Vitória do holandês Max Verstappen, que largou em 5º, no GP da Áustria, pela equipe austríaca Aston Martin Red Bull Racing, em seu circuito Red Bull Ring, lotado de holandeses nas arquibancadas. Que excelente combinação, hein?
Completando o pódio, vieram respectivamente as Ferrari de Kimi Raikkonen, que ainda na volta final, fez o melhor tempo da corrida e um novo recorde de pista, e Sebastian Vettel, que retoma a liderança do campeonato por 1 ponto.
Bom para fechar de vez uma breve má fase do pimpolho rubro-taurino. Poderia até ser uma dobradinha, se Daniel Ricciardo, que estava indo muito bem, não tivesse perdido seu motor Renault pra lá da metade da prova. E não foi o único com este problema: o mesmo aconteceu com o piloto do time de fábrica, Nico Hülkenberg, ainda na primeira parte da corrida, o que provocou um safety car virtual em que vários pilotos, e todos da ponta menos Lewis Hamilton, da Mercedes, aproveitassem para fazer suas paradas.
Como previsível desde aquele instante, mais tarde isso se provou um erro. Os pilotos da Scuderia superaram o inglês na pista (e sobre o alemão ter apertado o inglês, ele só devolveu na mesma moeda o que este fez primeiro) e, mesmo que tivessem acertado, o atual tetracampeão abandonou a disputa perto do fim, com problemas em seu carro, de perda de potência e tendo dificuldade com os pneus.
Aliás, foi um final de semana não para as Flechas Prateadas esquecerem, mas para aprenderem. Porque nenhum de seus carros chegou ao final. O pole position, Valtteri Bottas, por uma falha hidráulica, teve um problema no câmbio. Ele e Hulk saíram com poucas voltas.
Outros azarados nas voltas finais foram Brendon Hartley, da Toro Rosso-Honda, também com câmbio, e Stoffel Vandoorne, da McLaren.
Continuando, a Haas teve hoje a melhor corrida de sua história na Fórmula 1, com Romain Grosjean e Kevin Magnussen, nesta ordem, completando o top 5.
Estava demorando, não? Os americanos têm, provavelmente, o melhor carro do pelotão intermediário na maioria das pistas, e vinham dando mais azar. Principalmente com o francês, até então zerado em pontos, mas que hoje, ele tirou esse peso dos ombros. E ao contrário de uma legião de corneteiros, eu nunca duvidei dele. Lembro sempre da estreia desse time, justamente com este piloto.
Para quem começou mal, grande performance também da Force India, aproveitando-se de um carro bom de reta, num circuito que beneficia esta característica. Ainda mais com motor Mercedes-Benz.
Bonito também que Esteban Ocon primeiro cedeu a posição para um mais rápido e com pneus melhores Sergio Pérez, tentar alcançar a Haas. Com o mexicano não conseguindo, devolveu a psoição ao francês. Diferente de certa equipe que fez a mesma coisa nesta pista há uns bons anos, por razões ainda mais fúteis, para não dizer inúteis.
Um incrível 8º lugar para Fernando Alonso, que largou dos boxes com a McLaren, depois desta ter trocado o MGU-K de sua unidade motriz Renault, além da asa dianteira, fazendo o espanhol largar dos boxes.
E fechando a zona de pontuação, mais um resultado surpreendente: os dois carros da Alfa Romeo Sauber, com Charles Leclerc à frente de Marcus Ericsson e olha, para ser honesto, embora eu goste do primeiro e não do segundo (por tudo o que já fez na estrutura do time e ainda ficar lá, mesmo sendo menos veloz do que seus companheiros), o sueco deu trabalho ao monegasco.
Os fãs que me perdoem mas, com todo respeito, principalmente aos pilotos Bottas e Hamilton, mas como as corridas ficam boas sem a Mercedes, não? Por pouco o Iceman não alcançou o Molequerstappen, e eu queria isso, pois talvez este seja o último ano do finlandês na Fórmula 1, então seria legal se ele vencesse uma corrida. Mas o Mad Max fez muito por merecer, segurando na pista um carro com pneus traseiros bem sofridos. Que corrida!
Importante ressaltar que com esses resultados, além da retomada da liderança do campeonato por Vettel, a Ferrari também volta ao topo do mundial de construtores, com 10 pontos sobre a Mercedes. Raikkonen sobre para 3º, superando Ricciardo, e Verstappen para 4º, superando Bottas. Haas à frente de McLaren, e Alfa Romeo Sauber muito à frente da Williams, que teve Lance Stroll e Sergey Sirotkin nas últimas posições.
Atualização: Stroll ainda tomou punição de 10 segundos e 3 pontos na carteira, vinda da FIA, em razão de obedecer a Williams quando esta o pediu para ignorar uma bandeira azul, nas voltas finais, para Pérez passar.
Atualização: Stroll ainda tomou punição de 10 segundos e 3 pontos na carteira, vinda da FIA, em razão de obedecer a Williams quando esta o pediu para ignorar uma bandeira azul, nas voltas finais, para Pérez passar.
Resultados finais: https://www.formula1.com/en/results.html/2018/races/987/austria.html
Mundial de Pilotos: https://www.formula1.com/en/results.html/2018/drivers.html
Mundial de Construtores: https://www.formula1.com/en/results.html/2018/team.html
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Um abraço!
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