sexta-feira, 30 de novembro de 2018

Rapidinhas ( ͡° ͜ʖ ͡°) do dia: na Fórmula 1, Stroll na Racing Point Force India e o novo patrocinador da Williams; sobre os testes da F2; Rowland na Nissan e.dams, e uma possível ida da Formula E para a Coreia do Sul; e o novo Kia Soul


Vocês acreditam que Lance Stroll irá disputar a temporada 2019 da Fórmula 1 pela Racing Point Force India? É sério! Eu nunca havia imaginado isso, mas juro que é verdade.

Ironias a parte, o time cor-de-rosa confirmou a chegada do canadense de forma oficial - num acordo que deve durar até ele se cansar. O que já era mais do que óbvio, porque... ah, sério que eu preciso falar? Enfim, papai Lawrence Stroll arrematou a equipe. O garoto até já participou pela mesma nos testes em Abu Dhabi.

O dinheiro dos Stroll e da Martini, saem da Williams. Mais um novo patrocinador chega até Grove, juntamente com o agora titular Robert Kubica: a petrolífera polonesa PKN Orlen.

A Fórmula 2 também esteve testando no circuito de Yas Marina, e passou por uma tremenda dança das cadeiras.

O primeiro dia teve como mais rápido Louis Deletráz, agora na Carlin. Neste dia que Tatiana Calderón correu pela Charouz, ela foi a 6ª entre 20 pilotos/carros. Sérgio Sette Câmara colocou a DAMS em 7º. E o estreante Mick Schumacher, da Prema, foi o 12º.

No dia seguinte, Juan Manuel Correa colocou a Charouz no topo e Schumacher foi o 2º mais rápido. O brasileiro subiu para 4º.


Com a ida de Alexander Albon para a Toro Rosso-Honda, a Nissan NISMO e.dams teve que correr atrás de um substituto na Formula E. Bom, o anúncio foi feito hoje: Oliver Rowland, que já havia substituído o tailandês nos testes.

Por falar nesta categoria, a mesma está em negociações para a realização do ePrix de Seoul, na Coreia do Sul.


E falando em coreanos e em algo parecido com Seoul, a Kia apresentou a nova geração do Soul no Salão de Los Angeles.


Visualmente, o crossover é completamente novo, como podem ver. E ganhará ainda uma versão "aventureira", o X-Line, e uma "esportiva", GT-Line.

Ele poderá ser equipado com um motor 2.0L aspirado que gera 150 cv de potência, acoplado ao câmbio manual de 6 marchas ou CVT, ou um 1.6L turbo de 204 cv e câmbio automatizado de dupla embreagem e 7 marchas.


Página do AutoblogPV8 no Facebook: https://www.facebook.com/Autoblogpv8

Um abraço!

quarta-feira, 28 de novembro de 2018

Mais uma garota em testes com a Formula E na Arábia Saudita, e a busca por outras, entre as quais uma brasileira, para a W Series




A quinta temporada da categoria estreia no mês que vem, justamente com o novo ePrix de Ad Diriyah. Nesta etapa, haverão também testes coletivos. E o CEO Alejandro Agag avisou: queria mulheres na pista, pilotando.

Não sei se mais alguma topou, mas já temos confirmadas: Tatiana Calderón, reserva da Alfa Romeo Sauber, pela DS Techeetah.

Agora, mais uma: vinda dos GT, Carrie Schreiner, de 20 anos, pela HWA Racelab, equipe da Mercedes. Na verdade, era para ser Sophia Flörsch em seu lugar. Mas devido a todo o acontecido (e agora ela está bem), houve essa mudança de planos.


Além disso, há a nova competição satélite, eTrophy que, pelo que sei, já conta com Katherine Legge e Célia Martin.

Por falar em garotas ao volante, a W Series, nova categoria feminina que estreia ano que vem, está com 55 candidatas, para 18 vagas.

Entre essas, temos uma das, infelizmente, pessoas que deram a ideia (entendam), Carmen Jordá. E também a brasileira Bruna Tomaselli, que correu na Road to Indy na USF2000 nos últimos anos.


Página do AutoblogPV8 no Facebook: https://www.facebook.com/Autoblogpv8

Um abraço!

Porsche apresenta oitava geração do 911


Ultimamente eu não tenho falado muito em lançamentos. Mas um ícone da Porsche, aliás, do mundo, de todos os tempos desde a invenção do automóvel, não pode e nem deve passar batido, não é mesmo?

Até então sob o código 992, os alemães apresentaram hoje, no Salão de Los Angeles, a nova geração, isto é, a oitava, do lendário 911. Na verdade, andou "vazando", como de costume nos últimos tempos, mas eu decidi esperar.

Temos aqui um 3.0L biturbo de seis cilindros, naturalmente, com os mesmos opostos, boxer, ou melhor, flat-six (perdoem-me, "porschistas"), que gera 450 cv de potência a 6.500 rpm e 54 kgfm de torque dos 2.300 aos 5.000 rpm.


Via de regra, acoplado ao câmbio automatizado PDK, de dupla embreagem, com 8 marchas. Mas para a alegria e o alívio dos puristas, posteriormente haverá também uma versão manual de 7 marchas. Satisfeitos?

Serão duas versões: Carrera S e Carrera 4S. A diferença é que o primeiro tem tração traseira e o segundo, integral.

Segundo a fabricante, dependendo da versão e de pacotes opcionais de performance escolhidos, a aceleração de 0 a 100 km/h varia entre 3,4 e 3,7 segundos. E a velocidade máxima, 306 e 308 km/h.

Visualmente, nem tem o que dizer, não é? Apenas... Lindo! Diga-se de passagem, achei a traseira meio retrô, bem legal.


Página do AutoblogPV8 no Facebook: https://www.facebook.com/Autoblogpv8

Um abraço!
Paulo Vitor (novo Twitter)

Fórmula 2 2018/19 - Algumas trocas de pilotos, entre os quais, Sette Câmara


Estamos tendo uma dança das cadeiras um tanto quanto interessante na Fórmula 2, e um dos pilotos afetados, é brasileiro.

Sérgio Sette Câmara filho troca a atual equipe campeã, Carlin, pela também forte DAMS. Faz sentido? A princípio, parece que não. Mas a Carlin sofreu mais com quebras esse ano e, com todo respeito, acho eles um pouquinho... trapalhões, especialmente nos boxes. Enquanto a DAMS, terminou o ano com um carro mais competitivo.

Lembrando ainda que o possivelmente torcedor do Galo, mas não que isso venha ao caso, agora, também faz parte do programa de desenvolvimentos de pilotos da McLaren. Seu colega de academia, Nyck de Vries troca a Prema pela ART Grand Prix, e terá como companheiro de equipe Nikita Mazepin, reserva da Racing Point Force India, que sobe da GP3 Series com um vice-campeonato. Ele chega substituindo o atual campeão, George Russell, pupilo da Mercedes que correrá pela Williams.

Se de Vries deixa a Prema, nesta chega o atual campeão da Fórmula 3 Europeia, Mick Schumacher, filho do heptacampeão mundial de Fórmula 1, Michael Schumacher.

Para o até então lugar do brasileiro na Carlin, vai Nonuharu Matsushita que, ao que parece, terá Louis Delétraz como colega, já que o vice-campeão, Lando Norris, vai para a McLaren.

Bom, acho que é isso... Ademais, há um merecido teste para a recentemente badalada Tatiana Calderón, pela Charouz. Ela disputa a GP3 e é pilota reserva da Alfa Romeo Sauber. Andou pilotando F1 este mês, inclusive.


Página do AutoblogPV8 no Facebook: https://www.facebook.com/Autoblogpv8

Um abraço!

Fórmula 1 2018 - 2º dia de testes coletivos em Abu Dhabi


Segurem o menino!

Em seu primeiro dia como titular da Ferrari, Charles Leclerc liderou tanto as atividades matinais quanto as da tarde do segundo dia de testes coletivos em Abu Dhabi.

O monegasco foi, inclusive, mais rápido do que Sebastian Vettel ontem. Embora o carro possa ter evoluído e eu duvido que o alemão tenha buscado uma volta no limite.


Página do AutoblogPV8 no Facebook: https://www.facebook.com/Autoblogpv8

Um abraço!
Paulo Vitor (novo Twitter)

terça-feira, 27 de novembro de 2018

Rapidinhas ( ͡° ͜ʖ ͡°) do dia: 1º dia de testes coletivos da Fórmula 1 em Abu Dhabi; Schumacher na Fórmula 2; Alonso e Kobayashi nas 24h de Daytona; mudança na Stock Car; e Dudu Barrichello na Road to Indy


Hoje aconteceu o primeiro dia de testes coletivos pós temporada da Fórmula 1 no circuito de Yas Marina, onde permanecem as equipes após o GP de Abu Dhabi.

Valtteri Bottas, da Mercedes, liderou a sessão matinal e Sebastian Vettel, da Ferrari, baixou ainda mais os tempos mais tarde.


Chamaram a atenção as estreias. Inclusive Pietro Fittipaldi teve problemas com sua Haas mais cedo. E como podem ver, o trabalho de alguns rendeu bastante.

Eles experimentaram os novos compostos da Pirelli. Segundo o mais rápido do dia, quase não sentiu diferença. Lembrando que em condições normais, serão apenas três. Aliás, mudaram as cores, também.


Descendo um degrau, atual campeão da Fórmula 3 Europeia, Mick Schumacher anunciou sua estreia na Fórmula 2 no ano que vem, pela equipe para a qual já corria em seu até então certame, a Prema, ao contrário do que se especulava com a ART Grand Prix.


O que era até então um rumor, hoje tornou-se uma confirmação: Fernando Alonso voltará a disputar as 24 Horas de Daytona, do IMSA, com o Cadillac DPi da Wayne Taylor Racing.

Diz que quer fazer corridas icônicas no ano que vem. Inclusive ontem já começou a curtir a sua aposentadoria com um carro da NASCAR.

O espanhol já esteve na competição antes. Parece ter tomado gosto pelo endurance com o WEC, inclusive vencendo as 24 Horas de Le Mans, requisito de sua nova ambição: a Tríplice Coroa do Automobilismo. E ele já está confirmado para ir mais uma vez às 500 Milhas de Indianápolis, desta vez, ao que parece, com uma equipe da McLaren.

Ah! E ele leva Kamui Kobayashi, colega de Toyota na LMP1, junto.

Dando um pulinho no Brasil, na Stock Car, Gabriel Casagrande sai da Vogel e vai para "a Cimed" (aspas, porque será um time B, dentro da mesma estrutura, mas com outro patrocínio).

Por último, falando em pilotos brasileiros, mas fora do país, nos Estados Unidos, Eduardo Barrichello, filho de Rubinho, este ano fez sua estreia na Fórmula 4 de lá.

Ano que vem, no entanto, teremos uma pequena mudança de planos: a Road to Indy. Dudu pilotará na USF2000, pela novata equipe Miller Vinatieri.


Página do AutoblogPV8 no Facebook: https://www.facebook.com/Autoblogpv8

Um abraço!

segunda-feira, 26 de novembro de 2018

Rapidinhas ( ͡° ͜ʖ ͡°) do dia: Formula E em Belo Horizonte; e Sophia Flörsch ganha alta e quer voltar a correr


Antes de tudo, aqui está o post com notícias só de Fórmula 1. Dito isso...

Desde a estreia da Formula E, era para ter um ePrix no Brasil. Primeiro, no Rio de Janeiro. Esse ano quase tivemos em São Paulo, mas acabou não dando certo também.

Agora, a categoria volta a flertar com o país e agora, com Belo Horizonte. O que particularmente eu achei maravilhoso, já que moro praticamente ao lado, a pouco mais de 1h de carro.

Enfim, a informação é do site Lance! e depois eu dei mais uma apurada nas redes sociais dos monopostos elétricos.

Acontece que a Formula E tem uma parceria, da qual até então eu não sabia, com a Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração, multinacional exploradora de nióbio (seria usado nos carros?), com sede em Minas Gerais.

E este vínculo foi estendido pelos próximos 3 anos, com a vinda do CEO da F-E, Alejandro Agag, para São Paulo. Ele diz que é questão de tempo para os carros elétricos correrem por aqui. Afinal, tenos dois campeões mundiais, Nelsinho Piquet e Lucas di Grassi.

Prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil, ex-presidente do Clube Atlético Mineiro, teria interesse, e o atual presidente do Galo, Sérgio Sette Câmara, que com esse nome nem preciso dizer pai de quem é, também.

E por último, uma notícia rápida, mas por mim até mais importante, é que depois do acidente horrível que sofreu na Copa do Mundo de Fórmula 3, e passar por cirurgias de sucesso, a pilota de 17 anos, Sophia Flörsch, recebeu alta, está em casa e já avisou: voltará a correr, inclusive no GP de Macau.


Página do AutoblogPV8 no Facebook: https://www.facebook.com/Autoblogpv8

Um abraço!

Rapidinhas ( ͡° ͜ʖ ͡°) da Fórmula 1 2018/19: Albon na Toro Rosso; Bottas perde engenheiro; Pirelli continua como fornecedora única; Alonso troca F1 com NASCAR de Jimmie Johnson; sobre os testes; e outra troca, entre Vettel e Hamilton


A princípio ele já estava confirmado para correr pela Nissan e.dams na Formula E, porém, logo apareceram os rumores de uma negociação na Fórmula 1.

Dito e feito: o contrato foi rompido e foi anunciado que, Alexander Albon, atual vice-campeão da Fórmula 2, irá correr pela Toro Rosso-Honda. Com isso, os três primeiros colocados da divisão de acesso sobem, e ele se junta ao campeão George Russell, piloto Mercedes que correrá pela Williams, e ao 3º colocado, Lando Norris, da McLaren.

E com isso, tchau, tchau, Brendon Hartley. A outra vaga é de Daniil Kvyat, que está de volta ao certame.

Se um veio dos monopostos elétricos, outro faz o caminho inverso. Mas não é um piloto. Tony Ross, engenheiro do título de Nico Rosberg e desde então ao lado de Valtteri Bottas, deixa o finlandês para trabalhar na empreitada das Flechas Prateadas na outra categoria.

Há pouco mais de dois meses, eu falei sobre um possível ingresso da Hankook como fornecedora de pneus. Porém, a Pirelli segue como escolhida para ser a única fabricante de compostos.


Mal saiu da categoria, fazendo sua despedida ontem, e Fernando Alonso já foi se divertir com outros carros. Como aliás, já era esperado.

A McLaren foi para o Bahrein e levou seu carro de 2013, o último V8. Lá, o espanhol... pilotou o F1? Não. Este ficou para Jimmie Johnson. Isso mesmo, o bicampeão mundial pilotou o Chevrolet do heptacampeão da NASCAR no circuito de Sakhir.

Mas falando em Abu Dhabi agora, as equipes continuam por lá para os testes após o fim da temporada.


Por último, como um sinal de respeito mútuo, Lewis Hamilton, pentacampeão da Mercedes, e Sebastian Vettel, tetracampeão da Ferrari, fizeram uma troca de capacetes.


Página do AutoblogPV8 no Facebook: https://www.facebook.com/Autoblogpv8

Um abraço!

domingo, 25 de novembro de 2018

Fórmula 1 2018 - GP de Abu Dhabi - Corrida


Assim termina a temporada 2018 de Fórmula 1: com um, como era de se esperar, GP de Abu Dhabi muito chato. Nada surpreendente vindo do circuito de Yas Marina, embora outras categorias por lá consigam ser mais interessantes.

As emoções foram por circunstâncias alheias a competição: a despedida de Fernando Alonso do certame, com direito a escolta de sua McLaren por Sebastian Vettel e Lewis Hamilton até a reta principal, para darem zerinhos, as despedidas e de Daniel Ricciardo e de Kimi Raikkonen de suas equipes. O australiano terminou em 4º, OK. E o finlandês, melancolicamente, teve problemas em seu carro, abandonando.

Alonso, a propósito, foi apenas o 11º. Por pouco não levou o último pontinho em seu último GP. Completaria 1900 pontos na categoria. Ficou com 1899.


A corrida foi vencida por Hamilton, da Mercedes-AMG, com Vettel, da Ferrari, chegando em 2º e Max Verstappen, da Aston Martin Red Bull, completando o pódio. Como a outra Flecha Prateada, de Valtteri Bottas, apenas fechou o top 5, ele foi superado na classificação pelo holandês rubro-taurino que, por apenas 1 ponto, também não tomou o 3º posto do outro finlandês, da Scuderia. E isso porquê perdeu uma vitória fácil no GP do Brasil e a Red Bull, além dele mesmo, deu outros vacilos.

Em um excelente 6º lugar veio Carlos Sainz Jr., da Renault Sport, seguido pelo também muito bom Charles Leclerc, da Alfa Romeo Sauber. Depois veio Sergio Pérez, da Racing Point Force India. E levando os últimos pontos, as Haas de Romain Grosjean e Kevin Magnussen, respectivamente.

Além do Iceman, também abandonaram com problemas em seus carros: Pierre Gasly, da Toro Rosso-Honda; Esteban Ocon, da Force India; e Marcus Ericsson, da Sauber, e que vai para a IndyCar no ano que vem. Já Nico Hülkenberg, da Renault, foi um caso de capotamento louco após tocar rodas com Grosjean, num lance normal de corrida, no qual o alemão foi otimista demais, ainda na primeira volta.


Página do AutoblogPV8 no Facebook: https://www.facebook.com/Autoblogpv8

Um abraço!

sábado, 24 de novembro de 2018

Russell campeão da Fórmula 2



Na corrida 1 do GP de Abu Dhabi 2018 de Fórmula 2, George Russell, da ART Grand Prix, tornou-se campeão da categoria! Pole position e vitória.


O inglês traz ainda em seu currículo o título da Fórmula 4 Britânica. E que dia para a ART GP, que mais cedo também foi campeã na GP3 Series.

Em 2º lugar ficou Artem Markelov, da Russian Time. Mas eu quero destacar mesmo foi Luca Ghiotto, da Campos, que fechou o pódio tendo largado em 16º, e isso com uma punição de acréscimo de 5 segundos.

Rival pelo título, Alexander Albon, da DAMS, foi apenas o 14º. Os carros dele e de Sérgio Sette Câmara Filho, da Carlim apagaram na largada. E esta ainda contou com uma batida feia de Arjun Maini, da Trident, na traseira de Nicholas Latifi, da DAMS, que também não largou. Nirei Fukuzmi, da Arden, também ficou na primeira curva.

Albon e Sette Câmara conseguiram voltar à prova e descontar a volta do safety car. Mas do tailandês, vocês já sabem, e o brasileiro, recuperou apenas uma posição, chegando em 16º.

Diga-se de passagem, Stoffel Vandoorne estava com a ART Grand Prix na comemoração. Foi a equipe pela qual ele foi campeão da antiga GP2 Series, hoje Fórmula 2, em 2015. Só que o inglês teve também como um de seus principais rivais no certame, Lando Norris, que chega na McLaren justamente substituindo o belga, que vai para a Formula E. Climão, hein?

Norris, ao que parece, termina em 3º mo campeonato. Mas chega à Fórmula 1 com um excelente currículo, também. Campeão de: Fórmula 4 Britânica (MSA Formula, na verdade, mas os carros são F4 e correm na Inglaterra e Escócia), europeu e norte-europeu de Fórmula Renault, do Toyota Racing Series e por último, da Fórmula 3 Europeia.

Dois vitoriosos meninos ingleses, por duas tradicionais equipes inglesas, chegam à Fórmula 1, onde o campeão dos dois últimos anos, também é inglês. Tá podendo, hein, Inglaterra?

Ah! E a equipe campeã foi a Carlin, de Norris e Sette Câmara.


Página do AutoblogPV8 no Facebook: https://www.facebook.com/Autoblogpv8

Um abraço!
Paulo Vitor (novo Twitter)

Fórmula 1 2018 - GP de Abu Dhabi - Classificação


Não havia adotado o nº 1 em seu carro, sr. Lewis Hamilton? Talvez pudesse tê-lo usado e fique apenas para o ano que vem.

Bem, de qualquer forma, ele mais uma vez foi o nº 1 hoje, ao conquistar mais uma pole position, para o GP de Abu Dhabi 2018 de Fórmula 1, no circuito de Yas Marina.

Aliás, primeira fila toda da Mercedes, com Valtteri Bottas ao lado do pentacampeão. Não é "só" porquê já conquistaram os campeonatos de pilotos e equipes, que vão dar mole. Inclusive acho que sem pressão, até trabalham melhor.

Em seguida vieram as Ferrari e Aston Martin Red Bull, na seguinte ordem: Sebastian Vettel, Kimi Raikkonen, Daniel Ricciardo e Max Verstappen.

Em um excelente 7º lugar, Romain Grosjean, da Haas. Depois Charles Leclerc, ótimo em 9º para quem havia batido sua Alfa Romeo Sauber mais cedo. Fechando a galera do Q3, Esteban Ocon da Racing Point Force India, e Nico Hülkenberg, da Renault Sport.

E o que se deu melhor dentro dos eliminados do Q2, foi o companheiro do último mencionado, Carlos Sainz Jr., que dividirá fila com a outra Sauber, de Marcus Ericsson. Depois vem Kevin Magnussen, da equipe americana, Sergio Pérez com o outro carro cor-de-rosa e, fechando esse bloco, em sua última classificação na categoria, Fernando Alonso, da McLaren.

Por último, os eliminados do Q1 foram: as Toro Rosso de Brendon Hartley e Pierre Gasly, Stoffel Vandoorne, do time de Woking e as Williams de Sergey Sirotkin e Lance Stroll.


Página do AutoblogPV8 no Facebook: https://www.facebook.com/Autoblogpv8

Um abraço!
Paulo Vitor (novo Twitter)

Hubert campeão da GP3 Series


Na corrida 1 em Abu Dhabi, vencida por Leonardo Pulcini, da Campos, apenas completando o pódio, em 3º lugar, o francês Anthoine Hubert, da ART Grand Prix conquistou o título da GP3 Series.

Lembrando que este foi o "último" ano da categoria. Entre aspas pois, na verdade, a partir do ano que vem esta apenas se transforma no campeonato mundial de Fórmula 3 que, inclusive, teve seu novo carro apresentado esta semana.


Página do AutoblogPV8 no Facebook: https://www.facebook.com/Autoblogpv8

Um abraço!

Fórmula 1 2018 - GP de Abu Dhabi - 3º Treino Livre


Um pouco atrasado, eu sei. Logo mais sai o post da classificação, ainda esta tarde, espero. Eu jpa pretendia fazer cada sessão separada.

Enfim...

Lewis Hamilton liderou o último treino livre para o GP de Abu Dhabi 2018 de Fórmula 1 pela Mercedes, no circuito de Yas Marina.

Logo atrás, as Ferrari de Kimi Raikkonen mais uma vez mais rápido do que Sebastian Vettel. Em seguida, Max Verstappen, da Aston Martin Red Bull e a outra Flecha Prateada, de Valtteri Bottas, fechando o top 5, seguido pelo outro rubro-taurino, Daniel Ricciardo.

Depois vieram Romain Grosjean, da Haas, as Renault Sport de Nico Hülkenberg e Carlos Sainz Jr., respectivamente e completando o top 10, Esteban Ocon, seguido pelo seu companheiro na Racing Point Force India, Sergio Pérez.

Fora isso, só destaco ainda a pancada feia que deu Charles Leclerc, da Alfa Romeo Sauber.


Página do AutoblogPV8 no Facebook: https://www.facebook.com/Autoblogpv8

Um abraço!
Paulo Vitor (novo Twitter)

sexta-feira, 23 de novembro de 2018

Fórmula 1 2018 - GP de Abu Dhabi - 2º Treino Livre


Valtteri Bottas colocou a Mercedes no topo do segundo treino livre para o GP de Abu Dhabi 2018 de Fórmula 1, no circuito de Yas Marina, superando as Aston Martin Red Bull, de Max Verstappen e Daniel Ricciardo, respectivamente, com a outra Flecha Prateada, de Lewis Hamilton, logo atrás.

Em seguida vieram as Ferrari de Kimi Raikkonen e Sebastian Vettel, nesta ordem. Fora do pelotão de ponta, depois, Romain Grosjean, da Haas e, entre este e seu companheiro Kevin Magnussen, ficou Nico Hülkenberg, da Renault Sport. Fechando o top 10, tivemos Esteban Ocon, da Racing Point Force India.


Página do AutoblogPV8 no Facebook: https://www.facebook.com/Autoblogpv8

Um abraço!
Paulo Vitor (novo Twitter)

O novo carro da Fórmula 3


Há um mês eu falava sobre o nascimento de uma "nova" Fórmula 3 (que provavelmente será o que é a atual GP3 Series, tal como fizeram a GP2 Series virar Fórmula 2). Na verdade, completou um mês ontem e, também ontem, outra novidade que já estava programada para Abu Dhabi: apresentaram o seu novo carro, agora inclusive com o halo.


Página do AutoblogPV8 no Facebook: https://www.facebook.com/Autoblogpv8

Um abraço!

Rapidinhas ( ͡° ͜ʖ ͡°) da Fórmula 1 2018: o nº 1 voltou; reservas da Mercedes; e sobre os testes coletivos


Antes de a Fórmula 1 adotar os números como identidades dos pilotos, com estes podendo escolher com qual correriam, o carro nº 1, em regra, era do campeão da temporada anterior.

Com essa mudança, passou a ser facultativo e, nos títulos que conquistou em 2014, 2015 e 2017, Lewis Hamilton optou por manter o #44 em sua Mercedes. Mas hoje, ele pensou bem e... eis que a Flecha Prateada apareceu em Yas Marina com o #1 estampado.

Agora, finjam surpresa: sem lugar como titular na Racing Point Force India e na categoria como um todo, Esteban Ocon ocupará o posto de piloto reserva do supramencionado time. A novidade mesmo é que Stoffel Vandoorne, de saída da McLaren, terá a mesma oportunidade, por ser piloto da HWA na Formula E. Mas ambos andarão muito mais no simulador.

E após o GP de Abu Dhabi, nos testes coletivos que acontecem por lá no pós-temporada, Kimi Raikkonen já assumirá o volante da Alfa Romeo Sauber, da qual será titular no ano que vem. Ou seja, Charles Leclerc já deve ir de Ferrari. E na McLaren, mesmo que esteja de saída, não descartam a participação de Fernando Alonso.


Página do AutoblogPV8 no Facebook: https://www.facebook.com/Autoblogpv8

Um abraço!

Fórmula 1 2018 - GP de Abu Dhabi - 1º Treino Livre


Dobradinha da Aston Martin Red Bull, com Max Verstappen à frente de Daniel Ricciardo, no primeiro treino livre para o GP de Abu Dhabi 2018 de Fórmula 1, no circuito de Yas Marina. Aliás, o holandês foi bem mais rápido do que o australiano, que se despede da equipe.

Mais atrás, próximo de 1 segundo, vieram as Mercedes de Valtteri Bottas e Lewis Hamilton, respectivamente. E entre as Flechas Prateadas e as Ferrari de Kimi Raikkonen e Kevin Magnussen, nesta ordem, surpreendentemente ficaram Esteban Ocon, da Racing Point Force India, e Kevin Magnussen, da Haas. Depois, então, os ferraristas.

Completando o top 10, vieram Carlos Sainz Jr., da Renault Sport e o outro carro da equipe americana supramencionada, de Romain Grosjean.

Depois vieram Pierre Gasly, da Toro Rosso-Honda, Nico Hülkenberg da esquadra francesa, Sergio Pérez com o outro carro cor-de-rosa e o outro rubro-taurino satélite, Brendon Hartley.

Robert Kubica, que voltou hoje ao volante, ficou em último. Mas tudo bem... carro ruim, e está voltando agora. Diga-se de passagem, o polonês utilizou um curioso volante adaptado.

Entre a sua Williams e a de Lance Stroll, o 15º, ficaram as Alfa Romeo Sauber, que teve Antonio Giovinazzi treinando e batendo Charles Leclerc, e as McLaren de Stoffel Vandoorne e Fernando Alonso, que muito provavelmente fizeram seus últimos FP1 na categoria.


Página do AutoblogPV8 no Facebook: https://www.facebook.com/Autoblogpv8

Um abraço!
Paulo Vitor (novo Twitter)

quinta-feira, 22 de novembro de 2018

Rapidinhas ( ͡° ͜ʖ ͡°) da Fórmula 1 2018: Kubica treina em Abu Dhabi; sobre a saída de Sirotkin; disputa entre Haas e Force India; Sainz testará McLaren; e o capacete final de Alonso


Confirmamos hoje cedo que Robert Kubica será titular da Williams em 2019, mas o trabalho do polonês começa agora, neste final de semana, participando amanhã do primeiro treino livre do GP de Abu Dhabi.

Quanto ao retirante Sergey Sirotkin, sua patrocinadora, SMP Racing, segundo a mesma, foi que decidiu pela saída do russo da Fórmula 1, e não o time de Grove. E obviamente, as declarações do piloto estão um tanto melancólicas. Mas ele é novo e, quem sabe, pode arrumar uma oportunidade melhor no futuro. Ademais, há vida fora desta categoria. E muita.

Entre Haas e Racing Point Force India, as disputas estão indo além das pistas. A equipe americana aponta para irregularidades sobre o processo de venda da rival em protesto na FIA, o que poderia gerar pontos e, consequentemente, maior premiação no mundial de construtores.

Atualização (24/11): não deu em nada.

Falando em FIA, Carlos Sainz Jr. obteve desta autorização para participar dos testes pós-temporada em Yas Marina já pela McLaren, sua futura equipe no ano que vem, deixando a Renault Sport, para onde vai Daniel Ricciardo.

E a propósito, Fernando Alonso, que deixa não só a escuderia de Woking como o próprio certame, além de ter um carro especial para a ocasião, também fez um novo capacete, mesclando seus primeiro e último designs.


Página do AutoblogPV8 no Facebook: https://www.facebook.com/Autoblogpv8

Um abraço!

Fórmula 1 2018/19 - O polonês voltou!


É isso mesmo que você está pensando (até porquê viu a foto): Robert Kubica será titular na Fórmula 1 em 2019!

O polonês já era reserva da Williams, esse rumor vinha esquentando cada vez mais nos últimos dias, da semana passada para cá. Ano que vem, formará dupla com George Russell, potencial campeão da Fórmula 2 nesta temporada.

Kubica estava fora da Fórmula 1 há oito anos, quando sofreu um acidente quase fatal de rally que, por muito tempo, limitou seus movimentos dentro de um cockpit. Mas do final do ano passado para cá, em testes, o polonês se mostrou apto a voltara pilotar um monoposto.

Com isso, Sergey Sirotkin deixa a categoria. O outro piloto da escuderia de Grove, Lance Stroll, vai para a Racing Point Force India do papai.


Página do AutoblogPV8 no Facebook: https://www.facebook.com/Autoblogpv8

Um abraço!

quarta-feira, 21 de novembro de 2018

Fórmula 1 2018 - GP de Abu Dhabi - Informações


Pois é, minha gente... chegamos ao final de mais uma temporada. E no chato circuito de Yas Marina. Neste final de semana, nos despedimos da temporada 2018 da Fórmula 1, com o GP de Abu Dhabi.

Temos três equipes de ponta com potencial para vencer, campeonatos de pilotos e construtores definidos, assim como quase o restante das mesmas tabelas, com uma ou outra briga que não valem lá muita coisa. Logo, não há mais o que falar, não é? Só vejam aqui as escolhas de pneus e, depois da programação, as informações de pista da Pirelli.


Programação (horário de Brasília/verão):

Sexta-feira: 1º Treino Livre às 7h00, e 2º Treino Livre às 11h00;
Sábado: 3º Treino Livre às 8h00, e Classificação às 11h00;
Domingo: largada da Corrida às 11h10.


Página do AutoblogPV8 no Facebook: https://www.facebook.com/Autoblogpv8

Um abraço!

Rapidinhas ( ͡° ͜ʖ ͡°) do dia: McLaren da despedida de Alonso da Fórmula 1; Leigh bicampeão nos eSports; Dale Coyne anuncia Ferrucci na IndyCar; Vettel e Schumacher na ROC; Ticktum na Fórmula 2; e Calderón testa com DS Techeetah na Formula E


Fernando Alonso está se despedindo da Fórmula 1. O GP de Abu Dhabi, será o seu último. Por isso, a McLaren dará ao espanhol uma pintura especial neste final de semana, com as cores da Espanha e das Astúrias.

Enquanto isso, nos eSports da categoria, Bredon Leigh faturou o bicampeonato consecutivo da categoria, com uma etapa de antecedência, correndo pela... Mercedes. Até nisso (sem demérito algum), as Flechas Prateadas se deram melhor.

Na IndyCar, Santino Ferrucci, sim, aquele mesmo, que bateu no carro do coleguinha de propósito e por isso foi chutado da Fórmula 2, disputará a temporada 2019 pela Dale Coyne, onde eventualmente já correu.

O tetracampeão da Fórmula 1, Sebastian Vettel, voltará a correr na Race of Champions, no México. E se em outras ocasiões representou a Alemanha ao lado de Michael Schumacher, agora o fará com o filho deste, Mick, atual campeão da Fórmula 3 Europeia. De 2007 a 2012, consecutivamente, Vettel e Schumacher pai saíram vitoriosos da competição.

Vencedor das duas últimas Copas do Mundo de Fórmula 3, em Macau, Dan Ticktum, do Red Bull Junior Team, estreia na Fórmula 2 pela Arden, ainda este ano, na etapa final, em Abu Dhabi.

Por último, Tatiana Calderón, que andou bem ocupada esses dias testando pela Alfa Romeo Sauber em Fiorano, também ganhará uma oportunidade de experimentar os carros da Formula E, no teste que acontecerá na Arábia Saudita (lembrando que o direito de mulheres dirigirem por lá, é algo muito recente).


Página do AutoblogPV8 no Facebook: https://www.facebook.com/Autoblogpv8

Um abraço!

segunda-feira, 19 de novembro de 2018

Rapidinhas ( ͡° ͜ʖ ͡°) do dia: Logano campeão da NASCAR; notícias de Sophia Floersch; Folger de volta à MotoGP; Calderón testa mais pela Alfa Romeo Sauber; contratações na Racing Point Force India; Silvestro volta à Formula E; mais um capítulo da placa Mercosul; a prisão de Ghosn; e um modelo exclusivo da Lamborghini, o SC18


Ele vinha chamando a atenção nos últimos anos. Em especial, entre 2014 e 2016. E finalmente, o seu dia chegou: Joey Logano é o campeão da temporada 2018 da NASCAR!

Em Homestead, na última relargada, o piloto da Penske superou Martin Truex Jr., o até então atual detentor do caneco, da Furniture Row, levando assim o título da Cup Series, principal divisão do certame.

Do outro lado do mundo, ontem falei sobre o horrível acidente sofrido por Sophia Floersch, na Copa do Mundo de Fórmula 3 no GP de Macau. Pois hoje ela passou pela cirurgia na coluna e foi um sucesso, não havendo mais o risco de ficar paraplégica.

Falando em problemas de saúde, Jonas Folger estará de volta às pistas já nos testes da MotoGP em Valência, nesta semana, correndo como reserva do time de fábrica da Yamaha.

E por falar em testes, Tatiana Calderón pilotou mais hoje, o Sauber C32 em Fiorano, completando ao todo 202 voltas. Quase 600 km.

Ainda falando em Fórmula 1, a Racing Point Force India pretende contratar mais 125 novos empregados. O grupo de Lawrence Stroll está mesmo animado, pois não é a primeira notícia de reforços que vejo recentemente.

E Simona de Silvestro está de volta a Formula E, agora como pilota de testes da Venturi.

O que mais? Vejamos... Ah, sim! Mais um capítulo sobre as aventuras da placa do Mercosul: o presidente eleito Jair Bolsonaro deseja, digamos, chutar o balde deste projeto.

Como já devem ter visto nos jornais, o brasileiro Carlos Ghosn, ex-presidente de Nissan e Renault, foi preso no Japão sob a acusação de fraude fiscal e uso indevido/pessoal do dinheiro da primeira montadora mencionada (afinal, é a japonesa).


Por último, olha só que maravilha apresentada pela Lamborghini. Calma, multibilionário. Não se anime tanto. Esse modelo é único. Mais do que exclusivo. Encomenda de algum cliente especial, aliás.

Trata-se do SC18, modelo da divisão automobilística da marca, Squadra Corse (daí o nome), aparentemente baseado no Aventador.

Assim sendo, embora não tenham divulgado, deve ter números mais ou menos iguais a estes.


Página do AutoblogPV8 no Facebook: https://www.facebook.com/Autoblogpv8

Um abraço!

domingo, 18 de novembro de 2018

Rapidinhas ( ͡° ͜ʖ ͡°) do final de semana: em Macau, Farfus vence na GT3 e Ticktum repete o feito na F3; Fraga campeão mundial de GT Sport; Ogier hexa do WRC; notícias da MotoGP, WEC e mais


Ele pode estar de saída do DTM, mas não das pistas. E na prova de GT3, do FIA GT, nas ruas de Macau, Augusto Farfus triunfou pela BMW!

Na corrida da chamada Copa do Mundo de Fórmula 3, depois de perder o título do certame europeu para Mick Schumacher, Dan Ticktum, do Red Bull Junior Team, venceu pelo segundo ano consecutivo.


Ah! Vale ressaltar que ontem, tanto Farfus quanto Ticktum também venceram as corridas classificatórias de suas respectivas modalidades.

Levamos também um grande susto com o acidente da pilota Sophia Floersch, de 17 anos, que praticamente levantou voo e conseguiu passar por cima do muro, batendo violentamente. Ela está consciente, acalmou os fãs via Twitter, mas seu quadro é estável e, por uma fratura na coluna, terá que passar por cirurgia.


Dando um pulo nas pistas virtuais, campeão da F3 Academy, lembram de Igor Fraga ser um dos finalistas de eSports de F1 2017? Não deu. Mas hoje, ele se tornou o primeiro campeão mundial do Gran Turismo Sport.


Voltando ao asfalto, digo... não exatamente. Enfim, no WRC, que esteve na Austrália, Sébastien Ogier tornou-se, consecutivamente, hexacampeão, com o Ford Fiesta da M-Sport. Ano que vem ele voltará a correr pela Citroën.


Na MotoGP, que teve sua última etapa da temporada hoje, em Valência (lembrando que o título já foi decidido), Andrea Dovizioso venceu a prova que chegou a ter bandeira vermelha por causa da chuva.


Mas o que quero chamar a atenção, é para a KTM, que com Pol Espargaró, chegou ao pódio da classe principal pela primeira vez, e obteve as vitórias de Moto2 e Moto3, com Miguel Oliveira e Can Öncü, respectivamente. Tornando-se este último o mais jovem vencedor de uma prova do mundial de motovelocidade.


Voltando ao território chinês, o WEC realizou as 6 Horas de Xangai. Aqui, também tivemos bandeiras vermelhas por causa da chuva.


Finjam surpresa: dobradinha da Toyota na LMP1. Kamui Kobayashi, José María López e Mike Conway chegaram em 1º, superando o trio de Kazuki Nakajima, Fernando Alonso e Sébastien Buemi, que no entanto, seguem líderes do campeonato.

Por último, Tatiana Calderón fez seu teste de Alfa Romeo Sauber em Fiorano, completando 90 voltas com o carro de 2013.


Página do AutoblogPV8 no Facebook: https://www.facebook.com/Autoblogpv8

Um abraço!