Esta manhã, a McLaren anunciou a saída de Stoffel Vandoorne do time.
Cria de Woking, o belga foi campeão da GP2 Series em 2015 e (atual Fórmula 2), na expectativa de virar titular no ano seguinte, acabou ficando de molho na Super Formula. Mas naquele 2016, teve a oportunidade de correr em um GP de Fórmula 1, substituindo o em recuperação Fernando Alonso no GP do Bahrein, demonstrando brilhantismo.
Isso o credenciou ainda mais para, no ano seguinte, chegar como substituto do então "semi-aposentado" campeão de 2009 pela Brawn GP, Jenson Button. Pois este ficou de reserva e também correu em Mônaco no lugar do espanhol bicampeão, quando o mesmo foi para a IndyCar disputar as 500 Milhas de Indianápolis. Enfim, o assunto não é este...
Ocorre que, mesmo conseguindo renovar o seu contrato ao final do ano passado, Vandoorne já não parecia mais ser tão competitivo. E infelizmente, isso persistiu nesta temporada.
Já estavam criando rumores sobre ele ser substituído por Esteban Ocon ainda nesta temporada (com Lace Stroll indo para a Racing Point Force India), e parece que o francês até esteve em Woking, mas... 1 - era alto demais para o cockpit e; 2 - Toto Wolff, que é seu empresário, supostamente queria que ele ficasse lá por 1 ano e a McLaren, por 2 anos.
Fim do boato. E já havia algo que atrapalhava um possível acordo: a McLaren estava em dívida com o seu pupilo mais novo, por uma vaga na Fórmula 1, ao vetar o empréstimo do mesmo para a Toro Rosso-Honda.
Sim, Norris também é cria da McLaren, como eu já disse várias vezes aqui (assim como também foram Lewis Hamilton e Kevin Magnussen, diga-se de passagem). É o atual campeão da Fórmula 3 Europeia e disputa o título da Fórmula 2 pela Carlin - tendo como maior rival George Russell, da ART Grand Prix, atual campeão da GP3 Series e protegido da Mercedes. Ambos britânicos, coincidentemente.
As boas credenciais e o puxa-saquismo (não que não mereça) da imprensa local o empurraram para o que já era esperado e vocês estão sabendo desde que começaram a ler este post: Norris será titular da McLaren na Fórmula 1 em 2019.
Esse ano ele já testou algumas vezes e, mais recentemente, em Spa-Francorchamps e em Monza, participou de treinos livres pela equipe. Mais ainda: já era o terceiro piloto, mesmo.
A renovação de pilotos em Woking, aliás, é total. Pois como sabem (ou não), Fernando Alonso está deixando o certame e, inclusive, fará um teste na IndyCar esta semana, provavelmente na quarta-feira. O que ele já vinha planejando.
No lugar do bicampeão, entra um espanhol mais jovem e, obviamente, seu admirador, Carlos Sainz Jr., da Renault Sport, onde em seu lugar entrará outro até então rubro-taurino, Daniel Ricciardo.
Uma dupla jovem. Norris tem 18 e faz 19 anos em novembro, enquanto Sainz completou seus 24 anos no último sábado.
Página do AutoblogPV8 no Facebook: https://www.facebook.com/Autoblogpv8
Um abraço!
Nenhum comentário:
Postar um comentário