sábado, 31 de janeiro de 2015

Fórmula 1 2015 - STR10: o novo bólido da Toro Rosso


"STR" de Scuderia Toro Rosso, e "10" por ser o 10º chassi da "escolinha" italiana da Red Bull. Acaba de ser lançado em Jerez de la Frontera, o carro de 2015 da equipe compromissada a revelar novos talentos para a categoria. Esse ano, seus pilotos serão o jovem Carlos Sainz Jr., de 20 anos, e o adolescente Max Verstappen, de 17 anos.


Página do AutoblogPV8 no Facebook: https://www.facebook.com/Autoblogpv8

Um abraço!
Paulo Vitor

sexta-feira, 30 de janeiro de 2015

Fórmula 1 2015 - Ferrari SF15-T


Depois de alguns dias liberando algumas amostras, hoje conhecemos o bicudo! Revelado hoje, este é o novo carro da reformulada Ferrari: o SF15-T. SF de Scuderia Ferrari, 15 de 2015, e T de turbo. Que será guiado pelo campeão Kimi Raikkonen e o tetracampeão Sebastian Vettel. Com a promessa de desempenho melhor do motor e do ERS, maiores pontos fracos do F14-T, vulgo "aspirador de pó", usado na temporada passada.


Página do AutoblogPV8 no Facebook: https://www.facebook.com/Autoblogpv8

Um abraço!

Fórmula 1 2015 - Com patrocínio do Banco do Brasil, Sauber lança o C34


Com a ida de Felipe Nasr para a equipe suíça Sauber, que passa por dificuldades financeiras e precisa muito de patrocinadores, o Banco do Brasil mandou a grana para ter suas cores bem evidentes no bólido, que terá também como piloto o sueco Marcus Ericsson, vindo da Caterham. Coincidentemente, são as cores da bandeira da Suécia.

Depois de uma péssima temporada em 2014 (a pior da história da equipe, que sequer pontuou) o C34, que é equipado com o motor Ferrari, buscará repetir os bons feitos de 2013 e principalmente 2012, quando conquistou alguns pódios com Sergio Pérez e Kamui Kobayashi.

Curiosidade: o número é o do modelo, mas o "C" é de Christiane, nome da esposa de Peter Sauber, dono e fundador da equipe. Bela homenagem à amada, não?


Página do AutoblogPV8 no Facebook: https://www.facebook.com/Autoblogpv8

Um abraço!
Paulo Vitor

Fórmula 1 2015 - Mercedes-Benz W06 em Silverstone


O lançamento oficial do W06, novo carro da Mercedes para a temporada 2015 da Fórmula 1, pilotado pelo atual bicampeão Lewis Hamilton e seu companheiro Nico Rosberg, deveria ser no dia 1º de fevereiro. Porém ontem a equipe prateada foi fazer seu "shakedown" (ver se tudo está ok) no circuito de Silverstone. Algumas imagens ruins de xeretas vazaram, então eles resolveram acabar logo com o suspense e revelar o carro.

Lembra bastante o seu antecessor, o W05. Afinal, se está indo bem, melhor não mudar muito, certo? Apenas melhorá-lo. O que dá para ver melhor, é que o bico está mais baixo e com a ponta mais fina.


Página do AutoblogPV8 no Facebook: https://www.facebook.com/Autoblogpv8

Um abraço!

quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

IndyCar no Brasil, em Brasília: ACABOU!


Por que isso não me surpreende? Já haviam alguns sinais disso, mas eu, ingênuo, mantinha a esperança tentando me enganar.

Nossos políticos, como sempre, estão de parabéns! Sim, foi desvio de dinheiro "para fins ainda desconhecidos". Pra quê será, né? Pra quê?! Dinheiro pra construir estádio superfaturado de futebol (e que agora ninguém usa) bem em frente ao autódromo, tem, né?

Esse blog é pessoal, e eu tô com raiva demais para escrever sobre isso. Não vai ficar bom. Eu não vou citar mais políticos e partidos, pra não ficar chato. Pois já bastam os partidários fanáticos de Facebook na vida de vocês, certo?

Então vou deixar aqui o link da - excelente - matéria do Grande Prêmio, que apurou os fatos (os quais me deixam ainda mais puto, com o perdão da palavra): http://grandepremio.uol.com.br/indy/noticias/band-anuncia-cancelamento-unilateral-de-prova-da-indy-em-brasilia-por-parte-de-orgao-do-governo-do-df

E tô aqui pensando... E os ingressos já vendidos? E como começaram as reformas, é óbvio que não vão terminar (se terminarem) tão cedo só para nossos campeonatos nacionais. Espero que eu esteja enganado, mas como já cometi o erro de me iludir demais, já digo: descanse em paz, autódromo de Brasília.

Parabéns aos envolvidos pelo vexame! Bando de canalhas!


Página do AutoblogPV8 no Facebook: https://www.facebook.com/Autoblogpv8

Um abraço!

Fórmula 1 2015 - Alex Lynn: mais um reserva na Williams


A notícia é de ontem, mas tá valendo.

Membro da academia de pilotos da Red Bull, Alex Lynn, piloto inglês de 21 anos e atual campeão da GP3 Series, ganhou um espaço na Fórmula 1. Será piloto de desenvolvimento da Williams, função antes ocupada por Susie Wolff, que agora fica no antigo lugar de Felipe Nasr como piloto de testes da equipe inglesa.

Muito bom para ele, que já vai adquirindo alguma experiência em simuladores e também na pista com o FW37, enquanto ao longo do ano disputará pela DAMS a GP2 Series, na qual um conhecimento e prática de F1 podem ser uma boa ajuda.

É uma oportunidade de desenvolvimento, para os pilotos já irem se acostumando com a atmosfera, o dia a dia e tantos detalhes técnicos da categoria.


Página do AutoblogPV8 no Facebook: https://www.facebook.com/Autoblogpv8

Um abraço!

Fórmula 1 2015 - O renascimento da McLaren-Honda: MP4-30

 
Finalmente, conhecemos o primeiro carro da retomada da parceria entre a escuderia inglesa McLaren, e a montadora japonesa Honda, após um hiato de mais de 20 anos.
 
Visualmente, o MP4-30 não largou o prata (ou cinza metálico, como quiserem) e o preto, mas adicionou ainda a cor vermelha, em referência aos bólidos construídos no final dos anos 80 e inícios dos 90. Depois de toda aquela expectativa que poderia trazer as cores branca ou laranja (como sempre)... O bico é mais baixo e felizmente, arredondado, sem a maldita "biluguinha". Sinceramente, eu gostei! Achei muito bonito.

O carro irá para a pista primeiramente com o espanhol Fernando Alonso, e depois com o inglês Jenson Button, nos testes de pré temporada em Jerez de la Frontera, na Espanha, entre os dias 1º e 4 de fevereiro.


Página do AutoblogPV8 no Facebook: https://www.facebook.com/Autoblogpv8

Um abraço!

segunda-feira, 26 de janeiro de 2015

Fórmula 1 2015 - O novo carro da Lotus: o E23 Hybrid


CLIQUE NAS IMAGENS PARA AMPLIÁ-LAS!


A equipe Lotus revelou hoje imagens do seu novo carro (agora é novo carro mesmo, galera, hahaha): o E23 Hybrid, que será guiado por Romain Grosjean e Pastor Maldonado na temporada 2015 da Fórmula 1.

Agora com os superiores motores Mercedes-Benz, a equipe anglo-francesa mira o posto da Williams. Será que conseguirão? Ah! E sem biquinho esquisito... ainda bem!


Página do AutoblogPV8 no Facebook: https://www.facebook.com/Autoblogpv8

Um abraço!

24 Horas de Daytona 2015


Na principal classe de protótipos, a equipe Ganassi foi mais uma vez a grande vencedora das 24 Horas de Daytona! O carro #02 guiado por Scott Dixon, Tony Kanaan, Kyle Larson e Jamie McMurray cruzou a linha de chegada em 1º lugar após 740 voltas, a menos de 1,4 segundo a frente do 2º colocado, o Corvette #5 dos até então campeões da prova e atuais campeões da categoria, João Barbosa, Christian Fittipaldi e Sébastien Bourdais.

Como o #02 da Ganassi deve participar apenas dessa prova, que como deixei subentendido, faz parte de um campeonato maior, o trio do Corvette DP continua como terminou a temporada passada: na liderança do TUDOR United SportsCar Championship ("novo" Grand-Am, digamos).

Porém nenhum desses dois largou na pole position. Essa foi conquistada por Oswaldo Negri, vencedor de 2012. Só que problemas na pista e com o carro, a turma do Ligier JS P2 terminou apenas em 11º.

Os resultados completos, desta e das outras divisões, você pode conferir aqui.


Página do AutoblogPV8 no Facebook: https://www.facebook.com/Autoblogpv8

Um abraço!

quarta-feira, 21 de janeiro de 2015

Fórmula 1 2015 - O novo visual da Force India


OLHA O MICO! Galera, desconsiderem boa parte do texto abaixo. Quando eu vi a foto desse post no Twitter, eu nem percebi que o chassi se tratava do VJM07, carro do ano passado. Falta de competência minha, que não prestei atenção nos textos. Me desculpem! Qualquer um comete um deslize desses ou até piores, não é mesmo?
________________________________________________________________________

Eis o primeiro carro da temporada 2015 da Fórmula 1 (não contando com a simulação da Williams) apresentado oficialmente: o VJM08, da Force India.

O modelo foi apresentado hoje na Cidade do México, pois apesar do time ser indiano, eles não tem só um piloto mexicano, que é Sergio Pérez, como também patrocinadores fortes de lá, como a Claro, da Telmex, pertencente ao multibilionário Carlos Slim. Além disso, esse ano teremos a volta do GP do México ao calendário da categoria.

O time agora adotou uma nova pintura, muito mais bonita, discreta e elegante do que a do colorido VJM07. Continuando com o preto predominante, o branco foi trocado pelo prata, o verde saiu de cena, o laranja permaneceu, e as logomarcas seguem um padrão branco (ou prata... não dá pra ver direito). Lembra muito pinturas antigas da McLaren, como a usada a pouco tempo da Vodafone e principalmente a da West (minha favorita, diga-se de passagem).

Por falar em patrocinadores, como disse o Ivan Capelli: "Kingfisher (cerveja), Smirnoff (vodka), José Cuervo (Tequila). Essa Force India é um boteco ambulante."


Página do AutoblogPV8 no Facebook: https://www.facebook.com/Autoblogpv8

Um abraço!

terça-feira, 20 de janeiro de 2015

Academia de pilotos no Brasil? Sim, a Shell Racing!


"Oi? É isso mesmo, Paulo?" Sim! Inacreditável mesmo, não é? Mas finalmente, temos sim, uma academia de pilotos! E eu espero do fundo do meu coração, que essa iniciativa dê certo e tenha futuro.

A notícia veio quentinha com exclusividade do Voando Baixo, então para dar ao Rafael Lopes seus merecidos créditos, não darei tantos detalhes aqui.

Basicamente, é uma iniciativa da Raízen, joint venture entre a brasileira Cosan e a multinacional Shell, sediada no Reino Unido.

A academia em si, como podem ver no título, se chama Shell Racing. O objetivo foi fazer algo parecido com o que há de suporte nos Estados Unidos e na Europa. Pelo menos a princípio, a Shell investirá em jovens talentos do kart (Brasileiro e Kart e Super Kart Brasil), do Brasileiro de Turismo e da Fórmula 3 Brasil, em parceria com equipes de todas essas categorias.


Página do AutoblogPV8 no Facebook: https://www.facebook.com/Autoblogpv8

Um abraço!

Pietro Fittipaldi na Fórmula 3 Europeia e na World Series by Renault

Atual campeão da Protyre Fórmula Renault Inglesa, membro da Escuderia Telmex e da Ferrari Driver Academy, além de um programa de desenvolvimento da própria FIA, Pietro Fittipaldi decidiu que em 2015 irá disputar a Fórmula 3 Europeia, além de participar duas etapas da World Series by Renault no final do ano.


A escolha foi baseada no bom desempenho de Pietro com um F3 já em seu primeiro contato com o carro, quebrando o recorde da categoria em Fiorano, pista da Ferrari em Maranello, o que contribuiu muito para a sua inclusão no time vermelho.

Foi uma boa escolha, na minha opinião. Ele é um diamante bruto ainda jovem, e não precisar dar grandes saltos de uma vez, podendo ser lapidado com mais cuidado. E ainda participando da Fórmula Renault 3.5 no final do ano, poderá ter uma experiência de corrida com um carro de potência menos distante da Fórmula 1 e que, assim como os carros da principal categoria do automobilismo mundial, possui DRS além de um estilo de pilotagem parecido com o exigido pelos F1.

Participando de tantas academias, com patrocinares fortes e tendo uma mãozinha do avô Emerson Fittipaldi, Pietro "só" tem que mostrar competência e ter sorte na hora de conseguir um cockpit na Fórmula 1, dentro de dois ou três anos, que é o seu objetivo.


Página do AutoblogPV8 no Facebook: https://www.facebook.com/Autoblogpv8

Um abraço!

Fórmula 1 2015 - Atualizações do blog

Bom, voltei de viagem ontem à noite e durante esta, a maior parte das notícias que saíram, pensei que pudesse deixar para depois, já que nenhum carro foi lançado. Então, vamos ao resumo, já que cada notícia é breve, e boa parte delas, provavelmente vocês já sabem.


A Federação Internacional do Automóvel (FIA) permitiu que, assim como as outras equipes e montadoras, que a Honda também desenvolvesse mais o seu motor V6 1.6 turbo ao longo da temporada 2015. Justo, não?


Morreu ontem aos 97 anos, Robert Manzon. Ele era o último sobrevivente da primeira temporada da Fórmula 1, de 1950, e até então, o piloto mais velho da categoria ainda vivo. As causas da morte não foram divulgadas. O francês correu até 1956, participando de 28 GPs, pelas equipes Gordini e Ferrari, e conquistou dois pódios. Descanse em paz, último precursor.


A Marussia, talvez, poderá continuar na Fórmula 1. Os equipamentos da equipe estão sendo vendidos e até a sede foi comprada pela Haas Racing, mas seus dirigentes se mantém esperançosos de continuarem na categoria, mesmo que se arrastem. A equipe está inscrita na lista da FIA como Manor, porém, é claro, ainda não confirmou sua presença no grid. De inscrita mas não confirmada, também há a Caterham.


Atual campeão da GP2 Series, Jolyon Palmer foi confirmado como piloto reserva da Lotus. Participará de treinos e livres e ocasionalmente, poderá substituir Pastor Maldonado ou Romain Grosjean caso um deles não possa participar de alguma prova por qualquer motivo.


Não é um patrocinador master que dá suas cores ao carro, mas a McLaren fechou hoje uma parceria com a rede de notícias americana CNN, que de 2010 a 2012 esteve com a Lotus/Caterham.


Em sua nova capa, a revista F1 Racing traz uma imagem virtual do novo carro da Williams, o FW37, que será pilotado por Felipe Massa e Valtteri Bottas em 2015. Vi isso lá no Facebook do meu xará Paulo Teixeira, do Continental Circus.

O que mais?

Temos as datas de lançamento de alguns bólidos. Começando amanhã (21 de janeiro) com a Force India (mas talvez leve o chassi antigo para os primeiros testes). Depois vem a McLaren no dia 29, Ferrari dia 30, Toro Rosso dia 31 e Mercedes no dia 1º de fevereiro.

E para ter mais luz natural, os horários das corridas na Austrália, Malásia, China, Japão e Rússia, foram antecipados em uma hora. Os horários antigos eram para se adequarem melhor as horas na Europa, que sempre é referência, porém o acidente de Jules Bianchi motivou essa decisão.


Página do AutoblogPV8 no Facebook: https://www.facebook.com/Autoblogpv8

Um abraço!

domingo, 11 de janeiro de 2015

Formula E 2014 / 2015 - ePrix de Buenos Aires, na Argentina


António Félix da Costa foi o quarto vencedor da Formula E, em quatro etapas disputadas. Ontem, o português subiu ao lugar mais alto do pódio após a vitória cair no seu colo (tendo escapado entre os dedos de outros) nas ruas de Buenos Aires, na Argentina.

Foi mais uma prova louca, como a categoria vem se mostrando ser. Sébastian Buemi, que era o pole position, poderia ter vencido, se não tivesse quebrado a suspensão numa zebra. Logo atrás vinha Lucas di Grassi, que poderia ter ampliado ainda mais a sua liderança no campeonato, se também não tivesse quebrado a suspensão ao esbarrar no muro após uma chicane. Então seria Nick Heidfeld o vencedor? Seria, se não tivesse levado uma punição por exceder a velocidade nos boxes.

Sam Bird então havia ultrapassado AFC, porém também teve que ir aos boxes mais uma vez, por irregularidades na parada anterior. Sendo assim, o português que havia largado em 7º e conseguido algumas posições, inclusive contornando acidentes, acabou sendo o vencedor. O pódio foi completado por Nicolas Prost e Nelsinho Piquet, que inclusive não acreditou no resultado que havia obtido ao cruzar a linha de chegada.

Em 4º veio Jaime Alguersuari. Após mais uma corrida de recuperação na tabela do campeonato, Bruno Senna chegou em 5º lugar. Pouco? Bem, ele havia largado em 19º, ou seja, penúltimo. Seu carro não teve a energia necessária para uma boa volta no qualifying.

Lucas di Grassi segue líder do campeonato de pilotos, com 10 pontos se vantagem sobre Sam Bird. Já entre as equipes, quem lidera é a e.Dams, com 9 pontos sobre a Virgin.


Todos os resultados do ePrix de Buenos Aires: http://www.fiaformulae.com/en/results/buenos-aires-eprix.aspx

Campeonato de Pilotos: http://www.fiaformulae.com/en/results/driver-standings.aspx

Campeonato de Equipes: http://www.fiaformulae.com/en/results/team-standings.aspx


Página do AutoblogPV8 no Facebook: https://www.facebook.com/Autoblogpv8

Um abraço!
Paulo Vitor

quarta-feira, 7 de janeiro de 2015

Fórmula 1 2015 - Coreia do Sul, Susie Wolff e FIA


A Coreia do Sul já não estava disposta a sediar um GP, e ontem a Federação Internacional do Automóvel (FIA) confirmou a exclusão da etapa do calendário da temporada 2015 de Fórmula 1. Quem deve estar mais grato por isso, é Nico Hulkenberg, que agora poderá correr tranquilamente no World Endurance Championship (WEC).


Uma deusa, uma louca, uma feiticeira... ela é D+! A Williams confirmou que sua reserva Susie Wolff, irá pilotar o novo F1 da equipe, o FW37, nos testes da pré temporada em Barcelona.


Por causa de Max Verstappen (17 anos), FIA declara que a partir do ano que vem a idade mínima para ingressar na Fórmula 1, será de 18 anos. Precisarão ainda ter passado dois anos em categorias de acesso. Estranhamente, precisarão de 40 pontos em três anos. Sendo campeão da GP2, o piloto já supera isso, levando 50 pontos de uma vez. Mas outras categorias fornecem exatos 40 pontos ou menos. E claro, como sempre é necessária a super licença, tendo que rodar 300 km em um F1.


Página do AutoblogPV8 no Facebook: https://www.facebook.com/Autoblogpv8

Um abraço!

Morte no Rally Dakar

Como já é de costume no mês de janeiro, está sendo realizado o Rally Dakar. E o que infelizmente não nos surpreende, é que a prova off road da América do Sul fez a sua primeira (e espero que a única) vítima desta edição.

Três dias após a largada, o piloto polonês Michal Hernik, de 39 anos, que competia na categoria de motos, depois de ter seu sinal perdido, teve seu corpo encontrado a 300 metros fora da pista, já sem vida. Os médicos tentaram reanimá-lo, mas já era tarde demais. O fato lamentável aconteceu na tarde de ontem.

Descanse em paz, Michal.


Página do AutoblogPV8 no Facebook: https://www.facebook.com/Autoblogpv8

Um abraço!
Paulo Vitor

segunda-feira, 5 de janeiro de 2015

Fórmula 1 2015 - Notícias do dia

(Foto: Getty Images)
Morre Jean-Pierre Beltoise, aos 77 anos, vítima de dois AVCs. Após uma consagrada carreira no motociclismo de seu país, com 11 títulos, o francês foi em busca de fama internacional sobre as quatro rodas até chegar à Fórmula 1, onde obteve uma única vitória, logo no tradicional GP de Mônaco, além de subir ao pódio mais oito vezes. Correu pela BRM e pela Matra, por 85 GPs. Descanse em paz, campeão.

(Foto: Getty Images)
Felipe Massa terá um novo engenheiro nesta temporada. Seu antigo, Andrew Murdoch, foi promovido dentro da Williams. No seu lugar, quem auxiliará o brasileiro será Dabe Robson, que esteve ao lado de Jenson Button nos últimos anos na McLaren.

(Imagem: F1 da Depressão)

Por falar em McLaren, para deixar para trás qualquer vínculo com a Mercedes-Benz, a equipe de Woking deixará de usar a pintura prateada. As possibilidades são: usar as cores de um grande patrocinador que possa surgir; usar o branco pelo primeiro carro da equipe e pela parceria com a Honda; e óbvio, o tradicional laranja da McLaren. Enquanto isso, a Mercedes AMG deverá usar uma pintura cromada.


Página do AutoblogPV8 no Facebook: https://www.facebook.com/Autoblogpv8

Um abraço!
Paulo Vitor

domingo, 4 de janeiro de 2015

Fórmula 1 2015 - Desenvolvimento dos motores V6 1.6 Turbo


Há uma semana eu falei sobre isso, e de lá pra cá as coisas mudaram um pouco, graças a Federação Internacional do Automóvel (FIA).

O desenvolvimento dos motores deveria estar congelado ao longo da temporada que começa neste ano. Deveria. Porém, encontraram o local do pulo do gato. As brechas das quais as equipes vencedoras sempre se aproveitam (e eu acho isso sensacional).

Durante essas férias da categoria, quando é inverno na Europa, as montadoras poderiam fazer modificações nos motores para as equipes até a data de homologação (que SERIA antes da primeira corrida) da nova versão do propulsor. Mas... que data de homologação? É, ficou faltando isso na redação.

Em parte alguma do regulamento, este deixou explícito que os motores não poderiam ser desenvolvidos ao longo do ano. E a FIA admitiu esse erro, então está liberado mesmo. Logo, não só as fabricantes, como as próprias equipes poderão mexer em suas unidades de força. Não totalmente, pois a brecha não é tão ampla assim. Mas em quase metade dos componentes dos V6 1.6 turbinados, e para isto, deverá haver algum justificativa, e claro, sem passar dos limites.

A Ferrari, por exemplo, já correu atrás de uma parceira da Red Bull, a AVL. Empresa austríaca nas mãos da qual o motor Renault dos rubro taurinos tanto evoluiu, também, é claro, com a ajuda da própria montadora francesa.

Quem fica de fora dessa brincadeira é a Honda, pois não está fazendo uma transição entre uma versão e outra de um mesmo motor, mas sim entrando na categoria para o seu primeiro ano após um certo hiato. Por isso, antes do início do campeonato, terá seu motor homologado.

As equipes poderão fazer o mesmo em 2016, e aí a nipônica poderá entrar nessa parte da disputa também. Porém, isso acontecerá com cada vez menos componentes do motor.


Página do AutoblogPV8 no Facebook: https://www.facebook.com/Autoblogpv8

Um abraço!

quinta-feira, 1 de janeiro de 2015

Formula E 2014 / 2015 - Franck Montagny suspenso por uso de cocaína


Piloto da Andretti na Formula E, Franck Montagny não apareceu na última etapa da categoria, no Uruguai. Naquela ocasião, ele disse que estava tendo problemas de saúde e assim foi substituído por seu conterrâneo Jean-Éric Vergne. Hoje, soubemos o real motivo do afastamento, que deverá permanecer ou até poderá significar o fim de sua carreira no automobilismo.

Depois de provocar um acidente na etapa da Malásia, o francês de 36 anos foi chamado pelo fiscal antidoping. Tendo um resultado que só foi revelado agora, pelo próprio Montagny, que se diz muito envergonhado.

O piloto foi um dos destaques na abertura do campeonato, na China. Campeão da World Series em 2003, pilotou na Fórmula 1 em 2006 pela Super Aguri, e depois teve notórias passagens pelas 24 Horas de Le Mans e a IndyCar Series.

Em algum lugar, James Hunt está chorando de rir disso.


Página do AutoblogPV8 no Facebook: https://www.facebook.com/Autoblogpv8

Um abraço!
Paulo Vitor