terça-feira, 30 de outubro de 2018

Rapidinhas ( ͡° ͜ʖ ͡°) do dia: Ericsson na IndyCar; testes em Austin; Giovinazzi e Caldrón pilotam Alfa Romeo Sauber; pneus para o GP do Brasil de Fórmula 1; Vettel e Coulthard na ROC; e mais das placas Mercosul


Mesmo continuando como piloto reserva da Alfa Romeo Sauber, pois perderá seu lugar na Fórmula 1 ano que vem para Antonio Giovinazzi, Marcus Ericsson não quer ficar parado.

O sueco anunciou hoje que em 2019 irá correr pela Schmidt Peterson Motorsports na IndyCar Series, formando dupla com James Hinchcliffe. Até já fez o molde do banco, como podem ver. E não, ele não está substituindo o lecionado Robert Wickens

Este está passando por uma árdua recuperação e, trago notícias tristes: está quase totalmente paralisado da cintura para baixo. Mas caso se recupere (esperamos muito que sim), terá seu carro disponível para correr.


Falando em reservas, Giovinazzi foi à pista hoje, ainda no Autódromo Hermanos Rodríguez, para fazer testes com novos compostos da Pirelli. Depois, a também reserva Tatiana Calderón fez sua estreia pela equipe, completando 25 voltas.

E falando em testes e também em IndyCar, se a categoria irá correr no Circuito das Américas ano que vem, já seria bom conhecê-lo, não? Pois bem, foi o que aconteceu esta semana.

Tony Kanaan e Alexander Rossi, da AJ Foyt e da Andretti, respectivamente, pilotaram esta semana na pista de Austin, no Texas. Dois vencedores das 500 Milhas de Indianápolis. Lembrando que não foi a primeira vez do americano por ali, já que correu pela extinta Manor na Fórmula 1.

Voltando a tratar de pneus, a Pirelli divulgou as escolhas dos pilotos/das equipes para o GP do Brasil, que acontece sem ser neste, no final de semana seguinte.


Diga-se de passagem, na ala gamer do evento, teremos um convidado especial: Eduardo Benvenuti, mais conhecido como BRKsEDU.

Já que este post está um vem e vai só, retornando ao México, onde acontecerá a próxima edição da Race of Champions, dois nomes vitoriosos da disputa foram confirmados: Sebastian Vettel e David Coulthard.

E por último, já de saco cheio sobre este assunto e, aliás, mais um vem e vai: após terem sido suspensas, as placas do Mercosul voltaram a ser liberadas - embora o Detran do Rio de Janeiro tivesse continuado os procedimentos, com o aval do Governo Federal.


Página do AutoblogPV8 no Facebook: https://www.facebook.com/Autoblogpv8

Um abraço!

domingo, 28 de outubro de 2018

Fórmula 1 2018 - GP do México - Corrida


Merecidamente, piloto do dia: Max Verstappen tomou a liderança logo na largada, para não mais sr incomodado e só abrir distância sobre os adversários, vencendo o GP do México.

Poderia ser uma dobradinha da Aston Martin Red Bull, porém, mais uma vez, uma unidade motriz Renault do carro de Daniel Ricciardo, para variar, foi para o saco.

Outros abandonos foram do piloto da casa, Sergio Pérez, da Racing Point Force India, Carlos Sainz Jr., da Renault Sport e Fernando Alonso, da McLaren.


Mas talvez Sebastian Vettel pudesse superar o australiano. O alemão e seu companheiro Kimi Raikkonen, completaram o pódio pela Ferrari no Autódromo Hermanos Rodríguez.

A grande festa, porém, foi daquele que após sofrer muito com os pneus, chegou apenas em 4º lugar: Lewis Hamilton é pentacampeão mundial de Fórmula 1!

Interessante... Ano passado, Hamilton também conquistou o título na Cidade do México, igualmente numa vitória de Verstappen.


Foi admirável o respeito entre o inglês e seu rival tetracampeão alemão, se cumprimentando após a prova. É assim que se comportam os grandes esportistas.

Valtteri Bottas completou o top 5 para a Mercedes, que ficou perdidinha sobre o consumo de pneus. Ficaram e ficamos sem entender o que estava acontecendo, mas convenhamos que, considerando os treinos, não foi uma surpresa.

Passando para os mortais, Nico Hülkenberg terminou em um ótimo 6º lugar pela Renault Sport. A Alfa Romeo Sauber pontuou com os dois carros, com Charles Leclerc e Marcus Ericsson em 7º e 9º, respectivamente. Entre eles, a McLaren de Stoffel Vandoorne. E levando o último pontinho, Pierre Gasly, da Toro Rosso-Honda, que havia largado em último.





Página do AutoblogPV8 no Facebook: https://www.facebook.com/Autoblogpv8

Um abraço!

Petecof vence e Fittipaldi é campeão da Fórmula 4 Italiana


Piloto da Prema/Theodore Racing e membro da Ferrari Driver Academy, Gianluca Petecof conquistou ontem sua primeira vitória na Fórmula 4 Italiana.

Nas corridas de hoje, o brasileiro também subiu ao pódio duas vezes, como já havia feito eventualmente ao longo da temporada. Mas a festa maior foi daquele seu conterrâneo que neste domingo esteve no topo duas vezes.

Jogado para fora da pista de Mugello ontem, Enzo Fittipaldi largou na pole position nas três corridas desta rodada tripla, e as duas últimas, venceu.

Assim, o obviamente também brasileiro, companheiro de equipe do vencedor de ontem e igualmente piloto do programa de desenvolvimento da Scuderia, conquistou o título da categoria.


Página do AutoblogPV8 no Facebook: https://www.facebook.com/Autoblogpv8

Um abraço!

sábado, 27 de outubro de 2018

Fórmula 1 2018 - GP do México - Classificação


Após dominar todos os treinos livres, parecia que Max Verstappen cravaria a sua primeira pole positon e assim, seria o piloto mais jovem a fazê-lo na história da Fórmula 1. Porém...

Se me permitem brincar um pouco, o holandês deve ter pensado "Hoje não! Hoje não! Hoje não! Hoje sim... hoje sim.", porque a honra da classificação do GP do México, coube ao outro rubro-taurino, Daniel Ricciardo - pela segunda vez no ano e terceira na carreira (as outras duas, até então em circuito de rua: Mônaco, em 2016 e 2018).

De qualquer forma, primeira fila para a Aston Martin Red Bull. O australiano conseguiu por um pentelhímetro, com o perdão da palavra/trocadilho infame/neologismo. E claro, novo recorde de pista.

Só então viram as Mercedes e Ferrari, que até chegaram a assustar no Q1 e no Q2. Com os carros alternados, ficaram do 3º ao 6º lugares na seguinte ordem: Lewis Hamilton, Sebastian Vettel, Valtteri Bottas e Kimi Raikkonen.

Completando a turma do Q3, vieram juntas as Renault Sport, de Nico Hülkenberg e Carlos Sainz Jr., e as Alfa Romeo Sauber, de Charles Leclerc e Marcus Ericsson, respectivamente.

Para hoje até havia previsão de chuva, como aconteceu mais cedo. Mas não tivemos uma gota d'água caindo no Autódromo Hermanos Rodríguez agora à tarde.

Ah! E embora apareça em 15º, Pierre Gasly larga lá de trás, em último ou, dependendo, até dos boxes, porque mais uma vez a Toro Rosso mexeu mais do que podia na unidade motriz da Honda.


Página do AutoblogPV8 no Facebook: https://www.facebook.com/Autoblogpv8

Um abraço!
Paulo Vitor (novo Twitter)

Fórmula 1 2018 - GP do México - 3º Treino Livre


Mantendo o domínio de ontem no Autódromo Hermanos Rodrígez pela Aston Martin Red Bull, Max Verstappen liderou a última sessão de treinos livres para o GP do México 2018 de Fórmula 1, que começou com pista molhada.

Curioso que, o melhor tempo dele, marcado já com a contagem regressiva zerada, foi basicamente ele superando seu próprio setor 2, mas indo menos bem tanto no 1 quanto no 3. E ainda assim, estebeleceu um novo recorde de pista.

Lewis Hamiton da Mercedes e Sebastian Vettel da Ferrari, até melhoraram. Foram 2º e 3º, respectivamente. No entanto, ainda assim não estão próximos do holandês rubro-taurino, não. E para isso, encontrei algumas explicações de ontem para hoje.

Não sou o cara de exatas que explicará tudo cientificamente. O que posso dizer é que as condições, de asfalto, de ar, de altitude, de clima, enfim, a Cidade do México, propicia isso.

Primeiro fator: da forma como os motores "respiram", lugares altos tão uma equilibrada na potência - bom para Renault e Honda. Segundo: parece meio paradoxal, mas esse asfalto não é muito aderente, porém, ao mesmo tempo, o torque dos Mercedes-Benz e dos Ferrari está "moendo" os pneus em poucas voltas.

Ou seja, uma pista para aqueles carros, digamos, menos canhões e mais dinâmicos, e seus pilotos, deitarem e rolarem.

Voltando aos tempos, o outro rubro-taurino, Daniel Ricciardo, foi o 4º. Kimi Raikkonen, da Scuderia, fechou o top 5, seguido por Charles Leclerc, da Alfa Romeo Sauber, Carlos Sainz Jr., da Renault Sport, Pierre Gasly, da Toro Rosso-Honda e, completando o top 10, o outro carro ítalo-suíço de Marcus Ericsson e o outro francês, de Nico Hülkenberg.


Página do AutoblogPV8 no Facebook: https://www.facebook.com/Autoblogpv8

Um abraço!
Paulo Vitor (novo Twitter)

sexta-feira, 26 de outubro de 2018

Speedtail: o sucessor do McLaren F1


Se for para fazer uma lista dos dez superesportivos mais icônicos da história da indústria automobilística, certamente o F1 mereceria o seu lugar de destaque.

A propósito, eu poderia fazer um post sobre o mesmo em outra oportunidade. Mas hoje, não. Hoje, a McLaren apresentou o sucessor daquele nascido em 1993 - tal como este que vos fala, diga-se de passagem.

Eu queria de cara colocar uma foto em que há uma das coisas que mais chamava a atenção no clássico: o cockpit central.


Eis, senhoras e senhores, o Speedtail. Acho que o nome é bem sugestivo, não? Pois vejam as fotos acima e abaixo.

Aliás, este ano eles estão com essa coisa de cauda, né?


Trata-se agora de um hiperesportivo. Sim, híbrido. Ou seja, estamos falando de mais de 1.000 cv de potência.

A fábrica de Woking, no entanto, ainda não nos deu tantos detalhes. Provavelmente é uma evolução da unidade motriz do P1 - ou pelo menos algo do desenvolvimento deste, assim como a tecnologia vinda da Fórmula 1, devem ter sido aproveitadas.


Aqui, temos 1.050 cv. Faz de 0 a 300 km/h em 12,8 segundos e ultrapassa os 400 km/h. Atinge 403 km/h, para ser mais preciso.

É o carro de rua mais rápido da história da marca, "apenas". E claro que não é uma brincadeira nada barata: 1,75 milhão de libras esterlinas.


Tem bala na agulha? Sinto muito, pois todas as 106 unidades, limitadas, já foram vendidas. Terá que convencer um dos donos.


Lindo, não? Que máquina... que aliás, embora soubéssemos que algo seria apresentado hoje, não sabíamos o que era e nada foi vazado.


Página do AutoblogPV8 no Facebook: https://www.facebook.com/Autoblogpv8

Um abraço!
Paulo Vitor (novo Twitter)

Fórmula 1 2018 - GP do México - 1º e 2º Treinos Livres


Arrisquei palpitar e, parece que acertei: a Aston Martin Red Bull está muito forte no Autódromo Hermanos Rodríguez. Em especial, Max Verstappen.

Ah! E eles vem com bom ritmo de corrida, também. Parece que se deram melhor nas simulações de corrida quanto ao desgaste dos pneus Pirelli. Enfim...

Nos dois treinos livres desta sexta-feira para o GP do México, os rubro-taurinos fizeram dobradinhas com o holandês à frente de Daniel Ricciardo. Mais surpreendente que isto, porém...

Carlos Sainz Jr. em 3º, nas duas sessões. Sendo que na matinal, Nico Hülkenberg foi o 4º e, só à tarde, Sebastian Vettel conseguiu colocar a Ferrari entre as Renault Sport.


Quem diria, hein? Parece que a Cidade do México faz bem aos motores franceses. E os carros amarelos também deram uma melhorada.

Depois de Hulk fechar o top 5 à tarde, em seguida ainda veio Brendon Hartley, da Toro Rosso-Honda, colocando as Mercedes e o outro carro da Scuderia, de Kimi Raikkonen, no bolso. Gente... o que está acontecendo?

De manhã, Lewis Hamilton, Valtteri Bottas, Vettel e Raikkonen foram, nesta ordem, de 5º a 8º, apenas. À tarde, apenas o alemão ferrarista apresentou alguma melhora significativa. Os outros, parecem ter piorado, como podem ver na tabela.

Eu não sei explicar isso, pois, confesso, estive o dia todo fora, não tendo tempo para acompanhar as atividades. Mas sei lá... pneus, motor, questão de acerto... há algo de peculiar nos ares mexicanos.

Bom... pelo menos isso vai nos gerar um último treino, classificação e corrida bem interessantes!


Página do AutoblogPV8 no Facebook: https://www.facebook.com/Autoblogpv8

Um abraço!

quinta-feira, 25 de outubro de 2018

Rapidinhas ( ͡° ͜ʖ ͡°) do dia: a Ford F-150 de Ken Block; perda na Ferrari na Fórmula 1; e Seletiva de Kart Petrobras dá oportunidade de Fórmula 4 pela Carlin


Ken Block apresentou mais um de seus brinquedos, preparado pela sua oficina Hoonigan: a Hoonitruck.

Trata-se de uma picape Ford F-150 de 1970. Sim, igual as que eram comercializadas aqui no Brasil. Por que este modelo tão peculiar? Por uma razão mais emotiva: foi numa desta, do seu pai, que o então pequeno piloto aprendeu a dirigir em meados da década de 1980.

Mas aqui temos um V6 Coyote EcoBoost biturbo de 3.5L do Ford GT, acoplado a, me parece, um câmbio sequencial de 6 marchas. Gera 927 cv de potência e 96,8 kgfm de torque.


Quando Kimi Raikkonen subiu ao topo do pódio no GP dos Estados Unidos, o chefe de equipe Maurizio Arrivabene foi às lágrimas.

Pois eis a razão: na semana que tinha se passado, a Ferrari havia perdido seu chefe de performance, Daniele Casanova, aos 48 anos, vítima de um infarto enquanto dormia. A vitória, então, foi dedicada ao engenheiro.

Por último, Lukas Okada e Enzo Prando, campeão e vice-campeão, respectivamente, da Seletiva Petrobras de Kart, ganharam com isso uma oportunidade e tanto.

Os garotos vão para o País de Gales, onde ganharam uma oportunidade de testar de Fórmula 4 pela Carlin, além de testes em simuladores de Fórmula 1.


Página do AutoblogPV8 no Facebook: https://www.facebook.com/Autoblogpv8

Um abraço!

quarta-feira, 24 de outubro de 2018

Atrasadíssimo, mas só para constar... P.S.: ou relembrando


Ultimamente aqui perto de casa, tenho visto muito uns Chevrolet Tigra e um Calibra, lindos.

Como era legal, não? A época em que a General Motors trazia os carros da Opel para o Brasil. Esses aí, Astra, Corsa, o nosso Vectra GT, que era um Astra mais novo e, enfim...

Lembrei que no início do ano, haviam rumores sobre o Grupo PSA (Peugeot-Citroën/DS) estar interessado em adquirir a montadora alemã. Mas não voltei a dar aquela conferida sobre este tema.

Pois bem, aconteceu. Os franceses compraram. E já faz meses, viu? Foi em março! Consequentemente, levaram a Vauxhall junto.

Diga-se de passagem, descobri esta outra marca ali pelos menos 11, 12 anos, ao começar a jogar Need for Speed: Underground 2, em que um dos carros iniciais era um conhecido de nós brasileiros: a então nova geração do Corsa. "Mas o que é isto de Vauxhall?", pensava o jovenzinho Paulo Vitor.

Enfim, esta outra era (não que tenha deixado de existir, mas agora, tem outra dona), digamos, a divisão britânica/inglesa (vendem na Austrália e na Nova Zelândia, também) da Opel, fazendo os carros com a direção do lado direito.

Só para falar uma terceira vez no modelo, o Corsa ainda existe em nova geração, tanto na Opel quanto na Vauxhall.

Ah, não acredito... Agora que este que vos fala terminou o post, viu que falou, sim, sobre isto na época. A cabeça está ficando ruim, hein?

Bom, vai ficar aqui, agora, pois acho que serviu para contar algumas curiosidades para quem não sabia, além de relembrar - já que eu mesmo havia me esquecido, rs.


Página do AutoblogPV8 no Facebook: https://www.facebook.com/Autoblogpv8

Um abraço!

Rapidinhas ( ͡° ͜ʖ ͡°) do dia: Lauda em casa; suspensão da placa Mercosul; e Herrara na MotoE


Perto de se completarem três meses desde a sua internação após um transplante de pulmão, Niki Lauda recebeu alta do hospital.

O tricampeão mundial de Fórmula 1 poderá continuar sua recuperação em casa e, após passar por algo tão grave, dizem que austríaco passa bem.

Adota a placa, volta atrás, tira a placa, suspende a placa... sinceramente? Que preguiça de ainda falar nisso, tamanha desorganização. Ah, francamente, Estado brasileiro...

Enfim, após o início da adoção das novas placas do Mercosul no Rio de Janeiro em setembro, o Contran (Conselho Nacional de Trânsito) suspendeu os emplacamentos em todo o país, a "pedido" de uma desembargadora.

Provavelmente porque ocorriam algumas falhas como... radares que não conseguiam aplicar multa, rs.

Por último, mas não menos importante, teremos uma pilota na MotoE em 2019, a nova divisão elétrica da MotoGP.

Será María Herrera, espanhola que irá correr pela Ángel Nieto.


Página do AutoblogPV8 no Facebook: https://www.facebook.com/Autoblogpv8

Um abraço!
Paulo Vitor (novo Twitter)

terça-feira, 23 de outubro de 2018

Pirelli apresenta os pneus para a Fórmula 1 em 2019


Pensei que seria desnecessário voltar a falar disso por aqui, mas como até então se tratava apenas de um rumor e já estou com a mão na massa, vamos lá.

Você também está perdido com as nomenclaturas "pneusísticas" da Fórmula 1 em 2018? Médio, macio, super macio, ultra macio, hiper macio, mega macio, macio pra caralho, macio pra caralho plus ultra, enfim... seus problemas acabaram!

Em 2019, a Pirelli terá "apenas" três compostos para pista seca: duro, médio e macio. Por que as aspas? Porque serão só três identificações, para facilitar a vida do telespectador. Mas podem ser diversos compostos, como hoje.

Como assim? Por exemplo... um duro para usar em Mônaco, seria equivalente a um macio para Spa. Ou o macio da vez, parecido com um hiper macio de hoje. E poderemos saber disso no devido momento. Entenderam?


Página do AutoblogPV8 no Facebook: https://www.facebook.com/Autoblogpv8

Um abraço!

Fórmula 1 2018 - GP do México - Informações


Aproveitando que acabei de falar do Autódromo Hermanos Rodríguez, por causa da Race of Champions que será lá... temos GP do México de Fórmula 1 neste final de semana!

Olha... vou cravar um palpite aqui: Max Verstappen será o vencedor. Ele se mostrou muito forte no GP dos Estados Unidos e, tanto o traçado quanto as condições climáticas, a altitude etc., são favoráveis aos rubro-taurinos. Tanto que o próprio holandês venceu por lá no ano passado.

Poderia ser Daniel Ricciardo? Sim, se a Aston Martin Red Bull não estivesse tão "estranha" com ele. Não deixa participar de determinadas reuniões e não poderá participar do teste pós-temporada em Yas Marina - nem mesmo com sua futura equipe, Renault Sport. Seria papo de louco falar em autossabotagem? Seria, se o time não estivesse consolidado na terceira posição do mundial de construtores.

Enfim, mas podemos esperar por Ferrari e Mercedes bem fortes na Cidade do México, também. Pau a pau, quem sabe. 

Mudando de assunto... eis as escolhas de pneus dos pilotos/das equipes, a programação e as informações de pista da Pirelli.


Programação (horário de Brasília):

Sexta-feira: 1º Treino Livre às 12h00, e 2º Treino Livre às 16h00;
Sábado: 3º Treino Livre às 12h00, e Classificação às 15h00;
Domingo: largada da corrida às 16h10


Acho que estou postando dois mapas desnecessariamente, com este aqui da fabricante de pneus, né?


Página do AutoblogPV8 no Facebook: https://www.facebook.com/Autoblogpv8

Um abraço!

Rapidinhas ( ͡° ͜ʖ ͡°) do dia: Race of Champions no México; e Granado na MotoE


A edição de 2019 da Race of Champions, já tem data e lugar para acontecer.

Será no Autódromo Hermanos Rodríguez, na Cidade do México. A ROC México acontecerá nos dias 19 e 20 de janeiro.

Na MotoGP, dispensando pela Forward da Moto2, Eric Granado volta ao mundial de motovelocidade em 2019, mas não para a mesma divisão.

O piloto brasileiro irá correr pela Avintia na MotoE, nova classe de motos elétricas.


Página do AutoblogPV8 no Facebook: https://www.facebook.com/Autoblogpv8

Um abraço!

segunda-feira, 22 de outubro de 2018

O nascimento de uma "nova" Fórmula 3

Eis que na tarde de hoje, surge um novo perfil de Fórmula 3 no Twitter, com ligação com a FIA.

Muito provavelmente, será uma transformação da GP3 Series para o ano que vem (o que era até esperado), tal como de 2016 para 2017 a GP2 Series virou Fórmula 2. Salvo engano, agora todas nas mãos da Liberty Media, o que possibilitou as mudanças de nomes, já que naturalmente Bernie Ecclestone se colocava contra.

O que não necessariamente desfaz a Fórmula 3 Europeia, igualmente chancelada pela FIA. Fica uma categoria continental e outra mundial. Vamos ver se as duas poderão conviver, ou se uma poderá provocar o fim da outra.

A princípio, foram anunciadas as inscrições de dez equipes: ART Grand Prix, Campos Racing, Carlin, Charouz, Hitech GP, HWA AG, Jenzer Motorsport, Prema e Trident Team.

Todas elas poderão contar com três carros no grid e, a propósito, um novo bólido deverá ser apresentado no próximo mês, em Abu Dhabi (onde a GP3 estará, logo...).


Página do AutoblogPV8 no Facebook: https://www.facebook.com/Autoblogpv8

Um abraço!

domingo, 21 de outubro de 2018

A vitória de Raikkonen na Fórmula 1 e mais um título de Márquez na MotoGP


Que corrida foi o GP dos Estados Unidos, minha gente! Que corrida... que eu perdi. E não queria esperar VTs (mas tendo assistido, farei alterações), para não atrasar muito aqui.

Como havia avisado previamente, este final de semana eu estaria um tanto ocupado. Mas fui acompanhando tudo via redes sociais, na medida do possível.

Lewis Hamilton dominou Austin na sexta-feira, mas sábado, no último treino, Sebastian Vettel mostrou que a Ferrari tinha potencial. Mais tarde, na classificação, o inglês acabou levando a pole position. O alemão estaria na primeira fila, não fosse uma punição que lhe tirou três posições do grid.

Coube ao alemão a honra de dar à Scuderia seu primeiro triunfo no Circuito das Américas? Não. Esta foi a façanha de Kimi Raikkonen! Privilégio ainda maior, foi tornar-se o finlandês que mais venceu na Fórmula 1!

Colado no Iceman, veio Max Verstappen, com a Aston Martin Red Bull, largando de 15º. Esse rapaz é espetacular, mesmo. E digo mais: superou Hamilton no braço. Seu companheiro Daniel Ricciardo não teve a mesma "sorte" e, mais uma vez, abandonou. O carro simplesmente sofreu mais um apagão.

Além do australiano, também não completaram: Charles Leclerc, da Alfa Romeo Sauber; Romain Grosjean, da Haas; e Fernando Alonso, da McLaren. Os dois primeiros, porque o francês atingiu o carro do monegasco, comprometendo a performance de ambos, e o terceiro, por - mais uma vez - ter sido atingido por Lance Stroll, da Williams, que por isso foi até punido.

O piloto da Mercedes que poderia ter faturado hoje o seu quinto título mundial, apenas completou o pódio. Porque sofreu demais com o desgaste dos pneus (o que não tira o mérito do Iceman, que tomou a liderança dop inglês na largada e o segurou por quase 22 voltas). E com o rival chegando logo atrás (com sorte, pois rodou no começo), a decisão foi adiada. Fechando o top 5, a outra Flecha Prateada, de Valtteri Bottas.

Em seguida, chegaram juntas as Renault Sport, de Nico Hülkenberg e Carlos Sainz Jr., nesta ordem. Na Racing Point Force India, Esteban Ocon foi o 8º e Sergio Pérez fechou a zona de pontuação. Entre eles, ficou a Haas de Kevin Magnussen.

Atualização: a FIA desclassificou Ocon e Magnussen na inspeção pós prova, devido ao uso do combustível. Assim, Brendon Hartley, da Toro Rosso-Honda e Marcus Ericsson, da Alfa Romeo Sauber, entram na zona de pontuação, herdando as posições de 9º e 10º, respectivamente.

Agora, se desta vez Hamilton deu bobeira numa pista em que ele domina, o mesmo não se pode dizer de outro piloto, em outra grande categoria mundial. Mas sobre duas rodas.

A MotoGP esteve neste final de semana em Motegi, para o GP do Japão.

Marc Márquez, da Honda, já estava com uma mão na taça. Mas Andrea Dovizioso, da Ducati, foi um adversário muito duro... até cair.

Assim, o espanhol conquistou mais uma vitória e, mais uma vez, foi campeão.

Se contarmos desde as categorias de base do mundial, da até então 125cc e da Moto2, o Formiga Atômica tornou-se heptacampeão! Mas "só na classe principal", ele faturou o caneco pela quinta vez!

Conquistas estas, todas, que foram alcançadas apenas de 2010 para cá. Em pouquíssimo tempo, gostem ou não do sujeito, podemos afirmar que estamos vendo um dos melhores pilotos de motociclismo de todos os tempos! Um gigante!

Como eu não pude acompanhar ao vivo pela TV, um final de semana tão espetacular como este? Aiai...


Página do AutoblogPV8 no Facebook: https://www.facebook.com/Autoblogpv8

Um abraço!

sexta-feira, 19 de outubro de 2018

Fórmula 1 2018/19 - Sette Câmara pode ser reserva da McLaren; punição para Vettel e Gasly; e Toro Rosso com KFC


Dos pilotos da Carlin na Fórmula 2, possivelmente Lando Norris não será o único a subir para a Fórmula 1. Embora este seja como titular, seu companheiro Sérgio Sette Câmara poderá ser reserva do time de Woking no ano que vem, com apoio da Petrobras, parceira da equipe.

Agora, falemos de punições... Por supostamente ter desrespeitado a bandeira vermelha do primeiro treino livre para o GP dos Estados Unidos, Sebastian Vettel da Ferrari, perderá três posições no grid de largada; e Pierre Gasly e Brendon Hartley, da Toro Rosso-Honda, também vão lá para trás por mais uma vez trocarem componentes da unidade motriz. Aguardemos a classificação para confirmarmos as posições.

Ainda falando na equipe satélite rubro-taurina, a McLaren não será a única patrocinada por um grande ícone alimentício local. Os italianos estão contando com o apoio da Kentucky Fried Chicken - ou simplesmente: KFC.


Página do AutoblogPV8 no Facebook: https://www.facebook.com/Autoblogpv8

Um abraço!

Fórmula 1 2018 - GP dos Estados Unidos - 2º Treino Livre


Mais uma sessão de treinos livres no Circuito das Américas, em Austin, no Texas, para o GP dos Estados Unidos de Fórmula 1, e, assim como mais cedo, foi no molhado.

Novamente, lierança de Lewis Hamilton. Porém, não foi uma dobradinha da Mercedes. Valtteri Bottas nem foi à pista, assim como outros. Chamou a atenção a performance de Pierre Gasly, colocando a Toro Rosso-Honda a pouco mais de 1 segundo do inglês.

Depois vieram Max Verstappen, da Aston Martin Red Bull e, surpreendentemente em 4º, Fernando Alonso com a McLaren. Seu companheiro Stoffel Vandoorne também não fez feio, em 8º, entre a Alfa Romeo Sauber de Marcus Ericsson na frente, e a Ferrari de Kimi Raikkonen atrás.

Fechando o top 5, Nico Hülkenberg, da Renault Sport. Em seguida, o outro rubro-taurino satélite, Brendon Hartley. Sebastian Vettel fechou o top 10 pela Scuderia, seguido bem de perto pelo seu futuro companheiro, Charles Leclerc, da Sauber.


Página do AutoblogPV8 no Facebook: https://www.facebook.com/Autoblogpv8

Um abraço!
Paulo Vitor (novo Twitter)

Formula E 2018/19 - 3º dia de testes pré-temporada


Hoje foi o 3º e último dia de testes pré temporada 2018/19 da Formula E no circuito Ricardo Tormo, em Valência, na Espanha.

E pois é, minha gente... Acho que é meio cedo para dizer, mas fiquemos de olho na BMW Andretti. Pois foram absolutamente dominantes.


Na sessão matinal, António Félix da Costa liderou na pista molhada. E à tarde, Alexander Sims repetiu a dose no seco.

Não bastasse isso, a equipe... germano-americana? Enfim, com cada um de seus dois pilotos, também foram os mais rápidos no primeiro e no segundo dia de testes.


Página do AutoblogPV8 no Facebook: https://www.facebook.com/Autoblogpv8

Um abraço!

Fórmula 1 2018 - GP dos Estados Unidos - 1º Treino Livre


O primeiro treino livre para o GP dos Estados Unidos, no Circuito das Américas, em Austin, no Texas, foi no molhado. Parece que o clima lá esteve assim esta semana.

A Mercedes iniciou os trabalhos na frente, com Lewis Hamilton mais rápido do que Valtteri Bottas. Em seguida, vieram as Aston Martin Red Bull de Max Verstappen e Daniel Ricciardo, neste ordem. Depois, as Ferrari de Sebastian Vettel e Kimi Raikkonen, respectivamente.

A Scuderia levou uma atualização de assoalho, mas com as condições de clima/pista, não pôde avaliar o dispositivo adequadamente.

Fora do pelotão de ponta, Carlos Sainz Jr. foi o 6º pela Renault Sport, à frente de Romain Grosjean, da Haas. E fechando o top 10, as Alfa Romeo Sauber de Charles Leclerc seguido de Marcus Ericsson. 

Diga-se de passagem, uma saída de pista do monegasco trouxe pedras para o asfalto, provocando o acionamento de uma bandeira vermelha.

Gostaria de ressaltar ainda que as McLaren andaram bem, na medida do possível, no molhado, com Fernando Alonso em 11º e o reserva e futuro titular Lando Norris em 12º.


Página do AutoblogPV8 no Facebook: https://www.facebook.com/Autoblogpv8

Um abraço!
Paulo Vitor (novo Twitter)

quinta-feira, 18 de outubro de 2018

Rapidinhas ( ͡° ͜ʖ ͡°) da Fórmula 1 2018/19: Pérez fica na Racing Point Force India; Coca-Cola na McLaren; pré-temporada em Barcelona; e o Verstopper


Finjam surpresa: Sergio Pérez continuará correndo pela Racing Point Force India na Fórmula 1 em 2019.

OK, não era tão esperado assim. Certo mesmo é que a outra vaga será de Lance Stroll. Afinal, não é à toa que seu pai é o novo dono da equipe.

No GP dos Estados Unidos, a McLaren terá um forte patrocinador local: a Coca-Cola.



Porque esse ano, as atividades não haviam rendido muito devido ao mau clima. Mas enfim, os testes continuarão sendo no Circuito da Catalunha, na Espanha, no final de fevereiro e início de março.

Por último, lembram da ultrapassagem ilegal de Max Verstappen, da Aston Martin Red Bull, sobre Kimi Raikkonen, da Ferrari, ano passado na última volta em Austin?

O Circuito das Américas (que aliás, teve parte alagada no começo desta semana) tomou providências: conheçam o Verstopper.


Página do AutoblogPV8 no Facebook: https://www.facebook.com/Autoblogpv8

Um abraço!

quarta-feira, 17 de outubro de 2018

Rapidinhas ( ͡° ͜ʖ ͡°) do dia: 2º dia de testes pré-temporada e outras notícias da Formula E; Albon negociando com Toro Rosso na Fórmula 1; Maurício de volta à RC na Stock Car; e Jones com a Carpenter e a Scuderia Corsa na IndyCar Series


A BMW Andretti se manteve à frente do 2º dia de testes pré-temporada 2018/19 da Formula E em Valência.

Porém, hoje isso aconteceu com António Félix da Costa. O português liderou a sessão matinal e, à tarde, melhorou ainda mais o seu próprio tempo.

Outras coisa: lembram que ontem eu falei de Alexander Albon na Nissan e.dams? Pois é. Hoje quem correu pela equipe foi Oliver Rowland, porque... o tailandês está negociando com a Toro Rosso-Honda na Fórmula 1.



Algo está me deixando confuso... Será que os carros da HWA já vão competir esse ano, e aparecem na tabela com o nome da parceria Venturi, ou Felipe Massa e Edoardo Mortara estão dividindo seus carros com Gary Paffett e Stoffel Vandoorne?

Outras coisas são... um detalhe, que não sei se já comentei sobre aqui antes: o halo dos Gen2 terá LED para indicar o uso de potência.

E por último, agora a Heineken, que já era parceria da Fórmula 1, também é da Formula E.

Na Stock Car, Ricardo Maurício volta à RC junto com a Eurofarma, com contrato renovado, tendo Max Wilson e Daniel Serra como companheiros de equipe.

Por último, na IndyCar Series, a Carpenter é a nova parceira da Scuderia Corsa.

Ed Jones, vindo da Ganassi, é o escolhido para correr pela representante da Ferrari, nos circuitos mistos e de rua, e nas 500 Milhas de Indianápolis.


Página do AutoblogPV8 no Facebook: https://www.facebook.com/Autoblogpv8

Um abraço!