domingo, 8 de junho de 2014

Fórmula 1 2014 - GP do Canadá - Corrida

Que venha a galera do "Fórmula 1 é chata, entediante", porque... Que corrida! E como diz o Joab, esse circuito tem a "Maldição de Villeneuve", ou seja: alguma coisa muito louca sempre tem que acontecer. Sempre.


E a corrida começou honrando muito bem essa fama. Os companheiros de equipe da Marussia foram dividir uma curva, e... Jules Bianchi foi parar no muro, e Max Chilton foi desclassificado, mas mesmo que não fosse, também foi comprometido pela batida.

(Foto: Getty Images)
Sob bandeira amarela junto com a quadriculada, Daniel Ricciardo, o novo australiano da Red Bull, acabou com a hegemonia da Mercedes AMG, superando Nico Rosberg nas voltas finais, e conquistando a sua primeira vitória na Fórmula 1! E que grande vitória, Ricciardo! Parabéns! Que seja a primeira de muitas! A Red Bull foi à loucura! Poucas vezes vi a equipe tão empolgada. Mas é compreensível, pelo que a equipe vinha passando desde o início da temporada. Com muita dedicação, conseguiram uma merecida vitória!

Rosberg era o pole position, largou bem e liderou muitas voltas. Mas sempre teve Lewis Hamilton ali, bem no seu calcanhar. Os dois companheiros duelaram novamente, mas o inglês primeiramente teve problemas com perda de potência de seu motor, e posteriormente com os freios também, que são muito castigados na pista de Montreal. Acabou tendo que abandonar a prova, deixando o alemão abrir vantagem no campeonato, mas com um 2º lugar. O carro do líder acabou perdendo rendimento ao final da prova, e aparentemente, seus freios também estavam excessivamente desgastados, dando ao australiano rubro taurino a chance de ultrapassar. E ultrapassou, com estilo.

(Foto: AP)
Completando o pódio, tivemos ele, o atual tetracampeão Sebastian Vettel, que por um fio não teve sua - desde o começo - brilhante corrida arruinada. Por... A wild Felipe appears (quem já jogou Pokémon, entendeu): https://twitter.com/TommyWTF1/status/475733882248364032

Pois é, minha gente. Vamos ao ponto espinhoso da conversa. Se você é viúva do Ayrton Senna (vocês sabem que eu gosto demais do piloto, mas os fanatismos...), pode pular esse parágrafo. A Williams, tinha um carro muito, muito bom para essa prova. Era bem possível termos Felipe Massa e Valtteri Bottas completando o pódio, ou pelo menos um deles, sinceramente. Mas um piloto, que é muito rápido especialmente nessa pista, diga-se de passagem, não honrou o equipamento que tinha, como fez na classificação, na medida em que conseguiu: Bottas. O outro, que todos reclamam que não ataca ninguém, dessa vez adotou uma postura muito agressiva, e por isso se deu mal na última volta. O brasileiro "especialista" em automobilismo, corneteiro, que não acompanha detalhe por detalhe da Fórmula 1, que não sabe dos bastidores, que não sabe o que de importante é feito no carro treino por treino, que acha que classificação é treino (como a Globo diz), que se souber o nome de um engenheiro (Adrian Newey, que sempre falam na TV) e um chefe de equipe (fala que o falecido Enzo é chefe da Scuderia) é muito, que não sabe nem pra quê servem asas dianteira e traseira, como funcionam ERS e DRS, entre muitas outras coisas, é um bicho, no mínimo, curioso. Não sabe o que quer. Reclama de uma coisa, e quando a tem, reclama também. E o apoio dessa "torcida" quando as coisas dão errado, hein? Coisa linda! Se fosse com o time de futebol, era diferente...

E agora, com a palavra, Stunts, o ferrarista nato, e um dos caras mais sinceros na crítica que eu conheço:


Vamos à parte objetiva. Nico Hulkenberg estava segurando Bottas, que era seguido de perto por Massa. O brasileiro conseguiu ultrapassar os dois, e foi à caça de Vettel. 2 ou 3 voltas depois, Sergio Pérez vinha rápido em 2º, e foi ultrapassado por Ricciardo. Enquanto isso, Vettel era pressionado por um já quase sem freios Massa. Massa tinha mais carro, e mais pneus, pois havia trocado os seus há pouco tempo, quando inclusive liderava a corrida até entrar nos boxes. Tendo que frear com mais cautela, Vettel sempre se distanciava nas saídas de curvas e início de retas. Sendo assim, acabou chegando em Pérez e o ultrapassando. Felipe tinha menos de 2 voltas para também ultrapassar o mexicano, e quando ia fazendo isso na entrada da primeira curva... Bem, sejam racionais e tirem suas próprias conclusões: https://twitter.com/AlonsistaF1/status/475738930076463106


É, Sebastião... Eu sei que nessa hora você comprimiu alguma parte do seu corpo. E não foram as mãos.
(Foto: Getty Images)
Os carros viraram destroços. Foi uma batida muito violenta, com direito a rodadas, atingindo várias partes dos carros.
(Foto: AP)
Pérez dá um toque em Massa, que não pôde evitar, já que... Bonde do Felipe sem freio! Viram como dá pra brincar com a situação de forma sadia? Não xingando o Pérez, de forma alguma. Aliás, ele vinha fazendo uma corrida brilhante! Largou em 13º, e se tivesse segurado Vettel, terminaria em 3º. Toque de corrida. Acontece... São corridas assim que eu quero ver. Mas é isso aí, Felipe! Roda pra frente! Que a Williams continue te dando um carro bem desenvolvido para brigar desse jeito! Ah, sim... Ele está bem.


Não é por ser brasileiro. Eu gosto é da Fórmula 1, e se não tiver nenhum piloto daqui, lá, eu vou continuar assistindo e adorando isso do mesmo jeito. Vocês sempre vão me ver defendendo o que eu achar justo aqui, seja de qual país o piloto for.

Ah, sim! E Sergio Pérez foi considerado o culpado pelos comissários (tá bom? Ok?), e por isso perderá 5 posições na formação do grid da próxima etapa. Assim como Chilton perderá 3 posições, mas isso não faz muita diferença quando se anda de Marussia.

Só pra confirmar, se ainda não tiverem entendido... Porque sempre tem aqueles para os quais tem que desenhar, né?



Mas o Felipe Massa é um piloto lento mesmo, não é verdade? Só fez a volta mais rápida da corrida, entre todos os outros: 1m,18s,504. Abraços.

Quem quiser saber desses problemas nos freios, vou explicar agora. Se for irrelevante, pule o parágrafo. A explicação foi dada pelo piloto Luciano Burti, que contribui com seus comentários e "macarrãozinho" nas transmissões da Globo. Como ele disse, essa pista e a de Monza, são mais duras com os freios, exigindo jogos com uma espessura de 28 milímetros, quando normalmente usam de 25 milímetros. Então é algo bem comum de se acontecer nessa corrida.

Além de Massa, Pérez, Hamilton, Bianchi e Chilton, também não terminaram: os pilotos da Lotus, Romain Grosjean, com problemas no DRS, e Pastor Maldonado, com problema no motor Renault; os pilotos da Caterham, Marcus Ericsson e Kamui Kobayashi, sendo que o japonês teve a sua suspensão traseira esquerda quebrada, e o outro foi apenas mais um motor Renault fritando; e Daniil Kvyat, que por alguma razão que não sabemos, parou sua Toro Rosso fora da pista próximo ao hairpin. A Sauber, ficou voltas atrás tanto com Adrian Sutil quanto com Esteban Gutiérrez, em últimos, mas terminaram classificados. Porém atrás de Massa e Pérez, que chegaram a abrir a última volta. Nenhum dos quatro marca pontos mesmo. Ou seja, essa corrida fechou só com a zona de pontuação: 10 carros!

Com isso tudo acontecendo, no final eu percebi: Jenson Button em 4º! Nada mal para a McLaren, que depois do GP da Austrália teve uma queda de rendimento.

A Ferrari, ao contrário do que vinha demonstrando nos treinos e na classificação, não teve uma boa corrida. Mas seus pilotos Fernando Alonso e Kimi Raikkonen tiveram seus bons momentos de disputa por posição.

(Foto: Getty Images)
Como eu já disse... Que corrida! Especialmente nas últimas voltas, que foram de tirar o fôlego!


Resultados finais do GP do Canadá 2014 de Fórmula 1:

(Posição / Piloto / Número do piloto / País / Equipe / Motor / Tempo-Diferença)

1 - Daniel Ricciardo #3 (Austrália / Infiniti Red Bull Racing / Renault) = 70 voltas em 1h,39m,12s,830    
2 - Nico Rosberg #6 (Alemanha / Mercedes AMG Petronas / Mercedes-Benz) = +4.236s
3 - Sebastian Vettel #1 (Alemanha / Infini Red Bull Racing / Renault) = +5.247s
4 - Jenson Button #22 (Inglaterra / McLaren / Mercedes-Benz) = +11.755s
5 - Nico Hulkenberg #27 (Alemanha / Sahara Force India / Mercedes-Benz) = +12.843s
6 - Fernando Alonso #14 (Espanha / Scuderia Ferrari / Ferrari) = +14,869s
7 - Valtteri Bottas #77 (Finlândia / Williams Martini Racing / Mercedes) = +23,578s
8 - Jean-Éric Vergne #25 (França / Scuderia Toro Rosso / Renault) = +28,026s
9 - Kevin Magnussen #20 (Dinamarca / McLaren / Mercedes-Benz) = +29,254s
10 - Kimi Raikkonen #7 (Finlândia / Scuderia Ferrari / Ferrari) = +53,678s

Mundial de Pilotos: http://www.formula1.com/results/driver/
Mundial de Construtores: http://www.formula1.com/results/team/


Próxima etapa, GP da Áustria! Sim o A1 Ring (pra mim sempre vai se chamar assim antes de Red Bull Ring) está de volta à Fórmula 1! Será nos dias 20, 21 e 22 de junho!


Página do AutoblogPV8 no Facebook: https://www.facebook.com/Autoblogpv8

Um abraço!
Paulo Vitor

Nenhum comentário:

Postar um comentário