segunda-feira, 29 de junho de 2015

Novo Audi A4


A Audi apresentou hoje na Alemanha, a nova geração do A4, tanto em versão sedã quanto "perua".

Maior, mais tecnológico, seguro, econômico, leve e rápido, ele promete dar trabalho aos rivais conterrâneos da Mercedes-Benz e BMW.


Motores de 4 ou 6 cilindros em linha, movidos a gasolina, a diesel ou a gás natural. A versão de entrada é o 1.4 TSFI que gera 150 cv, depois o 2.0 TSFI (versões de 190 cv ou 252 cv), estes são os modelos movidos a gasolina. Quanto ao diesel, pode-se levar o 2.0 TDI (150 cv ou 190 cv) ou o 3.0 TDI (218 cv ou 272 cv). E por último, 170 cv no 2.0 TSFI movido a gás para a versão Avant.


Junto ao motor, é claro, vem as transmissões. O câmbio pode ser manual de 6 marchas, S-Tronic de 7 marchas ou CVT.

A tração é dianteira, mas por se tratar de Audi, temos a integral quattro oferecida como opcional.

O interior com o painel todo digital, como podem ver, é praticamente uma nave.


O atrativo da economia, fica a cargo das versões TFSI. O 1.4L faz 20,4 km/l e 0 a 100 km/h em 8,9 segundos; o 2.0L faz 20,8 km/l e faz de 0 a 100 km/h em 7,3 segundos. O segundo é a melhor opção, hein?

E com a nova plataforma, ele é 120 kg mais leve que a geração anterior.


Página do AutoblogPV8 no Facebook: https://www.facebook.com/Autoblogpv8

Um abraço!
Paulo Vitor

Vazou na Internet: a nova Ferrari F12 GTO


Baseada na F12 Berlinetta e na 250 GTO, esta fusão - até de nomes - é a F12 GTO. Como são imagens vazadas, a qualidade não é muito boa, mas esta é a nova Ferrari.

Com apenas 650 unidades limitadas produzidas, o bólido traz um motor V12 de 6.3L que gera quase 800 cv de potência (788 cv, mas precisamente - mas quem sabem não apimentam até o lançamento?), além do HY-KERS herdado da LaFerrari.


Página do AutoblogPV8 no Facebook: https://www.facebook.com/Autoblogpv8

Um abraço!
Paulo Vitor

Fórmula 1 2015 - GP da Inglaterra - Informações


Chegamos ao berço da Fórmula 1, onde neste final de semana acontecerá a próxima etapa do mundial 2015: Silvertone. Silver, prata, flechas, Mercedes... já sabem o provável fim disso.


Programação (horários de Brasília):

Sexta-feira: 1º Treino Livre às 6h, e 2º Treino Livre às 10h.
Sábado: 3º Treino Livre às 6h, e Classificação às 9h.
Domingo: Corrida às 9h.

Mapa do circuito:


Página do AutoblogPV8 no Facebook: https://www.facebook.com/Autoblogpv8

Um abraço!
Paulo Vitor

domingo, 28 de junho de 2015

Circuito dos Cristais: o Autódromo (e condomínio) Internacional de Curvelo


Perdoem-me se isto já foi tema de post aqui no AutoblogPV8. Acontece que o mesmo foi - milagrosamente - pauta do Globo Esporte de Minas Gerais na semana passada. "Já sei disso há muito tempo", pensei. Mas será que falei com vocês sobre? Bem, não encontrei nenhum post. E se até o Globo Futebol, ops, GE-MG com todo seu descaso com automobilismo, falou do Circuito dos Cristais, é uma questão de honra para o AutoblogPV8.

Para quem não conhece, Curvelo é uma cidade que fica a uns... 150 km (talvez um pouco mais) de Belo Horizonte. Dizem que em toda a sua extensão territorial, é até maior.

Apesar de ter a conclusão adiada algumas vezes, as obras no Circuito dos Cristais estão a pleno vapor, e ele deverá ficar pronto até março de 2016, podendo inclusive entrar para o calendário da Stock Car. Isso mesmo, o circuito é de alto porte, com homologação FIA e FIM (nem preciso falar em CBA, né?), podendo receber competições de carros e motos a nível internacional.

O que já é ótimo, pode ainda melhorar. Que tal morar no autódromo? Se você é dono de um esportivo ou superesportivo, mas naturalmente tem medo de colocá-lo nas ruas do Brasil, o Circuito dos Cristais é também um condomínio.

WHAT?!


É, pode parecer estranho. Bem... nem tanto. Alguns aí devem conhecer o circuito Ascari, na Espanha. Certo? Dá uma olhada lá no Gran Turismo 6. Então, ele é um condomínio (me parece que inclusive possui um hotel bem luxuoso). Acho melhor chamar de "Race Resort". A ideia é nova só aqui no Brasil mesmo. Ou melhor, em toda a América Latina. Você pode morar no circuito, ou pelo menos ter a sua casa lá para acelerar nos finais de semana. É o Casa de Pista. Precisa dizer que as garagens são praticamente oficinas? Não, né?


Mas vamos voltar para a pista?

Aqui você pode ver uma simulação feita pela TecRacing, que desenvolve esse projeto "pouco" ambicioso.


São 4,4 km de um circuito de alta velocidade, em sentido anti horário, variação de relevo de 30 metros, 16 curvas e 30 boxes. Estrutura de primeira em tudo.

Não curte asfalto? Beleza, "trilheiro". Vai ter pista off road pra você levar seu jipe ou sua moto para praticar motocross também. Satisfeito?

Além ainda de área de preservação ambiental.

Demais, não?

Pelo menos isso é tudo o que está no papel. E no final das contas, tomara que fique assim de verdade mesmo.


Página do AutoblogPV8 no Facebook: https://www.facebook.com/Autoblogpv8

Um abraço!

Formula E 2014 / 2015 - ePrix de Londres - Corrida 2


Nelsinho Piquet é o primeiro campeão mundial de Formula E, por 1 ponto! Que final de corrida, que final de campeonato!

Ontem, seu principal adversário, Sébastien Buemi, venceu, conquistando o título de equipe para a e.dams junto com Nicolas Prost.

Buemi largou em 6º, o que seria um grande azar, se ele não tivesse marcado seu tempo em pista seca, enquanto Lucas di Grassi e Nelsinho o fizeram no molhado. O campeão partiu de 16º, vendo o título nas mãos do rival, mas terminou em 7º.

Dois coadjuvantes foram essenciais nessa conquista: Sam Bird e Bruno Senna.

O primeiro, tirou a volta mais rápida do piloto da e.dams, e o segundo fez a sua melhor corrida no campeonato. Bruno largou em 5º e chegou em 4º, segurando um Buemi com "sangue nos zói'" no final da prova, ao ponto de se tocarem diversas vezes nas voltas finais, mas todos toques de corrida.

A propósito, Bruno ultrapassou Buemi exatamente quanto este, ao sair dos boxes com os pneus frios, rodou. E quase que o di Grassi veio junto.


Sim, um Piquet sendo campeão com a ajuda de um Senna. E sim, com seu maior rival di Grassi fazendo pressão em seu adversário (mas também sendo um candidato) na luta pelo título. Que loucura, não?

De forma alguma tirando o mérito de Nelsinho! O cara largou em 16º e chegou em 6º. Parabéns, campeão!

Aliás, voltando ao Bird, hoje ele venceu sua segunda corrida na categoria. Era para o pole posiiton Stephane Sarrazin ser o vencedor, porém o mesmo foi punido com um acréscimo de 49 segundos ao seu tempo final, por extrapolar o limite de energia do carro, terminando em 15º. Os pilotos da Dragon, vice campeã, Jérôme d'Ambrosio e Loïc Duval completaram o pódio, nesta ordem.

E entre Buemi e Piquet, ficou Lucas di Grassi. Os três candidatos ao título começaram a prova distantes uns dos outros e terminaram em 5º, 6º e 7º. Na verdade, considerando as conquistas e obstáculos que enfrentaram, os três eram merecedores do título.


Todos os resultados finais do ePrix de Londres (Corrida 2): http://www.fiaformulae.com/en/results/london-eprix-rd-11.aspx

Final do Mundial de Pilotos: http://www.fiaformulae.com/en/results/driver-standings.aspx

Final do Mundial de Equipes: http://www.fiaformulae.com/en/results/team-standings.aspx


Página do AutoblogPV8 no Facebook: https://www.facebook.com/Autoblogpv8

Um abraço!
Paulo Vitor

sábado, 27 de junho de 2015

Formula E 2014 / 2015 - ePrix de Londres - Corrida 1

(Foto: AP)
A e.dams é a campeã da primeira temporada da Formula E e seu piloto Sébastien Buemi, o pole position, foi o vencedor da primeira corrida da rodada dupla de Londres, etapa final do campeonato.

Nelsinho Piquet, líder do campeonato, e Lucas di Grassi, terceiro colocado, que abram os olhos e se preocupem menos com sua rixa particular, senão o suíço levará o caneco para casa.

Os brasileiros largaram na segunda fila, disputando o 4º lugar em boa parte da prova e até trocando tinta em uma manobra que, particularmente, classifico como toque de corrida, pois ambos perderam suas parcelas de razão.

Por que não disputaram o pódio? Um esperto Jean-Éric Vergne fez A ultrapassagem da corrida sobre o piloto da Audi Sport Abt, conquistando o 3º lugar. Lucas até tentou tomar a posição de volta no final, porém não obteve sucesso. Mas pelo menos saiu com a volta mais rápida, o que soma pontos.

Em 2º lugar, ficou Jerome 'dAmbrosio, que largou nessa posição e mal pôde ameaçar Buemi.

O terceiro brasileiro, Bruno Senna, durante boa parte da prova deu a impressão de que o azar havia largado do seu pé. Começou em 8º, avançou para 7º e de repente... despencou para 16º, provavelmente por problema de bateria, já que pelo menos completou a prova, sendo o penúltimo a se classificar.


Todos os resultados (até então) do ePrix de Londres: http://www.fiaformulae.com/en/results/london-eprix.aspx

Mundial de Pilotos: http://www.fiaformulae.com/en/results/driver-standings.aspx
Mundial de Equipes: http://www.fiaformulae.com/en/results/team-standings.aspx


Página do AutoblogPV8 no Facebook: https://www.facebook.com/Autoblogpv8

Um abraço!
Paulo Vitor

sexta-feira, 26 de junho de 2015

Shelby Super Snake 2015


Infelizmente, Carroll Shelby pode não estar mais entre nós, mas sua marca continua nos trilhos nos quais ele a deixou: na preparação do Ford Mustang.

Para não perder o hábito, a Shelby sempre atende aqueles que nunca estão satisfeito com o que a Ford entrega de potência, trocando o cavalo original por uma cobra muito mais venenosa.

500 cv de potência e 55,2 kgfm de torque em um V8 de 5.0L tá pouco? Beleza... Na configuração mais "mansa", com um novo compressor mecânico, o Super Snake entrega 650 cv, mas se você é mais apelão ainda, pode levar o muscle car para casa com seus brutais 750 cv de potência.

E claro, para dar conta disso tudo, o bólido recebeu reforços de intercooler, diferencial, suspensão e transmissão. Além das mudanças estéticas, com peças em fibra de carbono.

O preço do upgrade é de quase 44.500 dólares.


Página do AutoblogPV8 no Facebook: https://www.facebook.com/Autoblogpv8

Um abraço!

quinta-feira, 25 de junho de 2015

Volkswagen Up! TSI (ou Speed Up!): três-cilindros 1.0 turboflex


Up! turbo? Flex? Sim e sim, senhoras e senhores.

O três-cilindros de 1.0L é o primeiro motor desse tipo turbinado, com injeção direta de combustível e flex do mundo, rendendo 101 cv com gasolina e 105 cv com etanol. Além de 16,8 kgfm de torque.

Além das mudanças visuais, o carro recebeu reforços de chassi e suspensão.

O Up! TSI pode ainda se chamar Speed Up! futuramente, inclusive trazendo um visual mais esportivo. A Volkswagen deve dar mais informações sobre o carro apresentado ontem na fábrica em São Carlos, interior de São Paulo, no próximo mês.

Pode ser uma opção bem divertida, hein?


Página do AutoblogPV8 no Facebook: https://www.facebook.com/Autoblogpv8

Um abraço!
Paulo Vitor

Novo Alfa Romeo Giulia e os 105 anos da marca


Ontem a Alfa Romeo completou seus 105 aninhos de história, e para comemorar, revelou seu novo sedã médio, resgatando o nome de um clássico da marca, o Giulia.


Na verdade, algumas imagens já haviam vazado um dia antes. Pois a própria aniversariante não mostrou muita coisa nem mesmo na apresentação oficial no museu da marca, e sequer falou de muitos detalhes técnicos.


Motor 2.9L, V6 turbo, de 510 cv e... tração traseira! A propósito, o motor vem da Ferrari, e com o Giulia, faz de 0 a 100 km/h em 3,9 segundos. Quer mais? Ok, provavelmente há diferentes opções de câmbio, mas há uma imagem revelando que uma dessas versões é... manual!

Provavelmente haverão outras versões de motorização também.


O lançamento do modelo só deverá acontecer no ano que vem, e aí sim, teremos mais informações.


Página do AutoblogPV8 no Facebook: https://www.facebook.com/Autoblogpv8

Um abraço!
Paulo Vitor

quarta-feira, 24 de junho de 2015

Fórmula 1 2015 - 2º dia de testes na Áustria

(Foto: Mercedes)
Hoje com pista seca, Nico Rosberg liderou a última sessão de testes em Spielberg, no Red Bull Ring, com folga sobre a Ferrari do reserva Esteban Gutiérrez, que foi o 2º colocado na tabela.

O reserva Pascal Wehrlein, que ontem também foi o mais rápido com a Flecha Prateada, correu hoje pela Force India. O terceiro reserva do dia foi Marco Wittman, piloto da BMW no DTM, e que com a Toro Rosso, foi quem mais deu voltas (158), sendo um pouco mais rápido que Pascal.

A propósito, apenas Valtteri Bottas, em 3º pela Williams, deu "apenas" 79 voltas. Os outros todos deram mais de 100 - até mesmo a McLaren com Fernando Alonso, que andou mais rápido que Daniel Ricciardo da Red Bull, e Felipe Nasr, o último colocado pela Sauber.


Resultados do 2º dia de testes na Áustria, via Corrida F1: http://www.corridadeformula1.com/teste/austria-2015/#d2


Página do AutoblogPV8 no Facebook: https://www.facebook.com/Autoblogpv8

Um abraço!
Paulo Vitor

terça-feira, 23 de junho de 2015

Fórmula 1 2015 - 1º dia de testes na Áustria

(Foto: Mercedes)
O jovem alemão Pascal Wehrlein, reserva da Mercedes, foi o mais rápido no molhado primeiro dia de testes coletivos no Red Bull Ring, em Spielberg, na Áustria, seguido bem de perto pelo francês Esteban Ocon, testando pela Force India que levou seu carro novo.

Além da chuva, o que mais chamou atenção foram um acidente de Antonio Fuoco com a Ferrari, e uma aleta lateral bem incomum testada pela Williams com a Susie Wolff.

(Foto: Williams)
As atividades foram produtivas, com a maioria dos pilotos andando bastante. Exceto a Manor, que não participou. A McLaren até acumulou uma boa quilometragem com Stoffel Vandoorne, mas Fernando Alonso deu apenas uma volta. As equipes voltam amanhã ao circuito para o último dia de testes desta temporada.


Resultados do 1º dia de testes na Áustria, via Corrida F1: http://www.corridadeformula1.com/teste/austria-2015/#d1


Página do AutoblogPV8 no Facebook: https://www.facebook.com/Autoblogpv8

Um abraço!
Paulo Vitor

segunda-feira, 22 de junho de 2015

Fórmula 1 2015 - Lauda, Prost, Piquet e outros voltam à pista

(Foto: Getty Images)
Niki Lauda, Alain Prost, Nelson Piquet, Gerhard Berger, Jean Alesi, Riccardo Patrese, Christian Danner e Pierluigi Martini foram à pista ontem no Red Bull Ring, com seus carros clássicos com roncos de motor ensurdecedores da McLaren, Brabham, Sauber e Minardi.

Ei, notaram que na foto ali em cima o tetracampeão francês está protegendo os "países baixos"? Sabem por que? Vejam que tem um HUE HUE HUE BR BR Nelsão por perto, sentado no colo de Niki e... enfim, assistam ao vídeo abaixo.
Página do AutoblogPV8 no Facebook: https://www.facebook.com/Autoblogpv8

Um abraço!

domingo, 21 de junho de 2015

Fórmula 1 2015 - GP da Áustria - Corrida

(Foto: AP)
Durante todo o final de semana, Nico Rosberg só não andou melhor que Lewis Hamilton logo no Q3 da classificação, onde a sorte sorriu para o inglês. Sendo assim, o alemão largou melhor, tomando a liderança ainda no começo da primeira volta. A partir daí, não foi mais superado pelo bicampeão, conquistando a vitória e mais uma dobradinha da Mercedes.

(Imagem: FOM)
Na verdade, a princípio bem que Lewis tentou tomar a ponta de volta. Mas outra coisa marcou a primeira volta: Fernando Alonso conseguiu realizar a façanha de colocar sua McLaren em cima da Ferrari de Kimi Raikkonen, no meio da reta, provocando um acidente de fazer inveja aos moleques da Fórmula 3 Europa. Felizmente ambos saíram ilesos, mas é claro que o safety car teve que entrar na pista.

Mais tarde, o #44 ainda passou por uma linha branca ao sair dos boxes, tendo que um acréscimo de 5 segundos ao seu tempo final de prova.

(Foto: AP)
Completando o pódio, tivemos Felipe Massa. O brasileiro conquistou o 40º pódio e rompeu a barreira dos 1000 pontos na carreira.

Tendo largado em 4º lugar, a princípio focou-se em atacar Sebastian Vettel, mas logo teve que se preocupar mais em ser superado por Nico Hulkeberg, da Force India. Mas com a rodada de pit-stops, a Williams fez um trabalho suficientemente bom com o #19, mandando Felipe de volta à pista no tempo certo. Enquanto a Ferrari fez lambança com a parada de seu tetracampeão, o que foi o bastante para fazê-lo perder sua posição para o brasileiro.

Vettel foi à caça de Massa, e durante um bom número de voltas (mais de 10, salvo engano), o FW37 teve que se sair melhor do que o mais rápido SF15T. O piloto do #19 usou toda sua experiência para não cometer erros e se defender muito bem do #5 na sua cola, conquistando assim o 3º lugar.

(Foto: AP)
O outro piloto da Williams, Valtteri Bottas, também saiu de Spielberg com um saldo positivo. Também conquistou uma posição e travu belas disputas contra um atual campeão das 24 Horas de Le Mans, e contra Max Verstappen, da Toro Rosso.

Hulk terminou em um bom 6º lugar, dentro do que era possível ser feito. A outra Force India, de Sergio Pérez, também cruzou a linha de chegada muito bem em 9º, considerando que largou de 13º.

(Foto: Force India)
Voltando à McLaren, esta que veio para realizar um "final de semana de testes", acabou se dando píor do que esperava. Após trocar uma porção de componentes da unidade motriz do MP4-30 #22, este acabou soltando fumaça do motor ainda nas primeiras voltas da prova, forçando Jenson Button a voltar aos boxes e abandonar.

Outros abandonos foram de Will Stevens da Manor, com vazamento de óleo após completar a primeira volta; Romain Grosjean da Lotus, com problema de câmbio na metade da corrida; e Carlos Sainz Jr. da Toro Rosso, que simplesmente deixou o carro nos boxes.

Quanto aos seus companheiros, na Manor, Roberto Merhi foi o último classificado, chegando em 14º. Já entre a Toro Rosso e a Lotus, as coisas esquentaram. Verstappen e Pastor Maldonado tiveram uma disputa feroz. Pudemos pressentir o perigo e o caos (entendedores...). Mas zuera à parte, apesar de muitos terem visto uns três quase-acidentes do #13 (que ironia ele escolher este número) como lambanças maldonadísticas comuns, eu devo dizer é que, na verdade, ele teve muita habilidade em recuperar o controle do E23 Hybrid em todas essas ocasiões. No final das contas, o venezuelano tomou o 7º lugar do talentoso e desaforado pirralho estreante, tendo largado em 10º, enquanto Mad Max saiu com saldo negativo por ter perdido esta única posição.

(Foto: AP)
Fechando a zona de pontuação, tivemos uma boa recuperação de Daniel Ricciardo da Red Bull, que havia largado em 18º. Nas voltas finais ele ultrapassou Felipe Nasr, deixando o brasileiro da Sauber com o 11º lugar. Coincidentemente ou não, seus companheiros vieram logo atrás, em ordem alternada de equipe: Daniil Kvyat em 12º e Marcus Ericsson em 13º.

(Foto: Red Bull Racing)
Resultados finais do GP da Áustria 2015, via Corrida F1: http://www.corridadeformula1.com/gp/austria-2015/




Página do AutoblogPV8 no Facebook: https://www.facebook.com/Autoblogpv8

Um abraço!

sábado, 20 de junho de 2015

Fórmula 1 2015 - GP da Áustria - Classificação


Lewis Hamilton não estava se dando muito bem com o Red Bull Ring. Foi superado por Nico Rosberg no Q1 e no Q2, mais eis que no Q3, o inglês cravou a pole position! Assim, a Mercedes superou as expectativas da Ferrari, que liderou o 2º e o 3º Treinos Livres, mas pelo menos Sebastian Vettel classificou-se em 3º do grid.

Já o outro campeão da Scuderia, Kimi Raikkonen, na parte lotérica - como eu costumo dizer - da classificação ainda em pista molhada, teve o azar de ficar fora da competição ainda no Q1. Depois veio um pouco de sorte, com Daniel Ricciardo e Daniil Kvyat perdendo 10 posições cada, por estourarem o limite de motores. Da mesma forma, a McLaren também trocou muitos componentes de suas unidades motriz(es?), mas de qualquer forma, tinham tempos para ficarem no máximo entre os últimos do Q2.

Desta forma, a última fila será da McLaren, a penúltima da Red Bull e aí sim, vem a Manor.

Felipe Massa foi o 4º, e entre esta Williams e o 6º lugar de Valtteri Bottas, tivemos a Force India de um dos três campeões da classe LMP1 das 24 Horas de Le Mans 2015, Nico Hulkenberg. Enquanto Sergio Pérez que foi muito bem no último treino, conseguiu apenas o 13º lugar, sendo ainda beneficiado pelas perdas de posições da Red Bull.

Max Verstappen e Felipe Nasr foram os representantes da Toro Rosso e da Sauber no top 10, em 7º e 8º, respectivamente. Fechando o Q3, veio a Lotus que acabou ficando um pouquinho atrás no bom desenvolvimento que vinha fazendo, com Romain Grosjean em 9º e Pastor Maldonado em 10º.


Resultados da Classificação para o GP da Áustria 2015, com todos os tempos de Q1, Q2 e Q3, via Corrida F1: http://www.corridadeformula1.com/gp/austria-2015/#grid


Página do AutoblogPV8 no Facebook: https://www.facebook.com/Autoblogpv8

Um abraço!

Fórmula 1 2015 - GP da Áustria - 3º Treino Livre

(Foto: AP)
Sebastian Vettel manteve a Ferrari no topo da tabela de tempos nesta manhã, na última sessão de treinos livres no Red Bull Ring, em Spielberg. Mas foi com um tempo não tão bom quanto o de ontem. Acontece que ele o marcou com a pista seca, quando mais tarde, a chuva chegou ao autódromo austríaco, impedindo melhores voltas dele e dos rivais.

Por falar nisso, as Mercedes ficaram em 2º e em 5º, com Lewis Hamilton e Nico Rosberg, respectivamente. O outro piloto da Scuderia, Kimi Raikkonen, foi o 3º, seguido por um bom 4º lugar de Sergio Pérez, da Force India. Logo atrás veio a dupla da Williams, com Felipe Massa em 6º e Valtteri Bottas em 7º.

Felipe Nasr com problemas, após uma excelente sexta-feira, desta vez acabou ficando apenas em 17º. Mas se o assunto é problema, quem sofreu mesmo foi Fernando Alonso com a McLaren, "pra variar". Saiu fumaça do motor Honda, o espanhol parou na reta principal e como o MP4-30 continuou andando "na banguela", ele teve que segurá-lo no pé, provocando inclusive uma bandeira vermelha.

(Imagem: FOM)
Resultados do 3º Treino Livre para o GP da Áustria 2015, via Corrida F1: http://www.corridadeformula1.com/gp/austria-2015/#tl3


Página do AutoblogPV8 no Facebook: https://www.facebook.com/Autoblogpv8

Um abraço!

sexta-feira, 19 de junho de 2015

Fórmula 1 2015 - GP da Áustria - 1º e 2º Treinos Livres

(Foto: AP)
Tivemos manhã e tardes tranquilas de treinos livres em Spielberg, na Áustria. Dobradinha da Mercedes na primeira sessão, mas ao contrário do que a foto acima sugere, Nico Rosberg foi mais rápido que Lewis Hamilton. Sebastian Vettel teve problemas de câmbio, mas mais tarde colocou a Ferrari no topo da tabela. Kimi Raikkonen também esteve sempre ali entre os primeiros.

Um pouco atrás, a Red Bull começou até bem o final de semana, mas depois desandou. Os austríacos realmente saíram dos trilhos. Já a Lotus parece continuar bem a sua evolução.

A Williams andou até bem com Valtteri Bottas mais cedo, mas terminaram as atividades bem atrás dos rivais. Segundo Felipe Massa, estão tendo problemas de estabilidade com o FW37.

Não por ser brasileiro, mas eu destacaria ainda o trabalho de Felipe Nasr, que já esperava uma boa performance da Sauber, colocando o C34 no top 5 e no top 10 no primeiro e no segundo treino, respectivamente.

E a McLaren, como não era para ficar surpreso em um circuito com três longas retas, das quais o motor Honda se sai ainda pior que o Renault, andou na turma do fundão o tempo todo. Fernando Alonso, ainda por cima, perderá 20 posições no grid por estourar o limite de motores, ou seja: provavelmente largará dos boxes. Outro que extrapolou, perdendo 10 posições, foi Daniel Ricciardo. Por que a diferença? Não porquê a Red Bull está correndo em casa, mas sim pelo motivo de que Alonso também teve que trocar o MGU-H.

(Foto: Reuters)
Resultados da sexta-feira de treinos para o GP da Áustria, via Corrida F1:

1º Treino Livre: http://www.corridadeformula1.com/gp/austria-2015/#tl1
2º Treino Livre: http://www.corridadeformula1.com/gp/austria-2015/#tl2


Página do AutoblogPV8 no Facebook: https://www.facebook.com/Autoblogpv8

Um abraço!
Paulo Vitor

Fórmula 1 2016 - Toro Rosso e Red Bull Ferrari?


Enquanto fosse apenas especulação, eu preferi não falar sobre, mas hoje Helmut Marko, consultor da Red Bull, confirmou que a Red Bull está mesmo negociando com a Ferrari para que esta forneça motores ao time austríaco.

Insatisfeita com o desempenho do motor Renault, o acordo ainda poderia levar a unidade motriz vinda de Maranello também para a Scuderia Toro Rosso. Porém a equipe satélite se diz satisfeita com os motores franceses, e dizem até que a Renault pode comprar a equipe para voltar à Fórmula 1. Se não esta, comprariam então a Lotus, que também a abandonou para usar a unidade motriz da Mercedes-Benz.

Caso tenham sucesso nas negociações, a Scuderia passará a dividir seus motores com sua maior rival dos últimos anos, a partir do ano que vem. É verdade que a companhia de bebidas energéticas usaria unidades menos atualizadas pela fábrica e com certeza menos potentes,  mas como disse Marko: "até uma versão B do motor Ferrari pode ser melhor que o A da Renault". Climão, hein?

Dejà vu?

Em 2006, a Red Bull Racing corria com os motores Ferrari, que também foram usados pela Toro Rosso, que é italiana, também os usou de 2007 a 2013.


Página do AutoblogPV8 no Facebook: https://www.facebook.com/Autoblogpv8

Um abraço!
Paulo Vitor

quarta-feira, 17 de junho de 2015

A versatilidade piquetista


Antes que venham com a parte moralista da história: sim, Nelsinho Piquet errou lá na Fórmula 1. Ele mesmo admitiu, pelo menos. Ainda há quem fale nisso. E é verdade. Mas gente, isso não foi lá em 2008? É passado. Não tratarei aqui de quem estamos falando, mas da pilotagem desta pessoa. Não tenho nada contra ele, mas vamos separar as coisas aqui.

Dito isso...

Como eu escrevi em um post recente, o Nelson Júnior é um dos pilotos mais versáteis da atualidade, do Brasil e do mundo.

Monopostos de base na Europa, F1, NASCAR, Global Rallycross, buggy, gran turismo, Formula E e agora, até um indycar da Indy Lights.

Para quem não ouviu falar, o brasileiro foi convidado a participar da rodada dupla da categoria no último final de semana, em Toronto, substituindo Max Chilton (sim, ele foi mesmo correr no automobilismo norte-americano) - que foi disputar as 24 Horas de Le Mans - na Carlin.

Com uma adaptação rápida, ele liderou a última sessão de treino livre e ainda por cima cravou a pole position. Em sua estreia! Piquet não teve contato com o carro antes e já chegou desbancando a galera mais experiente.

Não fez mais do que isso, só porque por erros de adversários, ele foi obrigado a se retirar da corrida com o carro danificado. Poderia ter saído de lá com dois pódios, sendo um deles como vencedor, se outro piloto não tivesse tentado ultrapassar o até então brasileiro líder da corrida, mas ao invés de realizar a manobra, "montou" na roda traseira de Piquet e decolou.


O cara senta no carro, aprende rápido sobre o funcionamento e comportamento e manda bem.

A experiência serviu como treino, e ainda para receber a atenção de equipes da IndyCar, que após uma performance tão impressionante, foi sondado para voltar aos Estados Unidos.

Nelsinho volta a correr no final deste mês na final da Formula E, como líder do campeonato e com contrato renovado.


Página do AutoblogPV8 no Facebook: https://www.facebook.com/Autoblogpv8

Um abraço!

terça-feira, 16 de junho de 2015

Fórmula 1 2015 - GP da Áustria - Informações


Posso até falar o A1 Ring da Red Bull, mas falar Red Bull Ring ainda é estranho para mim (e tenho certeza de que não estou sozinho). Enfim, como voltou ao calendário no ano passado, teremos corrida lá no próximo final de semana. O GP da Áustria. Único circuito no qual a Mercedes não largou na frente na última temporada, com Felipe Massa cravando a pole position pela Williams.


Programação (horários de Brasília):

Sexta-feira: 1º Treino Livre às 5h, e 2º Treino Livre às 9h.
Sábado: 3º Treino Livre às 6h, e Classificação às 9h.
Domingo: Corrida às 9h.

Mapa do circuito:


Página do AutoblogPV8 no Facebook: https://www.facebook.com/Autoblogpv8

Um abraço!
Paulo Vitor

Forza Motorsport 6 - Rio de Janeiro é um dos cenários

 
A Microsoft divulgou ontem na E3 o trailer da nova edição de seu game exclusivo de corridas.

Forza Motorsport 6 será lançado no dia 15 de setembro para Xbox One e o que mais ganhou destaque nessa primeira amostra do simulador, foi a cidade do Rio de Janeiro, com direito a Pão de Açúcar, Cristo Redentor e periferias.


Página do AutoblogPV8 no Facebook: https://www.facebook.com/Autoblogpv8

Um abraço!