segunda-feira, 25 de julho de 2016

Fórmula 1 2016 - O que falta para Lewis Hamilton?


Estava demorando, mas isso está começando a acontecer. Foi assim com Michael Schumacher e Sebastian Vettel também. "Lewis Hamilton é um piloto mais ou menos em um carro vencedor."

Sério que ainda não amadurecemos nesse ponto, gente? É só ter um domínio, que isso acontece. E olha que o do Hamilton nem é tão absoluto assim, porque ele e seu companheiro estão quase no mesmo nível. Aliás, diria que podem estar no mesmo quando ambos estão no ápice de suas respectivas performances. Só que dependendo da fase, a pilotagem de ambos varia bastante, é inconstante.

OK, ainda não acredito que Hamilton seja um piloto completo, por pouco. Mas está muito longe de poder ser menosprezado dessa maneira. O que falta? Fazer milagre com um carro mediano ou ainda mais inferior. O que ele pode até conseguir. Por que não? Só não o fez ainda por falta de oportunidade.

Já que ainda não foi o caso, vamos para uma breve análise de quando ele ainda competia em condições de menor desigualdade?


Desenvolvido pela McLaren desde o kart, o inglês sempre foi muito promissor. Ganhou demais na base. Campeão na Fórmula Renault 2.0 Inglesa, da Fórmula 3 Europeia, venceu a Masters of Formula 3 duas vezes e por último, foi campeão da GP2 Series.

Ao entrar na Fórmula 1, de cara teve como companheiro de equipe um Fernando Alonso que vinha de um bicampeonato consecutivo. E o estreante superou o espanhol, só não conquistando o título porquê essa rixa interna no time de Woking lhe prejudicou, ficando com o vice. Sem problemas, pois em 2008 foi campeão da categoria máxima pela primeira vez.


Depois disso, pareceu mesmo que Hamilton seria "só" mais um campeão de "apenas" um campeonato. Mas olha... ele nunca foi menos do que 5º colocado no mundial, coisa que aconteceu apenas duas vezes, em 2009 e 2011, quando respetivamente houve o nascimento e ascensão da Brawn GP, e logo atrás, uma crescente Red Bull que teve seu maior domínio no segundo ano que acabei de mencionar, especialmente com Sebastian Vettel.

Por falar em Brawn GP, de lá veio o campeão que depois foi seu companheiro e, por mim, foi o maior rival de Hamilton: Jenson Button. Em 2011, ele foi o vice, num dos anos que, como eu disse há pouco, foi um dos piores de Hamilton. Tirou muito proveito do carro. E a equipe de onde veio, acabou se tornando a Mercedes, novo lar de Hamilton e onde ele se reencontrou com as glórias.


Normalmente fãs do Hamilton desprezam Nico Rosberg. Mas ele não foi e não é um adversário a ser subestimado. Foi melhor do que Schumacher, e este, mesmo já "idoso" para o certame, ainda sabia e muito como pilotar.

A Mercedes queria renovar o contrato de Rosberg por 3 anos (ele aceitou por 2 anos), mesmo sabendo da rivalidade entre ele e Hamilton, que também permanece na equipe por este mesmo período de tempo. Querem entender mais do que quem paga o salário milionário dele e tem acesso a todos os dados técnicos? Não vence tanto quanto Hamilton (sendo companheiros, o placar até então está em 27 x 18 para o inglês, mas 5 x 5 só esse ano), mas ainda é um vencedor.

E sem teorias da conspiração para nenhum dos dois, OK? A Mercedes não é burra de sabotar nenhum de seus pilotos. Hora dizem que é com o Hamilton, outras, com Rosberg. Isso é uma competição séria e que envolve muito dinheiro. Então por favor, né, gente?


Existia apenas dois pontos fracos no tricampeão: Nicole Scherzinger e com esta, o outro, que era um empresário do show business que nada entendia de Fórmula 1. Entre tantas idas e vindas do namoro, isso sempre abalava o psicológico de Hamilton, que cometia erros de principiante toda vez que se separavam. Na última vez que se juntaram, já nos tempos de Mercedes, se tornaram noivos, e quando se separaram, pensei que Hamilton voltaria ao fundo do poço e lá, cavaria ainda mais. Mas isso não aconteceu e ainda foi campeão mais uma vez.

Agora, uma coisa que eu compreendo perfeitamente, é que essa mania de subestimar acontece também por birra. Isso porquê até eu estou achando ele muito, muito chato. Mas cá entre nós... qual campeão não é? Já disse aqui: eles são marrentos mesmo, todos eles - até o Button tem seus raros momentos de raiva. E se com isso vem alguma arrogância... bem, pelo menos a confiança está lá em cima, e isso é importante para vencer. Mas claro, ele podia descer um pouquinho do pedestal.

Hamilton está chato? Sim. E daí? Na pista, isso não prejudica em nada. Ainda tem no que se desenvolver? Sim, até porquê ele não é tão veterano assim, se pegar os adversários mais velhos e experientes. Falta pouco na parte técnica e em consistência, e ele ainda comete erros bobos, às vezes. Já cometeu bem mais no passado. Mas tem o carro muito "na mão" também, e sabe aproveitar isso. É um dos pilotos mais rápidos do grid (em condições iguais, arriscaria dizer que está no top 3), e se superou em suas franquezas psicológicas nos últimos anos.

Por último, ele não é tricampeão à toa, nem foi fácil. Quando alguém faz pouco caso assim de um piloto, não menospreza apenas o próprio, como também todos os seus adversários, entre os quais estão alguns dos melhores pilotos do mundo. Lembrem-se disso.


Página do AutoblogPV8 no Facebook: https://www.facebook.com/Autoblogpv8

Um abraço!

Nenhum comentário:

Postar um comentário