sábado, 21 de dezembro de 2013

Fórmula 1 2014 - Gutiérrez continua na Sauber e Sirotkin será reserva


O mexicano Esteban Gutiérrez tinha seu cockpit de titular ameaçado na Sauber, mas a equipe fez a escolha de dar mais uma chance ao jovem piloto, pois até então ele era apenas um estreante. Gutiérrez melhorou bastante no final da temporada, e permanecerá com a sua vaga. O dinheiro da Telmex que vem junto com ele também é muito bem-vindo.


Sergey Sirotkin chegou a ser considerado como piloto titular no meio da temporada, pois esta era uma condição imposta pelos seus patrocinadores. Mas ele ainda é muito jovem e não teve ainda tanto sucesso nas categorias de base. Além disso, também não tem a sua superlicença, por enquanto, o que é obrigatório para ser piloto de Fórmula 1. Sendo assim, o russo será o reserva da Sauber na próxima temporada.


Um abraço!

sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

Fórmula 1 2014 - Ferrari V6 1.6L Turbo

A escuderia de Maranello apresentou hoje o seu novo motor V6 de 1.6L turbinado, que será usado a partir da temporada 2014 de Fórmula 1.

Vocês podem ouvir também os roncos de outros motores dessa nova geração: http://autoblogpv8.blogspot.com.br/2013/08/formula-1-2014-som-dos-novos-motores-v6.html


Um abraço!

Que tal uma "voltinha tranquila" no Fiat Punto Blackmotion?

O objetivo não é fazer propaganda para a Fiat, até porque eu não sou lá um grande fã da marca italiana (apesar do Punto ser um carro do qual particularmente eu gosto), mas é que eu achei esse vídeo sensacional. O que um carro comum não pode fazer nas mãos de um piloto profissiomal, não é?

Um abraço!

sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

Fórmula 1 2014 - Adrian Sutil é da Sauber


Adrian Sutil já é, definitivamente, da Sauber. O alemão que por seis anos correu pela Force India, tinha sua permanência em dúvida na equipe, apesar de ter sido muito querido pelo chefe de lá, Vijay Mallya.

Com a ida de Sergio Pérez ao time indiano, o alemão ficou sem lugar, pois a segunda vaga já era de Nico Hulkenberg, que aliás, vem da Sauber, que foi também a equipe onde o mexicano fez sua estreia em 2011.

Quem está mesmo sem lugar agora é Paul di Resta. O escocês ainda pode conseguir uma vaga no grid da Fórmula 1 para 2014, ou voltar para a DTM, onde foi campeão em 2010, ou ir para a Indy.


Um abraço!

quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

Fórmula 1 2014 - Sergio Pérez é da Force India


Voltei, e com notícia da dança das cadeiras!

Como já era previsível, com a ajuda da McLaren, que o dispensou para dar lugar ao atual campeão da World Series By Renault, Kevin Magnussen, Sergio Pérez conseguiu a segunda vaga da Force India para ser companheiro de equipe do alemão Nico Hulkenberg, que voltou ao seu velho time.

Agora os "órfãos" são Adrian Sutil e Paul di Resta, sendo que o segundo pode ir para a Indy.


Um abraço!

quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

Por Dentro da - outra - Oficina

"Paulo, por que mais um vídeo do ADG? Não é tudo a mesma coisa?"

Bem, não que os vídos sejam iguais, mas são sempre sobre o dia a dia na oficina de reparação do ADG. Mas dessa vez ele foi em outra oficina, e de preparação! Deliciem-se com esses motores enormes com doses cavalares (literalmente, ou quase) de potência!


Um abraço!

terça-feira, 3 de dezembro de 2013

Velocidade mata?


Velocidade mata? Sim, pode matar. Mas nem sempre ele é culpada, e raramente é o principal fator que leva à morte, se é que teve alguma influência nisso. Ela pode matar, mas há coisas piores. E ela pode salvar também. Coitada da velocidade, "sempre" é a culpada... Velocidade por si só, não mata, minha gente.

Quando o assunto é esse, tenho sempre como referência a Alemanha, país que hoje é o motor da Europa. Este país possui estradas chamadas de Autobahn, nas quais não há limite de velocidade. Por isso programas automobilísticos como o britânico Top Gear da BBC, ou até o Auto Esporte aqui do Brasil, da Globo, testam carros lá, no meio do trânsito, quando querem ultrapassar os 300 km/h. Mas comparar as estradas daqui com as da Alemanha é tanta covardia quanto comparar o Top Gear com o Auto Esporte (ok, de vez em quando tem matérias legais, mas a maioria é pouco interessante oupropaganda). De qualquer forma, dá para acreditar que um país como a Alemanha permitiria tal "abuso" se este fosse mesmo tão fatal assim? A questão é que lá eles tem estrutura para suportar isso. Aliás, nem digo suportar, pois lá isso nem é perigoso, se não tiver um idiota ao volante.

Estradas ruins, cheias de buracos, sem acostamento, privatizadas por concessionárias abusivas, isso sim é perigoso. Não que se fossem do governo seriam necessariamente menos ruins, e na verdade não existem estradas de fato privatizadas, mas esses detalhes da área do Direito não interessam aqui. Estradas nas quais no meio de uma curva você pode encontrar uma pedra enorme, que estava lá ou por falta de cuidado de quem é responsável por esta, ou porque algum bandido a colocou lá para tentar quebrar um carro e roubar o dono. Os dois casos já aconteceram com meu pai, que aliás, não por ser meu pai, mas é o melhor motorista que eu conheço. Um dia quero ser como ele. E sinceramente? Digamos que ele não é dos mais lentos na estrada, e em mais de 35 anos de direção ele sequer arranhou o carro, e o que ele faz, que eu acompanhando ele muitas vezes já vi, não é nenhuma loucura. Juro, é uma pessoa sensata, assim como eu, que sei o que faço, mas não tenho tanto tempo de experiência, então não tenho a mesma habilidade que ele, e nem me arrisco.

Aliás, o que é arriscar? Todos que estão dirigindo, estão correndo os mesmos riscos. O lerdo demais ou o apressadinho demais podem ser atingidos por um bêbado. Podem estourar o pneu em algum objeto que aparece de surpresa no meio do caminho. Podem se assustar com um animal atravessando a estrada, e assim podem morrer atingindo e matando o animal, ou tentando se desviar dele e na falta de atenção, atingem outra coisa e morrem.

O que mata é o motorista exageradamente confiante, que anda com a bandeira do time de futebol pendurada no vidro traseiro quando este ganha um jogo ou um campeonato, ou que nessas ocasiões, quando está numa caminhonete, deixa um bando de fanáticos subirem lá atrás, e uma hora um desses cai e morre.Confia tanto na própria habilidade, que acha que pode fazer de tudo. Que ultrapassa onde não é proibido ou, mesmo onde é permitido, não há espaço para isso por causa do veiculo que vem da direção oposta.

Tudo depende de como, quando, o quanto e como você faz. Andar a 160 km/h numa estrada estreita, de retas curtas, curvas fechadas, cheia de buracos, sem acostamento, em um carro que fica totalmente instável nessas condições e que ainda por cima o imbecil que está ao volante quer tirar uma foto do velocímetro para pagar de fodão nas redes sociais, isso sim é pedir pra morrer.

Quem é ou quer ser piloto, sabe o que faz, onde faz, e não faz para se exibir, mas sim pelo prazer, pela adrenalina, e normalmente só busca essas boas sensações dentro de um autódromo, que é o certo. Seja correndo profissionalmente, ou simplesmente em um track day.

Esses outros que abusam, eu nem considero como motoristas. Há muitos motoristas que não são habilitados e muitos habilitados que não são motoristas. Por falar nisso...

Sabem o que realmente mata? O que mata é todo um sistema feito para habilitar pessoas que muitas vezes não são motoristas de verdade. Não por falta de competência, pois todo mundo tem a capacidade de aprender, mas porque não foram ensinados corretamente para serem motoristas. Aliás, esse sistema foi feito para as pessoas não passarem em seus exames, só para arrecadar mais dinheiro para a auto escolas e órgãos de trânsito. Que ensina as pessoas a virarem um volante de forma ridícula e ineficiente, como se fosse um pizzaiolo girando a massa. Que diz que alta rotação é super prejudicial ao motor em toda e qualquer condição. Que te obriga a arrancar descendo uma ladeira em 1ª marcha (o que pode provocar um tranco forte dependendo de como se faz isso, e aí se vem alguém logo atrás...), e quando já chegar na 3ª e tiver um quebra molas, te faz voltar para a 2ª sem a menor necessidade disso. Que fala que o seu câmbio vai pelos ares se você reduzir a velocidade por ele. Que ensina a andar na rua quase arrancando os retrovisores dos carros que estão estacionados. Que não ensina a pessoa a dirigir acima dos 40 km/h, prejudicando o candidato a motorista, pois ele não vai se acostumar com uma velocidade simples de 60 km/h, e quando pegar uma estrada pela primeira vez, coisas que as auto escolas não ensinam, ele vai ficar com medo e andando devagar, vai provocar um acidente quando alguém mais rápido, que nem precisa estar correndo, encontrar com aquele sujeito lento no meio de uma curva ou após a subida de um morro. O que mata, em parte, é todo esse sistema, que transforma a arte de dirigir em uma atividade escrota (me desculpem, mas a palavra aqui tinha que ser suja mesmo) robotizada, que não ensina a dirigir direito, de forma eficiente. Como disse o meu instrutor quando eu ainda estava nessa vida dura, motorista de verdade, das antigas, que tem todo o meu respeito, "auto escola não ensina a dirigir. Ensina a tirar carteira. Dirigir você aprende depois, sozinho".

O que mata são carros que deveriam ser obrigatoriamente vendidos com freios ABS e airbag desde que estes foram criados, sem cobrar muito mais caro por isso (lembrando que o preço de um carro sem equipamentos extras, já é abusivo). E acreditem, não sei se é coisa da montadora ou de algumas concessionárias desta, mas há carros de uma certa marca que são vendidos tendo o peito de aço como item opcional. Preciso dizer o quão absurdo é isto? Acredito que não.

Sabem o que mais? Essa gasolina do país auto suficiente em petróleo, que é das mais caras do mundo, e da pior qualidade possível, comprometendo a "saúde" do motor.

Se sabe como, quando, o quanto e como usar a velocidade, você não vai morrer por causa dela. Na verdade, ela pode até salvá-lo, como quando você está numa descida na estrada, e um caminhoneiro irresponsável (estou falando só de alguns, ok?) vem atrás de você, com carga pesada e em ponto morto. Experimenta não passar de no mínimo 80 km/h, ou melhor, de 100 km/h pra ver o que acontece (não, não faça isto... nessa hora, corre!)...


Um abraço!

segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

domingo, 1 de dezembro de 2013

Homenagem ao Paul Walker


Publiquei isto no Facebook (obs: a imagem não é minha... achei em algum lugar, Instagram, talvez, enfim, não me lembro), e achei que seria legal compartilhar aqui também. É digno, justo.

"Sou corredor profissional, na verdade. Participo de corridas e dirijo de tudo: de Porsche a caminhão. Claro que prefiro dirigir a responder sobre o assunto, mas o tema é incansável para mim e sempre esteve presente em minha vida. Acho que todo homem pensa em carro como sinônimo de liberdade. Velocidade é isso: sentir-se livre. Quando corremos pensamos na vida, ficamos em silêncio, ouvindo apenas o barulho do motor." - Paul Walker.

Isso foi dito por ele à Folha de São Paulo no início desse ano. Penso que ele descreveu bem uma parte do que sentimos. Essa sensação incrível que os carros e o automobilismo nos transmitem.

Nessas horas penso porque gostamos disso, aí me lembro de duas frases do filme "Rush", que é baseado na história de Niki Lauda e James Hunt e a rivalidade deles na Fórmula 1 do final dos anos 70. São elas "Quanto mais perto da morte, mais vivo você se sente" e "Mais poderoso que o medo da morte, é o desejo de vencer".

Descanse em paz, Paul Walker! Vá com Deus! Aproveite as pistas celestes com os outros grandes pilotos que já se foram!

Confira o post da triste notícia, no qual após saber sobre a outra vítima que infelizmente morreu junto com o Paul, obviamente eu editei, pois era o certo, justo e digno: http://autoblogpv8.blogspot.com.br/2013/11/morre-aos-40-anos-paul-walker-o-brian.html


Um abraço!

500 Milhas de Kart 2013

(Foto: Carsten Horst)

Após jejum de 5 anos, a equipe formada por Rubens Barrichello, Tony Kanaan, Felipe Giaffone, Rafael Suzuki e Gaetano di Mauro, venceu no Beto Carrero World as 500 Milhas de Kart. Só com Rubinho e Tony, são 9 vitórias de cada um (digo, juntos, enfim, vocês entenderam), e na última vez que eles venceram, foi em 2008, quando o evento ainda era realizado na Granja Viana.

Provavelmente o maior desafio dos pilotos neste ano foi a chuva, que permaneceu "participando" da prova durante cerca de 6 ou 7 horas, em um total de aproximadamente 12 horas. Depois ela resolver dar uma trégua. Houve momentos em que alguns karts ficaram cobertos de terra, pois normalmente os karts já escapam da pista e trazem terra de volta. Com chuva, então, vira lama pura.


Um abraço!
Paulo Vitor

sábado, 30 de novembro de 2013

Morre aos 40 anos Paul Walker, o Brian de "Velozes e Furiosos"


É uma notícia mais do mundo do cinema, eu sei, mas Paul Walker ganhou a maior parte de sua fama por interpretar Brian O'Conner, que é um dos principais, se não o principal personagem da série de filmes "Velozes e Furiosos". Por isso, é do mundo automobilístico também, ou pelo menos uma parte dele que é representada no cinema.

Paul morreu em um acidente automobilístico ao norte de Los Angeles. Estava no banco do carona de um Porsche, quando o motorista (que não se sabe quem é e também morreu) perdeu o controle do bólido, provocando a batida. Estava participando de um evento de sua instituição de caridade. Ele tinha 40 anos, e tinha uma filha de 15 anos. Notícia triste.

Brian O'Conner voltaria ao cinema no ano que vem em "Velozes e Furiosos 7", porém este ainda estava sendo produzido, então não é possível saber se a série continuará. Talvez sim, pois parece que este será mais focado em Sean Boswell (Lucas Black), protagonista do terceiro filme, "Desafio em Tóquio", ou no original, "Tokyo Drift".

(Atualizando: é, creio que teremos pelo menos mais um filme, pois li que as filmagens já haviam sido feitas. Estavam naquela parte de pós produção. Com certeza terá uma homenagem ao Paul em algum momento).

Não só o personagem, mas o ator também amava carros, e participava de eventos automobilísticos profissionais. Em março disse à Folha que "pensa em carro como sinônimo de liberdade. Velocidade é isso, sentir-se livre. Quando corremos pensamos na vida, ficamos em silêncio, ouvindo apenas o barulho do motor." Nós, apaixonados por carros, te entendemos, Paul. O piloto ator também se dedicava à causas humanitárias.


Descanse em paz, bom ator, boa pessoa e piloto Paul Walker, que fazia o personagem que adorava uma máquina japonesa, principalmente os Nissan Skyline e GT-R. Este post fica como uma homenagem ao grande trabalho dele, do qual eu era e continuo sendo fã. Infelizmente temos que dizer adeus ao Paul, e adeus ao Brian.

(Atualização: o nome do motorista, também piloto, era Roger Rodas. Eu não falei dele antes, pois não tinha nenhuma fonte. É claro que por não ser famoso, principalmente comparado ao Paul, a mídia não falaria dele no começo, e depois falaria só um pouco. O que não é justo, mas felizmente fiquei sabendo dele graças ao meu amigo João. Mas que descanse em paz também junto aos outros pilotos, senhor Roger. Morreu fazendo aquilo que mais amava).

 
Um abraço!

sexta-feira, 29 de novembro de 2013

Fórmula 1 2014 - Pastor Maldonado é da Lotus


Já se sabia que Pastor Maldonado queria correr pela Lotus, mas esta tinha como primeira opção Nico Hulkenberg e recentemente surgiu o rumor de negociações entre a equipe e empresas alemãs. Com a ida de Hulk de volta à Force India, e também não havia mais a concorrência com Felipe Massa, que acabou ficando com a vaga do venezuelano na Williams, o caminho ficou livre para ele, que agora, oficialmente, formará dupla com o francês Romain Grosjean.

Eric Boullier, chefe da Lotus, já trabalhou com Maldonado em categorias de base, e não ficou muito satisfeito naquela época, mas demonstrou uma certa empolgação com a contratação do piloto.

Minha opinião? Pastor leva os milhões de dólares da petrolífera estatal da Venezuela, PDVSA. É um piloto que sabe ser muito rápido, mas que ainda é um pouco... instável, e longe de ser dos mais completos. Estava sendo criticado por membros da Williams. Mas apesar de estar na categoria há três anos, ainda tem tempo para aprender algumas coisas. Ah, sim, ele tem uma vitória, no GP da Espanha do ano passado, o que inflou bastante o ego dele.

Se não atender a Lotus como piloto, pelo menos o dinheiro atende, e a equipe ainda tem Romain Grosjean, que ao contrário de Pastor Maldonado, conseguiu superar a fama de barbeiro.


Um abraço!

quinta-feira, 28 de novembro de 2013

quarta-feira, 27 de novembro de 2013

Fórmula 1 - Valeu, Mark Webber!

(Foto: Getty Images)
O Grande Prêmio do Brasil 2013 de Fórmula 1 teve elementos bem marcantes e um deles, talvez o maior, com certeza foi a despedida de Mark Webber, não só da equipe, como também da categoria.

Aos 37 anos, o australiano não conquistou títulos, e foi "apenas" o 3º colocado do campeonato em 2010, 2011 e 2013, mas tem o respeito do grid e do público (porque não é brasileiro, pois se fosse, os "cornetinhas" daqui já estariam enchendo o saco). Fazendo mais sucesso pela Red Bull, ele conquistou 9 vitórias, 13 pole positions, 42 pódios e 19 voltas mais rápidas. Isso em um total de 217 GPs ao longo de 11 anos na Fórmula 1, correndo pela Minardi, onde fez sua estreia, Jaguar, Williams e Red Bull (que era a Jaguar, e onde ele conseguiu melhor desempenho). Deixou a marca dele, como o próprio faz trocadilho com seu nome e com isso criou uma marca para a sua despedida, estampada em camisas da Red Bull e em seu capacete.


Em Interlagos, enquanto corria em seus últimos metros na Fórmula 1, Mark tirou as luvas e... o capacete! Assim em seus últimos momentos em um F1, sentiu o vento no rosto. Foi sensacional!

(Foto: Getty Images)
Antes da corrida, os mecânicos da Red Bull estavam usando um tipo de chapéu típico dos cowboys da Austrália, mas foto disso eu infelizmente não encontrei.

No pódio, Webber em sua empolgação levou um tombo, mas logo se levantou para jogar champanhe (porque dá "stats" - se não entendeu, ignore) nos outros. Também ganhou a bandeira da Austrália de Christian Horner, como viram na primeira foto. Horner não foi apenas seu chefe na Red Bull, mas também sócio: eles são donos de equipes na GP3 Series e GP2 Series.


Por último, de Bernie Ecclestone, ganhou a bandeira do Brasil com assinaturas de todos os pilotos.

(Foto: Getty Images)
Valeu, Mark Webber! Com certeza você deixou sua marca na Fórmula 1, e sabemos que poderia continuar por lá, se quisesse! Boa sorte e sucesso correndo pela Porsche no WEC!


Um abraço!

terça-feira, 26 de novembro de 2013

Fórmula 1 - "Estourando" um V8 2.4L turbo Renault RS27 com a Red Bull

A temporada acabou, o motor estava bem usado, muito desgastado, não duraria muito tempo e eles podem comprar outro. Ano que vem serão outros motores. Então, por que não, né? ¯\_(ツ)_
 
Seria mais loucura ainda fazer isso sem esses enormes protetores de ouvidos.
 
Com participações especiais de Sebastian Vettel e Mark Webber!
 
 
Um abraço!
 

Fórmula 1 - A chegada, a trajetória e a despedida de Felipe Massa na Ferrari

A Ferrari sempre esteve presente na carreira de Felipe Massa na Fórmula 1, antes mesmo dele chegar à categoria. Logo, deverá estranho para ele deixar a Scuderia di Maranello e ir à Williams.

Na vida dura de piloto de categorias de base na Europa, Felipe Massa estava disputando a Fórmula 3000 em 2001, quando ou ele era campeão, ou voltava para casa. O que aconteceu? Saiu "papando" as corridas, o que chamou atenção da Ferrari, que o convidou para fazer parte da sua academia de pilotos. Felipe, claro, aceitou, e no final da temporada foi campeão da categoria.


Sendo assim, a Ferrari o trouxe para à Fórmula 1, mas não para a equipe principal em um cockpit de titular, é claro. Precisa de experiência para guiar uma rossa. Então Felipe Massa fez sua estreia pela Sauber, que naquela época corria com os motores italianos, assim como correram nas últimas temporadas e provavelmente continuarão usando a versão V6 1.6L turbo dos mesmos.


Em 2005 Felipe foi para Maranello e passou um ano como piloto de testes. Com a saída de Rubens Barrichello, virou titular ao lado de Michael Schumacher em 2006. Com muita competência, naquela ano já alcançou a sua primeira vitória, no GP da Turquia, o qual viria a vencer nos próximos 2 anos. Pouco depois veio o que por mim foi o momento mais emocionante da carreira dele: a vitória no GP do Brasil, correndo com um macacão com as cores da bandeira nacional. Nenhum brasileiro vencia lá desde Ayrton Senna em 1993.


No final da corrida deste último final de semana, o chefe Stefano Domenicali disse no rádio que considerava Felipe o campeão da temporada 2008. Como sabemos, ele venceu novamente em casa naquele ano, e durante alguns segundos foi o campeão, até que Lewis Hamilton no finalzinho conseguiu a posição que precisava, fazendo a taça escorregar por entre os dedos do brasileiro.

Uma pena, pois, não tirando o mérito do inglês, Felipe fez uma temporada incrível naquele ano. Venceu mais corridas, e teria vencido pelo menos mais uma: nas voltas finais do GP da Hungria, liderando com folga, o motor da sua Ferrari "foi para o espaço". Se a mecânica tivesse aguentado mais um pouco, possivelmente ele já teria chegado ao Brasil como campeão. Mas não gosto de ficar pensando nesses "e se", pois envolvem variáveis e incontáveis, e como diz Emerson Fittipaldi, "e se, e se, e se, não ganha corridas".

Para mim você pode dividir o título daquele ano com o Lewis, Felipe. O que me irrita é o pessoal que mal acompanha a categoria de longe, e só assistiu Fórmula 1 naquele ano para torcer pelo Massa considerando-o como o bom piloto que ele realmente é. Depois disso, na pior fase do brasileiro, ignoraram tudo que ele já fez e criticam sem ter a menor base de conhecimento histórico ou técnico de Fórmula 1. Gente de outras áreas que só torce por outra coisa quando esta está boa, e fica dando pitaco errado. Uma parte desses, aquela mesma galera que "parei de ver F1 depois que o Senna morreu, porque a F1 acabou por causa disso". Coisa de brasileiro, eu acho. Enfim, deixemos isso de lado, pois nem mereciam essas linhas da minha atenção.

Aliás... Esqueceram que ele subiu ao pódio esse ano, esqueceram do final de 2012 em que ele foi um dos pilotos que mais marcou pontos, esqueceram do quanto ele foi rápido no início desse ano e não perdeu tanto rendimento ao longo da temporada. Correr bem, ele corre. Pode até não ser o melhor, mas corre bem. Tanto é que a Williams o escolheu por talento e experiência, e não por dinheiro. Mas acontece que muitas vezes alguma outra coisa atrapalha.

Maldita memória seletiva.


Chegando ao presente, recentemente Felipe Massa já teve uma despedida, mas não podiam faltar mais momentos assim em Interlagos.

Felipe Massa fez um capacete especial, no qual estava gravado seus números pela Scuderia. 1 ano como piloto reserva, 8 anos como piloto titular, 139 corridas, 11 vitórias, 15 pole positions, 14 voltas mais rápidas. "Grazie, Ferrari!" (Obrigado, Ferrari!). Além disso, ele é o 2º piloto que mais correu pela Ferrari, e o 4º maior vencedor em toda a história da equipe.


Já que Felipe Massa fez uma homenagem à equipe no que iria vestir para a corrida, a Ferrari fez a mesma coisa por ele. Assim como em 2006 (mas não com tanto exagero), fez um macacão com as cores do Brasil, na mesma for dos desenhos de seu capacete.


No dia da classificação, Francesco, responsável pela parte elétrica dos carros e que trabalha na Ferrari há muitos anos, foi pedir ao amigo um autógrafo no seu braço, e prometeu que se ele fosse ao pódio (o que era uma possibilidade real, como já expliquei aqui antes), subiria junto.

(Foto: João Gabriel Rodrigues)
Ele saiu pela última vez dos boxes da Ferrari recebendo aplausos de toda a equipe, que gosta muito dele.

(Foto: Ferrari)
No final da corrida (neste link sobre a corrida, explico mais o que aconteceu com Massa na mesma), Felipe Massa fez o que Sebastian Vettel vem fazendo, mas que ele mesmo já havia feito outras vezes: zerinhos na frente da sua torcida!

(Foto: Getty Images)
Na volta aos boxes, Felipe Massa não sabia, mas a Ferrari preparou uma festa surpresa, com bebida e camisas especiais para a ocasião.

(Foto: Ferrari)
Grazie, Ferrari! Go, Williams!


Um abraço!
Paulo Vitor

segunda-feira, 25 de novembro de 2013

Fórmula 1 2013 - GP do Brasil - Abertura da Globo

Todo ano a Globo faz algo diferente na abertura do GP do Brasil, além de toda a cobertura especial que dão neste final de semana (bem que podiam dar essa cobertura sempre, mas deve ficar caro). E a abertura desse ano ficou sensacional! Assistam!

Um abraço!

domingo, 24 de novembro de 2013

Fórmula 1 2014 - Nico Hulkenberg é da Force India


Felizmente o incrível Hulk não ficará sem carro no ano que vem! O alemão vai voltar para a Force India, e possivelmente terá Sergio Pérez como companheiro de equipe.

Nicolas Hulkenberg foi piloto de testes da equipe indiana em 2011 e titular em 2012, até a volta de Adrian Sutil, e por isso teve que ir para a Sauber. Agora é a vez de Nico tomar seu lugar de volta. Aliás, ele já tinha um pré-contrato com a equipe, e provavelmente por isso não podia falar muito sobre o assunto.


Um abraço!
Paulo Vitor

Fórmula 1 2013 - GP do Brasil - Corrida

(Foto: Getty Images)
Sabem quem ganhou o GP do Brasil 2013? É, ele mesmo: Sebastian Vettel da Red Bull. Mas não foi "apenas mais uma" das muitas vitórias do tedesco. Ele igualou o recorde de vitórias consecutivas de Alberto Ascari, italiano bicampeão na primeira década da Fórmula 1, nos anos 50. Também igualou o recorde de vitórias na temporada, que agora divide com... adivinhem: Michael Schumacher.

Foi uma dobradinha da equipe rubro taurina, porque Mark Webber em sua última corrida na categoria foi o 2º colocado, pois agora ele vai correr pela Porsche no WEC. Já que era a última corrida da temporada, dele na equipe e na Fórmula 1, o australiano pouco se importou com as regras e ainda dentro do carro em movimento, na volta de comemoração, tirou luvas e até o capacete para sentir o vento no rosto durante os últimos metros em que ele pilotava um F1.

(Foto: Getty Images)
Fazendo uma corrida muito boa, sendo arrojado e muitas vezes duelando com seu amigo Webber, Fernando Alonso completou o pódio pela Ferrari. Ele e Felipe Massa tinham combinado uma estratégia para colocar o brasileiro no pódio, mas infelizmente não deu certo, e disso eu vou falar a seguir.

(Foto: Ferrari)
Era a última corrida de Felipe Massa pela Scuderia di Maranello, onde ele passou praticamente toda a sua carreira na Fórmula 1, seja como piloto titular na Sauber, mas já fazendo parte da academia de pilotos da Ferrari e correndo com os motores italianos no time suíço, como reserva da rossa ou como titular da mesma, que foi o lugar que ocupou durante mais tempo. Não entrarei em detalhes dessa etapa da carreira dele, pois penso em fazer um post apenas sobre isso, assim como também sobre a despedida de Webber (por isso não falei muito anteriormente).

Massa largou muito bem em 9º, conquistando três posições e quase na metade da corrida era o 4º colocado, quando Alonso já era o 3º. Até então, logo os companheiros poderiam colocar o plano em ação. O que aconteceu foi que antes da corrida o espanhol procurou Felipe, e tomando a iniciativa, disse que trocariam de posições de qualquer jeito, desde que estivessem andando juntos. Ele, os mecânicos, enfim, toda a Ferrari queria dar um pódio ao brasileiro em sua última corrida por eles, ainda mais correndo em casa.

Após superar os carros da Mercedes, quando estava sendo "caçado" por Lewis Hamilton, Massa passou com as quatro voltas por um espaço que não podia: a linha branca da entrada dos boxes, sendo que ele não entraria lá. Mas ele não foi o único, pois outros pilotos fizeram o mesmo. No final das contas, os comissários da prova resolveram punir o brasileiro com um drive through, obrigando o piloto a fazer uma passagem extra pelos boxes. Massa, é claro, ficou revoltado com isso. Frescura, não? Afinal, ele não ganhou nada com isso e nem prejudicou ninguém. Após uma certa recuperação, acabou chegando em 7º.

(Foto: Getty Images)
Voltando a falar da corrida em geral, mas por partes... A largada, né? Vettel normalmente é ótimo em arrancada, mas cometeu um leve deslize dessa vez. Já Nico Rosberg largou bem na 2ª posição e não desperdiçou a chance que teve, pois a preferência na entrada da curva era dele. Sabe do que adiantou? Nada. Liderou a primeira volta, mas na curva 1 da segunda, foi ultrapassado pelo compatriota tetracampeão.

Logo no começo, também tivemos um abandono: problemas no motor de Romain Grosjean, da Lotus. A fumaça do V8 da Renault tomou conta do ambiente, mas nada demais. Logo a corrida voltou ao normal.

Por falar em abandonos, lembram que Hamilton estava logo atrás de Massa antes deste ser punido? Ele não ficou com aquela posição. Mais tarde num duelo com Valtteri Bottas, eles tocaram rodas. O inglês não abandonou, pois apesar do pneu furado, conseguiu ir aos boxes e correr atrás do prejuízo. Porém ainda levou uma punição. Sendo assim, terminou apenas em 9º. Ah! Quanto ao Sapattos e sua Williams, sua roda traseira esquerda se soltou e ele saiu rodando, sendo obrigado a deixar a corrida.

Além de Bottas e Grosjean, apenas Charles Pic da Caterham abandonou. O Foto, digo, Pic, vinha tranquilamente até que... pá! Uma suspensão do seu carro quebrou. Uma roda se levantou e parou de tocar o chão, e ele ainda estava apenas desconfiado que havia algo de errado com o bólido verde. Fim de corrida para o francês.

E a McLaren, hein? Um ano inteiro sem vitória, a temporada toda sem sequer ir ao pódio, e que podia ser a pior da história da equipe, em resultados. Pois é, podia. Jenson Button evitou isso no final, conquistando um 4º lugar.  Apenas 33 anos atrás a equipe de Woking não foi ao pódio. Se tivesse chegado em 5º, aí teria outro "recorde" negativo: a última vez que o melhor resultado do time foi um 5º lugar, foi em 1966 com o fundador Bruce McLaren no GP do EUA.


Resultados da Corrida do GP do Brasil 2013 de Fórmula 1:

(Posição / Piloto / País / Equipe / Motor / Tempo-Diferença)

1 - Sebastian Vettel (Alemanha / Infiniti Red Bull Racing / Renault) = 71 voltas em 1h,32m,36s,300
2 - Mark Webber (Austrália / Infiniti Red Bull Racing / Renault) = + 10s,452
3 - Fernando Alonso (Espanha / Scuderia Ferrari / Ferrari) = + 18s,9
4 - Jenson Button (Inglaterra / Vodafone McLaren / Mercedes-Benz) = + 37s,3
5 - Nico Rosberg (Alemanha / Mercedes AMG Petronas / Mercedes-Benz) = + 39s,0
6 - Sergio Pérez (México / Vodafone McLaren / Mercedes-Benz) = + 44s,0 
7 - Felipe Massa (Brasil / Scuderia Ferrari / Ferrari) = + 49s,1
8 - Nico Hulkenberg (Alemanha / Sauber F1 Team / Ferrari) = + 1m,04s,2
9 - Lewis Hamilton (Inglaterra / Mercedes AMG Petronas / Mercedes-Benz) = + 1m,12s,9
10 - Daniel Ricciardo (Austrália / Scuderia Toro Rosso / Ferrari) = + 1 volta
11 - Paul di Resta (Escócia / Sahara Force India / Mercedes-Benz) = + 1 volta
12 - Esteban Gutiérrez (México / Sauber F1 Team / Ferrari) = + 1 volta
13 - Adrian Sutil (Alemanha / Sahara Force India / Mercedes-Benz) = + 1 volta
14 - Heikki Kovalainen (Finlândia / Lotus F1 Team / Renault) = + 1 volta
15 - Jean-Éric Vergne (França / Scuderia Toro Rosso / Ferrari) =  + 1 volta
16 - Pastor Maldonado (Venezuela / Williams F1 Team / Renault) = + 1 volta
17 - Jules Bianchi (França / Marussia F1 Team / Cosworth) =  + 2 voltas
18 - Giedo van der Garde (Holanda / Caterham F1 Team / Renault) =  + 2 voltas
19 - Max Chilton (Inglaterra / Marussia F1 Team / Cosworth) = + 2 voltas

Mundial de Pilotos: http://www.formula1.com/results/driver/
Mundial de Construtores: http://www.formula1.com/results/team/


A Mercedes foi a vice campeão de construtores. Se não fosse pela punição de Felipe Massa, provavelmente a Ferrari seria a vice. Mesmo assim, o progresso da equipe das flechas de prata nesta temporada foi admirável.

É, pessoal, tudo que é bom, acaba. Mas logo estaremos em março para a temporada 2014, e antes disso terão os testes, que há muito tempo não são tão importantes, pois será tudo novo em uma nova era da Fórmula 1.


Um abraço!
Paulo Vitor

sábado, 23 de novembro de 2013

Fórmula 1 2013 - GP do Brasil - Classificação

(Foto: AFP)
A forte chuva de o clima louco de Interlagos não foram obstáculos altos o bastante para o talento do alemão tetracampeão. Inclusive, Sebastian Vettel conquistou mais essa pole position pela Red Bull com mais de meio segundo de vantagem sobre o 2º mais rápido, que foi Nico Rosberg da Mercedes, candidato de muitos à pole.

No Q1, além da nanicas que não saem de lá, quem ficou para trás foram Pastor Maldonado da Williams e Esteban Gutiérrez da Sauber, o que não é tão incomum. Na verdade, apesar de Interlagos quase sempre reservar algumas surpresas nessa etapa, hoje nada muito fora do normal aconteceu. O único inconveniente, apesar de não surpreender ninguém, foi uma pausa de 10 minutos ou mais entre o Q2 e o Q3, por causa da forte de chuva. A única "vítima" de Interlagos, foi Sergio Pérez, que rodou e bateu sua McLaren no Q2.

Apesar da folga de Vettel na tavela de tempos, o Q3 teve suas posições bem disputadas. No início, pista muito molhada, mas em alguns minutos todos colocaram os pneus intermediários. Foi aí que surgiram as melhores voltas, pois pouco tempo depois a chuva voltou a dificultar a vida dos pilotos.



Um abraço!

Fórmula 1 2013 - GP do Brasil - 3º Treino Livre

(Foto: Reuters)
Em um último treino muito chuvoso em que os carros da Ferrari, Jenson Button da McLaren e Nico Rosberg da Mercedes nem foram à pista, e muitos pilotos marcaram tempos altos nas poucas voltas que deram, Mark Webber da Red Bull liderou.

Apenas Esteban Gutiérrez deu 21 voltas, e os outros no máximo 15 ou quase isso. Quando não se aventuravam muito, não completaram nem uma dezena, como fez Sebastian Vettel com apenas 4 voltas pela Red Bull, ficando apenas com o 17º tempo.

Atrás de Webber vieram os carros da Lotus, com Romain Grosjean à frente de Heikki Kovalainen. Em seguida, novamente se destacando, Valtteri Bottas e da Williams e Nico Hulkenberg da Sauber. Este foi o top 5 da última sessão de prática em Interlagos.

Os resultados pelo Corrida F1 estão aqui.


Um abraço!

sexta-feira, 22 de novembro de 2013

Fórmula 1 2013 - Troféus do GP do Brasil


Certo, as estatuetas até que ficaram bonitas, e o círculo em cima delas bem aceitável. Mas... pedra do pré-sal dentro do círculo?

Então, ficou é...


Bem mais ou menos. Mas podia ser pior: em um outro GP do Brasil, se não me engano em 2010 ou 2011, fizeram um negócio quadrado e meio transparente, com o formato e cores da logomarca da Petrobras. Eu não achei nenhuma foto, mas até no Paint dá pra mostrar como é, isso se meu desenho não tiver ficado mais bonito que o troféu de verdade (risos).

Um abraço!
Paulo Vitor

Fórmula 1 2013 - GP do Brasil - 2º Treino Livre

(Foto: Getty Images)
Parecia que Sebastian Vettel daria à Red Bull o melhor tempo do segundo treino, mas no último minuto, mais uma vez Nico Rosberg foi o mais rápido com a Mercedes. Seu companheiro Lewis Hamilton foi quase 1 segundo menos rápido, ficando com o 5º tempo. Entre os pilotos das flechas prateadas, ficaram respectivamente Vettel e seu companheiro de equipe Webber, e Heikki Kovalainen com a Lotus.

Na Ferrari, Massa ficou com o 6º tempo (na tabela aparece em 7º, mas ele melhorou no finalzinho, já com o tempo zerado) e Fernando Alonso apenas em 11º. Em defesa do espanhol, digo que ele marcou essa volta com a pista em piores condições. Acredito que a Ferrari terá um final de semana melhor do que teve em Austin.

Entre as nanicas, Jules Biachi da Marussia foi o melhor de todos, e superou também Jenson Button da McLaren, que ficou em último por só dar poucas voltas no começo.

Todos os tempos detalhados, via Fórmula 1 Brasil, estão aqui.


Um abraço!

Fórmula 1 2013 - GP do Brasil - 1º Treino Livre


Com os carros da Red Bull indo à pista apenas no final da sessão, com pouco tempo e sem condições climáticas de fazer um tempo muito bom, as flechas prateadas da Mercedes dominaram a primeira sessão de treinos com a liderança do alemão Nico Rosberg, com uma boa diferença de tempo sobre Lewis Hamilton. Logo atrás, Sebastian Vettel, mesmo com quase tudo contra ele quando fez a sua volta rápida.

Acredito que a Mercedes só possa ter os melhores resultados se a tradicional chuva de Interlagos aparecer com vontade. Da mesma forma, Jenson Button com a McLaren conseguiu ser satisfatoriamente rápido. Logo em seguida vieram Alonso, com a Ferrari, Webber e o outro piloto de Woking, Sergio Pérez.

Mas quem mais me chamou atenção, foi o novato Daniil Kvyat, que com o Toro Rosso de Daniel Ricciardo, não apenas ficou muito à frente de seu futuro companheiro de equipe Jean-Éric Vergne, como também se destacou com o 8º melhor tempo, 1,2 segundo acima da liderança de Rosberg. Lembrando de com qual carro ele conseguiu tal façanha, sendo um novato e "apenas" campeão da GP3 Series.

Os resultados detalhados do Fórmula 1 Brasil estão aqui.


Um abraço!

Subaru WRX


Não, ele não é mais um Impreza, apesar de ainda parecer muito com um. O WRX agora é uma linha independente. Bonito como sempre, mas agora por se tratar do que deveria ser apenas um esportivo sem compromisso com versões de entrada mais comportadas, a Subaru poderia ter ousado mais no visual (apesar de que a frente agressiva me agradou bastante, mas a traseira ficou "formal" demais). Sim, no visual, pois em termos mecânicos, ele está de cair o queixo (como sempre).


A nova versão do motor boxer (cilindros opostos) é um 2.0L turbinado, que com um sistema de injeção direta de gasolina, gera aproximadamente 270 cv de potência e 35,5 kgfm de torque. Junto com tração integral e câmbio manual de 6 marchas, dá para se divertir, não dá? Mas para os mais, é... vamos dizer "comportadinhos", ele pode vir com um câmbio... CVT (tsc tsc tsc).

Bom, essa é uma versão apresentada em salão. Sobre a traseira, eu até gostei do difusor na parte inferior do para-choque, mas espero que ainda coloquem um aerofólio ali, nem que seja algo pouco agressivo. E não apenas aquele topo da tampa do porta malas modelado para parecer um. Pois esse carro nasceu nas pistas de rally. Não foi feito para ser pilotado usando terno, e sim macacão de piloto e capacete. O interior, apesar de refinado, até que me agradou.


Um abraço!
Paulo Vitor

quinta-feira, 21 de novembro de 2013

Fórmula E - Na França com Lucas di Grassi, Spark SRT01E-Renault foi à pista


O piloto Lucas di Grassi após ser obrigado a deixar a Fórmula 1, conseguiu alguns trabalhos bem interessantes. Piloto de testes da Pirelli para carros de F1, GP2 e GP2, piloto da Audi no WEC e também piloto de testes da Fórmula E, o novo campeonato ainda em desenvolvimento de monopostos elétricos.

Feito pela empresa francesa Spark, com apoio da Renault, Williams e McLaren, o SRT01E-Renault tem 200 kW de potência, o que dá mais ou menos 270 cv. Apesar de pouco para um carro desse tipo de categoria, após os testes no circuito de Le Ferté Gaucher, próximo de Paris, di Grassi garantiu que os pilotos irão se divertir porque o torque é muito forte. Os pneus são da Michelin.

Por enquanto sete equipes confirmaram presença no grid de 2013, entre elas as mais conhecidas devem ser: a Dams, numa parceria com Alain Prost; a nossa velha conhecida da Fórmula 1, Super Aguri; e vindas da Indy, Andretti e Dragon.

Como o Blogger está em um daqueles dias de não cooperar muito comigo, aí vai o link do vídeo com o teste do carro: http://www.youtube.com/watch?v=dqIsFbdLJ7k


Um abraço!
Paulo Vitor

quarta-feira, 20 de novembro de 2013

Fórmula 1 2013 - GP do Brasil - Informações


Para fechar a temporada da Fórmula 1, mais uma vez teremos a etapa do Brasil, no tradicional e desafiador circuito de Interlagos.


Programação (horário de Brasília):

Sexta-feira: 1º Treino Livre às 10h, e 2º Treino Livre 14h.
Sábado: 3º Treino Livre às 11h, e Classificação às 14h.
Domingo: Corrida às 14h.


Vamos dar uma volta de carona com o último piloto "da casa" a fazer a pole por lá? Rubens Barrichello, em 2009 pela Brawn GP, sob chuva.


Por último, o mapa do circuito:


Um abraço!
Paulo Vitor

terça-feira, 19 de novembro de 2013

Nissan NISMO GT-R


O tão esperado Nissan GT-R preparado pela NISMO será apresentado hoje no Salão de Tóquio, mas já temos essas duas imagens e mais algumas informações sobre o novo Godzilla.

Com modificações desde as entradas de ar até o sistema de escapamento, e claro, dando um upgrade no motor inclusive com turbinas maiores e consequentemente de maior pressão, o NISMO GT-R gera 595 cv de potência. Pouco? Bem, lembre-se de que se trata de um V6 de "apenas" 3.8L. Mudando o material de algumas partes, e fazendo uma dieta retirando coisas "desnecessárias", ele também ficou 65 kg mais leve.

Lembram do Camaro Z28 desbancando o Porsche 911 Carrera S? O Godzilla deixou os dois na poeira, e ainda colocou o Dodge Viper ACR e o Chevrolet Corvette ZR1 no bolso, marcando sua melhor volta em 7m,08s,69. Ele só - ainda (porque quando se fala em GT-R, eu não duvido de nada) - não encara a Ferrari LaFerrari, McLaren P1 e Porsche 918 Spyder, que são muito mais rápidos em Nürburgring, mas são de categorias bem superiores, com muito mais potência. Mas se compararmos o desempenho do nipônico com uns 300 cv (pra mais) a menos, ele fez bem bonito perto dos reis do circuito alemão, que correm um pouco abaixo dos 7 minutos.

O preço do brinquedo? Cerca de 200 mil dólares. Lá fora, é claro. Porque pra trazer pra cá, nem quero imaginar o estupro custo.


Um abraço!
Paulo Vitor

segunda-feira, 18 de novembro de 2013

GP de Macau 2013

Anualmente na cidade de Macau, na China, é realizado um festival de esportes à motor onde correm algumas categorias, mas com certeza a que mais chama atenção lá, é a corrida de Fórmula 3. É como uma corrida à parte, um evento especial, assim como são as 500 Milhas de Indianápolis para a Indy. Tanto é que vão muitos pilotos disputar apenas esta corrida, mesmo estando em categorias acima.

Grandes nomes da história do automobilismo estão gravados como vencedores do GP de Macau, como Michael Schumacher e Ayrton Senna. Outros pilotos da Fórmula 1 venceram lá, e outros brasileiros que alcançaram tal feito foram Maurício Gulgemin pouco depois de Senna, e Lucas di Grassi mais recentemente (na verdade, já faz alguns anos). Antes de Senna, Roberto Pupo Moreno também venceu na China.

(Foto: Getty Images)
Neste final de semana, aconteceu esse grande evento. Uma edição especial, pois foi a 60ª. 30 anos atrás, Senna venceu nesta pista correndo pela Theodore Racing, e a equipe Prema fez uma homenagem àquela vitória, pintando seu F3 nas cores que estamparam o carro do brasileiro em 1983. O Prema foi pilotado pelo inglês Alex Lynn.

Eu não sou de acreditar em sorte ou azar, mas posso brincar com isso. Grato pela homenagem, deve que Lynn viu Senna lhe mostrar o caminho na pista, pois de ponta a ponta ele dominou a prova e venceu. Mas claro, foi por mérito e talento do próprio Lynn.

(Foto: Getty Images)
António Félix da Costa, membro do programa de desenvolvimento de pilotos da Red Bull, foi o 2º colocado, mas ele já venceu essa corrida no ano passado. E em 3º ficou o brasileiro Pipo Derani, que chegou a ocupar a 2ª colocação e até a ameaçar Lynn, mas acabou perdendo uma psoição para o português rubro taurino.


O GP de Macau é uma prova perigosa. Felizmente, que eu saiba neste ano não aconteceu nada. Já no ano passado, morreram um piloto de carros de turismo e outro de moto, ainda nos treinos. E não eram incompetentes, mas ótimos pilotos. É, pessoal... Macau é para os destemidos, mas tira a vida até dos melhores. Que ótimo que esse ano não tivemos essas tristezas por lá.


Um abraço!