quarta-feira, 20 de julho de 2016

Como se informar? Vamos espalhar conteúdo!

Parece meio burrice minha, não? Mas como eu não ganho nada aqui, escrevo por prazer e vocês são tão amantes de esportes a motor e carros (e/ou motos) quanto eu... por que não dar algumas dicas de páginas para acompanhar tudo isso?

O melhor é beber direto da fonte, seguindo as páginas de categorias, marcas, equipes e pilotos nas redes sociais. Seja no Facebook, Twitter, Instagram ou até Snapchat, além de acompanhar nos sites oficiais.

Fórmula 1: Twitter, Facebook, Instagram, YouTubesite oficial. Através destas páginas, vocês já conseguem os endereços de equipes, pilotos, e consequentemente, tipo, uma coisa leva a outra, até de mecânicos, chefes de equipe, empresários, patrocinadores etc.

Notícias podem ser vistas em diversos sites, dos nacionais aos gringos. Lá fora, eu gosto do WTF1, porque além de noticiar, também fazem muita zuera no Twitter. Por falar em zuera, aqui no Brasil temos o excelente F1 da Depressão, onde eu indico mais o Facebook do que o Twitter (pois aquele é mais movimentado do que este, até porquê foi onde chegaram primeiro), mas vale seguir nos dois.

Notícias, não só de Fórmula 1 como dos esportes a motor em geral, seja IndyCar, MotoGP, NASCAR, GP2, GP3, DTM, Stock Car, Fórmula 3, WEC, entre outras categorias, acho que a nossa referência nacional maior é o Grande Prêmio, que também está no Twitter e no Facebook. Claro que lá tem os colunistas e às vezes, particularmente discordo de uma coisa ou outra. Normal, não é? Somos humanos. Mas tenho o maior respeito por eles! Tem entre seus principais membros o Flávio Gomes, que eu gosto mais como narrador (acho que ele passa empolgação e conteúdo, sem ser nem um pouco besta, como fazem alguns que até me dão vergonha alheia da transmissão, principalmente se tem um leigo perto), o Victor Martins, tem o simpático Renan do Couto, que também é do ESPN, e através destes três vocês chegam aos outros.

Como parceiro do Grande Prêmio, tem aquele a quem eu sempre me refiro aqui como profeta, pois crava muita informação certeira: Américo Teixeira Jr., do Diário Motorsport.

Sugiro ainda meu xará, Paulo Teixeira, de Portugal. Vulgo "Enciclopédia do Automobilismo", porque o cara sabe demais. Ele tem o interessantíssimo Continental Circus, e a página deste no Facebook.

De vez em quando vale dar uma olhada no Globo Esporte também. Outro bom site de esportes a motor em geral, é o Autoracing.

Em carros por si só, de estrangeiro, temos o irreverente site Car Throttle, que traz conteúdo e sempre alguma zuera nas redes sociais, Twitter, Facebook e Instagram. Mas pra quê ver coisa lá de fora, se aqui no Brasil temos o fantástico FlatOut? Sério, eles são bons demais. Também estão no Twitter e no Facebook.

Vamos dar um pulinho do YouTube? Se você tá cansado da maioria dos programas de TV, o que não falta é conteúdo de qualidade em canais automotivos/automobilísticos brasileiros: tem o Acelerados (que acabou indo também para a TV, no SBT), o Fullpower, a Garagem do Bellote e, se quer mecânica pura, tem o canal da oficina High Torque. Entre muitos outros. De estrangeiros, eu gosto bastante do Motor Trend. Ah! Vale lembrar que o Car Throttle tem um canal também. Outro muito bom é o /DRIVE.

Pra coisa mais de mercado, eu sugiro o Best Cars (é brasileiro), o Jornal do Carro e o CARPLACE (brasileiro também). Além de, é claro, Quatro Rodas e Auto Esporte.

Voltando ao automobilismo, se tem uma categoria que se importa demais em interagir com o público, é a Formula E. Além do seu site oficial, ela está no Twitter, no Facebook, no Instagram, no YouTube e tem até um Snapchat, que é FIAFORMULAE.

Em termos de automobilismo norte-americano, um bom site é o da ESPN de lá, especialmente em NASCAR. A propósito, quanto a esta categoria: Twitter e Facebook. Através destas redes, vocês chegam até as outras. Aliás, tem o canal no YouTube também.

Ainda nos americanos, a IndyCar tem o site, o canal no YouTube que faz até algumas transmissões ao vivo, Twitter, Facebook e Instagram. Aqui no Brasil temos o informativo e zuero IndyCar da Depressão, que está no Twitter e no Facebook.

Ah! Voltando à Fórmula 1, minha amiga Karolina Pedroni começou recentemente um canal sobre a categoria no YouTube, o Pole 5. Tem também a galera do Boteco F1, boa demais de serviço e com muito conteúdo.

O mestre Jedi Obi-Yan Kenobi me lembrou agora do canal da Drift Hobby, para quem quiser ver algo diferente e bem legal.

Conheço muitos outros canais, páginas especializadas etc., que são realmente bons. Os que eu conheço e não estão aqui, não se ofendam, viu? É porquê são tantos, que é difícil lembrar de todos! A Internet, principalmente através das redes sociais (podem procurar por outras categorias nelas, e por equipes, marcas e pilotos também), traz uma infinidade de conteúdo. Aqui eu já trouxe bastante coisa e partindo delas, vocês podem encontrar muito mais.

Enfim, petrolhead... eu sei que aí no seu dia a dia, você conhece só uma ou outra pessoa que gosta tanto desse mundo automobilístico maravilhoso, mas... você não está sozinho! Pode conhecer muita gente como você no Twitter e em grupos no Facebook. E aqui abaixo, como sempre, vão os meus contatos.

Atualização: como pude me esquecer da grande Autosport?


Página do AutoblogPV8 no Facebook: https://www.facebook.com/Autoblogpv8

Um abraço!

Nenhum comentário:

Postar um comentário