quarta-feira, 9 de março de 2016

Fórmula 1 2016 - O Halo da discórdia


Não, não é o jogo para Xbox, nem a música da Beyoncé.

Ano passado, morreram Jules Bianchi, que já estava em coma devido ao acidente sofrido no GP do Japão de 2014, quando passou por baixo de um trator. E na IndyCar, Justin Wilson, atingido pelo pedaço de outro carro em uma corrida num oval.

Resultado? Pilotos, dirigente e fãs pedindo mais segurança. Como melhorar mais? Só com cockpit coberto! "Ah não, mas aí já é demais, não é mais fórmula, acaba com a tradição". Como respondeu Daniel Ricciardo sobre quem reclama do Halo, "ninguém precisa virar herói". Mais especificamente, era uma resposta para Nico Hulkenberg e Lewis Hamilton, que reclamaram do dispositivo por questões de... estética.

Pois então, arrumaram esta outra solução, o Halo, que nem fecha o cockpit. E ainda assim, não estão satisfeitos. Beleza, então esqueçam a segurança, ora.

Como podem ver, o Halo divide opiniões. Phillipe Bianchi, pai de Jules, vê como um progresso, mas não acredita que seria o suficiente para salvar seu filho.

Kimi Raikkonen foi o primeiro a testar o Halo, e disse que nem compromete tanto a visão. Sebastian Vettel seguiu o companheiro de Ferrari, e completou que "nada justifica não ter". Na Indy, Dixon também apóia o dispositivo. Aliás, o novato Jolyon Palmer se mostrou contra para a Fórmula 1, mas diz que na categoria norte-americana, seria eficaz.

Por fim, mais recentemente Mark Webber, que hoje corre no WEC, foi mais político, dizendo compreender tantos os argumentos contra quanto a favor. Uns chamam isso de ficar em cima do muro. Eu chamo de ser sensato, razoável, pelas declarações que deu. Citou o acidente de Felipe Massa em 2009, dizendo que provavelmente não o protegeria, e que em curvas como a Eau Rouge, em Spa-Francorchamps, a visibilidade seria muito prejudicada. Mas reconheceu que já é alguma evolução. Aliás, Massa também acha feio, mas defende o uso.

Bem, a intenção da FIA é adotar o Halo em 2017, mas a entidade ainda está aberta a novas sugestões e soluções. Que o dispositivo seja pelo menos um incentivo a mais pelo aumento da segurança e a busca de algo eficaz, mas que agrade aos pilotos.

Atualização (10/03): Fernando Alonso e John Surtees também apoiaram a adoção do Halo.


Página do AutoblogPV8 no Facebook: https://www.facebook.com/Autoblogpv8

Um abraço!

Nenhum comentário:

Postar um comentário