Mercedes-Benz) = + 40s,794 7 - Felipe Massa (Brasil / Scuderia Ferrari / Ferrari) = + 53s,922
8 - Romain Grosjean (França / Lotus F1 Team / Renault) = + 55s,846
9 - Adrian Sutil (Alemanha / Sahara Force India / Mercedes-Benz) = + 1m,09s,541
10 - Daniel Ricciardo (Austrália / Scuderia Toro Rosso / Ferrari) = + 1m,13s,470
11 - Sergio Pérez (México / Vodafone McLaren / Mercedes-Benz) = + 1m,21s,936
12 - Jean-Éric Vergne (França / Scuderia Toro Rosso / Ferrari) = + 1m,26s,740
13 - Nico Hulkenberg (Alemanha / Sauber F1 Team / Ferrari) = + 1m,28s,258
14 - Esteban Gutiérrez (México / Sauber F1 Team / Ferrari) = + 1m,40s,436
15 - Valtteri Bottas (Finlândia / Williams F1 Team / Renault) = + 1m,47s,456
16- Giedo van der Garde (Holanda / Caterham F1 Team / Renault) = + 1 volta
17 - Jules Bianchi (França / Marussia F1 Team / Cosowrth) = + 1 volta
18 - Max Chilton (Inglaterra / Marussia F1 Team / Cosowrth) = + 2 voltas
Vettel mantém a liderança do campeonato de forma mais do que tranquila, assim como a Red Bull Racing. Raikkonen perdeu duas posições na tabela e Hamilton ganhou uma. Próxima parada, GP da Itália em Monza, nos dias 6, 7 e 8 de setembro.
Na última sessão de treinos livres, Sebastian Vettel da Red Bull Racing tomou a liderança nos minutos finais, deixando Fernando Alonso da Scuderia Ferrari em 2º. Kimi Raikkonen da Lotus e Lewis Hamilton da Mercedes AMG, ficaram em 10º e 12º, respectivamente.
Resultados do 3º Treino Livre para o GP da Bélgica 2013 de Fórmula 1:
(Posição / Piloto / País / Equipe / Motor / Tempo-Diferença / Número de voltas)
1 - Sebastian Vettel (Alemanha / Red Bull Racing / Renault) = 1m,48s,327 (16 voltas)
2 - Fernando Alonso (Espanha / Scuderia Ferrari / Ferrari) = 1m,48s,432 + 0s,105 (14)
3 - Mark Webber (Austrália / Red Bull Racing / Renault) = 1m,48s,533 + 0s,206 (16)
4 - Jean-Éric Vergne (França / Scuderia Toro Rosso / Ferrari) = 1m,48s,776 + 0s,449 (15) 5 - Felipe Massa (Brasil / Scuderia Ferrari / Ferrari) = 1m,48s,788 + 0s,461 (15)
6 - Jenson Button (Inglaterra / Vodafone McLaren / Mercedes-Benz) = 1m,48s,882 + 0s,555 (13)
7 - Esteban Gutiérrez (México / Sauber F1 Team / Ferrari) = 1m,48s,930 + 0s,603 (18)
8 - Romain Grosjean (França / Lotus F1 Team / Renault) = 1m,48s,967 + 0s,640 (14)
9 - Nico Rosberg (Alemanha / Mercedes AMG Petronas / Mercedes-Benz) = 1m,48s,993 + 0s,666 (16)
10 - Kimi Raikkonen (Finlândia / Lotus F1 Team / Renault) = 1m,49s,008 + 0s,681 (17)
11 - Daniel Ricciardo (Austrália / Scuderia Toro Rosso / Ferrari) = 1m,49,s035 + 0s,708 (15)
12 - Lewis Hamilton (Inglaterra / Mercedes AMG Petronas / Mercedes-Benz) = 1m,49s,046 + 0s,719 (17)
13 - Adrian Sutil (Alemanha / Sahara Force India / Mercedes-Benz) = 1m,49s,122 + 0s,795 (15)
14 - Valtteri Bottas (Finlândia / Williams F1 Team / Renault) = 1m,49s,177 + 0s,850 (15)
15 - Paul di Resta (Escócia / Sahara Force India / Mercedes-Benz) = 1m,49s,226 + 0s,899 (14)
16 - Sergio Pérez (México / Vodafone McLaren / Mercedes-Benz) = 1m,49s,471 + 1s,144 (14)
17 - Nico Hulkenberg (Alemanha / Sauber F1 Team / Ferrari) = 1m,49s,478 + 1s,151 (19)
18 - Pastor Maldonado (Venezuela / Williams F1 Team / Renault) = 1m,50s,418 + 2s,091 (14)
19 - Charles Pic (França / Caterham F1 Team / Renault) = 1m,51s,416 + 3s,089 (15)
20 - Giedo van der Garde (Holanda / Caterham F1 Team / Renault) = 1m,51s,800 + 3s,473(18)
21 - Jules Bianchi (França / Marussia F1 Team / Cosworth) = 1m,52s,221 + 3s,894(17)
22 - Max Chilton (Inglaterra / Marussia F1 Team / Cosworth) = 1m,53s,507 + 5s,180 (18)
(Foto: Getty Images)
Já na classificação, Hamilton que durante todos os treinos havia feito voltas bem discretas, surpreendeu até a si mesmo ao cravar a pole position, tomando a ponta de Vettel já com o tempo zerado. Mas vamos por partes.
Pelo Q1, para a surpresa de muitas pessoas, as nanicas Marussia a Caterham passaram sem ficar fora do Q2, no qual não entraram as médias Scuderia Toro Rosso, Williams, e Esteban Gutiérrez com um dos carros da Sauber. Os pilotos das equipes de fim de grid ousaram usar os pneus slicks com a pista ainda bem úmida, mas acertaram na escolha que fizeram. Então no Q2 a chuva deu uma trégua e a pista secou o bastante para acabar com as esperanças destes que antes se deram bem. Mas já é melhor do que ter ficado no Q1, então devem ter ficado felizes com o resultado que tiveram.
Por último, no Q3, Paul di Resta da Force India e Felipe Massa da Ferrari marcaram seus tempos primeiro, com a pista que voltou a ficar molhada, usando pneus intermediários. A chuva ficou mais forte, o que indicava que o escocês e o brasileiro se garantiriam na primeira fila, e sendo assim, ambos voltaram aos boxes. Alonso fez o mesmo. Nos momentos finais a pista melhorou muito, e já não dava tempo da equipe de Maranello mandar seus pilotos tentarem algo, o que resultou em uma briga pela pole position entre os pilotos da Mercedes AMG e da Red Bull Racing. Nico Rosberg fez a melhor volta, e foi superado por Mark Webber, que foi superado por Vettel, que por último foi superado por Hamilton. Tudo isso já com o tempo esgotado, ou seja, vieram um atrás do outro, e assim o último foi o primeiro.
Resultados da Classificação para o GP da Bélgica 2013 de Fórmula 1:
(Posição / Piloto / País / Equipe / Motor / Tempo-Diferença)
Q3:
1 - Lewis Hamilton (Inglaterra / Mercedes AMG Petronas / Mercedes-Benz) = 2m,01s,012
2 - Sebastian Vettel (Alemanha / Red Bull Racing / Renault) = 2m,01s,200 + 0s,188s
3 - Mark Webber (Austrália / Red Bull Racing / Renault) = 2m,01s,325 + 0s,313s
4 - Nico Rosberg (Alemanha / Mercedes AMG Petronas / Mercedes-Benz) = 2m,02s,251 + 1s,239s
5 - Paul di Resta (Escócia / Sahara Force India / Mercedes-Benz) = 2m,02s,332 + 1s,320s
6 - Jenson Button (Inglaterra / Vodafone McLaren / Mercedes-Benz) = 2m,03s,075 + 2s,063s
7 - Romain Grosjean (França / Lotus F1 Team / Renault) = 2m,03s,081 + 2s,069s
8 - Kimi Raikkonen (Finlândia / Lotus F1 Team / Renault) = 2m,03s,390 + 2s,378s
9 - Fernando Alonso (Espanha / Scuderia Ferrari / Ferrari) = 2m,03s,482 + 2s,470s 10 - Felipe Massa (Brasil / Scuderia Ferrari / Ferrari) = 2m,04s,059 + 3s,047s
Pessoal, que vacilo meu! Me desculpem. Cheio das coisas de faculdade na cabeça, só agora me dei conta que hoje é sexta-feira, e não quinta. Que lerdeza. Só agora ao abrir sites de automobilismo, vi que tivemos treinos hoje. Por isso não postei os resultados aqui mais cedo, e nem a programação do final de semana ontem.
Bom, nem adianta mais eu dizer os horários dos primeiros treinos. Amanhã o último será às 6h, e a classificação às 9h, assim como a corrida no domingo (horário de Brasília).
Se quer conhecer melhor o traçado incrível de Spa-Francorchamps, que tem uma das curvas mais famosas da Fórmula 1 e talvez a mais famosa, a Eau Rouge, aí vai um vídeo do game simulador "F1 2013", ainda em desenvolvimento pela Codemasters:
Na primeira sessão de treinos, a pista estava um pouco molhada, pois até os pneus intermediários chegaram a ser usados pelo o que vi em fotos. Talvez por isso foi um treino pouco movimentado, com cada piloto dando menos de 20 voltas. Depois puderam usar os slicks, mas provavelmente a pista estava fria.
(Foto: Getty Images)
O bicampeão espanhol Fernando Alonso, da Scuderia Ferrari, foi o mais rápido, seguido de perto por Paul di Resta e Adrian Sutil, respectivamente, da Force India. Ainda na casa do mesmo segundo, mas apenas em 6º, ficou o tricampeão líder do campeonato. Sebastian Vettel. Lewis Hamilton e Mercedes AMG e Kimi Raikkonen da Lotus, que também disputam o campeonato, ficaram em 15º e 21º respectivamente.
Resultados do 1º Treino Livre para o GP da Bélgica 2013 de Fórmula 1:
(Posição / Piloto / País / Equipe / Motor / Tempo-Diferença / Número de voltas)
1) Fernando Alonso (Espanha / Scuderia Ferrari / Ferrari) = 1m,55s,198 (11 voltas)
2) Paul Di Resta (Escócia / Sahara Force India / Mercedes-Benz) = 1m,55s,224 + 0s,026 (10)
3) Adrian Sutil (Alemanha / Sahara Force India / Mercedes-Benz) = 1m,55s,373 + 0s,175 (11)
4) Sergio Pérez (México / Vodafone McLaren / Mercedes-Benz) = 1m,55s,518 + 0s,320 (14)
5) Nico Rosberg (Alemanha / Mercedes AMG Petronas / Mercedes-Benz) = 1m,55s,614 + 0s,416 (10)
6) Sebastian Vettel (Alemanha / Red Bull Racing / Renault) = 1m,55s,636 + 0s,438 (14)
7) Esteban Gutiérrez (México / Sauber F1 Team / Ferrari) = 1m,55s,954 + 0s,756 (18)
8) Nico Hulkenberg (Alemanha / Sauber F1 Team / Ferrari) = 1m,56s,110 + 0s,912 (11)
9) Daniel Ricciardo (Austrália / Scuderia Toro Rosso / Ferrari) = 1m,56s,770 + 1s,572 (14)
10) Valtteri Bottas (Finlândia / Williams F1 Team / Renault) = 1m,56s,858 + 1s,660 (18) 11) Felipe Massa (Brasil / Scuderia Ferrari / Ferrari) = 1m,56s,863 + 1s,665 (10)
12) Pastor Maldonado (Venezuela / Williams F1 Team / Renault) = 1m,57s,081 + 1s,883 (14)
13) Jean-Éric Vergne (França / Scuderia Toro Rosso / Ferrari) = 1m,57s,084 + 1s,886 (17)
14) Jenson Button (Inglaterra / Vodafone McLaren / Mercedes-Benz) = 1m,57s,281 + 2s,083 (14)
15) Lewis Hamilton (Inglaterra / Mercedes AMG Petronas / Mercedes-Benz) = 1m,57s,358 + 2s,160 (10)
16) Heikki Kovalainen (Finlândia / Caterham F1 Team / Renault) = 1m,57s,821 + 2s,623 (16)
17) Giedo van der Garde (Holanda / Caterham F1 Team / Renault) = 1m,57s,887 + 2s,689 (16)
18) Max Chilton (Inglaterra / Marussia F1 Team / Cosworth) = 1m,58s,600 + 3s,402 (14)
19) Mark Webber (Austrália / Red Bull Racing / Renault) = 1m,58s,929 + 3s,731 (12)
20) Jules Bianchi (França / Marussia F1 Team / Cosworth) = 1m,59s,209 + 4s,011 (12)
21) Kimi Raikkonen (Finlândia / Lotus F1 Team / Renault) = 1m,59s,441 + 4s,243 (11)
22) Romain Grosjean (França / Lotus F1 Team / Renault) = 2m,03s,176 + 7s,978 (15)
(Foto: Getty Images)
Pilotos das nanicas Marussia e Caterham, das médias Williams e Sauber, e
da grande (porém neste ano ruim) McLaren, deve, ter ficado felizes em
poder andar um pouco mais à frente nesta sessão. Pena para eles que, na seguinte, isso não se repetiu.
Vettel liderou uma dobradinha da Red Bull Racing, e logo atrás, Romain Grosjean da Lotus, que antes tinha sido o último. E em 5º, dou destaque para o surpreendente tempo de Jean-Éric Vergne, da Scuderia Toro Rosso. Entre ele e Grosjean, ficou Felipe Massa da Ferrari. Dos que disputam o título, além do alemão, ficaram nesta ordem: Raikkonen em 6º, Alonso em 7º e Hamilton em 12º.
Resultados do 2º Treino Livre para o GP da Bélgica 2013 de Fórmula 1:
(Posição / Piloto / País / Equipe / Motor / Tempo-Diferença / Número de voltas)
1 - Sebastian Vettel (Alemanha / Red Bull Racing / Renault) = 1m,49s,331 (22 voltas)
2 - Mark Webber (Austrália / Red Bull Racing / Renault) = 1m,49s,390 + 0s,059 (34)
3 - Romain Grosjean (França / Lotus F1 Team / Renault) = 1m,50s,149 + 0s,818 (34) 4 - Felipe Massa (Brasil / Scuderia Ferrari / Ferrari) = 1m,50s,164 + 0s,833 (27)
5 - Jean-Éric Vergne (França / Scuderia Toro Rosso / Ferrari) = 1m,50s,253 + 0s,922 (28)
6 - Kimi Raikkonen (Finlândia / Lotus F1 Team / Renault) = 1m,50s,318 + 0s,987 (33)
7 - Fernando Alonso (Espanha / Scuderia Ferrari / Ferrari) = 1m,50s,510 + 1s,179 (21)
8 - Sergio Pérez (México / Vodafone McLaren / Mercedes-Benz) = 1m,50s,536 + 1s,205 (27)
9 - Nico Rosberg (Alemanha / Mercedes AMG Petronas / Mercedes-Benz) = 1m,50s,601 + 1s,270 (33)
10 - Paul di Resta (Escócia / Sahara Force India / Mercedes-Benz) = 1m,50s,611 + 1s,280 (27)
11 - Adrian Sutil (Alemanha / Sahara Force India / Mercedes-Benz) = 1m,50s,629 + 1s,298 (30)
12 - Lewis Hamilton (Inglaterra / Mercedes AMG Petronas / Mercedes-Benz) = 1m,50s,751 + 1s,420 (27)
13 - Nico Hulkenberg (Alemanha / Sauber F1 Team / Ferrari) = 1m,50s,972 + 1s,641 (33)
14 - Pastor Maldonado (Venezuela / Williams F1 Team / Renault) = 1m,50s,991 + 1s,660 (28)
15 - Jenson Button (Inglaterra / Vodafone McLaren / Mecerdes-Benz) = 1m,51s,195 + 1s,864 (28)
16) - Daniel Ricciardo (Austrália / Scuderia Toro Rosso / Ferrari) = 1m,51s,447 + 2s,116 (26)
17 - Valtteri Bottas (Finlândia / Williams F1 Team / Renault) = 1m,51s,568 + 2s,237 (28)
18 - Esteban Gutiérrez (México / Sauber F1 Team / Ferrari) = 1m,51s,644 + 2s,313 (26)
19 - Giedo van der Garde (Holanda / Caterham F1 Team / Renault) = 1m,53s,157 + 3s,826 (21)
20 - Charles Pic (França / Caterham F1 Team / Renault) = 1m,53s,251 + 3s,920 (29)
21 - Jules Bianchi (França / Marussia F1 Team / Cosworth) = 1m,53s,482 + 4s,151 (28)
22 - Max Chilton (Inglaterra / Marussia F1 Team / Cosworth) = 1m,54s,418 + 5s,087 (12)
Ah, o belo Estádio Governador Magalhães Pinto, mais conhecido como Mineirão... Há anos não o visito, mesmo tendo morado em Belo Horizonte no ano passado, quando estudava Relações Internacionais na PUC Minas.
Não sei muito de futebol, mas é óbvio que este estádio foi palco de históricas partidas de futebol. A mais recente, do dia 24 para o dia 25 de julho deste ano, quando o Clube Atlético Mineiro, o Galo, conquistou seu primeiro título na Libertadores. Apesar de ser apenas um simpatizante do futebol (e olha lá), é claro que eu não ia perder a oportunidade de dizer isso (risos), afinal, é time para o qual eu torço.
"Mas Paulo, por que você está falando do Mineirão? Além de você não saber nada de futebol, este é um blog de automobilismo!" Então, meus caros leitores, vocês tem razão, mas o Mineirão não é apenas o cenário de partidas épicas... Também foi de corridas! Sim, podem acreditar, e nomes famosos como o dos irmãos Fittipaldi já apareceram por lá. Hoje venho contar a história de uma dessas corridas.
Tudo começou quando um jovem que morava em Brasília parou de estudar Engenharia Mecânica na UnB (Universidade de Brasília), e como brilhante mecânico que já era, foi desenvolver suas habilidades em uma oficina. Ele tinha um sonho: o de ser piloto. Mas o pai era contra. Logo, ele começou a participar secretamente de corridas.
Certa vez, ele não tinha um carro, mas tinha o equipamento: um motor forte e discos de freio. Foi quando ficou sabendo das corridas ao redor do Mineirão, e instalando suas peças no carro de um cliente da oficina, o tomou emprestado e foi para Minas Gerais com o pouco dinheiro que tinha.
Se inscreveu na corrida, e venceu. Ainda bem que venceu, pois só com o dinheiro do prêmio é que pôde voltar para Brasília. Ah, sim! Qual era o nome dele, né? Me desculpem por ter esquecido de apresentar este jovem. Bom, era um certo Nelson Piquet...
A seguir, um vídeo que mostra as antigas corridas do Mineirão.
Eu não tenho nada contra o Jenson Button ou a McLaren. Muito pelo contrário. Mas rir um pouco é bom, não é? Nesse caso, este comercial do Santander com o campeão inglês ajuda bastante.
O ano era 1989, quando o jovem de 16 anos Rubens Barrichello fez sua estréia na Fórmula Ford, correndo no circuito de rua de Florianópolis. Chegou à categoria de monopostos com um respeitável currículo no kart: 5 vezes campeão paulista, 5 vezes campeão brasileiro e 1 vez campeão sul-americano.
Na Fórmula Ford, ele estreou nesta pista com pole position e vitória sob a chuva, com um carro defasado. Não foi campeão, mas no ano seguinte foi para a Europa correr na Fórmula Opel, categoria em que foi campeão em seu primeiro ano, e em 1991 conquistou mais um título na Fórmula 3 Inglesa. O último passo antes da Fórmula 1 foi a Fórmula 3000, na qual foi o 3º colocado no campeonato de 1992.
Curiosidade: na matéria do vídeo a seguir, é dada a informação de que Rubinho não tinha carteira de motorista, o que é óbvio pela sua idade. Ok, mas na F-Opel precisava de habilitação, e como foi para lá em 1990, ele ainda tinha apenas 17 anos. A solução? O pai de Rubinho também se chama Rubens Barrichello, e faz aniversário no mesmo dia que o filho. Sim, isso mesmo, Rubinho correu na Europa com a carteira de motorista do pai.
Desta vez uma certa revista automotiva caprichou: mostrou o quão tendenciosa pode ser.
Na edição de agosto, na qual o novo Toyota Corolla é a capa (de novo),
logo nas primeiras páginas tem uma propaganda da Honda. Já é um sinal de
que esta segunda marca japonesa investiu nesta edição.
Eu não tenho nada contra o Honda Civic. Muito pelo contrário, penso que este é um ótimo carro e adoraria ter um.
No que ele perde e feio para o Corolla, é em manutenção. Mas isso não
lhe tira muito mérito, e o que eu li na revista foi muito desnecessário. Sobre isto da manutenção, faço a seguinte proposta: contem quantos Civic e quantos Corolla vocês vão ver dentro de uma oficina a partir de hoje, de qualquer geração. O Civic aparece mais, para resolver algum probleminha ou outro. Principalmente no motor. Já o Corolla, é muito difícil ver um com defeito, e normalmente nessas raras ocasiões, só aparecem em uma oficina para fazer uma revisão.
A nova geração do Corolla (carro que, se somar todas as gerações, é o
mais vendido do mundo) deu talvez seu maior salto das últimas décadas em
relação ao seu antecessor. Mas mesmo assim a revista fez questão de
dizer que este novo automóvel não se revolucionou tanto quanto foi com o
Civic em 2006, que de fato, foi um estouro mesmo. Mas para quê dizer
isso? Foi há anos atrás, em uma geração passada.
Em cada
parágrafo tinha algum "mimimi" do tipo "ah, ele tem isso mas o
Civic...blablabla". É claro que as comparações devem ser feitas, pois
estes carros são rivais há décadas, mas do modo como isto foi feito ali
naquela matéria, foi ridículo.
Se essa matéria foi comprada, é
porque a Honda está com medo da concorrência. Do Corolla continuar sendo
mais vendido. Está com medo porque sabe que as diferenças do Civic novo
para o anterior, não foram lá grandes coisas. Aliás, em alguns mercados
o feedback realmente não foi dos melhores. Enquanto isso, o Corolla
nasceu maior e melhor do que a geração anterior (só estou esperando para
ver se vai manter a confiabilidade). Agora com o novo (e que demorou anos para sair) motor de 2.0L, que o novo Civic passa a ser um pouco mais atraente do que antes.
Não é "fanboyzice", mas
se tem um carro vendido aqui para o qual eu pago pau, essa carro é o
Corolla. Mas um Civic é muito bem-vindo também. Inclusive, para eu não parecer tendencioso aqui (apesar de estar apenas desfazendo uma injustiça), pelo meu estilo de dirigir, sou muito mais o Civic. Normalmente prefiro emoção do que luxo. Corolla é mais voltado para o conforto, e Civic para a esportividade.