domingo, 30 de julho de 2017

Formula E 2016/17 - ePrix de Montreal - Corrida 2


Lucas di Grassi conquista o título da temporada 2016/17 da Formula E! Depois de bater na trave duas vezes, ele é o terceiro campeão da categoria!

E no campeonato de equipes, pela terceira vez consecutiva, a Renault e.Dams levou o caneco, mas pode ficar esperta com Audi Sport ABT, Mahindra, Techeetah e quem sabe até outras.


Nem foi preciso vencer. Depois de ontem, sim, ter vencido, hoje o brasileiro largou em 5º e chegou em 7º, tendo cedido uma posição ao seu companheio Daniel Abt nos metros finais. Talvez um agradecimento por ele ter ficado ali escoltando e, até por mérito próprio Abt cresceu muito como piloto.

Rival na luta pelo caneco, Sébastien Buemi largou em 12º e chegou em 11º, ou seja, mesmo se não tivesse sido desclassificado ontem, não faturaria o bicampeonato consecutivo. E nem cabe jogar a culpa na ausência do ePrix de Nova York, que foi outra rodada dupla. Ele tinha um canhão nas mãos, com o qual até faturou mais vitórias do que di Grassi, enquanto este correu até duas provas de pé quebrado e teve que passar por uma cirurgia de última hora. Ambos excelentes pilotos, mas este foi um final justo, sim.

Também muito feliz ficou Jean-Éric Vergne, ao conquistar sua primeira vitória na categoria, assim como também ser a primeira vitória de sua equipe, a Techeetah, que vinha beliscando pódios. Completando este, vieram Felix Rosenqvist, da Mahindra, e José María López, da DS Virgin.


Página do AutoblogPV8 no Facebook: https://www.facebook.com/Autoblogpv8

Um abraço!

Fórmula 1 2017 - GP da Hungria - Corrida


Dobradinha da Ferrari no GP da Hungria! Sebastian Vettel venceu, e muito disso se deve a Kimi Raikkonen, visivelmente mais rápido, defendo-os dos ataques das Mercedes. O tetracampeão vai para as férias da Fórmula 1 com 14 pontos de vantagem sobre seu rival Lewis Hamilton, mas poderia ser menos e já vou falar o porquê.

Valtteri Bottas completou o pódio, após Hamilton devolver-lhe a posição nos metros finais. Mais cedo, o tricampeão pensou que poderia alcançar a dupla da Scuderia e aí veio o pedido da Mercedes para que o finlandês, que já vinha em 3º, cedesse a posição ao seu companheiro, com a promessa de que, caso este não conseguisse as ultrapassagens, o pódio seria devolvido. E assim o fizeram. Não foi mais do que a obrigação, mas, foi um gesto nobre e surpreendente.


E é sempre bom ressaltar o que acontece com a presença de dois finlandeses completando o pódio: estourar champanhe? Jamaias! Os dois primeiro beberam em suas respectivas garrafas, simultaneamente, para só depois jogarem nos outros, rs.

Completando o top 5 veio Max Verstappen, que se envolveu em um incidente na largada com seu companheiro na Red Bull, Daniel Ricciardo, tirando este da prova. O holandês recebeu um penalty de 10 segundos no pit-stop e vai ouvir umas poucas e boas do australiano, que já lavou roupa suja publicamente antes mesmo da corrida acabar, associando seus atos a pouca idade e inexperiência. Molequerstappen defendeu-se em entrevista, dizendo que esta nunca foi sua intenção.

Por falar nisso, outro episódio semelhante e, apesar de feio, até engraçado, foi envolvendo Nico Hulkenberg, e os companheiros Romain Grosjean e Kevin Magnussen. O alemão da Renault forçou uma ultrapassagem sobre o francês da Haas, no que o colega deste, deu o troco, inclusive jogando Hulk pra fora da pista e até foi punido com 5 segundos de acréscimo ao seu tempo final por isso. Depois da prova, enquanto o dinamarquês dava uma entrevista ao vivo, o piloto da Renault foi até lá e disse "mais uma vez, o piloto mais antidesportivo da corrida", no que este respondeu simplesmente "chupe as minhas bolas, querida", hahahaha.

Sujeiras à parte, voltando aos resultados, Fernando Alonso terminou em sua melhor posição nesta temporada: um incrível 6º lugar, com direito a volta mais rápida no final da corrida. Seu companheiro Stoffel Vandoorne também marcou seu primeiro ponto na temporada, ao completar a zona de pontuação. Ótimo final de semana para a McLaren-Honda, como era de se esperar em Hungaroring

Para completar, o espanhol roubou os holofotes durante o pódio. Logo abaixo deste, havia uma enorme pintura de Alonso tomando sol na praia, numa referência àquele emblemático momento em Interlagos em 2015. E o que ele fez? Mais cedo, esticou-se lá, justamente para tomar sol e, depois da corrida, arrumaram-lhe uma cadeira de praia, na qual ele repetiu o gesto com um cartaz de "A F1 deseja a vocês boas férias", já que agora a categoria só volta no final de agosto.


Atrás do espanhol, veio seu compatriota mais jovem, Carlos Sainz Jr., da Toro Rosso. Os dois fizeram uma bela disputa pela melhor posição. Mas bicampeão é bicampeão, né? Entre o rubro-taurino satélite e o outro carro de Woking, ficaram as Force India de Sergio Pérez e Esteban Ocon, que mesma numa pista que não lhes é muito favorável, salvaram mais uns pontinhos, continuando seu ótimo trabalho.

Outros abandonos foram os de Grosjean, que foi liberado dos boxes com uma roda solta, Hulkenberg na penúltima volta com problemas no carro (mas ainda apareceu classificado em 17º) e Paul Di Resta que, por ter sido chamado tão de última hora pela Williams, não conseguiu fazer uma boa corrida, sempre andando lá no fim do pelotão.





Página do AutoblogPV8 no Facebook: https://www.facebook.com/Autoblogpv8

Um abraço!

sábado, 29 de julho de 2017

Formula E 2016/17 - ePrix de Montreal - Corrida 1


O jogo virou! Lucas di Grassi cravou a pole position e venceu de ponta a ponta a primeira corrida da rodada dupla do ePrix de Montreal, assumindo a liderança do campeonato e, ainda por cima, vendo seu rival na luta pelo título, Sébastien Buemi, ser desclassificado de seu 4º lugar.

Ocorre que o piloto da Renault e.Dams destruiu um de seus carros num treino, e este teve que ser reconstruído. Aliás, foi uma grande dúvida se este andaria bem, pois tudo foi feito muito às pressas, inclusive com partes da carenagem sem serem pintadas. Ao final da prova, com a inspeção, verificaram que o bólido estava abaixo do peso, eliminando o suíço.

Irregularidades à parte, Buemi fez uma tremenda prova de recuperação, após largar de 12º, tendo perdido 10 posições por uma punição, devido a necessidade de trocar a bateria de seu carro destruído. Ao final da prova, ele pressionava Stéphane Sarrazin, com quem travou um duelo espetacular nos últimos quilômetros. Enquanto Jean-Éric Vergne pressionava di Grassi. Assim, os pilotos da Techeetah completaram mais um pódio.

Companheiro do agora líder na ABT Schaeffler Audi Sport, Daniel Abt terminou em 4º, graças a desclassificação de Buemi. E ele teve desentendimentos com o suíço, durante e após a corrida. Os dois largaram próximos, com o alemão à frente, e vieram escalando o grid, com Abt controlando a situação durante a maior parte do tempo. Quando foram fazer suas trocas de carro, o alemão entrou nos boxes na frente e, aparentemente mais lento, para ajudar di Grassi (não sabemos se ele estava mesmo mais abaixo do limite ou se era só paranoia do Buemi), segurou o suíço, que gesticulava para o outro andar mais rápido. Trocas feitas, Buemi saiu na frente e, também aparentemente, fez um leve brake-test com Abt, que deu em sua traseira. Após a bandeira quadriculada, o suíço foi tirar satisfações. Aliás, Buemi saiu mandando uma galera pra puta que pariu tretando com muita gente.

Essas trocas foram feitas durante um full yellow course (o safety car vitual da Formula E, por assim dizer), depois de uma pancada de Nick Heidfeld, da Mhindra. Mais tarde, tivemos um safety car mesmo, por causa de um acidente mais forte de José María López, da DS Virgin, enquanto seu companheiro Sam Bird fechou o top 5. E por falar em Mahindra, também mais para o final, Felix Rosenqvist, que até então ainda possuía chances matemáticas de título e brigava pelo pódio, deu aquele beijinho no soft wall, o que foi suficiente para avariar o seu carro, desalinhando-o e caindo para 9º.

Podem conferir nos links a seguir: os resultados completos do ePrix de Montreal até aqui, o mundial de pilotos e o mundial de equipes. Considerando que, se você está lendo isso no futuro, claro que esses números já mudaram.


Página do AutoblogPV8 no Facebook: https://www.facebook.com/Autoblogpv8

Um abraço!

Fórmula 2 2017 - GP da Hungria - Corrida 1


Dobradinha da DAMS na corrida 1 da Fórmula 2 no GP da Hungria, em Hungaroring. Oliver Rowland chegou à frente Nicholas Latifi. Mas eles quase tiveram a Russian Time de Artem Markelov entre seus carros, se é que apenas não completariam o pódio para o russo.

Ocorre que, faltando cerca de 3 voltas para o final, Markelov partiu com tudo pra cima de Rowland na reta principal e, ao final desta, não teve espaço para tentar concluir a manobra, rodando e batendo forte. Por esta razão, a bandeira quadriculada foi dada com o safety car na pista. E com isso, o pupilo da McLaren, Nyck de Vries, completou o pódio pela Rapax.

Membro da Ferrari Driver Academy, Charles Leclerc chegou em 4º, fazendo uma excelente recuperação após largar em penúltimo. Ele foi punido com a desclassificação de seu melhor tempo ontem, o que lhe garantiria a sétima pole position consecutiva (em sete classificações), por alguma irregularidade em seu carro da Prema. Com isso, o pole foi seu rival pelo título, Rowland.

De certa forma, Leclerc também contou um pouco com a sorte para obter essa posição, pois, poucas voltas antes, viu Sergio Canamasas, da Rapax, e Robert Visoiu, da Campos, baterem forte quando disputavam a posição à sua frente. O que provocou o primeiro safety car da prova. Na relargada, ele ultrapassou Norman Nato, da Arden, Luca Ghiotto, da Russian Time eNobuharu Matsushita, da ART Grand Prix, de forma sensacional. Aliás, ótimo 7º lugar de Nato, que largou dos boxes por ter problemas em seu carro.

Agora esta é a situação dos três primeiros do campeonato: Leclerc com 188 pontos, Markelov com 121 e Rowland com 117.

Sean Gelael da Arden terminou em 9º e, em sua estreia na categoria pela Trident, o reserva da Haas, Santino Ferrucci foi muito bem ao fechar a zona de pontuação. Mesma posição na qual ele havia largado, diga-se de passagem.

O brasileiro Sérgio Sette Câmara, da MP Motorsport, largou em 18º e terminou em 14º. Poderia ter sido melhor, se não tivesse sua asa dianteira quebrada, salvo engano por Latifi, que não recebeu nenhuma punição por isso ao forçar a ultrapassagem e quase tirar o mineiro da pista. Mas ele demonstrou muito arrojo na disputa por posições.

Mais um abandono, foi do outro piloto da Prema e também membro da academia da Ferrari, Antonio Fuoco, após problemas em seu pit-stop. Uma pena, ainda mais vendo a fase espetacular de seu companheiro de equipe.

Foi uma prova sensacional. Aqui estão os resultados completos de todas as atividades do certame em Hungaroring até então (se ler isso depois de hoje, provavelmente estará atualizado com próximos resultados), e aqui a situação completa do campeonato.


Página do AutoblogPV8 no Facebook: https://www.facebook.com/Autoblogpv8

Um abraço!

Fórmula 1 2017 - GP da Hungria - Classificação


Primeira fila da Ferrari! Sebastian Vettel baixou ainda mais o seu tempo do último treino livre, que já era novo recorde da pista, e poderia ter melhorado ainda mais ao final do Q3, quando ficou apenas 0,003 acima de sua melhor volta. Kimi Raikkonen fecha a primeira fila para a Scuderia.

A segunda fila é da Mercedes, com Valtteri Bottas à frente de Lewis Hamilton, que se sentiu desconfortável com o carro. Max Verstappen completa o top 5, com seu companheiro na Red Bull, Daniel Ricciardo, logo atrás.

Em 7º, viria Nico Hulkenberg, pela Renault. Foi essa a posição que ele muito bem conquistou na pista. Porém, teve seu câmbio trocado e por isso perderá 5 posições. Com isso, os imediatamente agraciados, são a dupla Fernando Alonso e Stoffel Vandoorne, respectivamente, que confirmaram a façanha de colocar a McLaren-Honda no Q3.

Em seguida, veio Carlos Sainz Jr., da Toro Rosso e, fechando o top 10, embora tenha sido o mais rápido só da zona do Q2, vem Jolyon Palmer, também se beneficiando da punição de seu companheiro na Renault, Hulkenberg, que largará em 12º. Outro punido é Daniil Kvyat, da satélite rubro-taurina, por atrapalhar Lance Stroll, do time de Grove, largando em 16º (e ganhou 2 pontos na superlicença). Entre os carros amarelos, está o rosa de Esteban Ocon, com seu companheiro na Force India, Sergio Pérez, em 13º. Como previsto, essa pista não é boa para a dupla que vinha fazendo um excelente trabalho ao longo da temporada.

Acho que cabe destacar só o penúltimo lugar de Paul Di Resta, que substituiu Felipe Massa de última hora na Williams. Ele ficou a apenas 0,7 atrás de seu companheiro Lance Stroll. É uma grande diferença? Seria. Mas lembrem-se que foi o primeiro contato dele com o carro. Ele não treinou. Nem sabia que assumiria esse lugar. Foi pego de surpresa, como todos nós. Correu com o banco do brasileiro, que é bem mais baixo. Ficou apertado. Provavelmente não mexeu no acerto. E ainda foi mais rápido que Marcus Ericsson, ficando entre a Sauber deste e de Pasal Wehrlein. Considerando tudo isso, teve uma performance muito boa, sim.


Página do AutoblogPV8 no Facebook: https://www.facebook.com/Autoblogpv8

Um abraço!
Paulo Vitor

Fórmula 1 2017 - Massa passa mal e será substituído na Williams por Di Resta no GP da Hungria


Depois dos treinos de ontem, Felipe Massa se sentiu mal, tonto, e foi ao hospital. Isso voltou a se repetir no treino de hoje e, por isso, o brasileiro não irá participar do restante do GP da Hungria, no qual ele renasceu em 2009. Com isso, quem assumirá o seu cockpit para concluir os trabalhos do final de semana, será o reserva Paul Di Resta.


Página do AutoblogPV8 no Facebook: https://www.facebook.com/Autoblogpv8

Um abraço!

Fórmula 1 2017 - GP da Hungria - 3º Treino Livre


Sebastian Vettel liderou a última sessão de treinos livres para o GP da Hungria, e ainda estabeleceu um novo recorde de volta mais rápida no Hungaroring. Foi uma dobradinha da Ferrari, aliás com Kimi Raikkonen logo atrás, mas com quase meio segundo de diferença.

Max Verstappen foi o 4º mais rápido, ficando entre as Mercedes de Valtteri Bottas à sua frente, e Lewis Hamilton atrás, completando o top 5. Seu companheiro na Red Bull, Daniel Ricciardo, que foi tão bem ontem, hoje marcou apenas o 8º melhor tempo. Teve algum problema no carro e por isso andou bem pouco.

A McLaren-Honda continua no top 10, com Stoffel Vandoorne em 6º e o aniversariante do dia, Fernando Alonso, em 9º. Entre eles, além de Ricciardo, ficou Nico Holkenberg, com um muito bom 7º lugar, porém, na classificação, perderá 5 posições por uma troca de câmbio da Renault. Seu companheiro Jolyon Palmer fechou o top 10.


Página do AutoblogPV8 no Facebook: https://www.facebook.com/Autoblogpv8

Um abraço!

sexta-feira, 28 de julho de 2017

Porsche irá mesmo trocar a classe LMP1 do WEC pela Formula E


Como adiantado pela imprensa ontem e eu falei aqui, a Porsche irá mesmo deixar a classe LMP1 do WEC em 2018 (mas continua com os GT), incluindo as 24 Horas de Le Mans. O passo seguinte, como também era fortemente especulado, será a entrada na Formula E.

Assim, a marca se junta às suas conterrâneas Audi, BMW e Mercedes-Benz. Que quarteto alemão de monopostos elétricos, hein? Pelo visto, é mesmo uma forte categoria para o futuro. Mas um ingresso na Fórmula 1, ainda que "apenas" como fornecedora de motores, não é descartado.


Página do AutoblogPV8 no Facebook: https://www.facebook.com/Autoblogpv8

Um abraço!

Fórmula 1 2017/18 - Sauber anuncia novo acordo com a Ferrari


Confirmando o rumor, após optar pelo cancelamento de sua união com a Honda em 2018, a Sauber anunciou o estabelecimento de uma nova união com a Ferrari para a próxima temporada, não mais com motores defasados.


Página do AutoblogPV8 no Facebook: https://www.facebook.com/Autoblogpv8

Um abraço!

Novo trailer e data de lançamento para o F1 2017 da Codemasters





A Codemasters, desenvolvedora oficial dos simuladores da Fórmula 1 anualmente ("mas mimimi rFactor é mais..." tá, eu sei) , divulgou ontem um novo trailer do F1 2017, com data de lançamento deste: 25 de agosto, para PlayStation 4, Xbox One e PC. Mostrou inclusive corridas noturnas e com os carros históricos.


Página do AutoblogPV8 no Facebook: https://www.facebook.com/Autoblogpv8

Um abraço!

Fórmula 1 2017 - GP da Hungria - 2º Treino Livre


Daniel Ricciardo manteve seu domínio pela Red Bull no Hungaroring na segunda sessão de treinos livres para o GP da Hungria, como o fez mais cedo.

Agora, o australiano conseguiu uma diferença um pouco menor e, ao invés da Ferrari de Kimi Raikkonen, foi Sebastian Vettel o 2º colocado. O finlandês foi o 4º, tendo entre ele e seu companheiro, o seu compatriota Valtteri Bottas, com o companheiro deste na Mercedes completando o top 5 e, depois dele, o outro rubro-taurino, Max Verstappen.

Em um ótimo 7º lugar, tivemos um Nico Hulkenberg que passou as McLaren-Honda com sua Renault. Mas o time de Woking continua no top 10, com Fernando Alonso em 8º e Stoffel Vandoorne em 10º. Entre eles, ficou o outro espanhol da Toro Rosso, Carlos Sainz Jr..

A sessão também chamou a atenção com dois acidentes. Primeiro um mais forte de Pascal Wehrlein, da Sauber, que inclusive foi o menor rápido, e mais ao final do treino, uma bandeira vermelha para uma batida de Jolyon Palmer, após deixar sua Reault sair de traseira.


Página do AutoblogPV8 no Facebook: https://www.facebook.com/Autoblogpv8

Um abraço!
Paulo Vitor

Fórmula 1 2017 - GP da Hungria - 1º Treino Livre


O primeiro treino livre para o GP da Hungria, em Budapeste, foi liderado por Daniel Ricciardo, da Red Bull.

Como eu disse ontem no post informativo, o Hungaroring é um circuito que propicia um equilíbrio maior, então seria normal não vermos uma Mercedes ou uma Ferrari sendo a mais rápida de primeira e, não só isso, o rubro-taurino impôs uma boa diferença sobre o ferrarista Kimi Raikkonen.

As Flechas Prateadas de Lewis Hamilton e Valtteri Bottas ficaram em 3º e 5º, com a outra Red Bull,  de Max Verstappen entre eles. E atrás, o outro carro da Scuderia, de Sebastian Vettel. Em seguida, em 7º e 8º, as duas McLaren-Honda no top 10, de Fernando Alonso e Stoffel Vandoorne, respectivamente. E fechando isso que seria o Q3, as Renault de Nico Hulkenberg e Jolypn Palmer, nesta ordem.

Felipe Massa veio logo em seguida, sendo apenas o 11º. Seu companheiro na Williams, Lance Stroll, foi o 15º. Por pouco o time de Grove superou a Force India de Sergio Pérez, em 12º e no lugar de Esteban Ocon, Alfonso Celis foi o 17º. Também como eu disse ontem, talvez esse circuito não seja ideal para essas duas equipes.

As Toro Rosso andaram juntas, com Daniil Kvyat à frente de Carlos Sainz Jr., em 13º e 14º. Romain Grosjean foi o 16º, enquanto seu companheiro na Haas, Kevin Magnussen, mais uma vez teve seu carro cedido para Antonio Giovinazzi, que foi o 19º e provocou uma bandeira vermelha com uma rodada. E as Sauber de Marcus Ericsson e Pascal Wehrlein, em 18º e 20º, respectivamente.


Página do AutoblogPV8 no Facebook: https://www.facebook.com/Autoblogpv8

Um abraço!

quinta-feira, 27 de julho de 2017

WEC 2017/18 - Porsche fora da LMP1?


Ainda não há nada oficial, mas o que se tem falado em diversos portais, daqui e do exterior, desde cedo, e isto já era cogitado, é que a Porsche irá encerrar suas atividades na classse LMP1 do WEC ao final desta temporada, deixando até mesmo as 24 Horas de Le Mans.

Justificativas? Como não foi feito nenhum anúncio, por enquanto não há. Mas pode ser um receio de perder terreno com a vigência do próximo regulamento técnico. Aliás, agora ficamos sem saber o que será da classe principal, com apenas a Toyota "competindo" (sozinha?) nesta.

E quais são os planos da montadora alemã? Provavelmente a Formula E. Mas há também a possibilidade de ingressarem na Fórmula 1, não necessariamente como time de fábrica, mas como fornecedora de motores, firmando alguma(s) parceria(s) técnica(s).


Página do AutoblogPV8 no Facebook: https://www.facebook.com/Autoblogpv8

Um abraço!

Fórmula 1 2017 - GP da Hungria - Informações


Passada metade da temporada 2017 da Fórmula 1, chegamos ao GP da Hungria, pista que, por mais que a primeira impressão seja de entediante, pode reservar surpresas e guarda superstições.

Se não me engano, desde 2004 ou 2005, o piloto que vence lá, não se torna campeão ao final do ano. Mas isso não assusta, pois acontece porquê há um equilíbrio maior entre as forças do grid neste traçado, aumentando as possibilidades de termos diferentes vencedores. Lá vale menos o motor, e mais o braço. É uma Mônaco sem guard-rail, por assim dizer. É uma pista estreitinha, não muito veloz e bem técnica.

Vejam que em 2013, 2014 e 2015, tivemos vencedores que, em outros circuitos, seriam bem inesperados. Então estamos mais ou menos em condições de igualdade para apostar nos pilotos da Mercedes, Ferrari e até da Red Bull.

Só não sei se seria certo contar com um eventual pódio da Force India, não só pela superioridade das três maiores e, entre elas, ficarem quase no mesmo nível, como também pelo carro rosa se dar melhor nos circuitos de maior velocidade nos últimos anos. Outra equipe que não se dá bem aqui, é a Williams. Mas é a chance para McLaren marcar mais pontos, se o motor Honda não quebrar.

Por falar nisso, de marcar pontos, pode ser momento definitivo para Jolyon Palmer. A Renault deu o ultimato ao piloto junto a novas atualizações aerodinâmicas para o seu carro. Se continuar zerado na tabela depois daqui, é possível que perca o seu lugar, até mesmo para Robert Kubica.

Possivelmente veremos uma corrida mais interessante, devido ao atual regulamento técnico. A nova geração dos F1 privilegia a velocidade e as manobras em curvas. Acho que não vai ter Hungaboring.


Programação (horário de Brasília):

Sexta-feira: 1º Treino Livre às 05h00, e 2º Treino Livre às 09h00;
Sábado: 3º Treino Livre às 06h00, e Classificação às 09h00;
Domingo: Corrida às 09h00.


Mapa do circuito:


Página do AutoblogPV8 no Facebook: https://www.facebook.com/Autoblogpv8

Um abraço!

Fórmula 1 2017/18 - Sauber confirma desacordo com a Honda


Sauber e Honda juntas em 2018? Não mais. As partes não fizeram valer o "pacto antenupcial" e agora está confirmado o desacordo que até então era apenas um rumor. A equipe, no entando, comunicou que ainda irá fazer o anúncio de um novo fornecedor de motores nesta temporada.

Poderia ser até uma parceria técnica mais estreita do que acontece com a McLaren, mas a Honda não gostou da saída de Monisha Kaltenborn.


Página do AutoblogPV8 no Facebook: https://www.facebook.com/Autoblogpv8

Um abraço!

Fórmula 1 2017 - Ferrucci na Haas e Malja na Sauber, nos testes em Hungaroring


Temos mais dois pilotos confirmados para os testes da Fórmula 1 em Hungaroring após o GP da Hungria, mas sobre os quais eu ainda não sabia da participação.

Na Haas, o já reserva do time Santino Ferrucci irá conduzir as atividades nos dois dias, enquanto na Sauber Gustav Malja irá dividir os trabalhos com Nobuharu Matsushita.


Página do AutoblogPV8 no Facebook: https://www.facebook.com/Autoblogpv8

Um abraço!

quarta-feira, 26 de julho de 2017

Dudu Barrichello testa F4


Como falei lá no comecinho de abril quando ele moldou o banco, Eduardo Barrichello, o Dudu, aos 15 anos, está a caminho da F4. De lá pra cá, fez a sua estreia em monopostos em um F-Vee, há poucas semanas. E hoje, finalmente, o filho de Rubinho voltou ao cockpit do F4, hoje para pilotar, o que ele fez em Palm Beach, na Flórida, nos Estados Unidos.


Página do AutoblogPV8 no Facebook: https://www.facebook.com/Autoblogpv8

Um abraço!

CNH no smartphone


O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) aprovou ontem o uso da CNH-e, a Carteira Nacional de Habilitação Eletrônica, que deverá estar disponível por aplicativo para smartphone a partir do primeiro trimestre do ano que vem (não vou especificar data, pois sabem como é o Estado...).

Assim, o motorista que não estiver com o documento real, físico, caso o tenha disponível em seu celular, não será multado. O que de qualquer forma, sempre achei bobagem, pois nossas informações já constam no sistema dos agentes de fiscalização. Nunca entendi o porquê da multa. Na verdade, sei sim, é só pra dar - mais - dinheiro ao Estado mesmo.


Página do AutoblogPV8 no Facebook: https://www.facebook.com/Autoblogpv8

Um abraço!

Fórmula 1 2017 - Vandoorne e Norris vão pilotar McLaren-Honda em testes em Hungaroring


Mais um dos posts sobre testes em Hungaroring, após o GP da Hungria. Agora com a McLaren-Honda.

O time de Woking escalou apenas o titular Stoffel Vandoorne, liberando Fernando Alonso para as férias da Fórmula 1. O belga irá dividir os trabalhos com o piloto em desenvolvimento pelo time, Lando Norris, que tem apenas 17 anos. Ele já é campeão da Fórmula 4 Inglesa, Toyota Racing Series e Fórmula Renault Eurocup e NEC, além de bicampeão mundial de kart. Um diamante bruto. Hoje ele disputa a Fórmula 3 Europeia e aparece em 3º no campeonato.



Página do AutoblogPV8 no Facebook: https://www.facebook.com/Autoblogpv8

Um abraço!

terça-feira, 25 de julho de 2017

Fórmula 1 2017/18 - Teorias da "conspiração" entre Renault, Toro Rosso, McLaren e seus pilotos


Eu não me lembro ao certo se foi em 2015 ou 2016, que a Renault foi alvo, o centro de uma série de rumores, envolvendo transferências de pilotos. Agora, isso volta a acontecer, graças a presença de um (sinto muito, fãs) incompetente Jolyon Palmer.

Campeão da então GP2 Series em 2014, quando tinha o melhor carro do grid e tirava pilotos da pista com a permissão omissão dos comissários, no ano seguinte ele conseguiu apenas uma vaga como reserva da Lotus, para então em 2016, tornar-se titular da, a partir dali, Renault.

Foi um ano desastroso, com abandonos ridículos e, por mais que tenha, sim, melhorado nesta temporada (viu? Não sou tão cruel assim), não vem entregando resultados. Não marcou um mísero pontinho sequer para a esquadra francesa (contra 26 de Nico Hulkenberg) e com isso, somado aos cada vez mais proveitosos testes de Robert Kubica, sua batata vem sendo nem assada, mas gratinada ao molho. Tipo aquele macarrão do Spoleto, sabem? Aquilo sai quente pra caralho caramba do forno.


Para o GP da Hungria, que acontece no próximo final de semana, o carro de Palmer receberá atualizações aerodinâmicas importantes e, com isso, ficou-se subentendido que: ou você mostra serviço urgentemente, ou tá fora, rapaz. E quem vai pegar esse mesmo carro na semana seguinte para testes em Hungaroring? Isso mesmo: Kubica. Dependendo dos resultados, ele é cogitado para andar nos treinos livres dos GPs seguintes. Como já era cogitado, aliás.

Porém o polonês não está sozinho nessa jogada. Outro nome sempre ligado aos franceses é o de... Carlos Sainz Jr.! Ainda por cima, a McLaren também pode estar de olho nele e, quanto a isto, Fernando Alonso demonstrou apoio. Aliás, o bicampeão mundial é outro especulado para sentar no carro amarelo no ano que vem. Só falta colocarem também a Rosemary Smith (melhor vovó!) no jogo.


Recentemente o espanhol mais jovem sugeriu sutilmente que deixaria os rubro-taurinos no ano que vem e, por isso, levou esporro de todo mundo que tem cargo de direção na companhia. Christian Horner, Helmut Marko, Franz Tost... Acho que até o dono da bagaça toda, Dietrich Mateschits. Enfim, teve fila pra xingar Sainz. Chamaram-no de ingrato e que, por força de contrato, vai continuar com eles, sim. Bem, sinal de que seu potencial é muito cobiçado.

Ingrato, é? Como se a Red Bull já não tivesse arruinado várias carreiras. De vez em quando aparece um Sebastian Vettel, Daniel Ricciardo ou Max Verstappen. Mas para terem três bons frutos, eles acabam com a carreira de vários outros. Quase fizeram isso mais uma vez no ano passado, quando trocaram Daniil Kvyat e molequerstappen de lugar. Felizmente, uma vez na vida, colocaram a mão na consciência e renovaram com o russo.

"Ah, mas tá certo, os pilotos são sortudos de estarem no programa da Red Bull". Concordo! No que diz respeito à oportunidade. Mas como dizem economistas e a galera de contábeis em geral: não existe almoço grátis, gente. Com a garotada vencendo nas categorias de base, também se promove a marca. Uma mão lava a outra. Então a relação não é bem assim de um só fazendo favor para o outro.


Acontece que Kvyat voltou a ganhar fama de torpedo e, antes da zica bater mais forte, ele mesmo brincava com isso. Até que seus incidentes voltaram a ficar mais frequentes e, hoje, a STR divulgou uma foto de Pierre Gasly moldando banco para cockpit.

Pode ser só para os testes? Sim. Mas ele também pode estar sendo preparado para eventualmente substituir um dos pilotos da satélite rubro-taurina, embora esta também esteja envolvida em boatos de se tornar time de fábrica da Honda. Quanta coisa envolvida, hein?


Há ainda interesses da McLaren sobre a mesa. Ela não liberaria Alonso, nem abriria mão de Sainz assim, de mão beijada. Estão de saco cheio da Honda, e querem outro motor. Ferrari e Mercedes-Benz não estão nada dispostas a dar essa ajuda, pois sabem que a rival é mestre em fazer bons chassis. Restaria, então, a Renault, com um piloto como moeda de troca, caso as coisas não deem certo com Kubica.

Essa última parte, envolvendo todos esses fatores e ainda uma forçada ida de Sainz junto ao Alonso para a Renault, foi levntada pelo pessoal do Grande Prêmio. Das outras, eu tratei aqui antes, como sempre coloco links, e a imprensa europeia em geral tem dito o mesmo.

Vale lembrar ainda que não é a primeira vez que os nomes Sainz e Renault aparecem juntos. E também que o espanhol também é o terceiro piloto imediato da Red Bull, mas aparentemente Ricciardo e Verstappen continuarão lá em 2018.

Infinitas variáveis nas mãos de um gênio. Ele, o mito, a lenda: Palmer. Que já disse ter tomado uma providência: queimou sua cueca do azar. Quando ele teve sorte? Também não sei.


Página do AutoblogPV8 no Facebook: https://www.facebook.com/Autoblogpv8

Um abraço!

Fórmula 1 2017 - Ghiotto na Williams, Russell na Mercedes e Gasly na Toro Rosso, nos testes em Hungaroring


Assunto que rende, hein? Vamos lá, falar sobre reservas que participarão dos testes da Fórmula 1 em Hungaroring, após o GP da Hungria.

O primeiro confirmado da vez é o italiano Luca Ghiotto, que corre pela Russian Time na F2. Ele irá dividir os trabalhos com o titular da Williams, Felipe Massa.


Tendo entrado no programa de desenvolvimento da Mercedes no início desse ano, o britânico George Russell (sim, igual ao músico) irá conduzir as atividades pelas Flechas Prateadas. Atualmente ele corre na GP3 Series.

Ainda não foi dito se terá algum outro reserva (Pascal Wehrlein, que talvez perca assento para Nobugaru Matsushita na Sauber, ou Esteban Ocon, que pode perder para Lucas Auer na Force India) ou titular (Lewis Hamilton ou Valtteri Bottas) como companheiro.

Hoje a Toro Rosso postou essa foto de Pierre Gasly moldando banco para cockpit. Não pode ter sido à toa, né? E além dos testes, abram o olho, Daniil Kvyat e Carlos Sainz Jr.. O primeiro vem voltando a fazer trapalhadas, e o segundo está fortemente ligado à rumores com Renault e McLaren. E também não sabemos se e qual dos dois trabalhará com o reserva.


Página do AutoblogPV8 no Facebook: https://www.facebook.com/Autoblogpv8

Um abraço!

segunda-feira, 24 de julho de 2017

Os novos carros da IndyCar


Como anunciado no final do ano passado, a IndyCar renovou seu contrato com a Dallara e o chassi passaria por uma reformulação para 2018, tendo seus primeiros esboços divulgados no início deste ano e, exatos dois meses atrás, as primeiras projeções.


Hoje, finalmente, conhecemos os novos bólidos. Reais, fabricados e expostos no Indianapolis Motor Speedway, com as cores da Chevrolet e da Honda. Seu nome é IR-12.


Agora, naturalmente, começarão sessões de testes (Chevrolet com Juan Pablo Montoya e Honda com Oriol Servià), para aperfeiçoar e, eventualmente corrigir qualquer problema, para que ele possa ir às pistas no ano que vem. Ficaram muito bonitos, hein?


Página do AutoblogPV8 no Facebook: https://www.facebook.com/Autoblogpv8

Um abraço!

Mercedes-Benz anuncia saída do DTM e entrada na Formula E


Como já vinha sendo considerado desde o final do ano passado, a Mercedes-Benz decidiu ingressar na aventura do automobilismo elétrico. Um pouco antes do previsto, mas, a marca alemã estará na Formula E a partir da temporada 2019/20.

Por outro lado, para isso, irá deixar o DTM, fazendo este campeonato formidável perder força tendo apenas Audi e BMW. A propósito, essas duas serão times de fábrica nos monopostos elétricos. A Audi Sport tomando as rédeas da ABT, e a BMW da Andretti.

Por que a Mercedes não faz o mesmo? Porque além do novo certame, as Flechas Prateadas deram o sinal de que continuarão na Fórmula 1 (o atual contrato entre montadora e categoria termina em 2020).


Página do AutoblogPV8 no Facebook: https://www.facebook.com/Autoblogpv8

Um abraço!

Rapidinhas ( ͡° ͜ʖ ͡°) da Fórmula 1 2017/18: Kubica e Latifi na Renault, e Matsushita na Sauber, nos testes em Hungaroring; e considerações sobre a Honda


Pilotando o Lotus E20, o primeiro teste de Robert Kubica foi em Valência, depois em Paul Ricard e, como eu imaginava, haveria uma oportunidade com o carro de 2017: será nos testes coletivos que acontecerão em Hungaroring, após o GP da Hungria.

Em tal ocasião, o polonês dividirá as atividades com o reserva Nicholas Latifi, que corre na F2. Há ainda outros reservas confirmados em outras equipes. Por falar nisso, a Sauber anunciou a participação de Nobuharu Matsuhita, pupilo da Honda, que também corre na principal divisão de acesso à Fórmula 1.

Isso nos faz levantar essa questão mais uma vez: com quem a fornecedora nipônica estará em 2018? Pois já se manifestaram que não pretendem deixar a Fórmula 1.


Existe, oficialmente, uma espécie de pré-contrato com a Sauber, porém esta parece indecisa e a fabricante cobra uma decisão rápida. A presença de Matsushita pode ser um sinal favorável. E há pouco tempo diziam que os laços podiam até se estreitar. Mas isso foi antes da saída de Monisha Kaltenborn, o que dizem os rumores, incomodou a Honda, que por isso pularia fora. Desde então, já foi escolhido um novo chefe para o time suíço: é Fréderic Vasseur, que veio da Renault.

Mais recentemente ainda, surgiram boatos de que a Honda estaria interessada em comprar a Toro Rosso da Red Bull, para transformá-la em sua nova equipe de fábrica.

E quanto a McLaren? Atira para todo lado, inclusive Ferrari, como já viram em um dos últimos links, e ainda na Mercedes. Mas parece que, por mais que o leite tenha azedado, vão continuar com os japoneses, o que esta semana admite-se que também seja a vontade deles.


Página do AutoblogPV8 no Facebook: https://www.facebook.com/Autoblogpv8

Um abraço!

Hyundai i30 N


Eu tenho falado muito pouco de lançamentos automotivos ultimamente, então resolvi fazê-lo hoje e, para isso, selecionei um modelo que provavelmente empolgue a maioria de nós, apaixonados por carros.

Creio que todos conheçam o i30, certo? Falei de sua terceira geração aqui há quase 1 ano. Pois bem, conheçam seu irmão rebelde: o i30 N, apresentado pela Hyundai há quase duas semanas. N, aliás, é a divisão esportiva da marca coreana.


Trata-se de um hot hatch que chegou com a ambição de desafiar seus concorrentes europeus e olha, capacidade, ele tem. Não à toa, teve uma imensa parte de seu desenvolvimento feita em Nürburgring.

Ele é equipado com um motor de 2.0L turbo, o 2.0 GDi, baseado no Theta II Turbo, que equipava o Genesis Coupé, para ser mais exato. Só que ele foi melhorado. São 250 cv de potência, mas com um pacote opcional, isso sobe para 275 cv, a 6.000 rpm. E o torque é de 35,9 kgfm entre 1.450 e 4.500 rpm. Nada mau, hein? O câmbio é, pelo menos por enquanto, unicamente manual de 6 marchas, para a felicidade dos puristas. A princípio a tração é dianteira, mas já estão desenvolvendo uma versão de tração integral.

Considerando as potência dadas, ele faz de 0 a 100 km/h em 6,4 e 6,1 segundos, respectivamente. Atualmente o Hyundai de rua mais rápido.


Existem cinco modos de direção, selecionáveis pelo motorista no volante e no painel: Eco, Normal, Sport, Sport N e N Custom. Os dois primeiros é só pra você ir até ali na padaria buscar o café ao final da tarde, se quer fazer isso de forma menos intensa. O terceiro e o quarto, já mostram bem suas propostas, sendo o N a versão mais radical. Alteram a resposta do acelerador, a rigidez dos amortecedores, o ronco do motor, os controles eletrônicos de tração e estabilidade e, de quebra, para fazer aquela arrancada perfeita, ele também tem um sistema que auxilia nisso. As suspensões, a própósito, são McPherson na dianteira e multilink atrás.

A última opção, como sugere o nome, é aquela que você pode customizar como bem entender.

A esportividade no comportamento não para por aí: ele traz até mesmo uma barra de torção no porta-malas, que claro, pode ser removida para quando você for ao supermercado ou viajar. Só não botei muita fé nos apoios laterais desses bancos.


Os discos de freio, que podem ser vistos numa imagem acima chamando bastante a atenção com essas pinças vermelhas gerando um baita contraste comparado ao azul clarinho da carroceria que evidencia bem suas linhas esportivas, tem discos de 17" na frente e 16" atrás. As rodas de série são de 18" calçados por pneus 225/40, mas podemos aumentar isso para 19" e 235/35. De fábrica, são os Pirelli P-Zero.

Olhando para o painel, continua bem, digamos, tradicional. Nada de coisa muito moderna com mostradores digitais, mas sim o bom e velho quandro de instrumentos com ponteiros reais.


Já que agora ao final estou falando mais em aparência, no geral, me parece um carro que se mistura bem com aqueles que quer atacar: hatches alemães. Gostei bastante desses frisos vermelhos e daquela terceira luz de freio abaixo do spoiler, em forma triangular. Realmente você está de parabéns, Hyundai.


Página do AutoblogPV8 no Facebook: https://www.facebook.com/Autoblogpv8

Um abraço!