sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

Pré-temporada Fórmula 1 2014 - 2º dia dos novos testes no Bahrein

(Foto: Force India)
Mais uma vez Sergio "Checo" Pérez se manteve à frente na tabela de tempos após ontem, e hoje liderando as duas sessões, mas nós sabemos que os carros podem ser bem mais rápidos do que isso. Red Bull continuou tendo problemas pela manhã, mas à tarde, Daniel Ricciardo conseguiu fazer o 3º melhor tempo. Luz no fim do túnel? Talvez. E ultimamente os motores V6 1.6 turbo da Ferrari, estão se mostrando cada vez mais confiáveis, como os da Mercedes-Benz. Não há nada demais para ser dito além disso, eu acho.


Resultados do 2º dia dos novos testes pré temporada 2014 de Fórmula 1 no Bahrein:

(Posição / Piloto / País / Equipe / Motor / Tempo-Diferença / Número de voltas)

1 - Sergio Pérez (México / Sahara Force India / Mercedes-Benz) = 1m,35s,570 (108 voltas)
2 - Fernando Alonso (Espanha / Scuderia Ferrari / Ferrari) = 1m,35s,634  +0s,064 (122)
3 - Daniel Ricciardo (Austrália / Infiniti Red Bull Racing / Renault) = 1m,35s,743  +0s,173 (66)
4 - Felipe Massa (Brasil / Williams F1 Team / Mercedes-Benz) = 1m,36s,507  +0s,937 (103)
5 - Jenson Button (Inglaterra / McLaren / Mercedes-Benz) = 1m,36s,901  +1s,331 (52)
6 - Jules Bianchi (França / Marussia F1 Team / Ferrari) = 1m,38s,092  +2s,522 (75)
7 - Lewis Hamilton (Inglaterra / Mercedes AMG Petronas / Mercedes-Benz) = 1m,39s,041  +3s,471 (89)
8 - Jean-Eric Vergne (França / Scuderia Toro Rosso / Renault) = 1m,39s,636  +4s,066 (61)
9 - Esteban Gutiérrez (México / Sauber F1 Team / Ferrari) = 1m,39s,976  +4s,406 (106)
10 - Pastor Maldonado (Venezuela / Lotus F1 Team / Renault) = 1m,41s,613  +6s,043 (31)
11 - Marcus Ericsson (Suécia / Caterham F1 Team / Renault) = 1m,42s,516  +6s,946 (55)


Um abraço!
Paulo Vitor

quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

Pré-temporada Fórmula 1 2014 - 1º dia dos novos testes no Bahrein

(Foto: Getty Images)
Começou a 2º e última bateria de testes no Bahrein antes da temporada 2014 de Fórmula 1 começar, e no primeiro dia, Sergio Pérez foi o mais rápido com o carro da Force India. Nada demais. Em outros dias, outros carros já foram mais rápidos, e eles ainda vão evoluir bastante até o começo da temporada e ao longo dela. Red Bull voltou a ter problemas de superaquecimento, e as outras equipes com motores Renault também não andaram bem.


Resultados do 1º dia dos novos testes pré temporada 2014 de Fórmula 1 no Bahrein:

(Posição / Piloto / País / Equipe / Motor / Tempo-Diferença / Número de voltas)

1 - Sergio Pérez (México / Sahara Force India / Mercedes-Benz) = 1m,35s,290 (105 voltas)
2 - Valtteri Bottas (Finlândia / Williams F1 Team / Mercedes-Benz) = 1m,36s,184  +0s,894  (128)
3 - Kimi Raikkonen (Finlândia / Scuderia Ferrari / Ferrari) = 1m,36s,432  +1s,142  (54)
4 - Nico Rosberg (Alemanha / Mercedes AMG Petronas / Mercedes-Benz) = 1m,36s,624  +1s,334  (89)
5 - Adrian Sutil (Alemanha / Sauber F1 Team / Ferrari) = 1m,37s,700  +2s,410  (89)
6 - Kevin Magnussen (Dinamarca / McLaren / Mercedes-Benz) = 1m,37s,825  +2s,535  (109)
7 - Daniel Ricciardo (Austrália / Infiniti Red Bull Racing / Renault) = 1m,37s,908  +2s,618  (39)
8 - Max Chilton (Inglaterra / Marussia F1 Team / Ferrari) = 1m,38s,610  +3s,320  (44)
9 - Daniil Kvyat (Rússia / Scuderia Toro Rosso / Renault) = 1m,39s,242  +3s,952  (56)
10 - Pastor Maldonado (Venezuela / Lotus F1 Team / Renault) = 1m,40s,599  +5s,309  (31)
11 - Kamui Kobayashi (Japão / Caterham F1 Team / Renault) = 1m,42s,285  +6s,995  (19)


Um abraço!
Paulo Vitor

sábado, 22 de fevereiro de 2014

Pré-temporada Fórmula 1 2014 - Uma volta de 360º na Mercedes-Benz W05 em Silverstone, com Nico Rosberg

Quer ter a liberdade de ver voltas rápidas em um F1 pelo ângulo que você quiser? Então clique no link da Mercedes AMG, e voe baixo com o piloto Nico Rosberg em Silverstone a bordo do W05: http://www.mercedesamgf1.com/en/car/f1-w05-360-video/

Não sei explicar melhor como é, de tão legal. Clique ali em cima e veja você mesmo. É incrível!

Um abraço!
Paulo Vitor

Pré-temporada Fórmula 1 2014 - 4º dia de testes no Bahrein, e a estreia de Felipe Nasr

(Foto: Getty Images)
Mais evolução no 4º dia de testes no Bahrein. Nico Rosberg foi muito rápido com o W05 da Mercedes AMG. Esse foi o último dia de testes de uma, digamos, primeira bateria. Mas a Fórmula 1 voltará à correr no circuito de Sakhir em breve, na próxima quinta-feira.

Kimi Raikkonen foi um penetra entre os carros com motores Mercedes-Benz, guiando a Ferrari F14T, e a Red Bull continua sofrendo.

(Foto: Getty Images)
Algo marcante hoje, foi a primeira vez que mais um brasileiro experimentou um F1. Como era especulado há meses, Felipe Nasr será mesmo piloto reserva (ou de testes, tanto faz) da Williams. A Williams agora tem dois Felipe do Brasil. A informação foi confirmada na noite de ontem, e poucas horas depois o brasiliense já se sentou no cockpit no FW36 para dar algumas voltas rápidas na pista.

O salto de qualquer categoria de base para a Fórmula 1, é grande, e assusta. Foi a primeira vez que Nasr lidou com muita potência em um carro tão leve, com freios brutais e com tanta downforce. Mas ele se deu bem, deu muitas voltas, anotou um bom tempo, e foi elogiado pelo pessoal da Williams pela sua constância e pelo feedback que pode dar aos engenheiros da equipe inglesa.

Nasr deverá correr novamente nesses testes, e ao longo da temporada, poderá pilotar em 5 primeiros treinos livres, incluindo o do GP do Brasil. O que é uma grande responsabilidade, já que cada etapa de um Grande Prêmio é fundamental para o desenvolvimento do carro para a corrida. Ao mesmo tempo, ele continuará correndo na GP2 pela Carlin, equipe na qual correu no ano passado. Destaque desde a sua primeira corrida na GP2, e tendo disputado o título no ano passado, mesmo com muitos pódios, ainda falta uma vitória para o piloto de 21 anos, campeão de Fórmula BMW Europa e Fórmula 3 Inglesa.

Além dos pilotos, a Williams agora também tem o forte apoio de empresas brasileiras, como a Petrobras, que fornecerá combustível e outros óleos, e trabalhará com a Mercedes-Benz no desenvolvimento de tecnologias, e o Banco do Brasil, que é o patrocinador do Felipe Nasr.


Resultados do 4º dia de testes pré temporada 2014 de Fórmula 1 no Bahrein:

(Posição / Piloto / País / Equipe / Motor / Tempo-Diferença / Número de voltas)

1 - Nico Rosberg (Alemanha / Mercedes AMG Petronas / Mercedes-Benz) = 1m,33s,283 (89 voltas)
2 - Jenson Button (Inglaterra / McLaren / Mercedes-Benz) = 1m,34s,957 +1s,674 (66)
3 - Kimi Raikkonen (Finlândia / Scuderia Ferrari / Ferrari) = 1m,36s,718 +3s,435 (82)
4 - Felipe Nasr (Brasil / Williams F1 Team / Mercedes-Benz) = 1m,37s,569 +4s,286 (87)
5 - Pastor Maldonado (Venezuela / Lotus F1 Team / Renault) = 1m,38s,707 +5s,424 (59)
6 - Sergio Pérez (México / Sahara Force India / Mercedes-Benz) = 1m,39s,258 +5s,975 (19)
7 - Daniel Ricciardo (Austrália / Infiniti Red Bull Racing / Renault) = 1m,39s,837 +6s,554 (15)
8 - Jean-Éric Vergne (França / Scuderia Toro Rosso / Renault) = 1m,40s,472 +7s,189 (19)
9 - Kamui Kobayashi (Japão / Caterham F1 Team / Renault) = 1m,43s,027 +9s,744 (17)
10 - Marcus Ericsson (Suécia / Caterham F1 Team / Renault) = 1m,45s,094 +11s,811 (4)
11 - Jules Bianchi (França / Marussia F1 Team / Ferrari) = não marcou tempo de volta (5)
12 - Adrian Sutil (Alemanha / Sauber F1 Team / Ferrari) = não marcou tempo de volta rápida (5)


Um abraço!
Paulo Vitor

sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

Pré-temporada Formula 1 2014 - 3º dia de testes no Bahrein

(Foto: Getty Images)

Estou ficando empolgado com esses novos F1 se mostrando cada vez mais rápidos, mas ainda sem usarem o máximo do seu desempenho. Lewis Hamilton fez o melhor tempo da semana durante a manhã, pela Mercedes AMG, e à tarde, ninguém pôde superá-lo. Ou melhor, ninguém quis mostrar que é capaz de fazer melhor, pois como já disse zilhões de vezes, os tempos da pré temporada são mentirosos, e naturalmente, todo mundo esconde o jogo.

Acho que hoje não teve nada de novo e surpreendente, os resultados, hoje via Corrida F1, estão aqui: http://www.corridadeformula1.com/teste/bahrein-2014/#d3


Um abraço!

quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

Pré-temporada Fórmula 1 2014 - 2º dia de testes no Bahrein


No 2º dia de testes no Bahrein, Kevin Magnussen mostrou que os carros de Fórmula 1 estão mais rápidos do que eu imaginava. Lembram dos testes em Jerez, em que os tempos estavam bem mais altos do que nos testes das temporadas anteriores? Pois é. Pelo visto, os carros já evoluíram muito, e claro que ainda não mostraram o que podem fazer pra valer.

O dinamarquês foi o autor da volta mais rápida do dia, com mais de 1,5s de vantagem sobre a Force India do alemão Nico Hulkenberg. Na sessão matinal, Fernando Alonso foi o mais rápido com a Ferrari.

Ah! Finalmente Sebastian Vettel conseguiu ter um dia produtivo! Foi à pista, deu um bom número de voltas, mais do que havia dado em qualquer outro dia desse ano, marcou seu melhor tempo e voltou aos boxes sem problemas. Mas a Red Bull ainda está preocupada com os problemas de superaquecimento, aguardando o alemão na garagem com os extintores de incêndio nas mãos.

Dessa vez, as equipes que sofreram mais, e só no período da manhã, foram a McLaren, que como puderam ver o resultado final, conseguiram superar a dificuldade; e a Mercedes AMG, que também conseguiu correr mais tarde.

A Williams, que ontem não pôde deixar Felipe Massa fazer volta rápida por uma falha no sistema de injeção de combustível, hoje resolveu esse problema, e Valtteri Bottas conseguiu atingir um número alto de voltas, completando 116 delas ao final do dia.


Resultados do 2º dia de testes pré temporada 2014 no Bahrein:

(Posição / Piloto / País / Equipe / Motor / Tempo-Diferença / Número de voltas)

1 - Kevin Magnussen (Dinamarca / McLaren / Mercedes-Benz) = 1m,34s,910 (46 voltas)
2 - Nico Hulkenberg (Alemanha / Sahara Force India / Mercedes-Benz) = 1m,36s,445  +1s,535  (59)
3 - Fernando Alonso (Espanha / Scuderia Ferrari / Ferrari) = 1m,36s,516  +1s,606  (97)
4 - Nico Rosberg (Alemanha / Mercedes AMG Petronas / Mercedes-Benz) = 1m,36s,965  +2s,055  (85)
5 - Valtteri Bottas (Finlândia / Williams F1 Team / Mercedes-Benz) = 1m,37s,328  +2s,418 (116)
6 - Kamui Kobayashi  (Japão / Caterham F1 Team / Renault) = 1m,39s,855  +4s,945  (66)
7 - Sebastian Vettel (Alemanha / Infiniti Red Bull Racing / Renault) = 1m,40s,340  +5s,430  (59)
8 - Jean-Éric Vergne (França / Scuderia Toro Rosso / Renault) = 1m,40s,609  +5s,699  (58)
9 - Esteban Gutiérrez (México / Sauber F1 Team / Ferrari) = 1m,40s,717  +5s,807  (55)
10 - Romain Grosjean (França / Lotus F1 Team / Renault) = 1m,41s,670  +6s,760  (18)
11 - Max Chilton (Inglaterra / Marussia F1 Team / Ferrari) = 1m,42s,511  +7s,601  (17)


Um abraço!
Paulo Vitor

quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

Pré-temporada Fórmula 1 2014 - 1º dia de testes no Bahrein


Nico Hulkenberg foi o mais rápido do 1º dia de testes no Bahrein, com a Force India. Claro que, como eu já disse várias vezes, esses tempos não mostram o verdadeiro potencial dos carros ao máximo, mas no caso de hoje, é interessante observar que o tempo da melhor volta do Hulk, supera o tempo da volta mais rápida do GP do Bahrein de 2013.

Durante a parte da manhã, Kevin Magnussen foi o mais rápido com a McLaren. Uma observação: nos últimos testes, eu coloquei o "calouro" na tabela como sueco, e era isso que eu via em outros sites. Mas provavelmente, na verdade eu devo ter me confundido, pois fui pesquisar sobre ele, e vi que ele é dinamarquês.

Felipe Massa com a Williams, e Jules Bianchi com a Marussia, não puderam marcar tempo de volta com seus carros, pois tiveram problemas. Outra equipe que voltou a passar por apuros, foi a Red Bull, que teve até um princípio de incêndio no RB10 de Sebastian Vettel. Mas mesmo assim, ao alemão conseguiu correr um pouco.


Resultados do 1º dia de testes pré temporada no Bahrein:

(Posição / Piloto / País / Equipe / Motor / Tempo-Diferença / Número de voltas)

1 - Nico Hulkenberg (Alemanha / Sahara Force India / Mercedes-Benz) = 1m,36s,880 (78 voltas)
2 - Fernando Alonso (Espanha / Scuderia Ferrari / Ferrari) = 1m,37s,879  +0s,999 (64)
3 - Lewis Hamilton (Inglaterra / Mercedes AMG Petronas / Mercedes-Benz) = 1m,37s,908  +1s,028 (74)
4 - Kevin Magnussen (Dinamarca / McLaren / Mercedes-Benz) = 1m,38s,295  +1s,415 (81)
5 - Sebastian Vettel (Alemanha / Infiniti Red Bull Racing / Renault) = 1m,40s,224  +3s,344 (14)
6 - Adrian Sutil (Alemanha / Sauber F1 Team / Ferrari) = 1m,40s,443  +3s,563 (82)
7 - Robin Frijns (Holanda / Caterham F1 Team / Renault) = 1m,42s,534  +5s,654 (68)
8 - Daniil Kvyat (Rússia / Scuderia Toro Rosso / Renault) = 1m,44s,346  +7s,466 (5)
9 - Romain Grosjean (França / Lotus F1 Team / Renault) = 1m,44s,832  +7s,952 (8)
10 - Felipe Massa (Brasil / Williams F1 Team / Mercedes-Benz) = não marcou tempo de volta (5)
11 - Jules Bianchi (França / Marussia F1 Team / Ferrari) = não marcou tempo de volta (3)


Um abraço!
Paulo Vitor

sábado, 15 de fevereiro de 2014

Pré-temporada Fórmula 1 2014 - Simona de Silvestro na Sauber


A equipe de Peter Sauber foi a primeira da história da Fórmula 1 ser chefiada (e bem) por uma mulher, a indiana Monisha Kaltenborn, que foi subindo de cargos na equipe suíça. Agora, eles também vão contar com uma piloto.

Do mesmo país que a equipe, Simona de Silvestro, de 25 anos chama atenção na Indy desde 2010, depois de já ter corrido em outras categorias de base do outro lado do oceano atlântico. O que aparentemente aproxima as duas grandes categorias de monopostos, que desde muito tempo possuem uma certa rixa.

Os planos da piloto como afiliada da Sauber, são de em 2014 conseguir a quilometragem necessária para obter a superlicença necessária para correr na Fórmula 1, onde ela quer ser titular em 2015. Convidada pela equipe suíça, ela poderá correr não só nos simuladores, como também em testes ao longo desse ano.

É a terceira mulher piloto a surgir nos últimos dois ou três anos na Fórmula 1, como piloto. Tivemos María de Villota, que infelizmente faleceu no ano passado por causa das sequelas obtidas em um acidente enquanto fazia testes pela sua equipe, a Marussia. E na Williams, também temos a bela Susie Wolff, esposa de Toto Wolff, executivo da Mercedes AMG. Será que em alguns anos teremos uma mulher como titular na maior categoria do automobilismo mundial? Veremos. Eu torço que alguma delas, ou outra que venha a aparecer por lá, consiga sim.


Um abraço!

sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

Pré-temporada Fórmula 1 2014 - Lotus F1 Team: Back To School + Zoeira

A Lotus hoje "acordou" inspirada a fazer gracinhas.
 
A equipe anglo-francesa divulgou hoje esse vídeo (abaixo do mini texto) bem legal, "mostrando" Romain Grosjean e Pastor Maldonado voltando das férias.
 
Mas a "zoeira" do dia não parou por aí. Como sempre brincalhona, ela meio que protestou sobre as polêmicas envolvendo a "lei anti-gay" dos Jogos Olímpicos de Inverno em Sochi, na Rússia, com este tweet: https://twitter.com/Lotus_F1Team/status/431769616088461313

Espero que ela seja tão boa na pista quanto no humor, pois anda perdendo pessoas muito importantes. Piloto, chefe, engenheiros e por aí vai. Terá bem menos funcionários nesta temporada.


Um abraço!


quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

Querendo economizar combustível?


Sabe quando aquele seu amigo fala "Desce o morro 'na banguela' pro carro não 'beber' gasolina"? Até que ele está certo... para carros carburados. Ou pelo menos não tão errado. Mas estes não são lançados no mercado desde o início dos anos 90, certo? Vou falar sobre isso, e dar mais duas dicas.

Hoje (e já há duas décadas), os carros com injeção eletrônica tem sensores que indicam que o carro está em uma descida, e assim só injetam combustível abaixo das 1.500 RPM, deixando passar apenas oxigênio. Então pode deixar o carro engatado, pois desengatado é que vai consumir mais mesmo. Você não só estará economizando combustível, como também os freios, pois o freio-motor já estará fazendo boa parte do trabalho das pastilhas e discos.

A fonte desta parte que foi de fundamental importância para este post que eu já vinha elaborando há algum tempo, é esta nova série do Velocidade, que começou ontem (recomendo que leiam para saberem maiores detalhes): http://www.velocidade.org/2014/02/quebrando-mitos-capitulo-1/

Agora, uma dica do ADG, da oficina High Torque, de Belo Horizonte. A oficina que tem seu canal no YouTube ficou bem famosa, com quase 160.000 inscritos. Mas vamos ao que interessa...

Certa vez o ADG disse que cada carro tem um nível de RPM no qual ele é mais econômico, e em média são 3.000 RPM. Que inclusive, percebi que descendo o morro engatado, é essa a rotação máxima que o motor mantém por conta própria em 2ª ou 3ª marcha. Fui estudar mais sobre o assunto, e vi que, principalmente entre os 1.0L e 2.0L mais, digamos, comuns, a média é isso mesmo. Alguns um pouco mais, outros um pouco menos. Fiz o teste em um Volkswagen Gol G5 Trend 1.0L, e depois de encher o tanque e rodar dezenas de quilômetros durante todo um final de semana, o marcador de combustível, se mexeu, foi bem pouquinho. Depois posso testar no Volkswagen Fox Extreme 1.6L também.

Por último, a ideia veio de uma gambiarra de oficina, e o que a princípio eu achei estranho, acabou se mostrando como uma verdade.

Certa vez o mesmo Gol que eu já mencionei, teve um furo sistema de escapamento. Levamos para consertar em uma oficina confiável e que trabalha há muitos anos com Volkswagen e outras marcas alemãs. Então um dos mecânicos disse "Não quer que tire o 'miolo' de uma vez?" e ao perguntar o que isso significava, ele disse que faria uma alteração na parte do catalisador. Estranhei o resultado por causa do ronco diferente, mas cumpriu o que prometia: o carro não só ficou mais econômico, como também ganhou torque e potência.

"Eu fazer essa gambiarra dessas no meu carro, Paulo? De jeito nenhum! Tá maluco?" Calma, calma... Investindo um pouco mais, pode-se fazer algo mais confiável e melhor.

Atualização (16/06/2017): inclusive não muito tempo depois, desfizemos isso, pois poderia dar algum problema na hora da fiscalização, embora nunca tenha acontecido e não acredito que estivesse poluindo mais do que um carro de cilindrada superior.

Pesquisando - por acaso - sobre os carros da Mitsubishi Lancer Cup, descobri que eles tem um sistema de escapamento direto, que os deixou mais potentes. O que em parte, mostra o que foi feito no Gol. Depois, ao jogar o excelente simulador Gran Turismo 6, na parte de modificações, fui ver as opções de escapamentos. Então vi que existem sistemas especialmente fabricados para gerar esse efeito de economia de combustível e potência e torque extras. O que acontece é que isso reduz a pressão interna desse sistema, que por estar ligado ao motor, consequentemente faz com que este trabalhe de forma mais eficiente em todos os aspectos.


Um abraço!

terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

Pré-temporada Fórmula 1 2014 - Qual o problema da Renault e da Red Bull?


Os testes da pré-temporada 2014 de Fórmula 1 em Jerez de la Frontera, foram um pesadelo para a Renault, e principalmente para a Red Bull. Não apenas na equipe maior, a Infiniti Red Bull Racing, que enfrenta problemas maiores, quanto na equipe "escola" desta, a Scuderia Toro Rosso. Somadas, ao todo acredito que não tenham dado nem 60 voltas.

Não conseguem resfriar o motor e outras partes necessárias do carro, e o ERS também tem defeitos. Este sistema é duplo, e substitui o KERS. Uma parte é responsável por recuperar energia cinética das frenagens e despejá-la no motor, como o seu antecessor. E o outro, reaproveita o calor para fazer a turbina girar mais rápido.

A culpa seria toda da Renault? Bom, talvez, mas creio que toda não. A Caterham é equipada com os mesmos motores, e não teve essas dificuldades. Isso porque, além de conseguirem resfriar o carro, o ERS da Caterham não vem da Renault. Deve ter sido desenvolvido pela própria equipe, ou comprou de outra equipe (pouco provável, creio), ou foi feito com ajuda da montadora inglesa que a equipe representa no grid. Pelo menos eles tem para quem correr em termos de mecânica, além da própria fabricante dos motores franceses. Já a Red Bull é apoiada pela... Infiniti? Meus caros, Infiniti, Renault e também Nissan, são de um mesmo grupo. Estão todas no mesmo barco. Provavelmente agora a Red Bull se arrepende por ter trocado os motores Ferrari da Toro Rosso.

A coisa está tão feia, que, a Red Bull fez uma verdadeira gambiarra no RB10. Fez um buraco de improviso para tentar dar a refrigerada necessária. Sabe do que isso adiantou? Isso mesmo: de nada. O carro de Daniel Ricciardo apagou logo saindo dos boxes, garantindo os risos e vaias da torcida espanhola presente nas arquibancadas do circuito de Jerez, que obviamente torcem por Fernando Alonso e a Ferrari, e tem odiado as Red Bull nos últimos anos. O que além de feio, ainda afeta o moral da equipe. Mas a Red Bull promete que vai resolver essas questões até os próximos testes, que começam no dia 19 de fevereiro, no Bahrein.


Um abraço!

segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

Toyota FT-1: um "novo Supra"? Impressões virtuais.


A Toyota roubou a atenção de muitos no último Salão de Detroit, que aconteceu no mês passado. O motivo? O que os fãs da marca mais aguardam: seu novo esportivo puro sangue. Aparentemente, ele finalmente chegou: o FT-1. Mas claro, ainda é apenas um conceito.

Mais de uma década após o encerramento da produção do mítico Supra, que fez muito sucesso nos anos 90, a Toyota voltou à esportividade. Seu famoso motor 2JZ já era um canhão de fábrica, e ainda por cima caiu no gosto dos preparadores, que fizeram dele uma máquina de bater superesportivos europeus. Em 2011, numa parceria com a Subaru, a Toyota apresentou o GT86, que tem versões que variam entre os 160 cv e 200 cv. Esportivo, e um ótimo carro sim, mas ainda um pouco longe de herdar o legado do Supra.

Não se sabe os dados técnicos do FT-1, mas a Toyota disponibilizou seu novo bólido no excelente simulador automobilístico Gran Turismo 6, para o PlayStation 3. Sendo assim, fui fazer um teste. Claro que não é a mesma coisa que dirigir o carro de verdade, mas já dá para ter uma boa ideia do que está por vir.


O cockpit, como podem ver um pouco, é bem futurista. Belo volante. Uma tela no centro mostra o trajeto, e um visor transparente como o de um caça logo acima, mostra a velocidade e as RPM, que também são indicadas por luzes no volante, ao lado de outro visor que indica a marcha que está engatada.

No maior traçado do lendário "Green Hell" (STEWART, Jackie), ou seja, o longo circuito de Nürburgring, fui ver do que o Toyota é capaz, e sinceramente, me impressionei. Não apenas por ser fortíssimo, mas pelo que mais me chama a atenção: estabilidade. Eu tive que forçar demais, mas demais mesmo, para conseguir uma saída proposital de dianteira. De traseira, nada, sendo que a tração vem desse eixo. Direção obediente, precisa, contornando elegantemente cada curva do circuito alemão. Os freios trabalham de maneira exemplar. Melhor que isso, só de corrida mesmo. As suspensões, apesar de serem até suaves para um carro desse porte, seguravam toda a sua cavalaria muito bem nas curvas, e olha que, apesar de não saber a potência, posso garantir que é alta. Mesmo assim era desnecessária uma suspensão mais rígida. E a falta desta deixava o FT-01 mais, digamos, macio. Mais prazeroso de guiar.

Pisando sem dó no acelerador na maior reta de Nürburgring, foi possível verificar a velocidade máxima desse foguete: 293 km/h à aproximadamente 8.000 RPM, na 6ª e última marcha. Chegou nisto facilmente. Ah! Nada de motor híbrido, felizmente. É puramente a combustão mesmo, como um verdadeiro esportivo deve ser (podem me chamar de ultrapassado). Mas não é só na velocidade final que ele impressiona. Ele arranca muito bem, e as retomadas são igualmente rápidas. Um verdadeiro carro dos sonhos.

Apesar de ter tudo para fazer sucesso, a Toyota desconversa sobre uma produção em série, ou dele ser um substituto oficial do Supra. Mas não nega que o design ousado dele, criado nos EUA, e bem diferente do conservadorismo visual da marca, pode mostrar traços das próximas gerações dos carros nipônicos.

Ah, sim: o visual. Fiquei tão empolgado com o desempenho, que já estava me esquecendo. A dianteira lembra um pouco um bico de um fórmula (e particularmente, também me lembra o Mazda RX-8), e na traseira, outra coisa que com certeza foi inspirado no mundo das corridas: a luz de freio, no lugar onde fica, é bem semelhante às luzes ligadas nos carros de Fórmula 1 quando chove ou tem neblina. Por falar na traseira, provavelmente é desse ponto de vista que a maioria dos outros motoristas irá ver o Toyota FT-1.


Tomara que seja produzido, ou que este seja apenas um aperitivo do que ainda está por vir.


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Um abraço!
Paulo Vitor