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(Foto: AP) |
Durante todo o final de semana, Nico Rosberg só não andou melhor que Lewis Hamilton logo no Q3 da classificação, onde a sorte sorriu para o inglês. Sendo assim, o alemão largou melhor, tomando a liderança ainda no começo da primeira volta. A partir daí, não foi mais superado pelo bicampeão, conquistando a vitória e mais uma dobradinha da Mercedes.
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(Imagem: FOM) |
Na verdade, a princípio bem que Lewis tentou tomar a ponta de volta. Mas outra coisa marcou a primeira volta: Fernando Alonso conseguiu realizar a façanha de colocar sua McLaren em cima da Ferrari de Kimi Raikkonen, no meio da reta, provocando um acidente de fazer inveja aos moleques da Fórmula 3 Europa. Felizmente ambos saíram ilesos, mas é claro que o safety car teve que entrar na pista.
Mais tarde, o #44 ainda passou por uma linha branca ao sair dos boxes, tendo que um acréscimo de 5 segundos ao seu tempo final de prova.
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(Foto: AP) |
Completando o pódio, tivemos Felipe Massa. O brasileiro conquistou o 40º pódio e rompeu a barreira dos 1000 pontos na carreira.
Tendo largado em 4º lugar, a princípio focou-se em atacar Sebastian Vettel, mas logo teve que se preocupar mais em ser superado por Nico Hulkeberg, da Force India. Mas com a rodada de pit-stops, a Williams fez um trabalho suficientemente bom com o #19, mandando Felipe de volta à pista no tempo certo. Enquanto a Ferrari fez lambança com a parada de seu tetracampeão, o que foi o bastante para fazê-lo perder sua posição para o brasileiro.
Vettel foi à caça de Massa, e durante um bom número de voltas (mais de 10, salvo engano), o FW37 teve que se sair melhor do que o mais rápido SF15T. O piloto do #19 usou toda sua experiência para não cometer erros e se defender muito bem do #5 na sua cola, conquistando assim o 3º lugar.
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(Foto: AP) |
O outro piloto da Williams, Valtteri Bottas, também saiu de Spielberg com um saldo positivo. Também conquistou uma posição e travu belas disputas contra um atual campeão das 24 Horas de Le Mans, e contra Max Verstappen, da Toro Rosso.
Hulk terminou em um bom 6º lugar, dentro do que era possível ser feito. A outra Force India, de Sergio Pérez, também cruzou a linha de chegada muito bem em 9º, considerando que largou de 13º.
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(Foto: Force India) |
Voltando à McLaren, esta que veio para realizar um "final de semana de testes", acabou se dando píor do que esperava. Após trocar uma porção de componentes da unidade motriz do MP4-30 #22, este acabou soltando fumaça do motor ainda nas primeiras voltas da prova, forçando Jenson Button a voltar aos boxes e abandonar.
Outros abandonos foram de Will Stevens da Manor, com vazamento de óleo após completar a primeira volta; Romain Grosjean da Lotus, com problema de câmbio na metade da corrida; e Carlos Sainz Jr. da Toro Rosso, que simplesmente deixou o carro nos boxes.
Quanto aos seus companheiros, na Manor, Roberto Merhi foi o último classificado, chegando em 14º. Já entre a Toro Rosso e a Lotus, as coisas esquentaram. Verstappen e Pastor Maldonado tiveram uma disputa feroz. Pudemos pressentir o perigo e o caos (entendedores...). Mas zuera à parte, apesar de muitos terem visto uns três quase-acidentes do #13 (que ironia ele escolher este número) como lambanças maldonadísticas comuns, eu devo dizer é que, na verdade, ele teve muita habilidade em recuperar o controle do E23 Hybrid em todas essas ocasiões. No final das contas, o venezuelano tomou o 7º lugar do talentoso e desaforado pirralho estreante, tendo largado em 10º, enquanto Mad Max saiu com saldo negativo por ter perdido esta única posição.
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(Foto: AP) |
Fechando a zona de pontuação, tivemos uma boa recuperação de Daniel Ricciardo da Red Bull, que havia largado em 18º. Nas voltas finais ele ultrapassou Felipe Nasr, deixando o brasileiro da Sauber com o 11º lugar. Coincidentemente ou não, seus companheiros vieram logo atrás, em ordem alternada de equipe: Daniil Kvyat em 12º e Marcus Ericsson em 13º.
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(Foto: Red Bull Racing) |
Um abraço!