domingo, 20 de março de 2016

Fórmula 1 2016 - GP da Austrália - Corrida


Treinos livres: só deu Lewis Hamilton. Classificação: atual tricampeão na pole position. Corrida: ...Nico Rosberg vence! Em dobradinha da Mercedes. E Sebastian Vettel, da Ferrari, completou o pódio.

Tivemos uma boa abertura de campeonato, minha gente. Não foi só mais uma vitória chata, fácil e sem graça das Flechas Prateadas. Na verdade, o alemão da Scuderia poderia, sim, ter levado o caneco. Não fossem enganos na estratégia (falar depois é fácil, obviamente) e fatores fora de seu controle ou da equipe de Maranello, como uma bandeira vermelha.

Bandeira vermelha, aliás, que teve como motivo o maior destaque do evento. Um acidente horripilante de Fernando Alonso, da McLaren-Honda (que saiu despedaçada): https://www.instagram.com/p/BDKtC08CpGu/

Como viram no vídeo do link acima, Esteban Gutiérrez antecipou um pouco a freada e o espanhol também calculou mal tempo e espaço para tentar a ultrapassagem. Os dois ficarem isentos de qualquer culpa pelos comissários. E o próprio bicampeão falou que o mexicano não teve culpa alguma, e tomou esta para si.


É bem provável que a McLaren levará um chassi novinho para a próxima etapa, porque isso aí, pra mim, foi perda total. Já com o carro da Haas, nada demais.

Alonso desceu do carro bem tonto e mancando, e Gutiérrez mais tarde disse ter sentido muito medo naquela hora. Foi correndo ver se o colega estava bem e ficou o tempo todo ao lado deste, que pelo choque, sentou-se um pouco no chão, encostando no guard-rail.

Apesar do susto, felizmente tudo acabou bem e ambos mandaram muito bem em suas atitudes após o acidente.


Voltando a falar das disputas...

Logo na largada, Vettel tomou a liderança e trouxe seu companheiro Kimi Raikkonen junto. Enquanto este segurava o ímpeto de Rosberg, o #5 abria vantagem. E Hamilton que largou muito mal e caiu para 6º, encontrou dificuldades para superar o pelotão intermediário. Especialmente os garotos da Toro Rosso, Carlos Sainz Jr. e Max Verstappen.


Dupla também que, pra variar, quase trocaram tinta. Nas voltas finais. O marrento Verstappinho (sim, teve piti no rádio) tentou passar Sainzinho, mas errou, atingiu o espanhol fazendo o carro deste sair do chão e ainda rodou. Para o bem de ambos, não perderam qualquer posição nessa brincadeira. Ficaram com os últimos pontos fechando o top 10, com Carlos em 9º e Mad Max em 10º. Não foram um pouco além, porque perderam muito tempo atrás de uma Renault.


Parecia que ia dar Ferrari, mas teve o acidente do Alonso e do Gutiérrez e, ainda por cima, o Iceman abandonou com o motor pegando fogo (e o fez saindo do carro na maior tranquilidade do mundo): https://www.instagram.com/p/BDLZCogCpO-/

De super-macios, contra as Mercedes de pneus médios, pois consomem borracha excessivamente, o alemão teve que fazer mais uma parada e colocar os macios, perdendo a liderança após a relargada. Após ficar um pouco para trás por isso, conseguiu chegar novamente ao pelotão de frente. Digo, em Hamilton, pois Rosberg liderava tranquilamente. Vettel estava bem mais rápido, mas já dizia Galvão Bueno que "chegar é uma coisa, passar é outra", e com isso acabou errando e passando direto ao tentar superar o #44 na penúltima curva da penúltima ou antepenúltima volta, ficando "apenas" com o 3º lugar.


Em 4º lugar chegou o estrela local, Daniel Ricciardo, para a alegria do público australiano que sabe dar valor nesses resultados. Ao contrário de um certo país. O piloto da Red Bull foi o responsável ainda por marcar as voltas mais rápidas na parte final, graças aos pneus super-macios que colocou para um stint curto. Quanto ao seu companheiro, Daniil Kvyat, este sequer largou, por algum problema no carro na hora de alinhar no grid, obrigado os pilotos a darem mais uma volta de apresentação.

Felipe Massa fez a melhor corrida que poderia ter feito, chegando em 5º lugar após largar em 6º. Era possível ter mais uma posição? Sim, mas isso dependia do Ricciardo não ir tão bem, porque na Williams, tanto piloto quanto equipe deram tudo o que tinham. Quanto a Valtteri Bottas, este largou mal e estava tendo um desempenho discreto até metade da corrida, não conseguindo sair do final do pelotão intermediário. Mas mais tarde reagiu e conseguiu chegar em 8º, marcando mais uns pontinhos para a escuderia de Grove.


Muito boa estreia da Haas! Depois quero escrever um post só sobre isso. Mas apesar do abandono de Gutiérrez, Romain Grosjean conseguiu o 6º lugar para a novata americana!


Para falar de todos que pontuaram, faltou só Nico Hulkenberg, que chegou em 7º pela Force India. Seu companheiro Sergio Pérez foi apenas o 13º.

Outra estreante (mais ou menos, né?), a Renault, não pontuou por pouco. com Jolyon Palmer em 11º e Kevin Magnussen em 12º, mas já chegaram em posições melhores do que aquelas nas quais largaram, saindo com o saldo positivo. Só da montadora ter voltado à categoria de última hora e pegado um carro no meio do desenvolvimento para receber outro motor, já fizeram um ótimo trabalho. Ainda mais se comparar ao que foi no ano passado apenas como fornecedora de motores. E ainda devem evoluir bem.


Em 14º veio Jenson Button, da McLaren-Honda; seguido por Felipe Nasr, da Sauber e por último dos que cruzaram a linha de chegada, o novato Pascal Wehrlein, da Manor.

Abandonaram também os companheiros desses dois últimos, Marcus Ericsson e Rio Haryanto, com problemas em seus carros.


Resultados finais do GP da Austrália 2016 de Fórmula 1:





Página do AutoblogPV8 no Facebook: https://www.facebook.com/Autoblogpv8

Um abraço!

Nenhum comentário:

Postar um comentário