segunda-feira, 31 de outubro de 2016

Fórmula 1 2016/17 - Rumor: a volta de Ross Brawn?


Circula pela imprensa europeia, mais por parte da revista alemã Auto Bild, que Ross Brwan poderá voltar à Fórmula 1, mas agora como comandante da categoria, no lugar de Bernie Ecclestone. Isso apoiado pelo novo acionista majoritário desta, o grupo Liberty Media.

Como sabem, eu não gosto de trazer boatos pra cá, mas este faz sentido. Porque o engenheiro veterano, há alguns dias, falou que deixou a Mercedes por ter descoberto que Toto Wolff e Niki Lauda, ambos tendo se tornado acionistas do time, estavam falando mal dele pelas suas costas, e foi bem quando os dois trouxeram Paddy Lowe para equipe, com este vindo a ser o novo chefe desta. Foi quando Brawn pulou fora.

Mais recentemente, Ross manifestou o desejo de voltar para a Fórmula 1, mas não mais como dirigente de alguma escuderia. E de uns tempos pra cá, surgem boatos de convites para que ele desempenhasse um papel maior, como desenvolvendo o regulamento técnico, por exemplo. Experiência para ele nisso é o que não falta, afinal.

Levando tudo isso em consideração, creio que este retorno faça sentido sentido, não? Mas claro, a silly season se aproveita justamente dessas pecinhas avulsas do que-cabeça que parecem se encaixar convenientemente.


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Um abraço!

Fórmula 1 2016 - Uma focinheira para Verstappen


O talento de Max Verstappen é inegável. Não à toa, tornou-se o mais jovem vencedor da história da Fórmula 1 (ok, teve o abandono das Mercedes, mas isso não lhe tira o mérito), em seu primeiro contato com o carro da Red Bull, que até então ele desconhecia. Porém, precisa tomar cuidado com o que faz dentro da pista, e o que diz fora dela, pois sua coleção de desafetos desnecessários em tão pouco tempo, já é consideravelmente grande.

Desde o começo, esta foi uma aposta de risco. Se por um lado ele tem uma ótima pilotagem, talvez tenham se precipitado ao fazê-lo pular alguns degraus das categorias de base. E a mimação sem limites continuou quando o promoveram no meio da temporada.

Recentemente, Helmut Marko, consultor da Red Bull e responsável pelo programa de desenvolvimento de pilotos desta, declarou que, entre outras falhas, o garoto holandês precisa aprender a poupar pneus se ele quiser ser campeão mundial. Outra crítica feita por meio grid, é sobre sua pilotagem excessivamente agressiva. Pode ser muito rápido, arrojado, mas pouco inteligente. Isso foi logo depois do GP dos Estados Unidos que, aliás, Max abandonou mas, por falta de experiência e da cabeça no lugar, tentou levar o carro que nitidamente havia quebrado, e ele ouviu o barulho, de volta aos boxes. Primero, só do barulho começar, ele devia saber que nem chegando aos boxes, poderiam consertar o bólido a tempo dele terminar a prova. Segundo, colocou seu equipamento em risco maior, podendo gerar penalizações futuras, além de ser estrategicamente ruim para ele e para o time.


E isso é reflexo do quanto a equipe passa a mão em sua cabeça, numa fase em que ele tem que amadurecer, pois lembrem-se ainda é apenas um adolescente que recentemente completou seus 19 anos ("nineTEEN"). Se não pararem com isso, vão criar um sujeito mais birrento do que a soma de Sebastian Vettel com Fernando Alonso e Lewis Hamilton. Esses ainda estão na medida do que pode ser considerado normal para um piloto de ponta.

A propósito, o episódio de ontem mostra bem isso. Mad Max claramente ganhou vantagem ao cortar caminho pela grama. Qualquer piloto saberia que o correto ali, seria ceder a posição, como a própria Red Bull deu a ordem de imediato. E ele obedeceu? Claro que não. Eu fico impressionado como a equipe não nota o problema que eles estão criando, com o garoto já sendo tão teimoso. Isso pode gerar problemas para eles no futuro, fora o desperdício de talento que ele realmente tem.

Ainda ontem, o rubro-taurino deslealmente jogou Nico Rosberg para fora da pista, podendo acabar até com as chances de título do piloto da Mercedes. E por isso, mais uma vez, ele foi criticado por Niki Lauda, que já o considera um caso perdido. E o tricampeão também não nega as habilidades do moleque, fazendo as críticas, de certa forma, até se preocupando com o futuro dele. Como o bebê reage? Retrucando de forma infantil, só querendo dar "turn down for what", sem nunca ter um bom argumento.

Quando eu disse lá no começo dos desafetos desnecessários, é porquê são desnecessários mesmo, envolvendo até gente que nem está mais na Fórmula 1. Todos nós sabemos o quanto Jacques Villeneuve gosta de soltar opiniões polêmicas. Bem, não temos culpa se lhe dão ibope. Mas numa dessas, ele fez críticas ao estilo abusivo de Verstappinho, dizendo que uma hora ele pode acabar matando alguém. Mais uma vez, adivinhem o nível da resposta? Quando só podia aceitar, pois não foi ofensivo, ou simplesmente ficar quieto, ele manda aquela indireta de que quem já matou alguém foi o canadense, referindo-se a um acidente no qual uma roda do campeão de 1997 voou num fiscal e o matou.

Todos esses casos que eu estou contando, não devem ser metade de todas as polêmicas nas quais ele vem se envolvendo em tão pouco tempo. Apesar de todos os avisos, a reação dele é sempre a mesma:


Ele não leva na boa, entendem? Nunca leva. Considera tudo como uma briguinha de garotos no colégio, quando na verdade estão arriscando a vida ali. Acho que ele não tem consciência disso. Em 2015, ainda na Toro Rosso, ele causou um acidente muito sério no GP de Mônaco, salvi engano ainda num treino ou na classificação. Foi criticado por Felipe Massa (que nem estava envolvido), de forma construtiva, alertando sobre o perigo. Não preciso falar que o holandês se contentou em apenas dar mais uma tiradinha, né?


Pior que naquela época, foi um momento em que sua carreira foi colocada a prova pois, por este e outros incidentes, ele começou a levar críticas de meio grid, dirigentes e por aí vai. Como era novato, poderia ter sua carreira muito prejudicada. Por isso, até eu o defendi, pois realmente era compreensivo, considerando que tinha pouca experiência e, salvo engano, ainda tinha apenas 17 anos. Felizmente ele evoluiu muito no restante da temporada e não perdemos esse talento. Ou pelo menos por enquanto, se ele não rever sua postura.


Agora se tem um cara durão na Fórmula 1, este alguém é Kimi Raikkonen. Duas vezes ele e o caçula do certame já se estranharam de forma perigosa: na Hungria e, pior ainda, na Bélgica. Apesar disso, como um bom Iceman, ele ainda mantém a calma na esfera pessoal com o jovem rival. Ainda. Mas não demora a soltar os cachorros também.

Max também se defendeu de forma controversa de uma tentativa de ultrapassagem feita por Lewis Hamilton no GP do Japão, o que obrigou a FIA a tomar uma decisão muito chata, ficando mais dura em seus julgamentos de manobras. Ou seja, indiretamente ele acaba estragando a própria Fórmula 1.


Por que isso segue acontecendo? Porque ironicamente, um pirralho de peito estufado batendo de frente com campeões veteranos, chama a atenção do público, especialmente os mais jovens. Tanto que este muitas vezes o elege como Piloto do Dia, quando outros tiveram uma performance superior na corrida. Mas já passou da hora da Fórmula 1, da FIA e da Red Bull, que é quem tem criado este problema, puxarem as orelhas de Max Verstappen, para o bem dele, da equipe e do certame.

Não, não quero um grid de pilotos chatos. Limites, apenas. Que Max seja menos imprudente, para desenvolver em todo o seu potencial. Vamos lá, Mad Max! Você tem que confirmar todas as expectativas que colocamos em você desde que entrou na pista. Pois outra coisa é tão inegável quanto o seu talento: traz mais emoção para as corridas.


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Um abraço!

domingo, 30 de outubro de 2016

Fórmula 1 2016 - GP do México - Corrida


Lewis Hamilton fez uma corrida perfeita, nunca sendo incomodado e garantindo a vitória no GP do México (igualando-se a Alain Prost, com 51 vitórias), numa dobradinha da Mercedes completada por Nico Rosberg, este, que continua líder do campeonato que poderá ser decidido no GP do Brasil, que está pronto para receber a Fórmula 1 daqui a duas semanas.

A vitória de Hamilton não foi tão tranquilo assim. No início da corrida, por um instante, seus freios falharam e ali, tanto ele quanto a Mercedes pensaram que fosse o fim. Isso garantiu um passeio bem controverso na grama, diga-se de passagem.

E completando o pódio, da maneira mais louca e engraçada, veio Sebastian Vettel, da Ferrari. Essa é uma história que provavelmente será o grande destaque deste post, como foi da corrida. Por isso vou deixar por último.

Atualização: o 3º lugar é de Daniel Ricciardo, da Red Bull. Explicações no final do post.


Depois do tetracampeão da Ferrari, digamos (vão entender depois) que tenham vindo a dupla da Red Bull, com Daniel Ricciardo seguido por Max Verstappen. Em 6º, o outro carro da Scuderia, de Kimi Raikkonen. Em 7º, Nico Hulkenberg fez o que pôde com a Force India (na verdade rodou sozinho no final, perdendo uma posição), chegando logo à frente dos pilotos da Williams, Valtteri Bottas e Felipe Massa, respectivamente, que fizeram uma prova bem conservadora (principalmente Massa, e ambos mantendo a posição de largada), mas consistente, segurando bem a outra Force India, do piloto da casa, Sergio Pérez, até o fim, fechando a zona de pontuação com o mexicano.

Só tivemos um abandono, que foi o de Pascal Wehrlein, da Manor, ao colidir com a Sauber de Marcus Ericsson na primeira curva. Mas o sueco se salvou e quase pontuou, chegando em 11º, sendo que perdeu posições quando bateu. Cá entre nós, mandou muito bem e merecia o último pontinho ali. Mas deixemos o mexicano dar uma alegria ao seu público, não é mesmo?

Depois veio a dupla da McLaren-Honda, com Jenson Button à frente de Fernando Alonso. Em seguida, Jolyon Palmer da Renault, Carlos Sainz Jr. da Toro Rosso, Felipe Nasr da Sauber, Daniil Kvyat da Toro Rosso, Kevin Magnussen da Renault, as Haas de Esteban Gutiérrez e Romain Grosjean, e Esteban Ocon da Manor. Cabe ressaltar que a Haas detectou uma falha no assoalho de Grosjean, trocando-o e assim obrigando o francês a largar dos boxes.


Agora, vamos para a treta do dia...

Vettel estava virtualmente bem posicionado, tanto é que chegou a liderar algumas voltas enquanto as Flechas Prateadas faziam as suas paradas. Forte candidato ao pódio, disputando este com a dupla rubro-taurina.

O Verstappinho chegou a ser uma ameaça ao 2º lugar de Rosberg, até tentar atacá-lo e, ao errar, o alemão tomou distância e não foi mais incomodado. Então quem alcançou o moleque holandês, foi Vettel e, nas voltas finais, deu o bote que deveria ter sido certeiro.

Malandramente, o Mad Max passou pela grama e continuou na frente. Ele se fez de bobo, no vai que cola, mas claramente ganhou vantagem ali. Deve ter tido a ideia porque mais cedo, Rosberg fez o mesmo, mas porquê Verstappen não lhe deixou espaço e o líder do campeonato usou o menor espaço possível. O que claramente não foi o caso aqui.

Como agir normalmente? Entregando a posição, e esta foi a ordem vinda da própria Red Bull (embora posteriormente Christian Horner tenha não só negado, como dito que fez justamente o contrário), de imediato. Mas vocês se lembram do ano passado em Cingapura, né? "NO!!!" E novamente, assim reagiu o teimoso. Não cedeu a posição. E nisso, quem alcançou os dois? O outro rubro-taurino, Ricciardo, que atacou seu antigo companheiro de equipe de forma que os dois bateriam, se o australiano não tivesse recuado. E ambos foram segurando seus carros no limite, chegando a trocar borracha e tinta.


Ah, mas o Vettel xingou tanto, mas tanto... e dessa vez eu dou razão. O que mais se ouviu foi "piiiiii" naquele rádio. Porque depois da defesa injsuta e não ceder a posição, ele entendeu que Verstappinho estava o segurando para deixar seu companheiro dar o bote. Os incidentes ficaram sob investigação, e quando Maurizio Arrivabene lhe disse que Charlie Whiting (diretor de prova, o cara da FIA na Fórmula 1) falou que... bem, não sabemos. Porque o alemão já mandou aquele "Bem, aqui tá o meu recado pro Charlie: *************! Honestamente *********! Eu vou bater em alguém" (se explicou e pediu desculpas ao próprio depois), imediatamente sendo, bem, eu não diria repreendido, porque Maurizio o mandou se acalmar e abaixar as mãos de forma até afetuosa, mais ou menos "Calma, Sebastian! O incidente está sob investigação. Eu sei que é injusto, mas fique calmo e abaixe essas mãos!".


Volta final, Verstappen cruza a linha de chegada e Vettel ao fazer o mesmo, posicionou-se ao lado do holandês e fez um "na na ni na não" em reprovação com as mãos, ao passo que o garoto retribuiu, com algo que não entendi se era um "Ma che cazzo?!" ou o dedo do meio mesmo.


Enquanto os três primeiros foram para aquela sala onde esperam pelo pódio, saiu a decisão dos comissários: punição de 5 segundos de acréscimo ao tempo final de Max. Eles entraram na sala, Verstappinho enxugou-se, pegou sua garrafinha d'água, começou a beber, olhou para a TV e... olhou pro câmera, olhou pra TV, olho pro câmera, pra TV... mexendo só os olhinhos, sem esboçar qualquer reação facial. E aí só se ouviu aquela gargalhada do cara da Mercedes que foi pra lá junto com Hamilton e Rosberg. Verstappen explicou ali para os dois rapidinho e vazou. Enquanto rolava isso, Vettel foi chamado para ocupar a sala. Um cara da Ferrari jogou um boné da equipe pra ele, que foi correndo para a sala.


Verstappen foi malandramente, e saiu idiotamente, porque poderia ter perdido só uma posição se tivesse cedido, talvez até recuperando-a na volta seguinte. Mas devido ao penalty, ficou atrás de Ricciardo também. Sabem o que mais? Vettel foi eleito Piloto do Dia, e olha que quem leva esse prêmio direto, mesmo quando não merece (como na última corrida, que abandonou e Alonso deu um espetáculo), é o Verstappen, que conta sempre com muitos votos.


E o pódio em si... O México é sensacional, não? Que torcida! Antes da corrida, Rosberg falou com a torcida em espanhol (pra quem não sabe, ele é um poliglota: fala alemão, inglês, espanhol, francês e italiano, fluentemente). Ganhou os mexicanos na hora, né? Enquanto tocavam o "God Save the Queen" para Lewis, dava para escutar uma legião gritando "Nico! Nico! Nico! Nico!" bem alto. Então na entrevista, feita por Juan Pablo Montoya, diga-se de passagem, Nico teve que retribuir, falando novamente em espanhol antes de responder as perguntas do colombiano em inglês. E Vettel aproveitou para se desculpar publicamente, dizendo que estava de cabeça quente (compreensível).

Atualização: numa decisão da qual eu direi abertamente que não concordo nem um pouco, Vettel foi punido com acréscimo de 10 segundos ao seu tempo final, pela mudança de traçado ao defender-se de Ricciardo! E porquê sou contra? Primeiro, porque foi uma mudança para se defender, e bem sutilmente, ele apenas fez a tomada da curva. Segundo, porque vamos supor que ele cometeu esta irregularidade e apliquemos normas jurídicas aqui. Qualquer aluno no máximo do 2º período de Direito, sabe que existe algo chamado nexo causal. Isto é, Vettel foi obrigado a fazer isso, só porquê Verstappen, o mais errado da história, não lhe cedeu a posição. Então nem era para ele estar lá! A punição dada ao Verstappen anularia isso e ainda já recompensava o Ricciardo. Assim, Vettel ainda terminou atrás de Verstappen. Ou seja: lógica pra quê, FIA? A punição ao holandês não resolveu nada! Desse jeito esse menino mimado vai continuar fazendo bobagem. Lamentável, FIA! Lamentável.


Mundial de Pilotos: http://www.formula1.com/en/results.html/2016/drivers.html

Mundial de Construtores: http://www.formula1.com/en/results.html/2016/team.html


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Paulo Vitor

Uber faz entrega de 45 mil latas de cerveja com caminhão autônomo


Para quem é adepto das teorias da conspiração sobre revolução das máquinas (não estou tirando sarro, pois vai que...), como é mostrado nas franquias de O Exterminador do Futuro e Matrix (entre outras), é bom ficar alerta, pois tivemos mais um sinal deste futuro chegando.

Brincadeiras à parte...

A Otto é uma startup nova, trabalhando no desenvolvimento de sistemas que deixem caminhões autônomos. Assim chamou a atenção da Uber, que a comprou em maio, por quase US$ 700 milhões. Então juntas, fizeram a primeira entrega de carga, com uma carreta autônoma da Volvo (parceria da Uber, trabalhando também no desenvolvimento de outros veículos autônomos), sem nem alguém ali dentro para o caso de alguma emergência.

Como? Sensores de detecção a laser, radar e uma câmera de alta precisão no para-brisa. Foi uma viagem de 200 km nos Estados Unidos, de Fort Collins até Colorado Springs. A carga, como viram no título, eram 45 mil latas de cerveja.

Preocupado com os caminhoneiros? É compreensível.

Bem, de acordo com dados da própria Volvo, no Brasil, em 2015 tivemos pouco mais de 122 mil acidentes em rodovias federais. Destes, mais de 37 mil envolveram caminhões, entre os quais tivemos quase 3 mil mortos e 20 mil feridos.

Essa classe é obrigada a trabalhar com prazos, muitas vezes desumanos, que os fazem recorrer a drogas que os mantenham alertas e não preciso dizer o quanto isso é perigoso. Sem falar em dormir ao volante, falta de atenção e por aí vai. Máquinas dificilmente cometem esses erros.

Então pense por outro lado mais positivo: se um dia a Otto chegar ao Brasil, por via das dúvidas, é bom manter pelo menos um caminhoneiro na cabine, para o caso de emergências, que sempre podem acontecer. Só que eles terão uma jornada de trabalho bem menos exaustiva e mais segura. Fora que para montar esse sistema, também precisarão de profissionais capacitados.

Todos saem ganhando, se as coisas saírem assim. Ou talvez seja ingenuidade minha.


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As reformas em Interlagos para o GP do Brasil de Fórmula 1


Interlagos recebeu algumas reformas, como vira e mexe a FIA ou a própria Fórmula 1 cobram, para que possa sediar o GP do Brasil da categoria, que será realizado daqui a duas semanas.

Ontem, o prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, esteve no Autódromo Internacional José Carlos Pace para a inauguração dessas obras, além de terem realizado simulações para o final de semana da corrida, como o resgate de um piloto, por exemplo.

A maior novidade, creio eu, seja o prédio operacional que vocês veem no topo deste post. Lá ficarão os diretores de prova. Pena que isso significou a derrubada da antiga torre de controle. Mais apertada, é verdade, mas icônica e com visão mais ampla, enquanto no novo prédio, será tudo feito eletronicamente.

Outra ampliação significativa no paddock, é o de mais espaço para as equipes, que sempre reclamam do aperto. Agora terão um espaço extra, onde poderão montar o que quiserem. De escritórios ou sala de reuniões, até cozinha. E acima, o espaço VIP para convidados.

E algo que notei na foto abaixo, mas que não me lembro se está ali há mais tempo, é essa alteração na entrada dos boxes, que foi recuada, alargada e ganhou uma curva. Lembro só que em 2012 ou 2013, Felipe Massa foi punido por passar pela entrada antiga sem de fato entrar, aproveitando o espaço e, provavelmente por causa disso, fizeram a modificação.

Bem, vale lembrar que existe uma ameaça ao GP do Brasil de 2017, mas não acredito que se concretize. É só uma briga de egos entre cartolas e eu já cansei disso. Existe um contrato até 2020, para início de conversa, e até lá este pode ser renovado, dependendo, talvez, de uma já mencionada mudança do paddock para a reta oposta.


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sábado, 29 de outubro de 2016

Fórmula 1 2016 - Melhoras, Sir Frank!


Apareceu como especulação ontem, e hoje foi confirmado pela sua própria equipe: Frank Williams está internado num hospital na Inglaterra, devido a uma pneumonia, contraída em Monza, no GP da Itália.

Como é uma figura constante no paddock, naturalmente deram falta dele de lá pra cá e, além dele, é claro que a sua filha, Claire Williams, também vem se ausentando desde então. Quem tem feito o trabalho da chefe, até então, é Mike O'Driscoll, que foi quem confirmou a situação.

O fundador da Williams vem se recuperando lentamente, mas de forma constante. Menos mau, não é mesmo? Melhoras, Sir Frank!


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Fórmula 1 2016 - GP do México - Classificação


Lewis Hamilton cravou a pole position e Nico Rosberg completou a primeira fila para Mercedes para o GP do México, no autódromo Hermanos Rodríguez. Além deles aparecendo na foto, tivemos Max Verstappen, sendo que Daniel Ricciardo fechou a segunda fila para a Red Bull.

Bem, tivemos um daqueles sujeitos tirando leite de pedra completando o top 5, que no caso foi Nico Hulkenberg, da Force India, que ficou entre os rubro-taurinos e a Ferrari, cortando a sequência de filas combinadas. Kimi Raikkonen vai largar à frente de Sebastian Vettel.

Em 8º e 9º vieram respectivamente Valtteri Bottas e Felipe Massa, da Williams. E fechando a galera do Q3, Carlos Sainz Jr., da Toro Rosso, deixando de fora no Q2 justamente seu conterrâneo e ídolo Fernando Alonso, da McLaren-Honda. Entre o espanhol e seu companheiro Jenson Button, ficou a outra Force India, do piloto da casa, Sergio Pérez.

Indo lá para o Q1, desta vez aparentemente Felipe Nasr teve o mesmo acerto que Marcus Ericsson, mas foi superado pelo companheiro. O brasileiro da Sauber não foi para o Q2, ficando apenas em 19º, enquanto o sueco foi o 15º, atrás de Kevin Magnussen, da Renault. O outro carro da escuderia francesa, de Jolyon Palmer, nem pôde ir à pista, pois detectaram um problema na chassi e não dava para resolvê-lo a tempo. Então, largará em último.


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Fórmula 1 2016 - GP do México - 3º Treino Livre


A última sessão de treinos livres para o GP do México, mostrou que teremos uma classificação interessante, especialmente para as três primeiras filas.

A Red Bull estava escondendo o jogo ou teve algum problema ontem, pois com Max Verstappen, superaram as Mercedes de Lewis Hamilton, e Daniel Ricciardo só não fez o mesmo por falta de oportunidade, ficando em 3º, entre o inglês e o companheiro deste, Nico Rosberg.

Creio que foi jogo escondido mesmo, pois nas simulações de corrida feitas ontem, o holandês rubro-taurino estava muito bem, em ritmo constante.

Aliás, devo destacar que todos os pilotos e equipes tem encontrado alguma dificuldade em manter o carro totalmente sob controle, por falta de estabilidade. Isso devido a alta atitude do autódromo Hermanos Rodríguez, na Cidade do México, que além de enfraquecer o motor, provoca perda da pressão aerodinâmica e, a pista em si, ainda não tem um asfalto muito aderente.

Completando o top 5, veio Valtteri Bottas, da Williams. Em seguida vieram as Ferrari de Sebastian Vettel e Kimi Raikkonen, respectivamente. Mas não se enganem, a Scuderia também está forte, especialmente no setor 1. Atrás dos carros de Maranello, o outro piloto da escuderia de Grove, Felipe Massa.

Em 9º veio Nico Hulkenberg, da Force India, e fechando o top 10, Carlos Sainz Jr., da Toro Rosso. Atrás, os respectivos companheiros destes, o piloto da casa Sergio Pérez e o russo Daniil Kvyat.

Me preocupou a má performance de Felipe Nasr, em último, e olha que ele deu um número razoável de voltas. Enquanto seu companheiro ma Sauber, Marcus Ericsson, foi o 16º, tendo andado um pouco mais. Mas ainda acho aquele papo de sabotagem meio loucura.


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MotoGP renova com Sepang para GP da Malásia até 2021


A MotoGP realiza o GP da Malásia em Sepang desde 1999, e renovou seu vínculo com o circuito malaio, onde também são feitos testes da categoria, até 2021. Interessante os prazos desses contratos, iguais ou quase, pois até para o mesmo ano teremos Sachsenring, e Misano foi renovada até 2020.


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sexta-feira, 28 de outubro de 2016

DTM 2016/17 - Mortara troca Audi por Mercedes, que reduz número de carros no grid


Após ser vice-campeão do DTM em 2016, perdendo para Marco Wittmann, da BMW, Edoardo Mortara decidiu trocar a Audi pela Mercedes, esta que, em 2017, irá reduzir seu número de carros no grid, de 24 para 18, assim como as outras montadoras também devem fazer.


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Fórmula 1 2016 - GP do México - 2º Treino Livre


Sebastian Vettel superou Lewis Hamilton no segundo treno livre para o GP do México, no autódromo Hermanos Rodríguez.

Poderia ter sido uma dobradinha da Ferrari, mas as Mercedes se intrometeream entre o líder e Kimi Raikkonen, que ficou em 4º, atrás de Nico Rosberg.

Completando o top 5 veio Daniel Ricciardo, da Red Bull, e seu companheiro Max Verstappen foi o 7º, com Nico Hulkenberg da Force India entre os rubro-taurinos.

Em 8º veio Valtteri Bottas da Williams, com seu companheiro Felipe Massa em 13º. E completando o top 10, vieram os espanhois Carlos Sainz Jr., da Toro Rosso, e Fernando Alonso, da McLaren-Honda, nesta ordem. Atrás, seus respectivos companheiros, Daniil Kvyat e Jenson Button.


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Paulo Vitor

Matheus Leist vai correr na GP3 Series em 2017


Após conquistar o título da Fórmula 3 Inglesa, Matheus Leist declarou que irá correr na GP3 Series em 2017, não podendo dizer em qual equipe, por ainda não ter assinado o contrato, mas que é um time de médio para bom, segundo o piloto.

É um ótimo passo na carreira do brasileiro, pois é uma das categorias de base mais próximas da Fórmula 1, inclusive acompanhando o calendário desta em muitas provas. De lá saíram campeões como Esteban Ocon, Daniil Kvyat, Valtteri Bottas e Esteban Gutiérrez, hoje todos na Fórmula 1, ingressando nesta justamente devido ao título na GP3 Series.


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Fórmula 1 2016 - GP do México - 1º Treino Livre


Em atuação inicial discreta de seu companheiro Nico Rosberg, que foi apenas o 7º, Lewis Hamilton, da Mercedes, liderou o primeiro treino livre para o GP do México, no autódromo Hermanos Rodríguez.

Um pouquinho atrás, vieram as Ferrari de Sebastian Vettel e Kimi Raikkonen, respectivamente.

Completando o top 5, a surpresa da sessão foram os dois carros da Force India, com o piloto da casa, Sergio Pérez, à frente de Nico Hulkenberg.

Além disso, não há muito o que falar desse treino. Apenas que Pérez, Pascal Wehrlein da Manor, Kevin Magnussen da Renault, Felipe Massa da Williams e Felipe Nasr da Sauber, utilizaram o Halo.


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quinta-feira, 27 de outubro de 2016

Fórmula 1 2016 - GP do México - Informações



A ida (ou retorno) da Fórmula 1 ao autódromo Hermanos Rodríguez, foi um dos pontos altos da última temporada, fazendo até o WEC ou mesmo a Formula E irem para lá também. E neste final de semana, teremos novamente o GP do México, com aquele povo mega caloroso nas arquibancadas da parte do estádio.


Programação (horário de verão de Brasília):

Sexta-feira: 1º Treino Livre às 13h, e 2º Treino Livre às 17h.
Sábado: 3º Treino Livre às 13h, e Classificação às 16h.
Domingo: Corrida às 17h (devido aos fusos diferentes e ao horário de verão, está havendo uma grande confusão entre todas as programações que eu olhei, então por via das dúvidas, deem uma conferida na TV às 16h).

Mapa do circuito:

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Paulo Vitor

IndyCar continuará com chassis Dallara até 2020, mas terá mudanças até lá


A IndyCar anunciou esta semana que permanecerá com os atuais chassis da Dallara até 2020, e em 2018, pretende deixar os kits aerodinâmicos de forma com que se pareçam com os carros da antiga CART. Lembrando que em 2017, haverá o congelamento do desenvolvimento e em seguida a padronização desses componentes. A categoria ainda quer atrair uma terceira montadora para se unir a Chevrolet e Honda na disputa do certame.


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quarta-feira, 26 de outubro de 2016

Audi deixará o WEC para entrar com tudo na Formula E


A Audi Sport surpreendeu ao anunciar que irá deixar não só o WEC, como qualquer prova de longa duração ao final desta temporada.

Após 18 anos, não vão disputar mais nem as 24 Horas de Le Mans. Permanecendo normalmente no DTM.

O foco agora é a Formula E, como recentemente já declarou que se aproximaria num futuro próximo através da parceria técnica com a ABT, onde tem um de seus pilotos do endurance, Lucas di Grassi, atuando nos monopostos elétricos desde antes do nascimento da categoria, no desenvolvimento desta.

A razão disso? A marca vê o futuro nos carros elétricos, assim como seus modelos de rua já começam a ser desenvolvidos voltados para esta tecnologia. A permanência no DTM é mais por estratégia de mercado, já que disputa o certame com suas rivais alemãs Mercedes e BMW.


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terça-feira, 25 de outubro de 2016

Sérgio Sette Câmara no GP de Macau de Fórmula 3


Sérgio Sette Câmara foi convidado para retornar ao palco no qual chamou a atenção do mundo automobilístico, entrando assim no programa de desenvolvimento de pilotos da Red Bull: o tradicional GP de Macau de Fórmula 3, pela Carlin. Como podem ver, no ano passado ele bateu o recorde da categoria no circuito de rua da antiga colônia de Portugal na China.


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Felipe Massa na Race of Champions 2016/17


Já sabemos de uma coisa que Felipe Massa irá fazer após se aposentar da Fórmula 1: disputará a Race of Champions em Miami. Para quem não sabe, ele foi campeão da Fórmula 3000 Europeia, entre outras categorias de base abaixo desta.

Não é a primeira vez do veterano. Em 2005, ele participou formando a dupla do Brasil ao lado de Tony Kanaan que, vejam só, também voltará à competição nesta próxima edição.

Outros nomes já confirmados são Sebastian Vettel, Juan Pablo Montoya, Ryan Hunter-Reay, Peter Solberg, Tom Kristensen, e Travis Pastrana.


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domingo, 23 de outubro de 2016

Fórmula 1 2016/17 - Felipe Nasr na Force India?


Esse é o rumor que surgiu com muita força neste final de semana, ganhando maiores proporções hoje: Felipe Nasr correndo na Force India em 2017, como companheiro de Sergio Pérez, ocupando o lugar de Nico Hulkenberg, que vai para a Renault.

Quem quer isso? Ninguém menos do que Bernie Ecclestone, que põe muita pressão nessa mudança, e nós sabemos que o velhinho tem poder, já tendo apoiado a entrada e a permanência de Nasr na Fórmula 1, pois o Brasil traz uma boa audiência para a categoria (ainda mais que teremos só um piloto no ano que vem). É verdade que esta caiu e que brasileiro gosta mais de ver alguém daqui ganhando do que é fã de automobilismo, mas para um país desse tamanho e populoso, não é de se assustar que daqui venham números altos em comparação com outros países.


Isso foi declarado pelo próprio Bernie, e a equipe falou que a vaga é do Nasr, embora tenham outros interessados e nenhum contrato assinado. O que faltam são só essas formalidades mesmo, que incluem patrocínio, que é muito importante.

Até poucos meses atrás, ele poderia "voltar" (pois foi apenas reserva) para a Williams (era quase certo), porquê além da aposentadoria de Felipe Massa, Valtteri Bottas queria ir para a Renault. Mas agora, temos mais este indicador da permanência do finlandês no time de Grove.

Para a vaga de Massa, deverá entrar o campeão da Fórmula 3 Europeia, Lance Stroll. Só estão esperando ele completar 18 anos para fazerem o anúncio, já que um de seus patrocinadores é uma marca de bebida alcoólica, no caso, a Martini.


Possivelmente o acontecimento explique o que houve ontem, por parte da Sauber. A equipe copiou excelente acerto que Felipe havia feito. Segundo o próprio, o melhor do ano. E passado essa configuração para o carro de Marcus Ericsson, como este mesmo disse. Depois, desconfiguraram todo o carro do brasileiro, deixando-o horrível.

"Ah não, você tem que reconhecer que eles tem o mesmo carro, para de tentar tirar a culpa porquê é brasileiro". Moralmente, talvez eu deveria dizer que estão em condições de igualdade. Mas além do próprio Ericsson ter admitido o que aconteceu (caiu que nem pato ao ser questionado, diga-se de passagem), deem uma olhada nos números de Felipe Nasr e nos de Marcus Ericsson nas categorias de base, especialmente na GP2 Series, onde o chassi e os motores são padronizados - ainda mais considerando equipes e quantidade de temporadas. Agora me responde: quem é o melhor piloto?

A nacionalidade do piloto, para mim, é irrelevante. Eu gosto é do esporte e assisto uma corrida mesmo que não tenha nenhum brasileiro. Se tiver e este se der bem, é claro que ficarei feliz. Mas não é importante. Particularmente, nem simpatizo muito com Nasr, para ser sincero. Mas também não tenho nada contra, e reconheço que é um piloto competente.


Retaliação não parece muito teoria da conspiração? Sim. Numa equipe grande e de fábrica, principalmente. Não é o caso da Sauber, que depende muito de patrocínio e pela então falta deste, quase veio a fechar as portas ainda neste ano. "Ué, mas e o Banco do Brasil?" O dinheiro que este põe no time, costuma ser todo gasto na pré-temporada com a concepção do chassi. Com a saída do brasileiro, sai o patrocínio do banco. Nos últimos meses, o que vem chegando são patrocínios do sueco, além do dinheiro do novo dono da equipe.

Não penso que, não fosse o rumor, a Sauber faria muito diferente do que fez. Mas pode ter influenciado, se tiver sido o caso. Se antes já estavam dando preferência ao sueco por razões de patrocínio, depois disso é que as coisas pioraram. Lembrando que o leite já havia azedado e muito no GP de Mônaco.

Ainda assim, ainda acho difícil de acreditar. É uma competição, e um esporte de equipe. Não faz sentido. Ainda mais que a Sauber precisa desesperadamente de pontos, pois ainda está zerada. Mas que é muita coincidência, é.

Tretas à parte, de qualquer forma, a mudança é boa? Bem... é melhor do que permanecer numa equipe que te sacaneia, e que ainda por cima terá o motor muito defasado no ano que vem. Teremos mudanças profundas no regulamento, mas a Force India - apesar de também viver numa montanha russa financeira, já que é outra "garagista" -, costuma ter uma performance mais consistente na parte da frente do meio do grid.


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Um abraço!
Paulo Vitor

Fórmula 1 2016 - GP dos Estados Unidos - Corrida


Perfeição. Assim se define a vitória de Lewis Hamilton no GP dos Estados Unidos, em Austin, no Texas. O inglês largou muito bem, mantendo a liderança. Apresentou seu melhor ritmo durante toda a prova, ampliando a sua vantagem e, só no final, viu Nico Rosberg - que chegou em 2º -, em seu retrovisor. Assim, o tricampeão alcançou a sua 50º vitória na Fórmula 1, tornando-se o 3º maior vencedor da história da categoria.

O pódio foi completado por Daniel Ricciardo da Red Bull e, sim, óbvio que teve "Shoey", agora tendo Gerard Butler (que, me chamem de louco, eu confundo muito com Patrick Dempsey, e em ambiente de corrida, então...) como convidado para dar um gole na sapatilha suada do australiano. O ator foi o responsável pelas entrevistas no pódio.


Companheiro do rubro-taurino, Max Verstappen teve... não diria um fim de semana para esquecer, pois vai contar muito como experiência para o garoto. Mas não foi feliz, não. Por falta de atenção entrou nos boxes na hora errada, atrasando o pit stop e, pouco depois, teve algo (câmbio, aparentemente) quebrando em seu carro. Então ao invés de parar imediatamente ao sentir o tranco e ouvir o barulho, pois poderia ser um problema no motor (e não dá pra ficar brincando com essas unidades de potência), tentou se arrastar até os boxes, quando após algum tempo recebeu a ordem para parar em alguma área de escape, provocando bandeira amarela com safety car virtual.

Bom para Rosberg. O alemão foi superado por Ricciardo na largada, mas depois conseguiu a posição de volta na estratégia. E tinha o holandês perseguindo-o.

E na Ferrari, tivemos uma bela lambança num pit-stop de Kimi Raikkonen. O responsável por liberar o piloto o fez na hora errada, e o fez de forma com que o finlandês saísse com algo de errado em sua roda traseira direita. Isso já no final da prova, que ele vinha fazendo muito bem. Assim, deu ré na saída dos boxes e abandonou a prova. Enquanto isso, Sebastian Vettel completou o top 5, e fez a melhor volta da prova. Com esses resultados, a Red Bull se distancia um pouco mais à frente da Scuderia.


A McLaren-Honda fez uma corrida muito, muito boa. Especialmente Fernando Alonso, ao conquistar o 5º lugar na última volta, superando seu compatriota e fã Carlos Sainz Jr., da Toro Rosso, em uma bela e agressiva manobra. Ao fazê-lo, soltou um "yeeehaaa" no rádio, como um bom cowboy texano. Piloto do dia, na minha opinião, e provavelmente assim será votado. O jovem rapaz mandou bem também se defendendo por um bom tempo, e chegou em 6º.

Jenson Button também trouxe uns pontinhos para o time de Woking ao cruzar a linha de chegada em 9º, lembrando que ele largou 10 posições atrás disso. Fez uma excelente largada, diga-se de passagem.


Em 7º veio Felipe Massa, da Williams. O brasileiro era quem perseguia Sainz, mas atrás vinha um Alonso babando, que o ultrapassou deixando pouco espaço, jogando-o para fora e, ainda por cima, se tocaram. O espanhol mais novo errou e, o brasileiro tendo este como ponto de referência, foi induzido ao erro também. Não só perdeu ali a sua chance de ultrapassá-lo, como ainda foi ultrapassado, perdendo o top 5, embora muito provavelmente seria ultrapassado por Alonso de qualquer forma, pois este estava com um carro melhor. De qualquer forma, já está bom para quem largou em 9º, e chegou à frente das Force India.

Por falar nisso, na largada o outro piloto de Grove, Valtteri Bottas, foi tocado por Nico Hulkenberg na primeira curva, em sua roda traseira esquerda (aparentemente, é um sintoma americano, finlandeses terem problemas nessa roda). Fim de corrida para o piloto - ainda - da Force India. E o finlandês teve um pneu furado, tendo que fazer sua primeira parada prematuramente. Até pensei que, forte piloto como ele é, ele daria uma demonstração e tanto de talento numa boa prova de recuperação, mas não conseguiu mais do que um 16º lugar, chegando à frente apenas das Manor de Pascal Wehrlein e Esteban Ocon, respectivamente. Provavelmente o carro não foi mais o mesmo desde o toque, pois foi ultrapassado, no fim da prova, até pela Sauber de Felipe Nasr, que como eu disse ontem, não estava nada boa.


Enquanto isso, Sergio Pérez, da Force India, chegou em 9º e quem fechou a zona de pontuação foi Romain Grosjean, da Haas. O companheiro deste, Esteban Gutiérrez, abandonou.

Dos que eu ainda não mencionei, Daniil Kvyat, de contrato renovado com a Toro Rosso, foi o 12º, entre as Renault de Kevin Magnussen e Jolyon Palmer, respectivamente.





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Um abraço!
Paulo Vitor

As mudanças no CTB pela Lei 13.281, resolução do Contran sobre som automotivo e ofício do Denatran sobre faróis em rodovias


Cá estou eu falando sobre temas legais (no sentido de serem da lei, não de divertidos) em um domingo, como se não bastasse a faculdade ao longo da semana. Mas, é importante.

A Lei nº 13.281 de 4 de maio de 2016 trouxe algumas mudanças relevantes para o Código de Trânsito Brasileiro, entre as quais eu gostaria de destacar algumas (mas para conferir todas, é só acessar os links).

O Certificado de Licenciamento Anual, famoso "documento do carro", passa a ser... bem, não posso dizer que vocês não precisam mais carregá-lo, mas, caso estejam sem ele e, quando parados numa blitz, por exemplo, e esta tiver acesso "ao devido sistema informatizado para verificar se o veículo está licenciado" (art. 133), não será necessário apresentar o documento. Mas por via das dúvidas, é claro, carreguem este sempre.

No art. 61, são apresentados novos limites de velocidade para cada tipo de veículo e em cada tipo de rodovia.

Ah! Importantíssimo saber que um mau (para não dizer) péssimo hábito será mais duramente punido, e sem brechas para escapatória: celular no trânsito. Não precisa estar falando. O simples fato de tê-lo em mãos enquanto dirige, se flagrado, acarretará até em infração gravíssima, com multa de quase R$ 300,00 (art. 252). Outra boa mudança é para quem estacionar em vaga de idosos ou deficientes (sem credencial que comprove alguma das tais condições): infração gravíssima, com multa e remoção do veículo (art. 181).

Há muitas outras alterações, mas não dá para falar de todas aqui. Mudando de assunto, mas ainda no âmbito legal, vamos para mais dois avisos importantes.

Essa semana uma notícia que foi amplamente divulgada (e comemorada, inclusive por mim), foi da resolução do Contran (Conselho Nacional de Trânsito) a respeito do som automotivo que determina que, quem tiver a deselegância de andar por aí com o volume do som o talo, exibindo seu - possivelmente mau - gosto para "música" (pois há algumas coisas que tocam por aí, que os acadêmicos da área não consideram mais do que barulhos sem os requisitos mínimos para ser música), além de estar pedindo para ser surdo, poderá ser multado em R$ 127,69 (com reajuste para R$ 195,23 a partir do dia 1º de novembro). Solução para os insatisfeitos: dirijam com uma melancia na cabela e um macacão cheio de pisca-pisca, pois até onde eu sei, isso - ainda - não é proibido.

Brincadeiras à parte, como dizem: gosto não se discute (O Mundo de Sofia, de Jostein Gaarder).
Por último, mas não menos importante, sobre os faróis em rodovias, que haviam sido suspenso em setembro (mas que é de bom senso usar sempre, pois quanto mais visível, melhor): o Denatran enviou ofício aos órgãos de controle do trânsito, avisando que a falta de tal sinalização, será sujeita a multa, sim.

Então, deem uma olhada em tudo e fiquem atentos, pessoal! Espero ter ajudado. Juízo e apreciam seus rolês e viagens por aí. Até a próxima!


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Um abraço!