segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Gol Geração 5 (G5): um erro da Volkswagen!



Casos de troca do motor do novo Gol crescem pelo Brasil e deixam os proprietários revoltados e preocupados. Volkswagen afirma que problema não se dá em larga escala.

Matéria (antiga, mas merece ser publicada aqui) publicada no site Vrum:

Comprar um carro zero é sinônimo de ficar um bom tempo sem ter aborrecimentos com o veículo, certo? Errado! Pelo menos para vários clientes da Volkswagen que compraram o novo Gol. São vários os casos de troca de motor para esse modelo, que foi lançado em meados de 2008. Além de cartas à redação, os fóruns sobre o modelo na internet têm se dedicado a esse assunto e acumulam mensagens de insatisfação com o produto, além de queixas sobre o atendimento recebido. A reclamação mais comum entre proprietários do novo Gol é o surgimento de um repentino barulho no motor. É o caso de Alexander Lamiz Bezerra, de Itaúna, no Centro-Oeste de Minas. O vendedor levou o veículo até a concessionária Marvel, onde inicialmente nada estranho foi detectado. Dias depois, o carro apresentou um ruído ainda maior e Alexander o levou até a concessionária, onde foi constatada a necessidade de trocar o motor. A autônoma Gheysa Kelly Mendes Silveira, de Monsenhor Paulo, no Sul de Minas, também teve o mesmo problema. Ela começou a ouvir um barulho no motor do seu Gol “como se dentro tivesse uma peça solta”. O carro seguiu para a concessionária Callis, em Varginha, e foi entregue quase um mês depois ainda apresentando o mesmo defeito. O mecânico responsável orientou Gheysa a voltar se o barulho aumentasse, o que foi feito três dias depois. A concessionária confirmou que o motor terá que ser trocado.
Já Danilo Amaral, morador da capital paulista, conta que seu carro não apresentou ruídos, mas de repente sentiu um forte tranco e o carro parou. Ele desceu do veículo e viu o bloco do motor aberto e vários componentes espalhados pelo chão. O carro do gerente de vendas foi levado à concessionária Green, onde ficou mais de uma semana, quando foi constatada a necessidade da troca do motor, com 10.200 quilômetros rodados. RevisãoExistem casos em que a necessidade da substituição do motor foi constatada durante as revisões periódicas, como com o administrador Augusto Paes, de Belo Horizonte. Ele levou seu Gol com 15 mil quilômetros rodados na concessionária Garra, que diagnosticou essa condição. O carro foi entregue ainda defeituoso até que o novo motor esteja disponível para a substituição. “A Volkswagen sabe que esse motor está apresentando defeitos, mas não torna isso público. Ela espera o dono do carro procurar a concessionária, mas não anuncia o recall”, diz Paes. O fisioterapeuta Luís Antônio Bonetti, de Belo Horizonte, também se assustou ao levar seu Gol (com 14 mil quilômetros) à revisão na concessionária Catalão. “Fui informado que o motor apresentava um defeito e que a solução era a substituição do motor”, conta Luís, que afirma saber de mais três casos iguais na mesma concessionária.
Ele recebeu o carro no fim da última semana. A analista de faturamento Andressa Campos, de Itaúna, Centro-Oeste de Minas, disse que o barulho em seu Gol começou depois da primeira revisão, aos 5 mil quilômetros. Ela levou o carro à concessionária Marvel, onde foi informada que o motor teria que ser trocado. Grávida, Andressa conta que só teve direito ao carro reserva por dois dias, sendo que ela ficou um mês sem o veículo para ir ao trabalho, distante 12 quilômetros de sua casa. Outros A estudante Renata Batagello, que comprou o seu Gol na concessionária União Vecol, em Piracicaba (SP), conta que já levou o carro à concessionária pelo menos 12 vezes para consertar problemas de suspensão, ar-condicionado, filtro de ar, falhas na pintura, barulho nos bancos e painel de instrumentos e infiltração de água. Como se não bastasse, na revisão dos 15 mil quilômetros ela foi informada da necessidade da troca do motor. "O carro ficou na concessionária uns 15 dias e voltou ainda mais barulhento”, relata a estudante. Ela ainda se revolta por todo o tempo perdido e o péssimo atendimento. “Gastei R$ 34 mil com o carro, mais R$ 3 mil de acessórios para ficar a pé. E quando terminar a garantia do carro, o que faço?”, diz, preocupada.
Revolta além do aborrecimento de ter de mandar um veículo praticamente novo para o conserto, o sentimento geral é de desconfiança com o produto e revolta pelo mal atendimento prestado pela Volkswagen. Todos os proprietários contatados ficaram insatisfeitos por não poder contar com carro reserva durante o período em que o veículo avariado estava na concessionária. Todos cobraram uma ação mais transparente da Volkswagen. Todos querem saber o que realmente está acontecendo com o modelo, se foi identificado um lote de veículos defeituosos. Vários proprietários disseram que presenciaram problemas semelhantes com o modelo e até com o Voyage quando estavam nas concessionárias. A única pessoa ouvida pela reportagem que classificou como satisfatório o atendimento recebido foi o comprador Hugo Barros, de São Paulo (SP), que começou a ouvir um barulho suave, porém estranho para um carro tão novo, com pouco mais de 10 mil quilômetros rodados. Ele levou o seu Gol à concessionária Sorana Sul, onde o óleo foi completado. Barros recebeu a recomendação de que se o barulho não parasse que retornasse à concessionária. Ele rodou mais 500 quilômetros com o carro e o barulho persistiu. Barros levou novamente o carro à concessionária e recebeu a notícia de que o motor deveria ser trocado. “Meu carro está parado desde 14 de setembro. Desde então estou usando um carro reserva, porque conheço o Código de Defesa do Consumidor e briguei por meus direitos. Mesmo assim, para mim a imagem da Volkswagen ficou suja. Dá a impressão de que eles estão agindo de má-fé, já que sabem do problema e não convocam todos os proprietários do modelo”, relata Hugo, que também teme pela manutenção do veículo quando a garantia expirar.
Desabafo o vendedor Alexander Lamiz Bezerra mostrou à reportagem o texto de um contato feito com o Serviço de Atendimento ao Consumidor da Volkswagen pelo chat. Sem obter informações precisas do atendente, ele desabafa: “Isso é uma falta de respeito com o consumidor. Adquiri um produto novo, defeituoso e vocês sequer me dizem qual o defeito, qual a peça e nem estipulam um prazo”. O atendente diz que entrou com um pedido de agilidade e ele responde: “E qual a função dessa solicitação de agilidade? O Fale Conosco do site de vocês não funciona, no 0800 só mandam esperar, no chat a mesma coisa e até o endereço para correspondência no site está errado. Que política é esta? Vocês são seres humanos como eu? Não sou um cachorro. Eu só peço explicações do que está acontecendo”.
Apesar de a reportagem ter levantado tantos casos de troca do motor no novo Gol, a Volkswagen declara que tem conhecimento de clientes que tiveram esse problema, mas, de acordo com as informações disponíveis no momento, não se tratam de ocorrências em larga escala. “O reparo e/ou troca do motor de um veículo pode ocorrer por razões variadas, como as condições de uso do veículo, combustível inadequado, falta de manutenção e qualquer outra situação que possa comprometer o funcionamento normal do motor”, explica a empresa, declarando que os procedimentos necessários para a solução dos casos mencionados na reportagem já foram adotados por sua rede de concessionários.

Matéria do jornalista Pedro Cerqueira do Jornal Estado de Minas.

Aqui na minha casa temos este veículo, e é bem problemático! Tem os problemas citados neste texto, e muitos outros. Aliás, o primeiro post do AutoblogPV8, de outubro de 2010, foi sobre esta carroça que temos. Uma falta de respeito da Volkswagen (e no caso daqui, também da concessionária Via Euro) com os seus clientes.

Um abraço!
@paulovitorpv8

2 comentários:

  1. Parece que isso ocorre mais com os primeiros modelos que sairam, em 2008 e 2009.
    Tem mais relatos aqui www.novogolclube.com , mas a maioria tem falado bem do carro.

    ResponderExcluir
  2. Também penso que a maioria dos casos sejam com as primeiras unidades. Principalmente com os 1.0L.
    Obrigado por me passar este site, Carlos. Vou dar uma olhada.

    ResponderExcluir