Sebastian Vettel, da Ferrari, é o pole position do GP da Alemanha 2018 de Fórmula 1, no circuito de Hockenheim.
Por 0,204 segundo, superou a Mercedes de Valtteri Bottas, numa das raras vezes em que vi o alemão totalmente satisfeito com tudo o que conseguiu tirar de seu carro. Com essa diferença, talvez nem Lewis Hamilton o tivesse batido.
O inglês, aliás, não passou do Q2. Nem marcou tempo de volta neste. Uma falha hidráulica o tirou do páreo ao final do Q1, apenas com a sua melhor volta neste. Assim, ele largará de 14º.
O outro piloto da Scuderia, Kimi Raikkonen, foi o 3º e completando o top 5, vieram Max Verstappen, da Aston Martin Red Bull, e um surpreendente Kevin Magnussen, seguido pelo seu companheiro na Haas, Romain Grosjean.
O rubro-taurino Daniel Ricciardo, embora tenha se classificado em 15º, largará em último, por troca de componentes em seu motor Renault, como eu já havia dito ontem. Uma consolação para Stoffel Vandoorne, que começa a me preocupar. Foi o menos rápido ontem e hoje. Seu companheiro na McLaren, Fernando Alonso, classificou-se em 11º.
Em 7º e 8º, vieram as Renault Sport de Nico Hulkenberg e Carlos Sainz Jr., respectivamente. Avançando mais uma vez para o Q3, Charles Leclerc colocou a Alfa Romeo Sauber em 9º. Mas esta não foi a única façanha do monegasco no dia de hoje, e logo vou falar disso. Seu companheiro Marcus Ericsson rodou no Q2, no qual ficou em 14º e, sujando a pista, interrompeu as atividades por algum tempo. Enfim, o último da superpole foi Sergio Pérez, da Force India.
Me chamou a atenção a diferença entre os pilotos da Williams. Enquanto Sergey Sirotkin foi o 12º, Lance Stroll foi apenas o 19º. Ganha uma posição graças ao australiano. E à frente dessa galera mais do fundão, sofrem também as Toro Rosso-Honda de Pierre Gasly em 17º e Brendon Hartley em 18º. Insisto: lembrando que ganharão uma posição amanhã. Mas mesmo assim...
Ah, sim! O Leclerc, né? Bem, no último treino livre caiu aquele senhor toró. Até que todos foram à pista, mas a maioria deu uma ou duas voltas, no máximo. Nem foram cronometradas.
Nisso, pasmem: uma dobradinha da Sauber! Com o atual campeão da Fórmula 2 à frente de Ericsson. E tal como o pole position do dia, ele é um piloto da Ferrari - e que talvez venha a substituir o Iceman no ano que vem.
Atualização (22/07): trocando o motor Honda da Toro Rosso, é Pierre Gasly quem largará da última posição.
Atualização (22/07): trocando o motor Honda da Toro Rosso, é Pierre Gasly quem largará da última posição.
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Um abraço!
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