domingo, 31 de julho de 2016

Devidos agradecimentos, novamente.

Passando aqui rapidinho para dizer que, mais uma vez, o recorde de visualizações foi batido. E de longe. Então mais uma vez, muito obrigado, pessoal! Passamos pertinho de superar uma meta mais alta do Blogger. Por uma pequena falha minha, não deu. Mas já que estamos indo tão bem, quem sabe mês que vem? Talvez, apenas. Não vou ficar me cobrando, porque sempre prefiro a surpresa. E ver vocês acessando aqui, sempre é um incentivo e tanto. Valeu mesmo!


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Um abraço!

WEC 2016 - Bruno Junqueira na LMP2


O brasileiro Bruno Junqueira irá disputar o WEC pela classe LMP2, nas 6 Horas do México, pela equipe Greaves, dividindo carro com os pilotos locais, os mexicanos Roberto González e Luis Díaz. Não é sua primeira vez no endurance, tendo atuado no ano passado na United SportsCar, terminando a temporada em 3º lugar.


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Um abraço!

Polícia resgata sogra de Ecclestone e prende sequestradores


A Divisão Anti-sequestro da Polícia de São Paulo fez bem o seu trabalho.

Há quase 10 dias, Aparecida Schunck, de 67 anos, sogra de Bernie Ecclestone, que é casado com a brasileira Fabiana Flosi, foi sequestrada no bairro Interlagos, próximo ao autódromo onde acontece o GP do Brasil de Fórmula 1.

Felizmente, o cativeiro foi descoberto e a vítima foi resgatada em segurança. Ela estava sendo mantida em Cotia, região metropolitana da capital do estado. A polícia os rastreou através do cartão de crédito de Aparecida, que foi usado pelos bandidos.

Os criminosos (juridicamente, eu deveria dizer "suspeitos", mas não estou trabalhando, nem estou na faculdade) cobraram cerca de 28 milhões de euros. Dois deles foram presos pela polícia.


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Paulo Vitor

IndyCar Series 2016 - Etapa de Mid-Ohio


Após seis etapas, Simon Pagenaud voltou a vencer na IndyCar, no circuito misto de Mid-Ohio! Aparentemente, é o tipo de pista no qual ele anda melhor, até por causa de ser de formação europeia.

A vitória foi uma bela resposta ao seu rival e companheiro de equipe na Penske, Will Power, que se aproximava na tabela e, a propósito, foi o 2º colocado. Obviamente a disputa dos dois já começou nos treinos e na classificação, sendo que nesta eles já ficaram justamente nas posições em que terminaram, com francês cravando a pole position, ganhada por muito pouco sobre o australiano.

Curioso que, por pouco, a dupla da Penske não perdeu para ninguém mais que Conor Daly. Porém, o piloto da Dale Coyne teve que fazer mais um pit stop nas voltas finais, caindo para 6º, enquanto Pagenaud e Power se mantiveram na pista, mas acelerando com todo cuidado do mundo para não terem uma pane seca, ambos virando com tempos bem altos, mas inalcançáveis para quem vinha mais atrás.

Aliás, completaram o top Carlos Muñoz, da Andretti, Graham Rahal, da RLL e James Jinchcliffe, da Schmidt Peterson. Esses três com motores Honda, assim como Daly. Tudo bem que os dois primeiros são Chevrolet, mas a situação do desenvolvimento dos japoneses realmente tem melhorado. Não fosse uma escapada de Takuma Sato nas voltas finais, possivelmente ele também entraria nesse bonde, mas pelo menos conseguiu voltar para a pista, fechando em 9º, ainda no top 10.

Quanto aos brasileiros, Tony Kanaan foi apenas o 12º, após largar em 14º. Seu companheiro na Ganassi, Scott Dixon, teve problemas com o outro brasileiro, Helio Castroneves, da Penske. Helinho foi muito otimista ao fechar a porta tarde demais, tirando o tetracampeão da pista. Isso foi e não foi o fim ao mesmo tempo, porque Dixon até voltou, mas 45 voltas mais tarde, posteriormente abandonando de vez. Helinho também deu sua escapada um pouco depois e no final, acabou fechando apenas em 15º.


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Paulo Vitor

Fórmula 1 2016 - GP da Alemanha - Corrida


Depois de encarar o domínio de Nico Rosberg nos treinos e na classificação, Lewis Hamilton da Mercedes deu a volta por cima já na largada para vencer o GP da Alemanha em Hockenheim, mantendo a liderança do campeonato para as férias de verão da Fórmula 1.

Rosberg largou mal, sendo superado não só pelo seu companheiro, como pelas Red Bull. Isso tudo antes da primeira curva. E lá na frente, Hamilton não foi mais incomodado por um único instante. Fez uma corrida perfeita, dominando com a serenidade de um monge budista.


Completando o pódio, as duas Red Bull! Com Ricciardo bebendo champanhe em sua sapatilha (?) para comemorar o 2º lugar. E Rosberg? Até beliscou o último degrau do pódio, mas justamente por fazê-lo, foi punido.

Os comissárioszzzz viram com maus olhos para a manobra do alemão, que praticamente quase jogou Max Verstappen para fora da pista. Particularmente, não vi mal algum. Porque o piloto da Flecha Prateada seguiu reto enquanto deveria, pois se virasse o volante antes, sairia de frente e poderia até bater no rubro-taurino. Quando pôde esterçar o volante, o fez ao máximo. Mas... fazer o quê, né? 5 segundos extras no segundo pit stop, sendo que já havia perdido tempo no primeiro.


As Ferrari, agora superadas no mundial pela Red Bull, terminaram a corrida da mesma forma que começaram, apenas invertendo as posições entre os seus pilotos. Blablabla blue flag blablabla ridiculous blabla Sebastian Vettel (sim, ficou chorando no rádio... de novo) em 5º e Kimi Raikkonen em 6º.

Quanto aos brasileiros, ambos abandonaram com problemas em seus respectivos carros. Foram os únicos abandonos, diga-se de passagem. Na largada, Felipe Massa foi atingido na traseira por Jolyon Palmer, da Renault, o que acabou com o equilíbrio de sua Williams. E Felipe Nasr perdeu a potência da Sauber nas voltas finais, mal chegando aos boxes.

Pelo menos com Valtteri Bottas, o time de Grove pontuou, em 9º. Porém, a rival Force India teve tanto Nico Hulkenberg quanto Sergio Pérez na zona de pontuação, em 7º e 10º, respectivamente.

A propósito, dessa vez foi quase para Esteban Gutiérrez, da Sauber. Perdeu o último e seu primeiro pontinho para seu compatriota nas voltas finais, disputando posição com Fernando Alonso, ainda por cima, que veio logo atrás. Pelo menos com Jenson Button, em 8º, superando Bottas no final, a McLaren-Honda pontuou.





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sábado, 30 de julho de 2016

Fórmula V8 3.5 se junta ao WEC


A informação vem da sempre boa Autosport (que não sei porquê esqueci de incluir naquele post de indicações... acabei de acrescentar lá), que noticiou isso no meio desta semana.

A Fórmula V8 3.5, que nada mais é do que a antiga World Series by Renault, passa por um período de, digamos, reconstrução após a perda do suporte técnico da montadora francesa, embora os carros continuem usando seus motores. Só não há mais uma parceria, como o campeonato sendo algo da Renault. Ele voltou para as mãos de Jaime Alguersuari (não, não o ex-F1... pai ele), através de sua promotora da categoria, a RPM Racing.

Mas a F-V8 3.5 já tem um novo parceiro para 2017: o WEC. A categoria irá acompanhar o mundial de endurance em pelo menos seis corridas na próxima temporada. Por mim, um bom negócio para quem quer recuperar seu espaço no automobilismo de base, como um dos principais degraus antes da Fórmula 1. E bom também para aproximar uma garotada do WEC, que também é bom certame para se seguir carreira, embora seja melhor ter mais experiência.

Acompanhando um campeonato mundial, os horizontes da F-V8 vão se expandir pelo mundo, participando das etapas do WEC em Fuji, no Japão, no Bahrein e no México, além das etapas europeias de Spa-Francorchamps, Nürburgring e Silverstone.

Tanto Alguersuari quanto Gerard Neveu, chefão do WEC, estão empolgados com o novo acordo entre suas respectivas categorias.


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GP2 Series 2016 - GP da Alemanha - Corrida 1


Sergey Sirotkin conquistou uma incrível vitória hoje em Hockenheim. Aliás, que corridaça foi essa que tivemos na GP2 Series. A garotada foi muito impetuosa, mas bem leais. Tivemos acidentes, é claro, mas não vi má-fé em nenhum deles. Coisas de corrida, que acontecem da base ao topo.

O russo da ART Grand Prix era o pole position, mas esteve longe da liderança a maior parte da prova e até foi penalizado. Foi uma vitória suada, praticamente numa corrida de recuperação. Ele recebeu um drive through por conta de uma parada em safety car virtual. Coisa que eu nem sabia que tinha problema. Caiu para 5º.

Mas bem antes disso, ainda nas primeiras voltas, Sirotkin foi ultrapassado por Raffaele Marciello. Belo movimento do italiano, que salvo engano liderou a maior parte da corrida. Mas no final das contas, nem ao pódio ele subiu. Aliás, não subiria. E já vou explicar isso. Foi ultrapassado por seu compatriota Luca Ghiotto e por Pierre Gasly.

Gasly era o segundo no grid, mas na largada, seu motor deu uma bela engasgada e ele foi engolido por quase meio grid. A partir daí, fez uma corrida extremamente agressiva, com belas ultrapassagens, incluindo uma dupla. Até tomar o 3º lugar de Marciello nos metros finais. Sério, foi como uma drag race na última reta. Sensacional. Vibrou muito, enquanto o piloto da Russian Time mostrava um baita nervosismo por ter sido superado praticamente em cima da linha de chegada.

Porém, horas depois, o pupilo da Red Bull que corre pela Prema foi desclassificado. Motivo? Extintor de incêndio do carro estava vazio. E Marciello herdou o 3º lugar que lhe escapou por entre os dedos.

Outro que fez uma grande prova, foi Antonio Giovinazzi. Chegou em 9º. Sim, isso mesmo, uma grande prova com este resultado. Porque ele largou em último. Teria se saído ainda melhor, mas naturalmente depois de passar por tudo o que passou, seu carro estava um bagaço.


Resultados completos: http://www.gp2series.com/Results/


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Paulo Vitor

Fórmula 1 2016 - GP da Alemanha - Classificação


Três treinos livres e classificação. Até agora, Nico Rosberg não só não foi incomodado, como cravou essa pole position superando dificuldades técnicas em seu carro. Pecando pelo excesso de arrojo, Lewis Hamilton teve que se contentar com a 2º posição, que ainda poderia ter sido perdida não fosse o erro de Daniel Ricciardo. O australiano larga em 3º, um pouco mais rápido que seu companheiro Max Verstappen.

A força da Mercedes foi assustadora nessa classificação. No Q1, contra os pneus super-macios dos adversários, as Flechas Prateadas fizeram o 1-2 usando apenas os compostos macios. Surpreendente também entre os alemães, foi seu reserva Pascal Wehrlein, da Manor, que embora já tenha se saído bem com um 18º, chegou a ocupar o 13º lugar nos minutos finais desta parte. Superou não só seu companheiro Rio Haryanto, como Daniil Kvyat da Toro Rosso e as Sauber.

A propósito, a Sauber amarga nas duas últimas posições, com Felipe Nasr à frente de Marcus Ericsson. E outro que ficou pelo caminho nesta parte, como eu já disse, foi Kvyat, enquanto seu companheiro Carlos Sainz Jr. avançou para o Q2 e classificou-se em 13º.

No Q2, quem chamou atenção se superando, fazendo boas voltas com os equipamentos que tinham e se salvando da linha da degola, foram Jenson Button da McLaren-Honda e Jolyon Palmer da Renault, classificando-se em 12º e 16º, respectivamente. Já seus companheiros, Fernando Alonso e Kevin Magnussen ficaram, nesta ordem, em 14º e 17º. Palmer finalmente superou Magnussen, que foi quem ficou no Q1 desta vez. E Alonso reclamou muito de Vettel atrapalhando sua volta, embora nada pudesse ser feito para evitar, logo, o alemão não sofreu nada.

Com a Red Bull se confirmando como a segunda força do grid, coupe à Ferrari ocupar a terceira fila, com Kimi Raikkonen à frente de Sebastian Vettel. E dividindo as últimas posições do Q3, tivemos Force India e Williams intercaladas na seguinte ordem: Nico Hulkenberg, Valtteri Bottas, SDergio Pérez e Felipe Massa. A rivalidade das duas equipes, que não é recente, esquenta.

Atualização: por atrapalhar Massa (é verdade, eu tinha me esquecido disso), Sainz foi punido e caiu para 16º no grid... ainda na frente de Kvyat. Que fase do rubro-taurino russo.


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Paulo Vitor

Fórmula 1 2016 - GP da Alemanha - 3º Treino Livre


Nico Rosberg manteve a liderança na última sessão de treinos livres, mas agora com seu companheiro na Mercedes, Lewis Hamilton, um pouco mais perto.

Red Bull e Ferrari seguem brigando logo atrás, mas hoje com os rubro-taurinos levando a melhor, pois Daniel Ricciardo foi o mais rápido entre eles.

Em seguida, finalmente, a Williams entrou no top 10 com seus dois pilotos, em 7º e 8º, com Valtteri Bottas à frente de Felipe Massa.

E fechando o top 10, Fernando Alonso da McLaren-Honda e Nico Hulkenberg da Force India. Mas com Carlos Sainz Jr. da Toro Rosso e Sergio Pérez também do tiem indiano, bem próximos.


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sexta-feira, 29 de julho de 2016

Fórmula 1 2016 - GP da Alemanha - 1º e 2º Treinos Livres


Em casa, Nico Rosberg dominou a sexta-feira de treinos para o GP da Alemanha, liderando as duas sessões do dia, sempre com uma margem de aproximadamente 0,3 segundo sobre seu companheiro na Mercedes, Lewis Hamilton, que ficou em 2º em ambos os treinos.

Atrás das Flechas Prateadas, tivemos uma briga ferrenha entre Ferrari e Red Bull, mas aparentemente a Scuderia está um pouco melhor do que os rubro-taurinos.

Surpreendentemente, a equipe que marcou presença atrás dessas mais de ponta, foi a McLaren-Honda. Mais cedo apenas com Jenson Button e mais tarde com Fernando Alonso também, mas aí com a Force India de Nico Hulkenberg na frente. Vale dizer que no segundo treino, Button teve alguma nos olhos e por isso foi parar no hospital.

Por outro lado, quem vai mal é a Williams. Não esteve no top 10 em nenhuma das sessões, nem com Valtteri Bottas, nem com Felipe Massa. Começa a perder espaço até para a Toro Rosso.

Desculpem o atraso, galera. Tive febre à noite e não consegui acompanhar os treinos adequadamente. Mas já melhorei, levantei, fui me informar e agora cá estou encerrando este post.



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Tony Kart Racing Team + Ferrari Driver Academy


No início do ano, surgiram imagens de Sebastian Vettel, da Ferrari, que é muito apegada aos seus pilotos, correndo pela Tony Kart Racing Team, em um torneio antes da Fórmula 1 começar, usando o macacão da equipe, mas o capacete com o escudo e patrocinadores da Scuderia. "Hmmmm... o que será? Tem coisa aí.", pensei então.

Mais do que equipe, Tony Kart é uma fabricante italiana de chassis, equipados pelos motores Vortex, que salvo engano fazem parte do mesmo grupo.

Lembrei desse ocorrido agora, e fui pesquisar em sites gringos de kartismo...

Agora existe uma parceria entre os kartistas e a Ferrari Driver Academy. Obviamente, eles irão desenvolver os pilotos na base de tudo, que é o kart, e selecionar os melhores para entrarem na academia da marca de Maranello.


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quinta-feira, 28 de julho de 2016

Fórmula 1 abole restrições de rádio, limites de pista e adia o Halo


Ao contrário do que queria a FIA e do que aprovava a maioria dos pilotos, os dirigentes da Fórmula 1 (gente da FOM e representante de equipes) optaram por não adotarem o Halo. Pelo menos não em 2017. O motivo, é desenvolver mais o dispositivo, para quem sabe ser utilizado a partir de 2018.

A decisão foi feita numa reunião hoje, em Genebra, na Suíça. Além disso, ficou definido que a comunicação via rádio sobre mais detalhes técnicos dos engenheiros para os pilotos, após tanta polêmica (e com razão), está novamente liberada. Pilotos já foram punidos por isso nesta temporada e isto estava virando motivo para fazer piada da categoria. Por razões de segurança, até (o que faz da não-adoção do Halo uma ironia, não?).

Atualização: e ainda voltaram atrás com o rigidez sobre os limites de pista, com os sensores nas zebras usadas durante o GP da Hungria.


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Fórmula 1 2016 - GP da Alemanha - Informações


Depois de um 2015 sem GP da Alemanha em Nürburgring, nós o teremos este ano em Hockenheim, neste final de semana. O que sempre me faz lembrar que mutilaram aquela velha pista maravilhosa, mas tudo bem.

Não há muito o que falar sobre as equipes, pois ao longo da semana não vi nenhuma falando sobre atualizações para os seus respectivos carros. Lá na frente, deve ser aquela ordem de costume nas últimas provas, com Mercedes na ponta, com Red Bull e Ferrari brigando atrás.


Programação (horário de Brasília):

Sexta-feira: 1º Treino Livre às 5h, e 2º Treino Livre às 9h.
Sábado: 3º Treino Livre às 6h, e Classificação às 9h.
Domingo: Corrida às 9h.

Mapa do circuito:


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quarta-feira, 27 de julho de 2016

Target deixa Dixon, a Ganassi e a IndyCar


Há 27 anos presente no certame, tornando-se praticamente uma marca da Ganassi, a Target, uma grande rede de lojas de varejo nos Estados Unidos, não estampará mais o carro de Scott Dixon. Aliás, está saindo da IndyCar no final de 2016. A franquia, no entanto, permanece na NASCAR, pelo menos por enquanto.


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Fórmula 1 2016 - Ferrari: sai Allison, entra Binotto


Desesperada pela sua situação no mundial, a Ferrari confirmou os rumores: demitiu uma de suas principais peças, o diretor-técnico James Allison, engenheiro e designer vindo da Lotus em 2013 para a sua segunda passagem pela Scuderia, e um dos principais responsáveis pela volta desta ao topo no ano passado. Alisson vem passando por um problema pessoal esse ano, que foi tornar-se viúvo. Para o seu lugar, promoveram alguém que já é da "famiglia" desde 1995, Mattia Binotto.


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terça-feira, 26 de julho de 2016

NASCAR 2016 - Vai demorar um pouco para vermos Dale Jr.


Dale Earnhardt Jr. continua sofrendo dos sintomas da possível concussão, com náuseas e falta de equilíbrio. Muitos pilotos da NASCAR já correram com uma ou outra fratura. O próprio Dale já fez isso. Mas nesse caso, a coisa é mais séria e não dá pra levar na brincadeira, como ele mesmo disse. Por isso, deverá ficar afastado das pistas por algum tempo a mais do que o previsto inicialmente.

O piloto já perdeu duas corridas e perderá a terceira, mas o #88 não tem ficado na mão. Primeiro foi pilotado por Alex Bowman, depois por Jeff Gordon, que voltará a fazê-lo pelo menos mais uma vez. Depois disso, ainda não há nada confirmado. Earnhardt Jr. era presença quase certa no Chase, mas agora sua situação na temporada vem se complicando.


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segunda-feira, 25 de julho de 2016

Fórmula 1 2016 - Sogra de Ecclestone é sequestrada em São Paulo


Surgiu como boato há algumas horas e isso foi se espalhado por mais sites menores, até chegar à Veja e finalmente ser confirmado pelo Grande Prêmio: Aparecida Schunck, sogra de Bernie Ecclestone, foi sequestrada na última sexta-feira, em São Paulo, e querem R$ 120 milhões no resgate. Ou seja: é o maior sequestro da história do Brasil.

Aparecida é mãe de Fabiana Flosi, brasileira, e advogada que trabalhou na organização do GP do Brasil de Fórmula 1 por 16 anos, com quem Ecclestone se casou em 2012, em Londres, na Inglaterra, onde o casal vive.

Óbvio que Bernie tem condições de pagar esse valor. Ele é multibilionário, e ultimamente não só não tem sido tão mão de vaca, como até generoso. Antes, o chefão da FOM era casado com a croata Slavica Radic, que lhe levou o equivalente a R$ 1,5 bilhão no divórcio, em 2010. Não à toa foi essa separação, pois ex-modelo lhe batia. Não, eu não inverti a ordem. Não que o contrário fosse aceitável, longe disso. Só é mais comum (diferente de normal, isso não é), e triste.

Espero que esta senhora fique bem e, se possível, que as autoridades sejam capazes de prenderem e condenarem (pelo devido processo legal) os criminosos responsáveis por esta covardia.


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Paulo Vitor

Fórmula 1 2016 - O que falta para Lewis Hamilton?


Estava demorando, mas isso está começando a acontecer. Foi assim com Michael Schumacher e Sebastian Vettel também. "Lewis Hamilton é um piloto mais ou menos em um carro vencedor."

Sério que ainda não amadurecemos nesse ponto, gente? É só ter um domínio, que isso acontece. E olha que o do Hamilton nem é tão absoluto assim, porque ele e seu companheiro estão quase no mesmo nível. Aliás, diria que podem estar no mesmo quando ambos estão no ápice de suas respectivas performances. Só que dependendo da fase, a pilotagem de ambos varia bastante, é inconstante.

OK, ainda não acredito que Hamilton seja um piloto completo, por pouco. Mas está muito longe de poder ser menosprezado dessa maneira. O que falta? Fazer milagre com um carro mediano ou ainda mais inferior. O que ele pode até conseguir. Por que não? Só não o fez ainda por falta de oportunidade.

Já que ainda não foi o caso, vamos para uma breve análise de quando ele ainda competia em condições de menor desigualdade?


Desenvolvido pela McLaren desde o kart, o inglês sempre foi muito promissor. Ganhou demais na base. Campeão na Fórmula Renault 2.0 Inglesa, da Fórmula 3 Europeia, venceu a Masters of Formula 3 duas vezes e por último, foi campeão da GP2 Series.

Ao entrar na Fórmula 1, de cara teve como companheiro de equipe um Fernando Alonso que vinha de um bicampeonato consecutivo. E o estreante superou o espanhol, só não conquistando o título porquê essa rixa interna no time de Woking lhe prejudicou, ficando com o vice. Sem problemas, pois em 2008 foi campeão da categoria máxima pela primeira vez.


Depois disso, pareceu mesmo que Hamilton seria "só" mais um campeão de "apenas" um campeonato. Mas olha... ele nunca foi menos do que 5º colocado no mundial, coisa que aconteceu apenas duas vezes, em 2009 e 2011, quando respetivamente houve o nascimento e ascensão da Brawn GP, e logo atrás, uma crescente Red Bull que teve seu maior domínio no segundo ano que acabei de mencionar, especialmente com Sebastian Vettel.

Por falar em Brawn GP, de lá veio o campeão que depois foi seu companheiro e, por mim, foi o maior rival de Hamilton: Jenson Button. Em 2011, ele foi o vice, num dos anos que, como eu disse há pouco, foi um dos piores de Hamilton. Tirou muito proveito do carro. E a equipe de onde veio, acabou se tornando a Mercedes, novo lar de Hamilton e onde ele se reencontrou com as glórias.


Normalmente fãs do Hamilton desprezam Nico Rosberg. Mas ele não foi e não é um adversário a ser subestimado. Foi melhor do que Schumacher, e este, mesmo já "idoso" para o certame, ainda sabia e muito como pilotar.

A Mercedes queria renovar o contrato de Rosberg por 3 anos (ele aceitou por 2 anos), mesmo sabendo da rivalidade entre ele e Hamilton, que também permanece na equipe por este mesmo período de tempo. Querem entender mais do que quem paga o salário milionário dele e tem acesso a todos os dados técnicos? Não vence tanto quanto Hamilton (sendo companheiros, o placar até então está em 27 x 18 para o inglês, mas 5 x 5 só esse ano), mas ainda é um vencedor.

E sem teorias da conspiração para nenhum dos dois, OK? A Mercedes não é burra de sabotar nenhum de seus pilotos. Hora dizem que é com o Hamilton, outras, com Rosberg. Isso é uma competição séria e que envolve muito dinheiro. Então por favor, né, gente?


Existia apenas dois pontos fracos no tricampeão: Nicole Scherzinger e com esta, o outro, que era um empresário do show business que nada entendia de Fórmula 1. Entre tantas idas e vindas do namoro, isso sempre abalava o psicológico de Hamilton, que cometia erros de principiante toda vez que se separavam. Na última vez que se juntaram, já nos tempos de Mercedes, se tornaram noivos, e quando se separaram, pensei que Hamilton voltaria ao fundo do poço e lá, cavaria ainda mais. Mas isso não aconteceu e ainda foi campeão mais uma vez.

Agora, uma coisa que eu compreendo perfeitamente, é que essa mania de subestimar acontece também por birra. Isso porquê até eu estou achando ele muito, muito chato. Mas cá entre nós... qual campeão não é? Já disse aqui: eles são marrentos mesmo, todos eles - até o Button tem seus raros momentos de raiva. E se com isso vem alguma arrogância... bem, pelo menos a confiança está lá em cima, e isso é importante para vencer. Mas claro, ele podia descer um pouquinho do pedestal.

Hamilton está chato? Sim. E daí? Na pista, isso não prejudica em nada. Ainda tem no que se desenvolver? Sim, até porquê ele não é tão veterano assim, se pegar os adversários mais velhos e experientes. Falta pouco na parte técnica e em consistência, e ele ainda comete erros bobos, às vezes. Já cometeu bem mais no passado. Mas tem o carro muito "na mão" também, e sabe aproveitar isso. É um dos pilotos mais rápidos do grid (em condições iguais, arriscaria dizer que está no top 3), e se superou em suas franquezas psicológicas nos últimos anos.

Por último, ele não é tricampeão à toa, nem foi fácil. Quando alguém faz pouco caso assim de um piloto, não menospreza apenas o próprio, como também todos os seus adversários, entre os quais estão alguns dos melhores pilotos do mundo. Lembrem-se disso.


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domingo, 24 de julho de 2016

SDCC 2016: Honda apresenta Civic em homenagem aos 25 anos do Sonic


Quem não conhece Sonic the Hedgehog? Ou Sonic o Ouriço, para nós. Lembro que aos 5 anos, no primeiro PC que tivemos aqui em casa, o técnico amigo do meu pai que fez toda instalação, deixou um dos jogos do ouriço para que eu brincasse (num emulador, é claro) e era sensacional para aquela época, porque era em 3D. Ou seja, foi meu primeiro jogo. Também adorava os desenhos.


Bem... já foi fazer 23 anos no próximo dia 2 de agosto. Ou seja: eu e o Sonic estamos ficando velhos. Na San Dieco Comic-Con, que aconteceu essa semana e termina hoje, a Honda apresentou uma versão temática da nova geração do Civic, em homenagem aos 25 anos do ouriço mais veloz que conhecemos. E não é que ficou bem legal?


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Fórmula 1 2016 - GP da Hungria - Corrida


Nico Rosberg era o pole position, mas ainda na largada, perdeu a liderança para Lewis Hamilton não só da corrida, como também do campeonato. O inglês venceu em mais uma dobradinha da Mercedes!

Ambos os pilotos das Flechas Prateadas apontam que, o que foi decisivo na prova, foi a largada. Já que tanto um quanto o outro tinham seus momentos de maior velocidade na pista, os dois andaram juntos e com ritmo de vencedor. E quase não dá para ultrapassar no Hungaroring.

Aliás, essa largada foi disputadíssima. Com ambas Mercedes e Red Bull querendo tomar a ponta.


Desde que assumiu a liderança, Hamilton não a perdeu mais. Mas ele encontrou dificuldades para lidar com Rosberg em dois momentos. Logo após a sua troca de pneus, quando perdeu ritmo. E quando começou a se encontrar com retardatários que o seguravam, mesmo com a bandeira azul. Ficou tão puto que ao passar por Esteban Gutiérrez, da Haas, mandou o dedo do meio para o mexicano.

Quem completou o pódio, foi Daniel Ricciardo. Como disse o próprio após a corrida: o sorriso voltou! Red Bull e Ferrari travaram um duelo intenso. Ricciardo contra seu ex-companheiro Sebastian Vettel, e Kimi Raikkonen contra o mais jovem vencedor da Fórmula 1 (que inclusive teve o finlandês como segundo colocado na ocasião), Max Verstappen. Chegaram em posições alternadas.


Ricciardo contra Vettel foi mais por questão de estratégia, mas chegaram a lutar na pista, com o australiano levando a melhor no final e cruzando a linha de chegada quase juntos. Já entre o Mad Max e o Iceman, a coisa esquentou mais. O garoto foi agressivo demais se defendendo contra o veterano, que por isso teve até uma peça quebrada na asa dianteira. Foi uma manobra polêmica, pois diz-se que o rubro-taurino mudou de direção em sua defesa duas vezes, mas ele precisava fazer o segundo movimento para que conseguisse executar a tomada da curva que viria a seguir, então não vi muita maldade nisso. Kimi foi muito otimista pensando que conseguiria ultrapassar um moleque marrento daquele jeito e, mais uma vez, o veterano ficou atrás.

Não fique bravo, fã do Kimi. Não foi por falta de velocidade do finlandês. O adversário e a pista que não facilitavam nem um pouco. Kimi estava visivelmente mais rápido, tanto que cravou a melhor volta. O holandês é que estava segurando-o.

No mundial de construtores, apenas 1 pontinho separa Ferrari e Red Bull, 2ª e 3ª colocadas, respectivamente.


Tivemos um curioso 7º lugar de Fernando Alonso. Por quê curioso? Porque o piloto da McLaren-Honda ficou em 7º nos três treinos livres e na classificação também. Quanta consistência! Já seu companheiro Jenson Button, com problemas no carro desde a primeira volta, não completou a corrida. Aliás, foi o único que abandonou.

Carlos Sainz Jr. da Toro Rosso ficou num bom 8º lugar. Seu companheiro Daniil Kvyat foi apenas o 16º. Em seguida (de Sainz) veio Valtteri Bottas da Williams e fechando a zona de pontuação, Nico Hulkenberg, da Force India.

Importante para a Williams ter terminado à frente da Force India nos pontos, pelo menos com um de seus pilotos, cada uma. Sergio Pérez foi o 11º e Felipe Massa terminou em 18º, mesma posição na qual havia largado. Desde cedo, antes mesmo da corrida, seu carro estava com problemas hidráulicos, especialmente sobre a direção, que lhe tiraram a competitividade. Isso por causa da batida de ontem na classificação.

Logo à frente de Massa, chegou o outro brasileiro, Felipe Nasr, consideravelmente à frente de seu companheiro na Sauber, Marcus Ericsson, que foi o 20º, ficando entre as Manor de Pascal Wehrlein e Rio Haryanto, respectivamente.

O Gutiérrez troll de Hamilton ficou em 13º, chegando logo à frente de seu companheiro Romain Grosjean. Os dois carros da Haas ficaram praticamente juntos, e entre as Renault. Jolyon Palmer que quase se acidentou foi o 12º, e Kevin Magnussen o 15º.





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sábado, 23 de julho de 2016

BMW faz duas séries especiais do M5


O M5 sairá de linha. Bem, pelo menos em sua atual (quinta) geração. Mas a BMW o farpa em grande estilo, com duas séries especias: Competition Edition e Pure Metal Silver.


A primeira teve como principal modificação, o motor, que teve um ganho de potência dos 560 cv originais. O V8 4.4L biturbo gera 600 cv e 71,3 kgfm de torque, acoplado ao câmbio automatizado de dupla embreagem, de 7 marchas, e a tração é traseira, e foi melhorada. Ele também está mais baixo. Bruto, hein? Faz de 0 a 100 km/h em 3,9 segundos. Há freios de carbono-cerâmica como opcionais, para segurar isso tudo.

A Pure Meral Silver é, mecanicamente, a mesma coisa. A diferença é sua exclusividade ao mercado dos Estados Unidos, e ser limitado a 50 unidades.


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Paulo Vitor

Fórmula 1 2016 - GP da Hungria - Classificação


Depois de muita chuva e praticamente 2 horas de uma classificação quase lotérica, Nico Rosberg cravou a pole position aproveitando-se do azar de Lewis Hamilton, que vinha mais rápido até Fernando Alonso rodar na sua frente.

Há de se ressaltar também, que essa volta lançada do Rosberg foi na mesma em que Alonso rodou. Porém, o alemão estava à frente do incidente, que aconteceu no setor 2. Ainda assim, o líder do campeonato passou rápido por este trecho sob bandeira amarela. Até então, os fiscais não falaram nada. Seja como for, Mercedes na primeira fila, porque o máximo que pode acontecer é mudarem a ordem dos dois.

Depois de uma última sessão de treinos livres quente e com pista seca, veio aquele toró que adiou o início do Q1 em 20 minutos e, logo após começarem, a chuva aumentou bastante e veio a bandeira vermelha. Não seria a primeira. Marcus Ericsson da Sauber, Rio Haryanto da Manor e Felipe Massa da Williams provocaram a retorno dela num Q1 que demorou mais de 1 hora.

A parte mais lotérica foi no Q2, que foi quando a pista mudou mais de condições, secando cada vez mais. Quem foi para o Q3, foi por sorte. Incluindo o próprio Hamilton, que ficou em 10º.

A segunda fila em Hungaroring é de uma perigosa Red Bull, com Daniel Ricciardo à frente de Max Verstappen. Depois veio Sebastian Vettel da Ferrari e Carlos Sainz Jr. da Toro Rosso. A fila seguinte é da McLaren-Honda, com Alonso à frente de Jenson Button. Depois veio Nico Hulkenberg da Force India e fechando o top 10, Valtteri Bottas, da Williams.

Quanto aos brasileiros, Massa que deixou a classificação ainda muito cedo, largará em 18º e Felipe Nasr em 16º, à frente de seu companheiro na Sauber, Ericsson, que também bateu cedo, e pôde fazer apenas o 20º melhor tempo. Nasr teve seu momento de grande destaque, diga-se de passagem: liderou o Q1 chuvoso.


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Paulo Vitor

Fórmula 1 2016 - GP da Hungria - 3º Treino Livre


Nico Rosberg manteve a liderança na última sessão de treinos livres, e não só a Mercedes não teve uma dobradinha, como esteve alerta. Lewis Hamilton ficou em 4º e, entre ele e seu companheiro, ficaram as Red Bull de Max Verstappen e Daniel Ricciardo, respectivamente, sendo que o holandês só não liderou por 0,002 segundo.

Atrás das Flechas Prateadas vieram os carros da Ferrari, com Kimi Raikkonen à frente de Sebastian Vettel. Depois um bom tempo de Fernando Alonso em 7º pela McLaren-Honda, seguido pela Williams de Valtteri Bottas, a Force India de Sergio Pérez e um surpreendente Jolyon Palmer fechando o top 10 pela Renault.

Quanto aos brasileiros, do time de Grove, Felipe Massa foi o 11º e Felipe Nasr, da Sauber, foi o 19º, desta vez à frente de seu companheiro Marcus Ericsson, queveio logo atrás.


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