Nada muito diferente dos últimos anos: uma Mercedes na pole position, no caso, a de Lewis Hamilton. Além disso, agora ele é o novo recordista do circuito. Mas não será uma primeira fila das Flechas Prateadas: entre o mais rápido e Valtteri Bottas, teremos a Ferrari de Sebastian Vettel, não muito atrás.
Disputa de equipes? Talvez. Acalmem-se... ainda é muito cedo. Embora o próprio tetracampeão tenha admitido que fez duas curvas ruins, dando para melhorar seu tempo, ele admitiu que não era possível alcançar o tricampeão.
O finlandês pareceu um pouco frustrado, afinal, era a sua primeira classificação no seu novo time campeão e tinha um carro para fazer a pole, o que não conseguiu. Mas tem toda uma temporada pela frente.
Em 4º veio o outro carro da Scuderia, de Kimi Raikkonen. E fechando o top 5, Max Verstappen, da Red Bull. Seu companheiro rubro-taurino, Daniel Ricciardo, largará em 10º por não ter marcado tempo ao se exceder um pouco no Q3, rodando e batendo. Logo a sua frente, estarão seus meio companheiros, da equipe satélite Toro Rosso: Carlos Sainz Jr. em 8º e Daniil Kvyat em 9º, separados por uma margem ridícula de fração de segundo.
Uma grande surpresa, foi o excelente 6º lugar de Romain Grosjean com a Haas, enquanto Kevin Magnussen, da mesma equipe, foi apenas o 17º, sendo eliminado ainda no Q1.
Depois,e m 7º, veio Felipe Massa, da Williams. Seu companheiro, o novato Lance Stroll, largará em último. Não só por ter feito o pior tempo, como também por uma troca de câmbio após a sua batida no
3º Treino Livre.
Falando em pessoal do Q1, o mais rápido deste foi Antonio Giovinazzi, que já substituiu Pascal Wehrlein na Sauber na sessão anterior. Ele largará ao lado, mas atrás do outro piloto do time suíço, Marcus Ericsson. Porém o italiano tinha condições de fazer uma volta ainda melhor, se não tivesse errado na penúltima curva. Em 18º e 19º, estarão respectivamente Stoffel Vandoorne da McLaren-Honda e Jolyon Palmer da Renault, enquanto seus companheiros, Nico Hulkenberg e Fernando Alonso foram, nesta ordem, 12º e 13º.
Ah, é! As Force India... Sergio Pérez foi o 11º e Esteban Ocon o 14º.
Não foi lá uma classificação empolgante, mas longe de ser das piores também. Tivemos uma breve ameaça de chuva, que não só não se concretizou, como depois o céu ainda abriu. E embora os mais rápidos tenham superado
a marca do ano passado, nem foi por uma diferença tão grande. Mas o Albert Park é praticamente um circuito de rua e meio atípico. Creio que
na Espanha, como já foi nos testes, em Monza, Áustria, Spa... enfim, em circuitos mais técnicos e de maior velocidade, as diferenlas maiores venham.
Um abraço!