|
(Foto: Getty Images) |
Sabem quem ganhou o GP do Brasil 2013? É, ele mesmo: Sebastian Vettel da Red Bull. Mas não foi "apenas mais uma" das muitas vitórias do tedesco. Ele igualou o recorde de vitórias consecutivas de Alberto Ascari, italiano bicampeão na primeira década da Fórmula 1, nos anos 50. Também igualou o recorde de vitórias na temporada, que agora divide com... adivinhem: Michael Schumacher.
Foi uma dobradinha da equipe rubro taurina, porque Mark Webber em sua última corrida na categoria foi o 2º colocado, pois agora ele vai correr pela Porsche no WEC. Já que era a última corrida da temporada, dele na equipe e na Fórmula 1, o australiano pouco se importou com as regras e ainda dentro do carro em movimento, na volta de comemoração, tirou luvas e até o capacete para sentir o vento no rosto durante os últimos metros em que ele pilotava um F1.
|
(Foto: Getty Images) |
Fazendo uma corrida muito boa, sendo arrojado e muitas vezes duelando com seu amigo Webber, Fernando Alonso completou o pódio pela Ferrari. Ele e Felipe Massa tinham combinado uma estratégia para colocar o brasileiro no pódio, mas infelizmente não deu certo, e disso eu vou falar a seguir.
|
(Foto: Ferrari) |
Era a última corrida de Felipe Massa pela Scuderia di Maranello, onde ele passou praticamente toda a sua carreira na Fórmula 1, seja como piloto titular na Sauber, mas já fazendo parte da academia de pilotos da Ferrari e correndo com os motores italianos no time suíço, como reserva da rossa ou como titular da mesma, que foi o lugar que ocupou durante mais tempo. Não entrarei em detalhes dessa etapa da carreira dele, pois penso em fazer um post apenas sobre isso, assim como também sobre a despedida de Webber (por isso não falei muito anteriormente).
Massa largou muito bem em 9º, conquistando três posições e quase na metade da corrida era o 4º colocado, quando Alonso já era o 3º. Até então, logo os companheiros poderiam colocar o plano em ação. O que aconteceu foi que antes da corrida o espanhol procurou Felipe, e tomando a iniciativa, disse que trocariam de posições de qualquer jeito, desde que estivessem andando juntos. Ele, os mecânicos, enfim, toda a Ferrari queria dar um pódio ao brasileiro em sua última corrida por eles, ainda mais correndo em casa.
Após superar os carros da Mercedes, quando estava sendo "caçado" por Lewis Hamilton, Massa passou com as quatro voltas por um espaço que não podia: a linha branca da entrada dos boxes, sendo que ele não entraria lá. Mas ele não foi o único, pois outros pilotos fizeram o mesmo. No final das contas, os comissários da prova resolveram punir o brasileiro com um drive through, obrigando o piloto a fazer uma passagem extra pelos boxes. Massa, é claro, ficou revoltado com isso. Frescura, não? Afinal, ele não ganhou nada com isso e nem prejudicou ninguém. Após uma certa recuperação, acabou chegando em 7º.
|
(Foto: Getty Images) |
Voltando a falar da corrida em geral, mas por partes... A largada, né? Vettel normalmente é ótimo em arrancada, mas cometeu um leve deslize dessa vez. Já Nico Rosberg largou bem na 2ª posição e não desperdiçou a chance que teve, pois a preferência na entrada da curva era dele. Sabe do que adiantou? Nada. Liderou a primeira volta, mas na curva 1 da segunda, foi ultrapassado pelo compatriota tetracampeão.
Logo no começo, também tivemos um abandono: problemas no motor de Romain Grosjean, da Lotus. A fumaça do V8 da Renault tomou conta do ambiente, mas nada demais. Logo a corrida voltou ao normal.
Por falar em abandonos, lembram que Hamilton estava logo atrás de Massa antes deste ser punido? Ele não ficou com aquela posição. Mais tarde num duelo com Valtteri Bottas, eles tocaram rodas. O inglês não abandonou, pois apesar do pneu furado, conseguiu ir aos boxes e correr atrás do prejuízo. Porém ainda levou uma punição. Sendo assim, terminou apenas em 9º. Ah! Quanto ao Sapattos e sua Williams, sua roda traseira esquerda se soltou e ele saiu rodando, sendo obrigado a deixar a corrida.
Além de Bottas e Grosjean, apenas Charles Pic da Caterham abandonou. O Foto, digo, Pic, vinha tranquilamente até que... pá! Uma suspensão do seu carro quebrou. Uma roda se levantou e parou de tocar o chão, e ele ainda estava apenas desconfiado que havia algo de errado com o bólido verde. Fim de corrida para o francês.
E a McLaren, hein? Um ano inteiro sem vitória, a temporada toda sem sequer ir ao pódio, e que podia ser a pior da história da equipe, em resultados. Pois é, podia. Jenson Button evitou isso no final, conquistando um 4º lugar. Apenas 33 anos atrás a equipe de Woking não foi ao pódio. Se tivesse chegado em 5º, aí teria outro "recorde" negativo: a última vez que o melhor resultado do time foi um 5º lugar, foi em 1966 com o fundador Bruce McLaren no GP do EUA.
Resultados da Corrida do GP do Brasil 2013 de Fórmula 1:
(Posição / Piloto / País / Equipe / Motor / Tempo-Diferença)
1 - Sebastian Vettel (Alemanha / Infiniti Red Bull Racing / Renault) = 71 voltas em 1h,32m,36s,300
2 - Mark Webber (Austrália / Infiniti Red Bull Racing / Renault) = + 10s,452
3 - Fernando Alonso (Espanha / Scuderia Ferrari / Ferrari) = + 18s,9
4 - Jenson Button (Inglaterra / Vodafone McLaren / Mercedes-Benz) = + 37s,3
5 - Nico Rosberg (Alemanha / Mercedes AMG Petronas / Mercedes-Benz) = + 39s,0
6 - Sergio Pérez (México / Vodafone McLaren / Mercedes-Benz) = + 44s,0
7 - Felipe Massa (Brasil / Scuderia Ferrari / Ferrari) = + 49s,1
8 - Nico Hulkenberg (Alemanha / Sauber F1 Team / Ferrari) = + 1m,04s,2
9 - Lewis Hamilton (Inglaterra / Mercedes AMG Petronas / Mercedes-Benz) = + 1m,12s,9
10 - Daniel Ricciardo (Austrália / Scuderia Toro Rosso / Ferrari) = + 1 volta
11 - Paul di Resta (Escócia / Sahara Force India / Mercedes-Benz) = + 1 volta
12 - Esteban Gutiérrez (México / Sauber F1 Team / Ferrari) = + 1 volta
13 - Adrian Sutil (Alemanha / Sahara Force India / Mercedes-Benz) = + 1 volta
14 - Heikki Kovalainen (Finlândia / Lotus F1 Team / Renault) = + 1 volta
15 - Jean-Éric Vergne (França / Scuderia Toro Rosso / Ferrari) = + 1 volta
16 - Pastor Maldonado (Venezuela / Williams F1 Team / Renault) = + 1 volta
17 - Jules Bianchi (França / Marussia F1 Team / Cosworth) = + 2 voltas
18 - Giedo van der Garde (Holanda / Caterham F1 Team / Renault) = + 2 voltas
19 - Max Chilton (Inglaterra / Marussia F1 Team / Cosworth) = + 2 voltas
Mundial de Pilotos:
http://www.formula1.com/results/driver/
Mundial de Construtores:
http://www.formula1.com/results/team/
A Mercedes foi a vice campeão de construtores. Se não fosse pela punição de Felipe Massa, provavelmente a Ferrari seria a vice. Mesmo assim, o progresso da equipe das flechas de prata nesta temporada foi admirável.
É, pessoal, tudo que é bom, acaba. Mas logo estaremos em março para a temporada 2014, e antes disso terão os testes, que há muito tempo não são tão importantes, pois será tudo novo em uma nova era da Fórmula 1.
Um abraço!
Paulo Vitor