Depois de dominar todos os treinos livres, Lewis Hamilton cravou a pole position do GP da Austrália no novo formado de classificação. Foi uma dobradinha da Mercedes, com Nico Rosberg em 2º.
Por mais do que isso, nunca vi um Q3 tão sem graça e, no Twitter, vejo que a indignação é generalizada, embora no Q1 e no Q2 tenhamos ganho um belo espetáculo. Mas deixemos isso para depois e falemos primeiramente dos resultados.
Na segunda fila temos a Ferrari, com Sebastian Vettel à frente de Kimi Raikkonen. Seguidos por Max Verstappen da Toro Tosso e Felipe Massa da Williams, Carlos Sainz Jr. da Toro Rosso e Daniel Ricciardo da Red Bull, e completando o top 10, as Force India, com Sergio Pérez à frente de Nico Hulkenberg.
Ah! Rio Haryanto da Manor larga em último, por ter batido em Romain Grosjean da Haas nos boxes, durante o último treino livre.
Ah! Rio Haryanto da Manor larga em último, por ter batido em Romain Grosjean da Haas nos boxes, durante o último treino livre.
Não é preciso ir além disso com a tabela aqui embaixo, sabendo que tudo funcionou com o novo sistema de eliminação. Muita gente não foi mais rápida porque ficou ali na guilhotina antes do término do Q1 e principalmente do Q2. Na primeira parte, aliás, diminuíram ainda mais as chances das equipes pequenas de tentarem fazer uma graça.
O lado bom é que nesse formato, os pilotos são obrigados a correrem o tempo todo. O melhor mesmo ficou com o Q2, que contou até com uma boa participação da McLaren-Honda que foi destruidora no Q1 e prometia ir além. Acabou ficando apenas 12º e 13º com Fernando Alonso e Jenson Button, respectivamente. Mas já começaram bem melhores do que no ano passado.
Brochante mesmo foi o Q3. Cada um fez a sua volta e, sem maiores expectativas, recolheram seus carros, deixando apenas Hamilton e Rosberg brigarem pela ponta, apesar de que o alemão mal fez cócegas no inglês. Resultado? Praticamente 6 minutos de monotonia, dando tempo até para Vettel trocar de roupa. O relógio lá rodando, e a galera já indo pesar bem antes do término das atividades em pista.
Acho que podem manter esse sistema novo, mas só para Q1 e Q2, deixando o Q3 como estava antes, que era a parte mais empolgante da classificação.
Página do AutoblogPV8 no Facebook: https://www.facebook.com/Autoblogpv8
Um abraço!
Paulo Vitor
Nenhum comentário:
Postar um comentário