Dobradinha da Mercedes-AMG, alemã, no GP da Alemanha, em Hockenheim. Lewis Hamilton foi o vencedor, com Valtteri Bottas em 2º lugar.
Kimi Raikkonen, da Ferrari, completou o pódio. E seu companheiro, o pole position, Sebastian Vettel? Liderava já pra lá da metade da prova, até escorregar na pista úmida, sair e bater - e assumindo totalmente a sua culpa por isso. Logo pertinho de sua cidade natal.
Assim, o inglês retoma novamente a liderança do campeonato, até então do alemão. 17 pontos entre eles. E que corrida fez o piloto das Flechas Prateadas, senhoras e senhores. Largando lá de 14º, até chegar ao triunfo. Mesmo que o rival não tivesse abandonado, possivelmente seria superado. Incontestavelmente, foi o Piloto do Dia, como assim foi eleito.
Além da mudança no mundial de pilotos, obviamente o mesmo aconteceu no de construtores. Afinal, terminaram dois carros contra um. Assim, a Mercedes abre 8 pontos sobre a Ferrari. Por mim, quanto mais disputado isso tudo for, até o final, melhor.
Eu costumo dizer que sempre que Hamilton tem um final de semana frustrante, ele volta arrasador. Após um desempenho fraco no Canadá, ele voltou com tudo na França. Na Áutria, houve o duplo abandono dos germânicos. Em Silverstone, sua casa, ele foi até bem chegando em 2º. Mas perdeu logo para Vettel, e ficou muito engasgado com isso. Ontem, foi dramático além da conta, sendo muito criticado pela infantilidade, correndo da imprensa (o que é até compreensível) e comparado até com seu - não à toa - "parça" Neymar. Hoje, chegou ao autódromo com uma atitude extremamente positiva.
E assim, a Mercedes viu que acertou nas renovações contratuais, tanto do inglês quanto do finlandês, que fizeram neste final de semana. Apesar de que deixaram bem subentendido hoje que fazem, sim, um jogo de equipe, e há pilotos 1 e 2 muito bem definidos. Assim como da mesma forma, de um jeito meio sem graça, fez a Scuderia com indiretas para o Iceman, num momento em que este liderava. Mas... são coisas de corrida. Fazer o que?
Sabe quem mais teria chances de vencer? Max Verstappen, que chegou a menos de 8 segundos do tetracampeão. É muita coisa? É muita coisa. Mas ocorre que esta corrida teve um certo fator lotérico graças ao tempo chuvoso, que aliás, só despencou pra valer na cerimônia de premiação. Mas antes disso, naquele como se diz, "chove não molha", ocorreram várias trocas e "destrocas" de pneus, dos lisos para os intermediários e até uma otimista STR colocando pneus de chuva pesada no carro de Pierre Gasly. E foi numa desistência de pit-stop nos últimos metros antes da entrada dos boxes (e está sob investigação por isso), abortando sua entrada, que Hamilton levou o caneco.
Atualização: Hamilton recebeu apenas um advertência da FIA, mantendo assim sua vitória, por sorte de não ter colocado ninguém em risco, pois via de regra, sua manobra era algo proibido pelo regulamento.
Completando o top 5, veio um excelente Nico Hulkenberg, também piloto da casa, com a Renault Sport, superando logo a atual rival desta, Haas, que chegou em 6º com Romain Grosjean, também fazendo uma corrida muito boa. Em 7º e 8º, vieram as Force India de Sergio Pérez e Esteban Ocon, respectivamente.
Na Alfa Romeo Sauber, a estrela do dia não foi Charles Leclerc. Este errou bastante com a pista molhada/úmida, o que pode pesar na sua ida ou não para a Ferrari. Ainda mais com um rápido e obediente Raikkonen fazendo um bom trabalho. Além disso, a equipe ter errado na sua estratégia. Mas não saiu totalmente frustrada, não. Marcus Ericsson chegou em um bom 9º lugar. O monegasco, com sorte de terminar, foi o 15º, apenas. O último a cruzar a linha de chegada.
E se Toro Rosso-Honda errou feio com Gasly, Brendon Hartley voltou a levar o último pontinho, fechando a zona de pontuação. Agora ele tem... 2 pontos. Mas não se enganem, viu? Ele chegou à Fórmula 1 há menos de um ano, em uma equipe fraca. Mas venceu as 24 Horas de Le Mans no ano passado, e é bicampeão do WEC, de 2015 e 2017. Todas essas conquistas pela Porsche, antes desta deixar a LMP1. Para ser mais honesto, hoje ele se beneficiou de uma punição sofrida por Sainz.
Depois completaram, mas fora da zona de pontuação: Kevin Magnussen, da Haas; Carlos Sainz Jr., da Renault; Stoffel Vandoorne, da McLaren; e os já citados Gasly e Leclerc, nesta ordem.
Além de Vettel, não terminaram a prova: Daniel Ricciardo, que ainda no começo parou sua Aston Martin Red Bull com problemas; as Williams de Sergey Sirotkin e Lance Stroll, que andaram aprontando; e Fernando Alonso, da McLaren, que recolheu seu carro na última volta.
Mundial de Pilotos: https://www.formula1.com/en/results.html/2018/drivers.html
Mundial de Construtores: https://www.formula1.com/en/results.html/2018/team.html
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Um abraço!
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