quarta-feira, 30 de novembro de 2016

Vai ter GP do Brasil de Fórmula 1 em 2017, sim! E o GP do Azerbaijão não entrará em conflito com as 24 Horas de Le Mans do WEC!


Mais notícias boas, depois de sabermos que o GP da Itália, em Monza, está a salvo até 2019.

Depois de ser um asterisco para a Fórmula 1 nos últimos meses, a FIA confirmou hoje a permanência do GP do Brasil, no Autódromo Internacional José Carlos Pace, em Interlagos, São Paulo, no calendário oficial da categoria em 2017. E lembrando: temos contrato até 2020.

E outra observação interessante é que, ao contrário do que foi este ano, o GP do Azerbaijão não entrará em conflito de data com as 24 Horas de Le Mans. Finalmente a Fórmula 1 percebeu o tito que deu no pé. Será que teremos o campeão da prova de 2015, Nico Hulkenberg de volta à Porsche, e/ou quem sabe, Fernando Alonso?

Aqui você pode ver por completo os calendários da Fórmula 1 e outras categorias da FIA: http://www.fia.com/news/fia-announces-world-motor-sport-council-decisions-4


Página do AutoblogPV8 no Facebook: https://www.facebook.com/Autoblogpv8

Um abraço!
Paulo Vitor

GP da Itália de Fórmula 1 continua em Monza até 2019


Podem comemorar. Depois de muitas ameaças de deixar o calendário, a Fórmula 1 confirmou a permanência de Monza no mesmo. Porém, o acordo era apenas verbal, faltando contrato. Pois faltava acertar alguns detalhes, então não estava tão garantido assim.

Pois é... faltava e não estava. Agora não falta e está.

Bernie Ecclestone, esse velhinho que a gente tanto critica às vezes, mas que é um negociador nato, solucionou as pendências políticas (envolvendo uma reclamação de Ímola pelo uso de dinheiro público em Monza), garantindo a permanência da prova no circo até, pelo menos, 2019.


Página do AutoblogPV8 no Facebook: https://www.facebook.com/Autoblogpv8

Um abraço!

Vettel e Raikkonen na Ferrari FM16 em Daytona


Sebastian Vettel e Kimi Raikkonen estarão em Daytona no próximo final de semana, onde irão pilotar carros de Fórmula 1 da Scuderia di Maranello no superspeedway.

É uma atração da Finali Mondiali 2016, o que salvo engano é a última etapa daquele Ferrari Challenge (categoria de GT com os carros da marca) nos Estados Unidos.

Devo agradecer a grande fã do Sebastião, a linda Natália, por ter corrido atrás dessa informação para mim, quando vi a foto e fiquei sem saber do que se tratava.


Página do AutoblogPV8 no Facebook: https://www.facebook.com/Autoblogpv8

Um abraço!

Fórmula 1 2016 - Testes de Mercedes, Red Bull e Ferrari com a Pirelli em Abu Dhabi


Após o GP de Abu Dhabi de Fórmula 1, Mercedes, Red Bull e Ferrari permaneceram no circuito de Yas Marina para realizarem mais testes com os pneus de 2017 da Pirelli (apresentados por lá na semana passada), usando carros da temporada passada, adaptados ao novo regulamento.

Na Mercedes, Lewis Hamilton participou de uma sessão mas, depois de não se sentir bem, foi substituído pelo reserva Pascal Wehrlein. Nico Rosberg está na Malásia para compromissos com a patrocinadora Petronas.


Pela Red Bull, tanto Daniel Ricciardo quanto Max Verstappen deram as suas voltas. Já na Ferrari, me parece que só Kimi Raikkonen pilotou.

No final das contas, a Pirelli cumpriu um programa de 12.000 km de testes.


Aproveitando o espaço, lá também por esses tempos, o brasileiro Matheus Leist fez 3 dias de testes em equipes da GP3 Series, onde ele vai correr ano que vem. E o novo titular da Williams, Lance Stroll, poderá treinar novamente com o carro de 2014 da equipe no circuito árabe.


Página do AutoblogPV8 no Facebook: https://www.facebook.com/Autoblogpv8

Um abraço!

terça-feira, 29 de novembro de 2016

Futebol no AutoblogPV8? Sim. Força, Chapecoense!


Eu sou um completo retardado quando o assunto é futebol. Nada contra o esporte em si, sinceramente. Até acho legal. Apenas não acompanho. Não entendo nada de nada. Porém, hoje acordamos com uma notícia muito triste, pela qual não há como não se sentir tocado.

Antes de loucos por corridas ou por futebol, ou por qualquer esporte, independente de sermos atleticanos, cruzeirenses, chapecoenses, flamenguistas, tricolores, ferraristas, "mclarianos", "mercedenses" ou rubro-taurinos, somos seres humanos, e amamos o esporte, seja qual for. E eu sei, mesmo não sendo próximos dessas pessoas que fazem o que tanto amamos para nos fazer felizes, como esse tipo de acontecimento nos deixa para baixo. Esse ano, perdemos Luis Salom na Moto2 e, no meio para o final de 2015, também chorávamos pelas mortes de Jules Bianchi na Fórmula 1 e Justin Wilson na IndyCar. Entre tantas outras que acontecem todos os anos, infelizmente.

Como falei no começo, nem sabia que jogo era essa que a Chapecoense disputaria, não conheço os jogadores, mas isto não me impede de prestar uma homenagem num blog de esportes a motor. Muito pelo contrário, isso é humano. A propósito, eu sei que às vezes alguns pilotos de categorias nacionais passam por aqui, então se possível, havendo ainda alguma etapa para disputarem, que tal colocarem o escudo do time no carro? Seria bacana.

Então fica aqui esta nota de pesar e meus sentimentos aos familiares, amigos, não só dos jogadores, comissão técnica e jornalistas, mas também dos tripulantes da aeronave. E é claro, aos torcedores do clube.

Eu tinha quatro pautas para postar, mas acho digno que hoje tenhamos aqui apenas e no topo da página, esta homenagem. Força, Chapecoense!


Página do AutoblogPV8 no Facebook: https://www.facebook.com/Autoblogpv8

Um abraço!

segunda-feira, 28 de novembro de 2016

Membros da Ferrari Driver Academy, Leclerc e Fuoco vão correr na GP2 Series em 2017


Charles Leclerc (à direita) e Antonio Fuoco (à esquerda), membros da Ferrari Driver Academy, vão disputar a GP2 Series em 2017, pela Prema.

A equipe italiana estreou nesta temporada no certame, e em grande estilo: com o título das equipes, e consagrou o atual campeão, Pierre Gasly; e seu companheiro, Antonio Giovinazzi, que era estreante, também fez um grande campeonato, sendo vice-campeão e contribuindo muito para o título da equipe.

Leclerc e Fuoco passaram esta temporada na GP3 Series. O primeiro, saiu de lá exatamente nesta posição, como campeão, pela ART Grand Prix, que assim como a Prema, teve o vice-campeão entre os pilotos, Alexander Albon e, dessa forma, também foi campeã entre as escuderias. E o segundo, correndo pela Trident, ficou em 3º, fazendo um ótimo campeonato, somando vitórias e pódios.

E como fazem parte do programa de desenvolvimento de pilotos da Scuderia di Maranello, eles também tiveram oportunidades de guiar carros de Fórmula 1 da Ferrari e de sua parceira Haas em algumas sessões de testes e treinos.


Página do AutoblogPV8 no Facebook: https://www.facebook.com/Autoblogpv8

Um abraço!

Fórmula 1 2016 - Vídeos de Nico Rosberg pós título


Ao ser campeão, Nico Rosberg postou dois vídeos em sua conta oficial no Twitter, e que valem a pena serem assistidos,

O primeiro, foi uma bela homenagem em agradecimento aos seus pais (aquelas pessoas que geralmente devemos agradecer em primeiro lugar, sempre), mostrando-o com eles em sua infância, e que atingiu números de retweets e favoritos bem altos: https://twitter.com/nico_rosberg/status/802903611000770560

Depois, mas não menos importante, dentro de um carro, com a esposa, familiares e amigos, indo comemorar e agradecendo o suporte dado pelos fãs ao longo da temporada: https://twitter.com/nico_rosberg/status/802958310739623943


Página do AutoblogPV8 no Facebook: https://www.facebook.com/Autoblogpv8

Um abraço!
Paulo Vitor

domingo, 27 de novembro de 2016

Sérgio Sette Câmara vai correr na GP2 Series em 2017


Mineiro de Belo Horizonte, Sérgio Sette Câmara, aos 18 anos, dará um importante passo na sua carreira em 2017: vai correr na GP2 Series, pela MP Motorsport, não muito boa, mas que às vezes pode chegar ao pódio.

O brasileiro, nos últimos 2 anos, participou da F3 Europeia e, recentemente, chamou a atenção ao chegar em 3º lugar no tradicional GP de Macau de Fórmula 3

Uma coisa que está em dúvida, é sua permanência no Red Bull Junior Team, mas ele gradou os rubro-taurinos quando testou pela Toro Rosso.

Aproveitando, lembremo-nos que ano que vem também teremos um piloto brasileiro na GP3 Series: Matheus Leist, atual campeão da F3 Inglesa.


Página do AutoblogPV8 no Facebook: https://www.facebook.com/Autoblogpv8

Um abraço!

Fórmula 1 2016 - Capacetes dignos de destaque: Hamilton e Button


No último dia 16 de novembro, faleceu o médico Aki Hintsa, vítima de um câncer abdominal, aos 58 anos.

Chamou mais atenção na McLaren, onde teve como pacientes Mika Hakkinen, Kimi Raikkonen (fora da equipe também, como Sebastian Vettel) e, no caso de Lewis Hamilton, ele impulsionou a carreira do pupilo que Woking vinha criando, até olhar em seus olhos e dizer "você está pronto", como declarou o próprio tricampeão. E assim, convencendo Ron Dennis, ele estreou na Fórmula 1.

Poucos dias antes de sua morte, Aki passou uma tarde com o piloto da Mercedes. Acabaram tornando-se bons amigos. Por isso, o piloto o homenageou em seu capacete, com esse "Dr, Aki Hintsa 1958 - 2016" no topo, e "AKI" na frente.


E seu antigo companheiro de equipe, Jenson Button, que hoje fez, possivelmente, a sua última corrida na Fórmula 1, usou neste final de semana um capacete com o mesmo design daquele com o qual foi campeão pela Brawn GP em 2009, assim como o #22 que também é daquele ano, que ele vem usando desde que inventaram isso dos números fixos para identificar cada piloto.


Página do AutoblogPV8 no Facebook: https://www.facebook.com/Autoblogpv8

Um abraço!

Fórmula 1 2016 - GP de Abu Dhabi - Corrida


Nico Rosberg é o novo campeão mundial da Fórmula 1! O 33º da categoria, sendo o 3º alemão, depois de Michael Schumacher e de Sebastian Vettel. E o 2º campeão filho de outro campeão, no caso, Keke Rosberg. O outro foi Damon Hill, filho de Graham Hill.

Tanto ele quanto Lewis Hamilton, fizeram corridas com o pulso firme e de modo inteligente. O inglês foi o vencedor do GP de Abu Dhabi, com seu companheiro chegando em 2º e Vettel completando o pódio pela Ferrari.


Lewis usou de uma estratégia que muitos podem julgar como moralmente errada, mas o regulamento não proíbe. Sugestão de Christian Horner, metendo o bedelho onde não tinha nada a ver, atrapalhando a disputa do título alheio: segurar o pelotão, de forma que dois carros pudessem passar Nico, para só depois, abrir vantagem. Como Jacques Villeneuve fez em 1997.

Eu não vou fazer nenhum julgamento, porque outros, incluindo o próprio Rosberg, poderiam fazer o mesmo nesta mesma situação.


Nisso vimos duas coisas: que apesar da possível sujeira, o inglês mandou na corrida, a mais inteligente de sua vida, demonstrando domínio absoluto da prova e muita perícia ao volante; e também que o alemão poderia muito bem acompanhá-lo.

A equipe Mercedes, já tricampeã consecutiva entre os construtores, não estava nem aí sobre quem seria o campeão, até porquê de qualquer forma, seria um de seus pilotos. Mas se possível, queria terminar com uma dobradinha. E não foi uma ou foram duas vezes que a alta cúpula puxou a orelha de Hamilton, perguntando porquê ele estava correndo daquela forma, sendo que já sabiam a resposta. Pediam-no para melhorar, e ele fazia uma volta um pouco mais rápida. para depois voltar a se fazer de bobo.


No final, o #44 já estava desesperado. Fez o setor 3 da última volta bem devagar, com Rosberg na sua cola e, atrás deste, o tetracampeão da Scuderia, que vinha muito rápido das últimas voltas por ser o único do pelotão de frente usando pneus supermacios, superando os carros da Red Bull. E depois de uma tentativa de ultrapassagem sobre a Flecha Prateada #6 na penúltima volta, da qual esta se defendeu muito bem, aparentemente Sebastian percebeu qual era o jogo de Lewis, talvez assim pegando leve com seu conterrâneo. Tanto que depois de cruzar a linha de chegada com a bandeira quadriculada, ele disse no rádio para a Ferrari que o Hamilton "estava usando truques sujos". Então, no grid de 2017, continuaremos tendo apenas um tetracampeão alinhando seu carro. E este, foi eleito o Piloto do Dia de hoje, além de ter feito a volta mais rápida.


Fim de prova e claro, aquelas histerias de sempre no rádio do campeão da vez, com mensagens dos dirigentes do time, da esposa... Zerinhos (ou donuts) no meio da pista, e parando o carro ali mesmo. Coisas que o vencedor da temporada merece fazer.


Os outros pilotos foram cumprimentá-lo antes do pódio... só Lewis que não pareceu muito caloroso a princípio, naturalmente, não engolindo fácil, como qualquer um em seu lugar, mas depois, deu parabéns ao companheiro. E talvez perder um título pela primeira vez, seja uma boa experiência para o seu crescimento. Sabotagem? Já falei: não venham com essa. Eu adoraria ser sabotado com 12 poles e 10 vitórias numa temporada...


Atrás dessa galera do pódio, Max Verstappen e Daniel Ricciardo completaram o top 5 pela Red Bull. O holandês, aliás, teve um incidente de corrida com Nico Hulkenberg logo após a largada e rodou, mas tanto ele quanto seu companheiro estavam numa estratégia de fazer um primeiro stint mais longo com pneus supermacios usando no Q2, então o garoto nem foi tão prejudicado por isso. Mas, não fosse isso e talvez se o australiano não tivesse feito uma parada a mais, um dos rubro-taurinos poderia ter vencido e aí Hamilton teria se arrependido de segurar o pelotão, pois assim Rosberg poderia chegar ainda mais atrás. Se do jeito que foi, essa ameaça já existiu, então se tudo tivesse sido da melhor forma, esta era uma possibilidade real.


Em 6º veio a Ferrari de Kimi Raikkonen e, em 7º e 8º, as Force India de Hulkenberg e Sergio Pérez, respectivamente. Assim, o time indiano se consolidou em 4º lugar no mundial de construtores, superando de vez a Williams. Excelente trabalho.

A propósito, do time de Grove, Felipe Massa foi o 9º colocado. Terminou pontuando e era o que dava pra fazer. Já Valtteri Bottas abandonou com problemas no carro. Quem fechou a zona de pontuação foi Fernando Alonso, da McLaren-Honda, enquanto o companheiro deste, Jenson Button, também abandonou a que possivelmente foi a sua última corrida na Fórmula 1.

Também abandonaram: Kevin Magnussen, da Renault; e as Toro Rosso de Carlos Sainz Jr. e Daniil Kvyat, que tiveram todo um final de semana bem sofrido. Aliás, todos os abandonos foram por problemas nos carros. Mas cabe ressaltar que no caso de Sainz, me parece que foi depois de mais uma barbeiragem de Jolyon Palmer, da Renault, que finalmente sentiu o gostinho de uma punição e por isso terminou em último, atrás até das Sauber de Felipe Nasr e Marcus Ericsson.

A propósito,  time suíço terminou o mundial à frente da Manor, que também não pontuou hoje. Esteban Ocon foi o 13º e Pascal Wehrlein o 14º. Entre eles e a zona de pontuação, ficaram as Haas de Romain Grosjean e Esteban Gutiérrez, respectivamente.


Página do AutoblogPV8 no Facebook: https://www.facebook.com/Autoblogpv8

Um abraço!

Gasly é campeão da GP2 Series


Depois de colocar uma das mãos na taça ontem, hoje Pierre Gasly tornou-se o novo campeão da GP2 Series. Ele terminou a corrida apenas em 9º, mas seu companheiro na Prema e rival pelo título, Antonio Giovinazzi, chegou em 6º, não marcando pontos o suficiente para ultrapassar o pupilo da Red Bull na tabela do campeonato.

A corrida 2 do GP de Abu Dhabi da categoria foi vencida por Alex Lynn, da DAMS e reserva da Williams.Johnny Cecotto Jr., da Rapax, que já andou muito bem ontem e Sergey Sirotkin da ART Grand Prix, completaram o pódio.


Página do AutoblogPV8 no Facebook: https://www.facebook.com/Autoblogpv8

Um abraço!

sábado, 26 de novembro de 2016

Fórmula 1 2016 - Williams homenageia Massa e lhe dá de presente seu carro usado no GP do Brasil


Não bastou aquele momento emocionante em Interlagos. A Williams preparou uma bela surpresa de despedida para Felipe Massa, reunindo provavelmente todos os pilotos e vários dirigentes e demais membros de outras equipes, além de seus pais.

Claire Williams e seu velho engenheiro desde os tempos de Ferrari, Rob Smedley, o agradeceram e elogiaram por todo o seu trabalho e pela amizade. Felipe, que não é de chorar, acabou tendo que enxugar os olhos de novo e ganhou abraços do pessoal que ali estava. Claire lhe deu um quadro mostrando os grandes momentos de sua carreira, em forma de histórias em quadrinhos, mas o melhor ainda estava por vir.


Foi quando de repente a chefe soltou "e nós gostaríamos de lhe dar o seu carro do GP do Brasil", pegando o piloto e todo mundo de surpresa. Para quem não percebeu ou não viu aqui no blog, aquele chassi tinha uma pintura especial, com "Massa" escrito no lugar de "Martini", maior patrocinador da Williams.

Que presentão, hein, Felipe?


Página do AutoblogPV8 no Facebook: https://www.facebook.com/Autoblogpv8

Um abraço!

GP2 Series - GP de Abu Dhabi - Corrida 1


Pierre Gasly cravou a pole position e venceu a corrida 1 do GP de Abu Dhabi da GP2 Series no circuito de Yas Marina, colocando uma mão na taça, a qual disputa com seu companheiro na Prema, Antonio Giovinazzi, que terminou em 5º.

Mas o francês não teve a corrida tão fácil assim, não. Pegou um pouco de tráfego após a sua parada nos boxes, mas até que não encontrava dificuldades para ultrapassar. E no final, sentiu uma certa ameaça de Nobuharu Matsushita, da ART Grand Prix. O pódio foi completado por Artem Markelov, da Russian Time.

A liderança do campeonato se inverteu, agora com Gasly tendo vantagem sobre Giovinazzi. São 219 contra 207 pontos. Para o francês e pupilo da Red Bull, salvo engano, mesmo que o italiano vença, basta o 5º lugar.


Resultados completos: http://www.gp2series.com/Results


Página do AutoblogPV8 no Facebook: https://www.facebook.com/Autoblogpv8

Um abraço!

Fórmula 1 2016 - GP de Abu Dhabi - Classificação


Na luta pelo título, Lewis Hamilton já reduziu um obstáculo ao cravar a pole position para o GP de Abu Dhabi, fazendo uma volta lançada realmente muito boa. Mas terá seu companheiro de Mercedes, rival pelo título e líder do campeonato, largando ao seu lado. E para este, basta o 2º ou até o 3º lugar para ser o campeão. Quem será?

Mais próximo das Flechas Prateadas, ficou Daniel Ricciardo, da Red Bull, superando uma possível ameaça da Ferrari. Aliás, está ficará entre ele e seu companheiro Max Versappen, com Kimi Raikkonen à frente de Sebastian Vettel.

Depois vieram os carros da Force India, de Nico Hulkenberg e Sergio Pérez, respectivamente. Em seguida, Fernando Alonso da McLaren-Honda, que nos últimos instantes superou Felipe Massa, deixando o piloto da Williams completando o Q3. Logo atrás, aliás, vem seus companheiros de equipe, com Valtteri Bottas à frente de Jenson Button.

A seguir, a dupla da Haas, com Esteban Gutiérrez superando Romain Grosjean, o que não acontece todo dia.

Menos rápidos do Q2, foram Jolyon Palmer da Renault, seguido por Pascal Wehrlein, mas que, convenhamos, colocar a Manor em 16º é excelente.

Pelo meio, aliás, início do caminho, no Q1, ficaram, quase em cada extremidade, uma Toro Rosso: Daniil Kvyat em 17º e Carlos Sainz Jr., que só não largará em último, porque esta posição será a de Marcus Ericsson, da Sauber. O que explica, é um motor Ferrari do ano passado que, em final de campeonato, já está muito defasado, e eles também experimentaram um acerto diferente de suspensão, o que, como percebemos, não deu muito certo.

Entre os rubro-taurinos da equipe satélite, ficaram, nesta ordem, Kevin Magnussen da Renault, Felipe Nasr da Sauber, Esteban Ocon da Manor, e Sainz Jr..


Página do AutoblogPV8 no Facebook: https://www.facebook.com/Autoblogpv8

Um abraço!

Fórmula 1 2016 - GP de Abu Dhabi - 3º Treino Livre


Surgiu um alerta vermelho (perdão, não resisti) na última sessão de treinos livres: a Ferrari de Sebastian Vettel na liderança.

Alerta não tanto para a Mercedes, naturalmente, porque tem toda a capacidade de ocupar a primeira fila. Mas serve de aviso para a Red Bull, embora esta já seja vice-campeã entre os construtores.

As Flechas Prateadas, aliás, nem estavam preocupadas em marcar bons tempos. Lewis Hamilton e Nico Rosberg, por incrível que pareça, foram apenas 4º e 5º, respectivamente. Logo atrás do outro carro da Scudria, de Kimi Raikkonen. Quem ficou mais perto de Vettel foi Max Verstappen, da Red Bull, enquanto seu companheiro Daniel Ricciardo foi o 6º.


Página do AutoblogPV8 no Facebook: https://www.facebook.com/Autoblogpv8

Um abraço!

Leclerc é campeão da GP3 Series


Membro da Ferrari Driver Academy, Charles Leclerc faturou hoje o título da GP3 Series.

Não foi vencendo, pois o monegasco teve um acidente com Santino Ferrucci, porém, pouco depois companheiro de equipe na ART Grand Prix e rival na disputa do campeonato, também abandonou. Dessa forma, Leclerc tornou-se campeão.

A corrida 1 da categoria no GP de Abu Dhabi foi vencida por Nyck de Vries, também da ART. E o podío foi completado pelos pilotos da Arden, Jake Dennis e Jack Aitken.

Merecido. Charles fez uma temporada forte (3 vitórias e outros 5 pódios, até agora) e até dispensou a possibilidade de correr no FP1 pela Haas só para se concentrar mais em sua disputa. É verdade que ele ainda tem muito o que amadurecer, sim. Mas campeão é campeão. É jovem, e vamos dar um passo de cada vez.


Página do AutoblogPV8 no Facebook: https://www.facebook.com/Autoblogpv8

Um abraço!

sexta-feira, 25 de novembro de 2016

Fórmula 1 2016 - GP de Abu Dhabi - 2º Treino Livre


Lewis Hamilton manteve a liderança no segundo treino do dia, ainda seguido por seu companheiro Nico Rosberg. Mas dessa vez a diferença entre as Mercedes foi ínfima. Outra alteração, foi a Ferrari ter superado as Red Bull, com Sebastian Vettel à frente de Max Verstappen e Daniel Ricciardo, nesta ordem. Atrás dos rubro-taurinos, veio o outro carro da Scuderia, de Kimi Raikkonen.

Sabem o que voltou a acontecer desta vez? Valtteri Bottas em 7º e Felipe Massa fechando o top 10. Entre eles estavam... isso mesmo, as Force India, com Sergio Pérez à frente de Nico Hulkenberg.

Atrás do brasileiro que se aposenta, vieram as McLaren-Honda de seu ex-companheiro Fernando Alonso e Jenson Button, respectivamente, seguidos pela dupla da Haas, com Esteban Gutiérrez à frente de Romain Grosjean. Em seguida, Jolyon Palmer da Renault, seguida pelas Manor de Pascal Wehrlein em 17º e Esteban Ocon em 19º, boas posições para a equipe.

Felipe Nasr foi o 18º, um pouquinho mais rápido do que Marcus Ericsson, que veio logo atrás. Depois das Sauber veio a Renault de Kevin Magnussen. E pra fechar... há algo de errado com as Toro Rosso de Carlos Sainz Jr. e Daniil Kvyat.


Página do AutoblogPV8 no Facebook: https://www.facebook.com/Autoblogpv8

Um abraço!

Fórmula 1 2016 - GP de Abu Dhabi - 1º Treino Livre


Lewis Hamilton abriu as atividades para o GP de Abu Dhabi na liderança da primeira sessão de treinos livres para o GP de Abu Dhabi, superando seu companheiro na Mercedes e rinal na luta pelo título, Nico Rosberg, por quase 0,4 segundo.

A equipe que ficou mais perto das Flechas Prateadas, foi a Red Bull, com Max Verstappen à frente de Daniel Ricciardo. Seguido por Sebastian Vettel completando o top 5. Entre esta e a Ferrari de Kimi Raikkonen, ficou Sergio Pérez, da Force India.

Em 8º veio Carlos Sainz Jr., da Toro Rosso, seguido por Felipe Massa, da Williams, que fez seu último FP1 na Fórmula 1. Seu companheiro Valtteri Bottas foi o 15º. E fechando o top 10, um surpreendente Marcus Ericsson, da Sauber. Seu companheiro Felipe Nasr foi o 13º, atrás de Romain Grosjean, da Haas, e do reserva Alfonso Celis, da Force India.

Outro reserva que treinou foi Jordan King, pela Manor. Que só não foi o último, porque Daniil Kvyat, da Toro Rosso, ocupou essa posição. Não por falta de capacidade, é claro. Seu tempo foi alto demais e ele deu poucas voltas, então tinha algo de errado com o carro.


Página do AutoblogPV8 no Facebook: https://www.facebook.com/Autoblogpv8

Um abraço!

quinta-feira, 24 de novembro de 2016

Pirelli apresenta os Fit 4 F1: pneus para a Fórmula 1 em 2017


A Pirelli apresentou hoje, em Abu Dhabi, os Fit 4 F1: pneus que serão usados pela Fórmula 1 (e salvo engano na GP2 Series também) a partir de 2017, mais largos e com a promessa de deixarem os carros aproximadamente 3 segundos mais rápidos.

A fabricante já havia exposto um tipo de composto antes, além deles terem aparecidos em alguns testes ao longo dos últimos meses. Mas este foi um... digamos, lançamento oficial, e mostrando todas as opções disponíveis.


Página do AutoblogPV8 no Facebook: https://www.facebook.com/Autoblogpv8

Um abraço!

Hockenheim fora da Fórmula 1 em 2017


A ameaça já vinha de quase 2 meses e ontem a imprensa europeia começou a dar como certo, mas eu estava esperando a confirmação oficial, que veio de Georg Seiler, chefe do circuito de Hockenheim: não teremos lá o GP da Alemanha de Fórmula 1 em 2017.

Irônico, não? Considerando que o maior campeão do certame, Michael Schumacher, é alemão, e um dos 3º maiores, Sebastian Vettel (empatado com o francês Alain Prost), também é alemão. E o atual líder do campeonato? Alemão. Nico Rosberg. E a equipe mais vence desde 2014? Mercedes, alemã. 

Sim, é lamentável, mas o circuito não chegou num acordo com Bernie Ecclestone, o que por um certo lado, é bom para a Fórmula 1 parar de achar que pode tudo em qualquer lugar.


Página do AutoblogPV8 no Facebook: https://www.facebook.com/Autoblogpv8

Um abraço!

Fórmula 1 2016 - GP de Abu Dhabi - Informações


E começa a bater aquela tristeza de final de temporada... Chegamos ao GP de Abu Dhabi, meus caros. No chatinho circuito de Yas Marina, travado, cheio de curvas e que, às vezes, faz alguns pilotos/equipes surpreenderem no desempenho.

Mas claro, na ordem natural das coisas, como tem sido nos últimos anos, a probabilidade da Mercedes ter a primeira fila é altíssima, e aí está a briga pelo campeonato. Se Nico Rosberg vencer, ele é campeão, independente dos resultados de Lewis Hamilton. Aliás, de qualquer forma, se ele chegar à frente do companheiro, o resultado será este. E caso o inglês vença, o alemão pode, no máximo, ficar no último degrau do pódio para ser campeão. Nada menos do que isso.

Ah! Espero que a transmissão da Fórmula 1 mostre (creio que sim), mas teremos um espetáculo no céu de Yas Marina também, salvo engano no momento da largada. ;-)


Programação (horário de verão de Brasília):

Sexta-feira: 1º Treino Livre às 7h, e 2º Treino Livre às 11h.
Sábado: 3º Treino Livre às 8h, e Classificação às 11h.
Domingo: Corrida às 11h.

Mapa do circuito:


Página do AutoblogPV8 no Facebook: https://www.facebook.com/Autoblogpv8

Um abraço!

Alfa Romeo Stelvio Quadrifoglio Verde


Ignorando todos aqueles costumes de mostrar um pedacinho do carro aqui e ali, a Alfa Romeo chegou ao Salão de Los Angeles impactando, tipo "Tchanam! Fizemos um SUV!"

O Stelvio foi apresentado em sua versão mais apimentada, o Quadrifoglio Verde. O que aliás, lembra que da sua categoria, ele é o carro mais rápido de Nürburgring, o Green Hell.

Ele é equipado com o mesmo motor V6 de 2.9L biturbo da Giulia, que gera 510 cv de potência e 61,1 kgfm de torque. O câmbio é automático de 8 marchas, com dupla embreagem.



Quanto a tração, temos algo interessante aqui... É o sistema Q4 da marca, seu 4x4 integral. Porém, pode mandar 100% da tração para o eixo traseiro, ou dividir 50/50 entre ambos. E controle de estabilidade, é claro.

A propósito, outro diferencial de segurança, são os discos freio de carbono-cerâmica. E a suspensão é de braços triangulares sobrepostos na dianteira e multilink na traseira, sendo que os amortecedores são ajustáveis.

O Stelvio chegou causando mesmo.


Página do AutoblogPV8 no Facebook: https://www.facebook.com/Autoblogpv8

Um abraço!

quarta-feira, 23 de novembro de 2016

911 RSR: uma quebra de paradigma da Porsche


Apresentado no Salão de Los Angeles, este é o 911 RSR, novo modelo de competições da Porsche, que varia de potência (a média é de 510 cv) conforme o campeonato do qual irá participar. O motor é o 4.0 boxer de 6 cilindros, aspirado, acoplado ao câmbio sequencial de 6 marchas.

OK, mas qual a grande novidade inovadora deste bólido? Bem, o que me dizem do posicionamento dos motores dos 911? Traseiros, certo? Sim. Mas no caso deste aqui, não! Pelo ganho de estabilidade e até mais velocidade final em retas, o RSR traz seu "coração" numa posição à frente do eixo traseiro, sendo mais central, e invertendo a posição com o câmbio.

A quebra na tradição Porsche permite que as partes aerodinâmicas da traseira sejam mais trabalhadas, dando espaço até para um difusor bem maior, e uma variedade maior de ajustes de asas e aletas. O que, resumidamente, como eu disse, gera os efeitos de maior estabilidade, faz o carro atingir velocidades mais altas e pode até proporcionar uma economia de combustível, o que é essencial nas provas de endurance, por exemplo.

Para as ruas, a princípio, o 911 deve seguir a velha receita. Mas não duvido que algum dia mudem de opinião, sacrificando os bancos traseiros do modelo, até porquê se for pra melhorar o desempenho, que assim o façam. E querem coisa mais inútil do que bancos traseiros em carros esportivos? Por mim, bastariam os dianteiros, e olhe lá.


Página do AutoblogPV8 no Facebook: https://www.facebook.com/Autoblogpv8

Um abraço!

Formula E 2016/17 - NIO EP9: o superesportivo elétrico da NextEV


Mais do que nos entreter, promover marcas e gerar (e gastar, muito) dinheiro, o automobilismo serve como um grande laboratório da indústria automobilística. E assim sendo, a Formula E começa a dar seus frutos nas ruas.


A equipe do campeão Nelsinho Piquet, a NextEV China, concebeu seu primeiro superesportivo para as ruas: o EP9, pela submarca que criaram chamada NIO. E não subestimem o bólido chinês, pois o mesmo foi capaz de devorar os tempos de outros elétricos em Nürburgring e, acreditem, botou até alguns concorrentes de motor a combustão no bolso.


O EP9 gera com seus quatro motores elétricos, o equivalente a 1.360 cv de potência. Faz de 0 a 100 km/h em 2,7 segundos (sim!), chega aos 200 km/h em 7,2 segundos, aos 300 km/h em 15,9 segundos e atinge os 313 km/h de velocidade máxima.

Com esse desempenho, ele foi guiado pelo Green Hell em 7:05,12. E em Paul Ricard, na França, conseguiram um tempo próximo ao de um LMP2, do WEC.


Página do AutoblogPV8 no Facebook: https://www.facebook.com/Autoblogpv8

Um abraço!

terça-feira, 22 de novembro de 2016

Cadillac One, ou The Beast: a limousine presidencial dos Estados Unidos



Primeiramente, de Cadillac, o One, a limousine presidencial que leva Barack Obama (e posteriormente o fará com Donald Trump) para cima e para baixo, tem só o nome e a aparência. Aliás, ela tem um outro nome mais apropriado: "The Beast" (a fera), que como podem imaginar, não é à toa.

Para começar, ele é feito sobre o chassi de um caminhão da GMC, o Topkick. E sim, é pra carregar toda a blindagem monstruosa que esse bichão aí carrega. Do aço ao titânio, a espessura da carroceria é de 20 cm. Sim, é que nem um avião! As portas pesam tanto quanto as de um Boeing 757. Pode atirar à vontade com o calibre que for, que nenhum projétil vai entrar ali. A cabine é hermeticamente selada e um sistema filtra todo ar que entra e sai desta. O assoalho também tem uma placa de aço de 13 cm, para o caso de proteger o presidente contra minas terrestres, por exemplo.

Os vidros todos tem 12,8 cm de apenas o do motorista pode abrir, para quando tiver que se comunicar com alguém do lado de fora, ao passar por uma portaria, pedágio, ou algo assim. E é pouquinha, essa abertura, de apenas 7,5 cm. Cabe ressaltar também que há uma divisão entra a frente, onde fica o motorista, e a parte de trás dos demais ocupantes, mas é retrátil, conforme a vontade do presidente.


Lá dentro, temos um sistema de combate a incêndio, bolsas de sangue do tipo do presidente, tanques de oxigênio e, em caso de extrema emergência, uma arma. Mas o The Beast não é apenas um abrigo. É também um escritório móvel. Uma mesinha no assento presidencial, com laptop, Wi-Fi, e um telefone com duas linhas diretas. Aliás, é via satélite, só dele. Uma para o vice-presidente e outra para o Pentágono. E pode acionar a CIA, em caso de emergência.

Além do motorista ser um piloto profissional, pronto para agir em qualquer situação de emergência, há um agente do governo que acompanha o presidente na parte de trás. Aliás, em caso de ataque, se atirarem nos pneus, esses também tem um reforço extremo. E se por acaso forem destruídos, o Cadillac One é capaz de continuar se locomovendo apenas com as rodas.

Para carregar isso tudo, que não são poucas toneladas (e cada fonte aponta um peso diferente, de 4, 5 a 8), o motor é um V8 de 6.5L movido a diesel. Até por este combustível ser menos inflamável. Aliás, o tanque deste também tem um isolamento especial. Faz de 0 a 100 km/h em 15 segundos, como um carro popular. Porém, esta também é a sua velocidade máxima. O consumo estuimado é de 3,4 km/l, mas creio que isso não seja problema para os Estados Unidos, certo?

Você achava que o Caveirão do BOPE era grande coisa? Não é nada perto do Cadillac One, The Beast!


Página do AutoblogPV8 no Facebook: https://www.facebook.com/Autoblogpv8

Um abraço!