quarta-feira, 30 de dezembro de 2015

Rumor de "união taurina": Red Bull com Lamborghini na Fórmula 1 em 2017?


VAMOS COM CALMA! Sabem como são esses rumores... Mas é que este surgiu de forma tão conveniente juntando pecinhas aqui e ali, que achei interessante trazê-lo pra cá.

Bem, lembram-se de que desde 2013 diziam que a Volkswagen entraria na Fórmula 1, certo? Depois com o desespero da Red Bull por motores, indicavam uma parceria aí. Ok, possivelmente essas conversas até existiram. Com o estouro do escândalo de emissões da marca, Christian Horner fez um trocadilho dizendo que qualquer possibilidade de união entre as partes haviam virado fumaça. O que, por mim, mais serviu para apenas ter um descanso dos holofotes, já que a equipe passou por uns perrengues sérios nessa temporada.

A Lamborghini teve uma curta história na Fórmula 1, no final dos anos 80 e início dos 90, apenas como fornecedora de motores. Só que embora italiana, a marca faz parte do... Grupo VW!

E o que isso tem a ver com o resto? Há algum tempo é dito que Stefano Domenicali, ex-chefe de equipe da Scuderia Ferrari, possui um projeto envolvendo Fórmula 1. Hoje ele trabalha para o Grupo VW e, Stephan Winkelmann, CEO da Lambo, deverá deixar seu cargo em breve para ocupar alguma outra função na Audi, que também faz parte do grupo. E qual é um dos candidatos ao posto de novo chefão dos touros? Domenicali.

Por que a Red Bull? Não só por seus antecedentes com a Volkswagen, mas também, porquê Horner diz que ainda está atrás de um motor melhor e, para 2017, fez suspense dizendo que há grandes surpresas. Até lá, os rubro-taurinos continuarão com as unidades Renault, preparadas pela Ilmor, e com nome da TAG Heuer.


Página do AutoblogPV8 no Facebook: https://www.facebook.com/Autoblogpv8

Um abraço!

Wurz disputará 24 Horas de Daytona 2016 pela Ganassi, que manterá quarteto vencedor no outro protótipo


Mal se aposentou do World Endurance Championship (WEC) pela Toyota, e já arrumou outro lugar pra correr. Mas nós compreendemos, né? Esses caras não param, e não dá pra parar, mesmo. Depois de recusar a proposta de chefiar a Manor na Fórmula 1, Alexander Wurz vai correr pela Ganassi na próxima edição das 24 Horas de Daytona.


No outro carro, Chip manteve seu quarteto vencedor da prova neste ano: Scott Dixon e Tony Kanaan, seus titulares na IndyCar; Jamie McMurray e Kyle Larson, seus titulares na NASCAR.


Página do AutoblogPV8 no Facebook: https://www.facebook.com/Autoblogpv8

Um abraços!

Acelerados: Barrichello no Mundial de Kart Rotax em Portugal


Depois de vencer os campeonatos Brasileiro e o Sul Americano de Kart (cronologicamente, a ordem é inversa) organizados pela Rotax neste ano, Rubens Barrichello conquistou uma vaga para a disputa do título Mundial, que esse ano foi disputado em Portugal, no final de novembro. E no final da semana passada, o Acelerados postou o vídeo mostrando como foi essa aventura.

Aproveitando o espaço, achei muito bacana que Rubinho foi ao GP de Abu Dhabi e, quando Jenson Button o viu, saiu dos boxes da McLaren-Honda para cumprimentá-lo pelo seu resultado.


Página do AutoblogPV8 no Facebook: https://www.facebook.com/Autoblogpv8

Um abraço!

quinta-feira, 24 de dezembro de 2015

Feliz Natal, muito obrigado pelo ótimo 2015 e vamos acelerar mais em 2016!

(Foto - velha, mas espontânea: Mariana Xavier)
Chegamos a mais um final de ano, e novamente tenho muito a agradecer a todos vocês que leem o AutoblogPV8, que só vem crescendo mais e mais a cada ano. Sinal de que estou no caminho certo e me faz ficar mais feliz e motivado para continuar nesse hobby que comecei lá no final de 2010.

Nesse ano de 2015, atingi uns bons objetivos, tanto aqui no blog como na vida em geral. E eu espero que tenha sido igualmente bom ou melhor ainda para vocês. Seja como for, vamos acelerar ainda mais em 2016 atrás das nossas metas! Aliás, deixem a meta aberta.

Bom, não sei se daqui até janeiro teremos alguma notícia relevante, mas seja este o último post do ano, ou não... Desejo a vocês um feliz Natal e um próspero Ano Novo!

P.S.: nessas festas de final de ano (e em todas as outras), se beber, não dirija!

P.P.S.: as ruas não são pistas de corrida.

P.P.P.S.: sim, é a camisa do S do Senna que eu estou usando. ;-)


Página do AutoblogPV8 no Facebook: https://www.facebook.com/Autoblogpv8

Um abraço!

quarta-feira, 23 de dezembro de 2015

WEC 2015/16 - Nissan desiste de LMP1


Projeto diferenciado, revolucionário, lançamento no intervalo comercial do Super Bowl, o mais caro do mundo, boas contratações, grandes promessas... é, a Nissan tinha um projeto ambicioso. Foi com muita sede ao pote e... quebrou os dentes, infelizmente.

A marca disse que não colocaria o GT-R LM NISMO nas pistas até as 24 Horas de Le Mans e, quando finalmente esta chegou, a estreia dos nipônicos foi um fiasco. Sequer puderam disputar com os adversários menos rápidos, pois passou a maior parte da prova fazendo reparos nos boxes. A vergonha foi tanta, que a Nissan decidiu ficar de fora do campeonato pelo resto do ano, com a desculpa de se preparar melhor para a próxima temporada.

Porém, nesta semana, os nipônicos decidiram engavetar seu projeto LMP1 do World Endurance Championship (WEC). Seria arriscado demais "brincar" com tanto dinheiro novamente e, mais uma vez, as coisas não darem certo. Realmente é uma pena.


Página do AutoblogPV8 no Facebook: https://www.facebook.com/Autoblogpv8

Um abraço!
Paulo Vitor

domingo, 20 de dezembro de 2015

Formula E 2015/16 - ePrix de Punta del Este


Sébastian Buemi voltou ao alto do pódio ontem no ePrix de Punta del Este, no Uruguai, e com o pontinho extra da volta mais rápida, lidera o campeonato com 1 ponto de vantagem sobre Lucas di Grassi, que aliás, foi o 2º colocado da corrida. O pole position Jérôme D'Ambrosio completou o pódio. Coincidentemente, são as mesmas posições nas quais esses três aparecem na tabela.

Tanto Buemi com a Renault e.Dams quanto di Grassi com a Audi Sport ABT tem mais carro do que D'Ambrosio com a Dragon, apesar desta não ficar muito atrás. Principalmente o suíço. Acontece que na classificação, este e o brasileiro não fizeram boas voltas, largando em 4º e 5º, respectivamente. Mas era de se esperar que na corrida, superariam os adversários que estivessem à sua frente.

O vencedor precisou de oito voltas para chegar à liderança, e a princípio o vice-líder do campeonato só teve mais trabalho contra Loïc Duval, também da Dragon. No final da corrida di Grassi ainda tentou atacar Buemi, mas este chegou uns segundinhos à frente.

Quanto a Nelsinho Piquet e Bruno Senna, ambos poderiam ter colocado alguns pontos na conta, mas tiveram o azar de bater. Principalmente o atual campeão, que se acidentou a menos de duas voltas do fim da corrida.


Resultados completos do ePrix de Punta del Este: http://www.fiaformulae.com/en/all-results/season-2/punta-del-este-eprix.aspx




Página do AutoblogPV8 no Facebook: https://www.facebook.com/Autoblogpv8

Um abraço!

500 Milhas de Kart KGV 2015

(José Mario Dias)
Pelo segundo ano consecutivo, a equipe com Christian Fittipaldi no comando venceu as 500 Milhas de Kart. Aliás, não só venceu, como foi uma dobradinha da Shell Racing.

O kart #1 da equipe, que era pilotado pelo chefe ao lado de Vitor Meira e Danilo Dirani, liderava o final da prova quando teve que ir aos boxes reabastecer, perdendo a ponta para o #2, que é da mesma equipe, com Yurik Caravlho, Ruben Carrapatoso e Dennis Dirani, este último que foi quem cruzou a linha de chegada em 1º lugar.

Foram 644 voltas dadas no kartódromo de Limeira, no interior de São Paulo.


Página do AutoblogPV8 no Facebook: https://www.facebook.com/Autoblogpv8

Um abraço!

sábado, 19 de dezembro de 2015

Mercedes-Benz: Stars and Cars 2015


Esse semana rolou a 1ª edição do evento Stars and Cars, promovido pela Mercedes-Benz, em Stuttgart, na Alemanha, onde a marca reuniu seus pilotos e outros convidados para uma competição estilo Race of Champions, em uma pista montada dentro de um estádio de futebol (o que eu acho um uso muito melhor, rs) que recebeu quase 36 mil espectadores.

Não deu Lewis Hamilton e nem Nico Rosberg. Nenhum dos dois foi o grande vencedor da disputa. O próprio tricampeão da Fórmula 1 ficou em 3º lugar. O vencedor foi Daniel Juncadella, do DTM, que na final superou o atual campeão da categoria alemã de turismo, Pascal Wehrlein.


Mas no encerramento, as estrelas da categoria máxima voltaram aos seus F1 para dar alguns zerinhos para os fãs.

Outras personalidades que abrilhantaram o evento foram o bicampeão da Fórmula 1 Mika Hakkinen e seu velho companheiro na McLaren, David Coulthard; Mick Schumacher, filho do heptacampeão Michael Schumacher; Jean Alesi; entre outros.


Página do AutoblogPV8 no Facebook: https://www.facebook.com/Autoblogpv8

Um abraço!

Fórmula 1 2015 - O cartão de Natal de Bernie Ecclestone


Ontem mostrei aqui o cartão de Natal da Red Bull, e hoje é a vez dos já tradicionais cartões do chefão Bernie Ecclestone.

Lewis Hamilton chega de Mercedes com os presentes para todas as equipes e até para a FIA, só que adiantados, e pede desculpas por isso. Quando? Em Austin, ao vencer o campeonato. Enquanto Nico Rosberg devolve o polêmico boné, dizendo que tentou evitar isso.


Página do AutoblogPV8 no Facebook: https://www.facebook.com/Autoblogpv8

Um abraço!

sexta-feira, 18 de dezembro de 2015

Fórmula 1 2015 - O cartão de Natal da Red Bull


Apesar da temporada difícil, pelo visto a Red Bull não perdeu seu jeito zuero de ser. No cartão de Natal desse ano, colocaram Daniel Ricciardo e Daniil Kvyat a bordo de um carros dos Flintstones, emprestado da coleção pessoal de Bernie Ecclestone. Até aí chamaram o chefão da Fórmula 1 de velho, e disseram que um carro da idade da pedra é melhor do que seus F1 com motores Renault. Não satisfeitos, Adrian Newey observa que estão atropelando Toto Wolff, chefe da Mercedes. E Christian Horner aparece ali só observando essa zuera.


Página do AutoblogPV8 no Facebook: https://www.facebook.com/Autoblogpv8

Um abraço!

Honda Accord 2016


Reestilizado e importado dos Estados Unidos, o Accord 2016 chega ao Brasil já em janeiro. Em versão única, EX, o preço estimado é de aproximadamente R$ 155 mil.


Ele continua sendo equipado pelo mesmo motor V6 de 3.5 litros, que gera 280 cv de potência, acoplado ao também idêntico câmbio automático de 6 marchas. O que muda, é que agora as trocas podem ser feitas manualmente por paddle-shifts atrás do volante.

As novidades são mais visuais, mesmo. Principalmente na dianteira, o que inclui faróis com lâmpadas LED. No interior há os pedais de alumínio que contam com iluminação. A central multimídia com diversas formas de conectividade é equipamento de série. E o ar-condicionado pode ser ativado remotamente pela chave, para que o interior do automóvel já esteja refrigerado quando o dono chegar até ele.


Página do AutoblogPV8 no Facebook: https://www.facebook.com/Autoblogpv8

Um abraço!
Paulo Vitor

Acelerados na Sprint Race


Cássio Cortes e Gerson Campos, do Acelerados, foram ao autódromo de Cascavel para apresentar uma categoria não muito conhecida do automobilismo nacional, mas muito bacana: a Sprint Race. Eu escrevi sobre a mesma quanto esta surgiu lá no começo de 2012, mas de lá pra cá algumas coisas mudaram, eu não tinha muita informação na época e nem escrevia muito bem, então trouxe esse vídeo publicado ontem, de excelente qualidade.


Página do AutoblogPV8 no Facebook: https://www.facebook.com/Autoblogpv8

Um abraço!

quinta-feira, 17 de dezembro de 2015

Controle de estabilidade (ESP/ESC) será obrigatório. E qual a função deste?


ESP: Electronic Stability Program, ou, Programa Eletrônico de Estabilidade. Ou ESC, mudando só o "P" para "C", de "Control". Enfim, estamos falando sobre controle eletrônico de estabilidade. Importante equipamento de segurança, que deverá ser item de série em todos os carros vendidos no Brasil. Sendo que em muitos não é oferecido nem como opcional.

Só que... a partir de 1º de janeiro de 2020. Isso para veículos ainda não homologados. Para os já homologados, o prazo para atender a obrigatoriedade se estende até o mesmo dia de 2022.

Brasil, sil, sil, sil. Mas, pelo menos agora, ou melhor, num futuro próximo, nós o teremos. Certo? A demora parece um pouco injusta, claro, chega a ser absurdo que isso já não fosse um equipamento obrigatório por aqui há anos. Porém devemos nos lembrar que é preciso tempo para os engenheiros desenvolverem/adequarem o ESP para os nossos veículos. Talvez tenham dado um prazo longo, mas um certo tempo é sim necessário. E por questões de princípios do Direito Administrativo, não seria razoável impor tal medida de imediato (fico surpreso como meu curso às vezes é útil num blog de carros e corridas, diga-se de passagem, rs).

A propósito, a obrigatoriedade foi aprovada hoje pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), para todos os veículos de passeio vendidos no Brasil.

E o que é o ESP, afinal de contas? Para que serve?

Para salvar sua a vida, ora. O ESP é considerado um dos equipamentos de segurança mais importantes já desenvolvidos pela indústria automobilística. A obrigatoriedade do mesmo, deverá reduzir e muito o índice de acidentes nas ruas e estradas do Brasil.

O sistema funciona por sensores que verificam a velocidade e a direção das rodas, e a trajetória e a inclinação do trajeto. Com uma diminuição da aderência em alguma das rodas, ele entrará em ação para automaticamente corrigir o problema, por exemplo, interferindo na aceleração do motor, ou freando uma e/ou outra roda, com intensidades diferentes ou não, da forma como for necessário. Pode fazer isso até de forma que altere a trajetória do carro para desviar de algum obstáculo.

Vai demorar um pouco, é verdade. E como eu já disse, certo tempo é necessário. Talvez os carros até fiquem um pouco mais caros. Mas acreditem, valerá a pena pois com certeza só temos a ganhar com esta medida.


Página do AutoblogPV8 no Facebook: https://www.facebook.com/Autoblogpv8

Um abraço!

Mercedes-Benz apresenta os novos SLC


Antes chamada de SLK, a Mercedes-Benz apresentou a nova linha SLC. Mudança de nomenclatura feita para ressaltar mais a proximidade de semelhança do modelo com os Classe C.


No topo temos o SLC 43 AMG, com motor menor, menos potente e com menos torque que o seu antecessor SLK 55 AMG, mas que segundo a fabricante e a preparadora oficial, entrega desempenho bem parecido. Carrega dentro de si um V6 bi-turbo de 3.0 litros que gera 367 cv de potência e 53,2 kgfm de torque. Faz de 0 a 100 km/h em 4,6 segundos e atinge a velocidade máxima - limitada eletronicamente - de 250 km/h.

O SLC 300 tem um "modesto" quatro cilindros 2.0L turbo de 244 cv e 37,6 kgfm, e é para o mercado dos Estados Unidos, assim como o irmão mais nervoso. Da mesma forma, na Europa, a versão top, e os SLC 180 que é um 1.6 de 156 cv e 25,4 kgfm; SLC 200 que é um 2.0 de 183 cv e 30,5 kgfm; e o SLC 250d, este último movido a diesel, de 2.1L que gera 244 cv de potência e 50,9 kgfm de torque.

O câmbio oferecido é o 9G-Tronic: um automático de 9 marchas.


Página do AutoblogPV8 no Facebook: https://www.facebook.com/Autoblogpv8

Um abraço!

terça-feira, 15 de dezembro de 2015

Contradições de Marchionne sobre Ferrari e Alfa Romeo na Fórmula 1


Sabem aquele texto que você tem que tomar todo cuidado do mundo para não acordar na manhã seguinte com uma cabeça de cavalo na sua cama, colocada lá pelos tifosi? Pois é (se não entendeu a referência, é de The Godfather, ou O Poderoso Chefão). Lembrando aqui das razões de eu não ser ferrarista, por mais que admire o time, a marca e ache a torcida espetacular.

Bem, vamos lá...

Embora estejam todos felizes com a notável ascensão da Scuderia, com a forma como Sebastian Vettel se deu bem com o time e tudo mais, nem tudo está perfeito. Nunca está.

O presidente Sergio Marchionne voltou a criticar duramente a proposta do motor alternativo, chegando a fazer mais uma daquelas velhas ameaças vazias que a gente já conhece, de deixar a categoria e bla bla bla, sendo que ontem mesmo criticou essa mesma postura ofensiva da Red Bull (no caso, mais especificamente nas negociações entre eles), igualmente chorosa. Cadê a a coerência, presidência?

Beleza, o motor alternativo ainda não é uma realidade, e até já acho ele desnecessário, pois a FIA já deu um grande passo para ajustar o abismo entre as equipes impondo motores iguais entre fabricantes e clientes, porque do jeito que estava, Ferrari e Mercedes logo acabariam com a Fórmula 1. Do jeito que estava antes era maravilhoso, né, Serjão? Mas mantendo as coisas como estão agora, até fico do seu lado.

Acha que as contradições acabaram? Não, dá pra ficar mais engraçado... Ao mesmo tempo que Marchionne falou em se retirar com a Scuderia (o que sabemos que não vai acontecer), também propôs a volta de outra marca do grupo à Fórmula 1: a Alfa Romeo. Ô Marchionne, decide o que você quer da vida, meu filho!

A Alfa Romeo, diga-se de passagem, coroou os dois primeiros campeões da Fórmula 1, primeiro o italiano Nico Farina e depois o argentino Juan Manuel Fangio, sendo que este, o pentacampeão, voltaria a triunfar de Maserati, Ferrari e Mercedes.


Página do AutoblogPV8 no Facebook: https://www.facebook.com/Autoblogpv8

Um abraço!

Jaguar entrará na Formula E na temporada 2016/17


Se por um lado perdemos a Trulli, a Jaguar anunciou hoje a sua entrada na Formula E na próxima temporada, com parceria técnica da Williams, e estão prevendo grandes avanços para a categoria. Não duvido, pois esta é uma união inglesa das fortes, hein?


Página do AutoblogPV8 no Facebook: https://www.facebook.com/Autoblogpv8

Um abraço!

Equipe de Jarno Trulli deixa a Formula E


É triste, mas a Trulli está oficialmente fora da Formula E, que lamentou a saída. A equipe de Jarno Trulli teve problema atrás de problema nos últimos meses, formando uma bola de neve gigante que passou por cima do time.

Fora das primeiras etapas da categoria: na abertura do campeonato, na China, problemas com a alfândega, e na Malásia, reprovada na avaliação técnica. Somando isso aos problemas financeiros, o italiano não viu outra saída.


Página do AutoblogPV8 no Facebook: https://www.facebook.com/Autoblogpv8

Um abraço!

Pizzonia pode voltar ao Velho Mundo


Após uma temporada difícil na Stock Car, com muitas quebras e com a saída da principal patrocinadora da Mico's Racing, a farmacêutica Prati-Donaduzzi, com quem Antônio Pizzonia tinha o seu contrato (inclusive ele divulgava a marca nos triatlos/iron man dos quais participa), este pensa em voltar a correr na Europa, pelo World Endurance Championship ou na Formula E.

Na verdade, o Jungle Boy nunca deixou as corridas do Velho Mundo totalmente de lado. Este ano mesmo, de certa forma, ele conquistou o título de um curto e último campeonato da Auto GP.

Em 2013, já correu no WEC pela Delta-ADR nas 6 Horas de Silverstone, onde conquistou a pole position e venceu a corrida ao lado de Tor Graves e James Walker. Lá onde já fez seu nome, é onde o piloto de Manaus quer correr, preferencialmente na classe LMP2 de novo, que é a que mais lhe agrada. Em seguida vem o interesse pela Formula E, se surgir uma oportunidade.

São duas categorias revolucionárias e em ascensão, e Pizzonia ainda tem velocidade de sobra. Mas mantém as portas da Stock Car abertas.


Página do AutoblogPV8 no Facebook: https://www.facebook.com/Autoblogpv8

Um abraço!

domingo, 13 de dezembro de 2015

Stock Car 2015 - Marcos Gomes é o novo campeão!

(Foto: via Estadão)
Filho do tetra Paulão Gomes, Marcos Gomes teve a quem puxar: é o novo campeão da Stock Car Brasil na temporada 2015!

A corrida não foi fácil para Marquinhos, mas também foi difícil para seu adversário direto, Cacá Bueno da Red Bull. Mesmo chegando na 23º, duas posições atrás do pentacampeão, o piloto da Voxx Racing conquistou o título. Ambos já não se deram bem na classificação, que com o temporal em Interlagos, ficaram lá no final do grid, e hoje ao longo da prova, tiveram que superar alguns incidentes parta seguir em frente.

O vencedor foi Átila Abreu, em despedida da AMG (vai para a A. Mattheis em 2016). O 2º lugar foi de Diego Nunes da Vogel e o pódio foi completado pelo companheiro de equipe do novo campeão, o jovem Felipe Fraga.

(Foto: Rodrigo Berton/Grande Prêmio)
Página do AutoblogPV8 no Facebook: https://www.facebook.com/Autoblogpv8

Um abraço!

sexta-feira, 11 de dezembro de 2015

Hamilton vs. Vettel... na Fórmula 3!


Em 2015, Lewis e Hamilton da Mercedes e Sebastian Vettel da Ferrari, são dois multicampeões reconhecidos como pilotos mais rápidos do grid na Fórmula 1. Mas se voltarmos apenas 10 anos no tempo, veremos dois garotos que já mostravam muito arrojo em disputas na Fórmula 3 Europeia. Duas promessas dos programas de desenvolvimento da McLaren e da Red Bull, respectivamente, e que se concretizaram.


Página do AutoblogPV8 no Facebook: https://www.facebook.com/Autoblogpv8

Um abraço!

Sette Câmara na academia da Red Bull


A Red Bull fez hoje o anúncio dos novos pilotos a entrar em seu programa de desenvolvimento e, entre eles, está o brasileiro Sérgio Sette Câmara, de 17 anos. E o rapaz merece essa oportunidade, com certeza.

Mineiro de Belo Horizonte (bem perto de onde eu vivo, diga-se de passagem), torcedor do Clube Atlético Mineiro, o Galo (importante dizer isso, rs), Sérgio chamou muita atenção neste ano na Fórmula 3 Europeia com sua competência, especialmente nas tradicionais provas Masters of F3 e no GP de Macau, onde quebrou o recorde da volta mais rápida. Ano que vem ele continua na categoria, pela Motopark.

Foi através da Red Bull Junior Team que chegaram à Fórmula 1 Sebastian Vettel, Daniel Ricciardo, Daniil Kvyat, Max Verstappen, Carlos Sainz Jr., entre outros pilotos que não estão mais na categoria. E desde 2009 um brasileiro não fazia parte deste projeto.


Página do AutoblogPV8 no Facebook: https://www.facebook.com/Autoblogpv8

Um abraço!

quinta-feira, 10 de dezembro de 2015

WRC 2015/16 - Hyundai apresenta novo i20


Partindo para a sua terceira temporada no World Rally Championship (WRC), a Hyundai apresentou ontem na Alemanha o seu carro para 2016, o i20 em sua nova geração. Em mais de 8.000 km de testes, ele mostrou que é mais rápido do que seu antecessor. Ele será pilotado por Hayden Padon, Dani Sordo e Thierry Neuville.


Página do AutoblogPV8 no Facebook: https://www.facebook.com/Autoblogpv8

Um abraço!

Lotus Exige Sport 350


Eis o sucessor do Exige S: o Exige Sport 350. Mais leve, mais potente e, consequentemente mais rápido, o esportivo foi apresentado ontem pela Lotus, com preços a partir de 74 mil euros, chegando às ruas europeias entre fevereiro e março.


Ele é 51 kg mais leve que seu antecessor, pesando 1.125 kg. E além de mais leve, a aerodinâmica ficou mais eficiente, garantindo maior estabilidade em curvas de alta velocidade. De preferência na pista, certo? Pois além do modo Drive, os modos Sport e Race também estão disponíveis e seu comportamento, diminuindo a atuação dos controles de tração e estabilidade, sugere que o uso é mais adequado aos autódromos.

O motor é um V6 de 3.5 litros que gera 350 cv de potência, acoplando ao câmbio manual ou automático de 6 marchas. Com o primeiro e mais esportivo, faz de 0 a 100 km/h em 3,9 segundos e com o outro, em que as trocas são feitas por paddle-shifts no volante, fica 0,1 segundo mais rápido. A velocidade máxima que ele pode atingir é de 274 km/h.


Página do AutoblogPV8 no Facebook: https://www.facebook.com/Autoblogpv8

Um abraço!

Fórmula 1 - Sim, Fangio era pai


Em agosto, o corpo de Juan Manual Fangio foi exumado para a realização de exames de DNA que comprovassem sua suposta paternidade sobre dois cidadãos argentinos. E quanto ao primeiro que se manifestou, a Justiça da Argentina anunciou hoje que, sim, o pentacampeão da Fórmula 1 é pai de Oscar Espinosa. Já o caso de Ruben Vazquez deve ser resolvido nos próximos dias.


Página do AutoblogPV8 no Facebook: https://www.facebook.com/Autoblogpv8

Um abraço!
Paulo Vitor

quarta-feira, 9 de dezembro de 2015

Novo Lexus ES350 chega ao Brasil


A Lexus, divisão de luxo da Toyota, trouxe ao Brasil o renovado ES350, que já pode ser encontrado nas concessionárias da marca no país por R$ 253.300.


Naturalmente, a lista de equipamentos é extensa. O ar-condicionado digital, por exemplo, é de três zonas. Três? Sim, três: há ajuste para os ocupantes do banco traseiro também; bancos de couro preto ou marrom; dez air bags; central multimídia compatível com várias mídias e oito alto-falantes; sensor de chuva; acendimento automático dos faróis, que aliás, são de xenônio; e por aí vai...

O motor é um V6 de 3.5 litros que gera 277 cv de potência e 35,3 kgfm de torque, associado ao câmbio automático de 6 marchas, com opção de trocas manuais por paddle-shifts no volante. Há três modos de condução: Normal, Eco e Sport. E tem controles eletrônicos de tração e estabilidade.


Página do AutoblogPV8 no Facebook: https://www.facebook.com/Autoblogpv8

Um abraço!

Fórmula 1 2015 - Espionagem entre Ferrari e Mercedes?


Vocês devem se lembrar de que há alguns anos, o ex-chefe dos mecânicos da Ferrari, Nigel Stepney, estava entregando arquivos com projetos confidenciais da Scuderia para Mike Coughlan, então da McLaren, com muitas informações sobre os F1 italianos. Por isso o time de Woking foi desclassificado do Mundial de Construtores e multada em US$ 100 milhões pela Federação Internacional do Automóvel (FIA).

Se não sabia, agora ficou sabendo, e se tinha só uma noção, agora entende um pouco melhor. "Beleza, Paulo Vitor, mas o que tem isso?" Então, é... pode ter acontecido de novo, mas dessa vez a Ferrari seria a beneficiada por informações vazadas de nenhuma equipe menos do que a Mercedes.

O ex-engenheiro das Flechas Prateadas, Benjamin Hoyle, ainda no ano passado, havia manifestado o seu desejo de trabalhar para a equipe de Maranello, e desde então seus empregadores o mudaram de informação. Acontece que bem depois foram descobrir que ele ainda tinha acesso aos segredos da equipe, pois ele deixou rastros, e estava acumulando arquivos para levá-los para a Ferrari. Se é que os italianos já não tinham recebido nada, afinal, em maio do ano passado, Hoyle já havia comunicado aos seus chefes sobre a futura mudança, e... não estou dizendo que de fato isso aconteceu, mas... que melhora da esquadra vermelha do ano passado pra cá, hein? Coincidência? Talvez sim, talvez não. Particularmente, não acho que tenham chegado a ir tão longe nisso. Teoria da conspiração demais e, mesmo não sendo dos time dos tifosi, acredito no bom trabalho feito pela própria Scuderia.

Agora a gigante alemã está processando o seu engenheiro, tentando fazer com que ele não possa trabalhar para nenhuma rival da atual bicampeã pelo menos até o final da próxima temporada.

A Ferrari, é claro, nega tudo.


Página do AutoblogPV8 no Facebook: https://www.facebook.com/Autoblogpv8

Um abraço!

Como podem ser os carros da Fórmula 1 em 2017


Baseando-se no futuro regulamento técnico, o site norte-americano Motorsport.com criou uma projeção de como poderá ser, aproximadamente, o design dos carros da Fórmula 1 em 2017.

Os pneus ficarão mais largos. Quanto as peculiaridades de cada composto, nem a Pirelli sabe, ainda. As asas também ficarão mais largas, assim como toda a carenagem. A asa traseira aliás, será mais baixa, como todo o carro. E os bicos serão maiores. Essas mudanças causarão aumento do downforce e do arrasto.

Essas mudanças tem como intenção deixar os carros mais rápidos, mas também mais difíceis de pilotar.


Página do AutoblogPV8 no Facebook: https://www.facebook.com/Autoblogpv8

Um abraço!

segunda-feira, 7 de dezembro de 2015

Escuta esse ronco: Aston Martin mostra mais um pouco do Vulcan


O Vulcan é o carro mais potente construído pela Aston Martin e (salvo os de corrida, é claro), aos poucos, esta vai nos contando mais sobre ele (que aliás, já apareceu por aqui antes).

Seguindo um caminho um pouco mais conservador, este superesportivo não é um híbrido como o Porsche 918, McLaren P1 ou Ferrari LaFerrari, mas o V12 aspirado de 7.0 litros entrega, por si só, incríveis 800 cv de potência!

Óbvio que deve ter um desempenho bruital, mas ainda não sabemos de nada muito específico. Apenas que a relação peso/potência é a mesma, senão bem próxima, aos carros da marca que disputam o World Endurance Championship (WEC), inclusive tendo como um de seus representantes o brasileiro Fernando Rees, do qual falei neste post. Ele tem muitas partes em fibra de carbono e as rodas são de magnésio, para deixá-lo mais leve. Para pará-lo, nada melhor do que discos de freio de cerâmica Brembo.

US$ 2,3 milhões. Este é o preço desse monstro. Porém, as limitadas 24 unidades já tem dono. Todas elas. Antes mesmo do lançamento.


Página do AutoblogPV8 no Facebook: https://www.facebook.com/Autoblogpv8

Um abraço!

domingo, 6 de dezembro de 2015

Fiat e Ferrari vão se separar em 2016


A Fiat Chrysler Automobiles (FCA) decidiu que irá a Ferrari irá se separar do restante do grupo. A marca de Maranello terá sua própria estratégia de mercado, seguindo um caminho independente, enquanto a Fiat vende suas ações desta, que correspondem a 80%, para quitar suas dívidas que somam 5 bilhões de euros. Essas ações da Fiat serão transferidas para uma sociedade holandesa constituída recentemente para tal, a FE Interim BV.


Página do AutoblogPV8 no Facebook: https://www.facebook.com/Autoblogpv8

Um abraço!

DTM 2015/16 - BMW mantém seus pilotos, incluindo Farfus


O título entre os pilotos do DTM em 2015, pode ter ficado com o jovem Pascal Wehrlein, da Mercedes. Mas entre os construtores, a campeã foi a BMW, e esta decidiu que não há a menor necessidade de alterar o time, confirmando a permanência de todos os seus pilotos para 2016.

São eles: António Félix da Costa, Bruno Spengler, Tom Blomqvist, Timo Glock, Maxime Martin, Marco Wittmann, Martin Tomczyk e o brasileiro (único do país na categoria) Augusto Frafus.

Essa galera conquistou algumas vitórias bem significativas, pódios, foram muito bem posicionados... enfim, não à toa esse foi o conjunto campeão. E em 2016 eles querem ainda mais.


Página do AutoblogPV8 no Facebook: https://www.facebook.com/Autoblogpv8

Um abraço!

Hamilton e Piquet recebem da FIA seus prêmios de campeões da F1 e da F-E

Na noite da última sexta-feira, a Federação Internacional do Automóvel (FIA) promoveu em Paris sua cerimônia de gala para a entrega das premiações do ano. Ontem mesmo eu falei dos três troféus que Max Verstappen levou para cara.

Mas claro, tivemos outros destaques dos quais não pude falar antes...


Pela terceira vez, Lewis Hamilton levou a taça de campeão da Fórmula 1, sendo a segunda consecutiva. Essas duas últimas pela Mercedes.

E o brasileiro Nelsinho Piquet recebeu o prêmio de primeiro campeão da Formula E. Mas o título de equipes ficou com a Renault e.Dams, representada por Alain Prost e Jean-Paul Driot.


Página do AutoblogPV8 no Facebook: https://www.facebook.com/Autoblogpv8

Um abraço!

sábado, 5 de dezembro de 2015

Fórmula 1 2015 - Verstappen recebe três prêmios da FIA


Na primeira metade do ano passado, a Toro Rosso já havia anunciado um de seus pilotos para a temporada 2015 da Fórmula 1: Max Verstappen. Um moleque de 16 anos que estava correndo seu primeiro ano em categoria de base, a Fórmula 3 Europeia, tendo acabado de sair do kart. Todos pensamos "Que loucura!", mas ainda naquela época ele já havia testado um carro de F1 (e eu aqui de 1.0 e 1.6, rs).

Com muita desconfiança alheia, ele realmente estreou na maior categoria do automobilismo mundial. E de cara me surpreendeu. Até tentaram dar-lhe a fama de barbeiro em Mônaco, injustamente (ao meu ver), mas o garoto é tão cheio de personalidade, que passou por cima de todas as críticas ao melhor estilo deal with it/turn down for what.

Por sua causa, sua precocidade, a Federação Internacional do Automóvel (FIA) até mudou as regras para se obter a superlicença, impondo a idade mínima de 18 anos. Tudo bem, ele já fez aniversário há pouco tempo, completando sua maioridade e tirando carteira de motorista. É, claro que ele não tinha. Engraçado, né?

Essa mesma FIA que a princípio torceu o nariz, foi obrigada a se render ao talento do garoto. Ontem, na cerimônia de entrega de prêmios da entidade, em Paris, o garoto recebeu três prêmios: estreante do ano, ultrapassagem do ano e personalidade do ano. Os votos foram de pilotos veteranos e jornalistas especializados em automobilismo.

O primeiro, pois não só foi o estreante que mais marcou pontos, como também tornou-se o recordista nisto no quesito idade. E a ultrapassagem do ano? Ele fez várias! E já havia recebido esse mesmo prêmio no ano passado, ainda na F3. Mas especificamente, foi por uma ultrapassagem sobre Felipe Nasr no GP da Bélgica. Foram dois estreantes, e ambos chamaram muita atenção para ver quem seria o melhor, mas achei bacana quando o Max disse que a comparação era injusta pela Sauber ter um carro inferior ao da Toro Rosso. Verstappinho, como um bom adolescente, dá o coice quando é provocado, mas sabe respeitar também. E por último, de personalidade do ano... precisa dizer mais alguma coisa sobre quem gritou "NO!!!" quando pediram para trocar de posição com seu companheiro no GP de Cingapura?

Verstappen teve uma estreia muito melhor do que podia imaginar na Fórmula 1, tendo como maiores destaques dois 4º lugares. E pelo visto ainda vai nos arrancar muitos aplausos, pois sim, ele merece.


Página do AutoblogPV8 no Facebook: https://www.facebook.com/Autoblogpv8

Uma abraço!

Fórmula 1 2015/16 - Toro Rosso volta a usar os motores Ferrari e mantém dupla de pilotos


Depois de a Red Bull anunciar seus motores Renault, preparados pela Ilmor e com nome TAG Heuer, foi a vez da Toro Rosso fazer o seu anúncio, confirmando que voltará a usar os motores Ferrari no ano que vem, abandonando os propulsores franceses.

Porém, as unidades fornecidas por Maranello terão a configuração final da temporada 2015, já que o acordo só foi possível graças a uma nova brecha no regulamento, que só permitiu que isso fosse feito dessa forma. Assim, os carros da Scuderia terão uma outra especificação de 2016 para seus motores, enquanto a equipe satélite rubro-taurina cuidará de seu próprio desenvolvimento (ou irá terceirizá-lo, como a equipe principal fez).

Outra "novidade" é que o time italiano resolveu manter a dupla de pilotos Carlos Sainz Jr. e Max Verstappen, que mostraram que tem, sim, talento para a Fórmula 1.


Página do AutoblogPV8 no Facebook: https://www.facebook.com/Autoblogpv8

Um abraço!

Fórmula 1 2015/16 - Vijay Mallya pode perder a Force India


Entre complicações financeiras, Vijay Mallya está em uma disputa judicial pela posse da Force India, contra o grupo Diageo, dono de suas patrocinadoras Johnnie Walker e Smirnoff (é um boteco sobre rodas, não?). O que não necessariamente prejudica as negociações com a Aston Martin, que parecem ir bem.

O empresário tem uma dívida multimilionária (equivalente a R$ 460 milhões, aproximadamente) com seus investidores, e sem poder pagá-la, entregar a equipe de Fórmula 1 seria uma forma de quitá-la.


Página do AutoblogPV8 no Facebook: https://www.facebook.com/Autoblogpv8

Um abraço!