terça-feira, 31 de julho de 2018

Fórmula 1 2018 - Atualizações sobre a situação da Force India


Entre as equipes da Fórmula 1, a Force India passa por uma fase delicada, lutando pela sua permanência no grid.

Algumas rivais podem se aproveitar disso. Segundo a revista Auto Motor und Sport, da Alemanha, Williams, McLaren e Renault Sport, tem interesse em tentar boicotar o time, de olho em uma grana extra do mundial de construtores. Pois para se manter, ela precisa da assinatura de todos.

Acontece que a equipe cor-de-rosa está em falência, sob administração judicial. Por que? Aventuras irresponsáveis do antigo dono, Vijay Mallya. Que não demora para ir ao xilindró.

No entanto, há uma outra possível salvação nas próximas semanas: alguém comprá-la. Temos alguns candidatos. Recentemente foi dito até que poderia ser Lawrence Stroll, pai de Lance.

Particularmente, estou otimista. Eles não participariam dos testes de hoje se estivessem sem qualquer esperança, gastando dinheiro à toa. E Toto Wolff, chefe das Flechas Prateadas, interessada na permanência do time, garantiu que já há compradores endinheirados para a esquadra. Pode ser a própria Mercedes.

Ross Brawn, que faz parte do Liberty Media, disse que a Fórmula 1 vai fazer de tudo para a Force India ficar. O que talvez inclua negociar com os rivais.


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Rapidinhas ( ͡° ͜ʖ ͡°) do dia: Porsche cria academia de pilotos para gamers; Jimezes fora da Corrida do Milhão da Stock Car; e mudança na Renault na Fórmula 1


Tal como a parceria de Gran Turismo com a Nissan para criarem a GT Academy para os jogadores do PlayStation, da Sony, o rival Forza Motorsport 7, do Xbox, da Microsoft, se junta com a Porsche e a ESL para criarem algo semelhante.

Chama-se Porsche 911 GT3 RS Challenge, um modo do jogo no qual os gamers poderão tentar uma classificação, para assim entrarem num programa de desenvolvimento de pilotos dos alemães, que darão todo o treinamento e os colocarão no cockpit de verdade em uma corrida na Hungria, no circuito Hungaroring.

Na Stock Car, Sergio Jimenez, da novata Squadra G-Force, não poderá participar da Corrida do Milhão no próximo final de semana, por falta de patrocínio. Uma pena.

E na Fórmula 1, Bob Bell, um dos grandes nomes da Renault Sport, com todo o seu direito de começar a buscar uma vida mais tranquila, deixa o cargo de diretor-técnico em tempo integral, e passa a ser "somente" um conselheiro do time.

Falando neste certame, hoje tivemos testes em Hungaroring, e aqui estão os resultados dos mesmos.  E aqui, um post falando mais sobre a situação da Force India.


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Fórmula 1 2018 - 1º dia de testes coletivos na Hungria


O GP da Hungria de Fórmula 1 já passou, mas as equipes continuam no paddock para a relização de testes coletivos, como acontece algumas vezes ao ano.

O líder absoluto de hoje foi Antonio Giovinazzi, reserva da Ferrari, cravando o seu melhor tempo com os pneus hipermacios. O italiano destacou a evolução do SF71H desde os testes na Espanha.


Detalhe: novo recorde da pista. Não chegaram a isso na classificação, pois choveu.

Chamou a atenção também as novas asas dianteiras experimentadas pela Williams e pela Force India, em conformidade com o regulamento técnico futuro.


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segunda-feira, 30 de julho de 2018

Rapidinhas ( ͡° ͜ʖ ͡°) do dia: Andretti quer Alonso na IndyCar, mas cobra decisão, e McLaren ainda pode ir junto; Suzuki continua na Hot Car na Stock Car; e o carro de Massa para a Corrida do Milhão


Como sabem, Fernando Alonso está em dúvida entre permanecer na Fórmula 1 ou mudar de vez para a IndyCar. Seu dilema desde 2017. E vai pensar muito nisso agora nas "férias", e está na busca de um teste.

Bom, pois, a Andretti está cobrando uma resposta até este mês de agosto, e não aceitará que ele corra só aqui e ali, como bem entender. O time disse que poderá ter até seis carros no grid no ano que vem. Mas Michael Andretti diz que espera até 2020.

O objetivo do espanhol é alcançar a Tríplice Coroa do Automobilismo. O GP de Mônaco ele já venceu há anos. As 24 Horas de Le Mans foi recentemente. E já fez a sua tentativa nas 500 Milhas de Indianápolis, inclusive com a Andretti.

A escolha de equipe não foi à toa: o dono da esquadra disse ainda que as conversas para formar uma parceria com a McLaren não foram encerradas, ao contrário do que se pensou quando Gil de Ferran assumiu o time de Woking.


Na Stock Car, Rafael Suzuki teve seu contrato renovado com a Hot Car, continuando nesta em 2019.

E eis o carro Chevrolet da Cimed para Felipe Massa, que participará da Corrida do Milhão, em Goiânia, pela primeira vez em circuito oval.


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domingo, 29 de julho de 2018

Rapidinhas ( ͡° ͜ʖ ͡°) do dia: Mick Schumacher conquista sua primeira vitória na F3, em Spa; circuito oval na Stock Car; e 8h de Suzuka


No GP da Bélgica de 1992, Michael Schumacher, em seu segundo ano de Fórmula 1, pela Benetton, conquistava sua primeira vitória na categoria.

Neste último sábado, na mesma pista de Spa-Francorchamps, igualmente úmida, seu filho Mick, em seu segundo ano na Fórmula 3 Europeia, pela Prema, conquistou sua primeira vitória no certame.


A Corrida do Milhão da Stock Car, que este ano acontecerá em Goiânia, em agosto, terá uma grande novidade: de forma inédita, eles utilizarão o circuito oval.

E neste final de semana, aconteceu as 8 Horas de Suzuka, tradicional prova de endurance da motovelocidade. Vale a pena fazer um ou outro comentário sobre.


A pole position desta edição, após 23 anos de jejum, foi da Kawasaki. O autor da volta voadora foi ninguém menos do que Jonathan Rea, atual tricampeão consecutivo (e líder da temporada atual, com quase 100 pontos de vantagem) do World SBK, o Mundial de Superbike.

No entanto, na corrida, a vitória foi da Yamaha, com Alex Lowes e Michael van der Mark. Em 2º, veio a Honda de Takaaki Nakagami, Takumi Takahashi e Patrick Jacobsen. Completando o pódio, veio Rea com Leon Haslam e Kazuma Watanabe.


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Fórmula 1 2018 - GP da Hungria - Corrida


Superando todas as expectativas que colocavam Ferrari e Aston Martin Red Bull como favoritas no Hungaroring, ritmo forte, boa estratégia e ajuda de fiel escudeiro, o pole position Lewis Hamilton venceu o GP da Hungria 2018 de Fórmula 1.

Para a Ferrari, coube completar o pódio, com Sebastian Vettel à frente de Kimi Raikkonen, ao superarem Valtteri Bottas, que os segurou enquanto pôde e tentou continuar a fazê-lo quando já não o podia mais, causando problemas.


Ocorre que ao tentar segurar o alemão entre as curvas 2 e 3, o finlandês da Mercedes, talvez com uma dose extra de otimismo, ou por ter perdido um pouco o controle do carro, acertou sua asa dianteira na roda traseira da Ferrari. Por muita sorte, esta não furou o pneu. Com isso, ele saiu momentaneamente da pista e assim, sem conterrâneo que vinha logo atrás, também o superou.

O #77 já estava sendo investigado pela manobra quando, pouco depois, veio o ataque de Daniel Ricciardo. Agora sim, de teimosia, o piloto da Flecha Prateada atingiu o rubro-taurino, que saiu da pista, mas conseguiu voltar. Dupla investigação. Para tentar conseguis vista grossa da direção, o engenheiro lhe pediu para dar passagem ao australiano. Ainda assim, Bottas não facilitou muito, mas foi superado.

Ricciardo terminou em 4º, após largar em 12º e na primeira volta ter caído para 16º, depois de esbarrar, acho que com uma Alfa Romeo Sauber, na curva 1 logo após a largada. Foi uma grande prova de recuperação, que lhe garantiu o título de Piloto do Dia. Já Bottas, recebeu 10 segundos de acréscimo como punição, mas ainda assim manteve o top 5.


Com esses resultados, o inglês líder do campeonato abre 24 pontos de vantagem sobre o rival tedesco; e a Ferrari fica a 10 pontos da Mercedes. Mais de 100 pontos atrás das duas, está a Red Bull, que viu Max Verstappen abandonar logo no começo. Novamente, problemas na unidade motriz da Renault.

Em 6º lugar, incrivelmente mantendo a sua posição de largada, chegou Pierre Gasly, da Toro Rosso-Honda, e sem sequer tomar uma volta dos líderes. Este garoto pilota muito.


Em 7º veio Kevin Magnussen, da Haas, que pontuou com seus dois carros mais uma vez, sendo que Romain Grosjean fechou a zona de pontuação. Assim, ultrapassaram a momentaneamente delicada Force India, com o 5º lugar no mundial de construtores, e encostam na Renault Sport, em 4º.

Os espanhóis Fernando Alonso, da McLaren, que hoje completa 37 anos (o piloto, não o time) e Carlos Sainz Jr., da Renault, ficaram em 8º e 9º, respectivamente. Além desses, vocês podem ver na tabela abaixo.

Além de Verstappen, abandonaram também: Charles Leclerc, da Sauber, com problemas logo após a primeira volta; e o outro do time de Woking, Stoffel Vandoorne que, após descobrirem um problema em seu chassi, voltou a ser rápido - dentro do possível. Retiro aqui minhas recentes críticas.





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sábado, 28 de julho de 2018

Fórmula 1 2018 - GP da Hungria - 3º Treino Livre e Classificação


Quem viu Sebastian Vettel confirmar o até então favoritismo da Ferrari no último treino livre para o GP da Hungria, em Hungaroring, não poderia prever o que estava para vir logo mais.

Com Valtteri Bottas, até que a Mercedes beliscou a liderança. E estranhamente, a Aston Martin Red Bull começava a ficar para trás. Apesar de potência não ter tanta importância nesta pista, eles estavam perdendo performance nas poucas e curtas retas.


Mas com a chuva despencando sem dó dos céus de Budapeste, as Flechas Prateadas tomaram a primeira fila do grid. Pole de número 77 de Lewis Hamilton, com o finlandês um pouco menos rápido.

Só então, na fila de trás, virão os carros da Scuderia, com o alemão à frente de Kimi Raikkonen.


Apesar de eu não gostar muito de classificações na chuva, que eu chamo de "lotéricas", porque ninguém pega a pista do mesmo jeito pra andar (Heráclito de Éfeso estaria certo aqui), essa de hoje nos reservou surpresas interessantes.


Para começar, tivemos Carlos Sainz Jr. fechando o top 5 pela Renault Sport, e dividindo fila com Pierre Gasly, da Toro Rosso-Honda, que colocou os seus dois carros no Q3, com Brendon Hartley em 8º. Entre eles, o rubro-taurino da equipe principal, Max Verstappen. Sim, o francês superou o Molequerstappen, com menos chassi e um motor nipônico, na chuva.


E completando o top 10, as Haas de Kevin Magnussen e Romain Grosjean, respectivamente. Atrás deles, Fernando Alonso que, segundo o mesmo, tirou tudo o que podia da McLaren. E dividirá fila com um azarado australiano, por cula da Red Bull que não lhe deu a melhor opção de pneus no momento certo.

Apenas em 15º, veio a outra Renault, de Nico Hülkenberg, seguido por Marcus Ericsson, que desta vez foi quem levou a Alfa Romeo Sauber ao Q2. Pois Charles Leclerc foi eliminado em 17º. Entre eles, ficaram a Williams de Lance Stroll e a McLaren de Stoffel Vandoorne, nesta ordem.

Como se não bastasse a má fase judicial/administrativa da Force India (que está em falência), Esteban Ocon e Sergio Pérez foram 18º e 19º, respectivamente. E por último, o outro carro de Grove, de Sergey Sirotkin.

Atualização (29/07): por troca da asa que quebrou, Stroll larga do pit-lane.


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sexta-feira, 27 de julho de 2018

Rapidinhas ( ͡° ͜ʖ ͡°) do dia: na Fórmula 1, Force India vai à falência; Sette Câmara é pole da F2 na Hungria; hipercarro para Le Mans; e novo campeão da U.S. F2000


Era questão de tempo... mas sim, finalmente, a justiça britânica decretou a falência da Force India.

Há semanas a equipe vinha respirando aos poucos. Digo, eles sempre tiveram problemas financeiros, mas sempre tomavam medidas paliativas. O até então dono, Vijay Mallya, é um pródigo condenado por diversas fraudes na Índia, e logo será extraditado para lá.

Assim, o time foi colocado sob administração judicial. Possivelmente esta será comandada pelo grupo Brochstone, para o qual estão devendo 4 milhões de dólares. A companhia é ligada ao piloto Sergio Pérez, diga-se de passagem, que está por lá desde 2014 e já foi um dos salvadores da equipe graças ao patrocínio do bilionário Carlos Slim.

A possível decisão é apoiada pela patrocinadora-master da Force India, a BWT, e também pela fornecedora do powertrain, Mercedes-AMG, para a qual também devem 10,5 milhões de euros.

E quanto a possíveis donos?

Esta semana surgiu um rumor de que Lawrence Stroll seria o comprador da esquadra cor-de-rosa, mas ele também poderia estar apenas pleiteando um cockpit para seu filho Lance Stroll.

Outros interessados seriam Michael Andretti, ou mesmo as próprias BWT e Mercedes-Benz, que faria ali seu "time B" (embora também possam fazê-lo com a Williams).

Aparece também agora o nome de Dmitry Mazepin, pai do piloto em desenvolvimento do time, Nikita Mazepin.


Sérgio Sette Câmara é uma das promessas do automobilismo brasileiro, e começou esta temporada da Fórmula 2 de "casa" nova: a Carlin.

Depois de vencer pela pequena MP Motorsport em Spa, agora ele tinha mais condições de brigar pela vitória. Mas também com a pressão de ter como companheiro Lando Norris, atual campeão da Fórmula 3 Europeia - e protegido da McLaren.

Por fatores que vão até além do controle do brasileiro, como mencionei na minha análise de meia temporada do certame, Sette Câmara acabou ficando para trás na briga pelo título. Mas o garoto é muito bom, sim, senhoras e senhores.

Vindo animado para a segunda metade da temporada, começou o que parece ser sua reação: cravou a pole position para o GP da Hungria, em Hungaroring. Que é a sua primeira da temporada, eu tenho certeza. Mas salvo engano é a primeira na categoria mesmo.


A partir de 2020, o WEC (e consequente/provavelmente o ELMS também) terá hipercarros no lugar dos LMP1 em sua categoria principal. Com isso, novos candidatos ao certame começam a surgir.

Assim, a Scuderia Cameron Glickenhaus, americana, apresentou hoje o SCG 007 LMP1, com a intenção de vencer as 24 Horas de Le Mans em 2020 ou 2021.

E por último, já temos o novo campeão da U.S. F2000, categoria que faz parte da Road to Indy, isto é, a base da IndyCar.

Trata-se de Kyle Kirkwood, da Cape Motorsports, que na corrida 1 de Mid-Ohio, conquistou sua oitava vitória em dez corridas. E ainda faltam mais quatro provas.

P.S.: 1º e 2º Treinos Livres para o GP da Hungria de Fórmula 1.


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Paulo Vitor (novo Twitter)

Fórmula 1 2018 - GP da Hungria - 1º e 2º Treinos Livres


Como já era de se esperar, Aston Martin Red Bull e Ferrari chegaram mais fortes ao Hungaroring do que a Mercedes, aparecendo até então somente como a terceira força do grid, em ambas as sessões de hoje.

Daniel Ricciardo liderou a primeira sessão, seguido de perto por Sebastian Vettel. Este, liderou o treino seguinte, com Max Vertsppen em seu encalço. Kimi Raikkonen foi sempre o 4º mais rápido.

E nas duas sessões, Lewis Hamilton e Valtteri Bottas, das Flechas Prateadas, foram respectivamente 5º e 6º, apenas.



Eu não sei se vocês repararam, mas de umas duas etapas pra cá, acho, a Ferrari voltou a usar aqueles seus retrovisores no Halo. Porém, sem as aletas aerodinâmicas, pelas quais a FIA os havia proibido - sendo que esta mesma havia liberado o uso do dispositivo.


A Toro Rosso-Honda dá sinais de que mais uma vez, talvez possa levar mais um ou outro pontinho pra casa. Mas vão depender dos abandonos alheios e, claro, deles mesmo não abandonarem também.

Lembrando ainda que McLaren e Williams também levaram atualizações que, como esperavam, não seriam lá tão significativas assim.

E a Sauber foi multada em 5 mil euros por ter liberado Marcus Ericsson com uma roda solta de um pit-stop.


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quinta-feira, 26 de julho de 2018

Lamborghini crava novo recorde em Nürburgring


Em março do ano passado, a Lamborghini ficou mal na fita ao, digamos, de certa forma forjar um recorde com o Huracán Performante em Nürburgring.

Mas agora eles voltaram ao Nordschleife para se redirmir. Com o Aventador SVJ, que ainda nem foi lançado, cravaram o novo recorde: 6min,44seg,97 - de carros fabricados em série, obviamente, pois supremo ali, é o Porsche 919 Hybrid Evo.

Para comprovar, eis o vídeo em seu canal no YouTube. Isto é 2,3 segundos mais rápido do que o Porsche 911 GT2 RS (e atrás dele, o 911 GT3 RS também tem a sua marca). Especula-se que estejamos falando de 770 cv galopando no Green Hell.


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Rapidinhas ( ͡° ͜ʖ ͡°) da Fórmula 1 2018: James Key e mais treta entre Toro Rosso e McLaren; Alonso busca teste na IndyCar; Alfa Romeo Sauber e Haas terão novo motor Ferrari, e esta está dispensada de entrevistas; e atualização da Williams


Eu não sei se vocês estão sentindo o mesmo que eu, mas está rolando um clima meio tenso entre a McLaren e a Toro Rosso.

Bem, primeiro, embora isso não mostre briga alguma, quando os ingleses trocaram a Honda pela Renault, os japoneses foram atrás dos rubro-taurinos italianos. Bem, acabou dando certo demais pra eles, pois conseguiram entrar até para o time principal.

Mais diretamente mesmo, entre o final de maio e o início de junho, a STR andou flertando com Lando Norris. Porém este, é pupilo de Woking. E claro, a McLaren vetou. Aliás, agora cogitam fazer o mesmo, só que ao contrário: os ingleses não se opõem a uma contratação de Carlos Sainz Jr. (e este ainda depende de decisões superiores) como companheiro de Fernando Alonso - apesar de que este ainda pode ir para a IndyCar (logo falaremos disso).

E Stoffel Vandoorne não está lá com muita moral. Inclusive poderia ser trocado por Daniel Ricciardo. Por sorte o belga pode ir para a Renault Sport. E o australiano deve ficar na Red Bull mesmo.

Ah, se eu ficar falando só das especulações, há muitas outras possibilidades. Enfim, o pivô da treta da vez é este cara que vocês podem ver na foto acima: James Key.

A McLaren o contratou como diretor-técnico para o ano que vem. Porém, ele já tinha um contrato com a Toro Rosso-Honda, inclusive renovado no final do ano passado. E ele foi uma das peças chave (juro que estou vendo este trocadilho só após postar o texto) para o crescimento da equipe dos energéticos. Então, sua transferência não deve ser nada tranquila. Franz Tost mesmo mostrou que não gostou.

Pra terminar de falar no time de Woking, falemos da ponta solta que eu deixei ali: parecia que eles haviam deixado o projeto da IndyCar de lado, com a chegada de Gil de Ferran como novo chefe de equipe. Acontece que Alonso está mesmo dividido entre a categoria norte-americana e a Fórmula 1. Quer voltar às 500 Milhas de Indianápolis. Segundo Zak Brown, o espanhol pode fazer um teste no novo carro ainda este ano. Só está difícil conseguir uma data, porque ele também tem o WEC em seu calendário.

Depois de vencer as 24 Horas de Le Mans, alguém após Graham Hill precisa conquistar a Tríplice Coroa do Automobilismo, não é mesmo?

Mudando o foco para outras equipes, Haas e Alfa Romeo Sauber ganharão uma excelente atualização em seus motores Ferrari no GP da Hungria. O mesmo que vem sendo usado por Sebastian Vettel desde o GP do Canadá, o qual venceu, e depois voltou a vencer em Silverstone.

Olha, não ficaria muito surpreso se, com isso, após bons resultados (OK, na Áustria contaram, digamos, com a sorte do azar alheio), os americanos pudessem subir ao pódio, seja com Romaon Grosjean ou Kevin Magnussen. E Charles Leclerc e Marcus Ericsson poderão aparecer na zona de pontuação ainda mais constantemente.

Aí você me pergunta: por que até então Kimi Raikkonen não teve isso? Porque no caso dele, que já usou três unidades, gerará punição. Tudo isso (do motor da Scuderia, e é o motor mesmo, a combustão) eu soube através do Twitter da jornalista Julianne Cerasoli, que manja demais de Fórmula 1.

Falando em Maranello e em atualizações: devido ao luto pelo falecimento de Sergio Marchionne, a FIA dispensou os membros da Scuderia de entrevistas; e a Williams levará atualizações aeorinâmicas que animaram Lance Stroll.


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quarta-feira, 25 de julho de 2018

Rapidinhas ( ͡° ͜ʖ ͡°) da Fórmula 1 2018: Williams com câmbio da Mercedes; e atualizações da McLaren


Segundo a revista alemã Auto Motor und Sport, a partir de 2019 a Williams passará a usar o câmbio da Mercedes-AMG, que aliás, já lhe fornece a unidade motriz desde 2014.

A equipe de Grove poderia vir a ser um "time B" dos germânicos, depois da Force India, na qual também estavam interessados, possivelmente ter sido vendida para Lawrence Stroll (isso mesmo, pai de Lance).

Fernando Alonso, embora não tenha especificado, disse que a McLaren está levando um conjunto de atualizações para o MCL33 no GP da Hungria (post informativo). Porém, o espanhol não está muito otimista, e que o chassi pode ser problemático em alguns setores de Hungaroring.

P.S.: lembrandoque hoje já tivemos a triste notícia do falecimento de Sergio Marchionne, e há pouco, falei sobre a aposentadoria de Fernando Rees.


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Fernando Rees pendura o capacete


Fernando Rees anunciou ontem, através de sua conta no Instagram (que é eu sugiro que sigam), que está se aposentando como piloto.

Ele falou lá um pouquinho das suas razões, prometendo que saberemos mais em seu livro futuramente. E eu respeito muito isso.

Mas este post aqui é mais para parabenizá-lo pela bela carreira, e ter vivido o seu grande sonho. Não é de hoje que eu digo que ele é um dos brasileiros mais competentes atrás de um volante.

Fernando chamou mais a atenção no endurance, em especial no WEC, em diferentes classes, e este ano, vinha pilotando no GT Open.

Lhe desejo toda sorte na realização de seus próximos objetivos de vida! E quem sabe não rolem participações especiais aqui e ali, não?


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Adeus, Marchionne


Como as coisas acontecem inesperadamente, assim, do nada. Não é? Ontem à noite eu falava do estado grave de saúde de Sergio Marchionne, e hoje veio a notícia de seu falecimento, em Zurique.

O italiano, que chegou à presidência da Ferrari em 2014 substituindo Luca di Montezemolo, e também do grupo Fiat Chrysler Automobiles, já previa a sua saída do cargo em 2018 desde o início do ano passado. Mas ninguém imaginava e nem queria que fosse assim, vítima de uma embolia aos 66 anos, durante uma cirurgia para a retirada de um câncer no ombro.

Desde sábado, ele já tem um sucessor: Mike Manley, vindo da Jeep, marca que também pertence ao grupo. Descanse em paz, Sergio. Você fez um bom trabalho aqui.


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terça-feira, 24 de julho de 2018

Fórmula 1 2018 - GP da Hungria - Informações


Neste final de semana, teremos a última corrida antes das "férias" da Fórmula 1: o GP da Hungria, no circuito de Hungaroring, em Budapeste.

Antes de continuarmos, devo dizer que hoje já tivemos um post de notícias e, também, há uma semana a Pirelli divulgou as escolhas de pneus feitas pelos pilotos para esta etapa.

Pois bem, trata-se de um circuito lento e muito técnico. Praticamente uma Mônaco, mas com alguma margem de tolerância para erros, no lugar de guard-rails.

Por esta razão, nesta pista costuma pintar algumas zebras. Ele privilegia muito o talento e um bom chassi, pouco importando a potência do motor.

Foi em Budapeste que Lewis Hamilton venceu pela Mercedes pela primeira vez, em 2013, seu ano de estreia na equipe, que começava a sua ascensão, tendo terminado o ano em 2º no mundial de construtores, um pouquinho acima da Ferrari e bem abaixo da Red Bull.

Salvo engano, foi onde também Daniel Ricciardo venceu pela segunda vez em sua carreira, em 2014, batendo de forma incrível uma Mercedes que parecia inalcançável.

E ainda no período de domínio germânico, que de certa forma, dura até hoje, embora menor, Sebastian Vettel venceu em 2015 e em 2017, na ressurreição da Scuderia.


Programação (horário de Brasília):

Sexta-feira: 1º Treino Livre às 6h00, e 2º Treino Livre às 10h00;
Sábado: 3º Treino Livre às 7h00, e Classificação às 10h00;
Domingo: Corrida às 10h10.


Mapa do circuito:


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Paulo Vitor (novo Twitter)

Rapidinhas ( ͡° ͜ʖ ͡°) do dia: Marchionne pode estar pior do que se imaginava; Fórmula 1 cogita mudar pré-temporada da Espanha para o Bahrein; Markelov testará pela Renault; novo piloto da Trident na F2; e notícias da IndyCar e Stock Car


No último final de semana, Sergio Marchionne deixou a presidência do grupo FCA e da Ferrari. No dia, foi dito que era por causa de uma recuperação de uma cirurgia no ombro, mas já surgiam rumores de que coisa pior estava acontecendo.

Segundo diversos sites da imprensa internacional, o italiano escondia seu problema de saúde há pouco descoberto, que na verdade se tratava de um agressivo câncer no ombro e, durante a cirurgia, ele sofreu uma embolia, afetando seu cérebro de forma irreversível e colocando-o em coma.

Espero que não seja verdade ou, sendo, que não seja tão ruim e que ele possa, sim, melhorar. Forza, Marchionne!

A Fórmula 1 pode trocar o circuito de Montmeló, próximo a Barcelona, ma Espanha, pela pista do Bahrein, em Sakhir, na sua pré-temporada do ano que vem. Embora a pista catalã tenha, ou tinha condições ideais, o asfalto novo e o clima desfavorável às atividades, tornaram estas improdutivas.

Falando em testes, a Renault Sport deu folga para Carlos Sainz Jr. e escalou seu reserva Artem Markelov, piloto da Fórmula 2, para trabalhar ao lado de Nico Hülkenberg nos testes coletivos que acontecerão em Hungaroring na próxima semana, após o GP da Hungria.

E por falar em pilotos de F2, após demitir Santino Ferrucci, a Trident trouxe Alessio Lorandi para o cockpit vago. Trata-se de uma promoção interna, pois o jovem italiano já corria pelo time na GP3 Series.

Devido ao bom desempenho de Conor Daly em Toronto, como seu melhor resultado na temporada da IndyCar, a Harding decidiu mantê-lo para a etapa de Mid-Ohio.

E na Stock Car, devido a um momento complicado e delicado, Tuka Rocha deixa a Vogel, e será substituído por Guga Lima pelo restante do ano.

P.S.: ontem mais tarde, saíram dois posts de notícias, da Fórmula 1 e da Formula E, que valem a pena serem lidos (tá, sou suspeito pra dizer isto).


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segunda-feira, 23 de julho de 2018

Rapidinhas ( ͡° ͜ʖ ͡°) da Formula E 2018/19: DS troca Virgin por Techeetah; Agag quer mulheres em testes na Arábia Saudita; e novos chefes na Dragon


Como já era até previsível, a DS trocou a Virgin (talvez devido ao novo acionista majoritário) pela Techeetah. O que é um bom negócio, ao meu ver.

Os chineses chegaram ao certame na segunda metade de 2016, e já mostraram um potencial e tanto. Não à toa, o atual campeão, Jean-Éric Vergne, é deste time. E por pouco não levaram o mundial de equipes, tomado pela Audi Sport na última corrida.

Se com a permissão da Arábia Saudita para mulheres dirigirem desde o mês passado, na Fórmula 1, a Renault Sport convidou uma pilota árabe para uma exibição, na Formula E, o próprio chefão da categoria, Alejandro Agag, quer pilotas participando dos testes para novatos a serem realizados no país.

E na Dragon, equipe, digamos, afiliada à Penske, e que até então estava sem um chefe de equipe oficial, agora, não está mais. Anunciaram a contratação de Gary Holland, vindo da LMP2 do WEC. E o novo chefe de engenharia é Jakob Andrease, com experiência de F1 nas inglesas McLaren e Williams.


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Rapidinhas ( ͡° ͜ʖ ͡°) da Fórmula 1 2018: Stroll pode ter comprado Force India, e isso agita o mercado; Michelin cogita voltar; e GP de Miami adiado


Como devem saber, embora Vijay Mallya negue, a Force India está à venda. Ou melhor, estava (ou teria estado), pois segundo o Auto Bild, Lawrence Stroll pode tê-la comprado.

Não à toa, neste último final de semana, do GP da Alemanha, surgiram rumores sobre uma transferência de Lance Stroll para a equipe cor-de-rosa ainda este ano. Para o desespero da Williams, que perde um apoio financeiro e tanto. E quem sabe, é uma chance para Robert Kubica.

Lawrence é pai de Lance. Um bilionário, salvo engano do ramo da moda. Enfim, fato é que o cara é um investidor e teria comprado a maior parte das ações da equipe. Diga-se de passagem, ele também é acionista da Prema, que corre na Fórmula 2 e outras categorias de base.

Não se sabe se Lance iria fazer a mudança ainda este ano, ou aguardar a próxima temporada. Mas isso dá uma agitada e tanto no mercado de pilotos. Sergio Pérez tem contrato com o time e provavelmente ficaria neste. Esteban Ocon também está na mesma condição, mas estaria negociando com a Renault Sport e, lembremo-nos sempre: é protegido da Mercedes.

Por falar nos franceses, estes aguardam a decisão de Daniel Ricciardo, se fica ou não na Red Bull (que terá motores Honda), pois querem ficar com o emprestado Carlos Sainz Jr., e este é rubro-taurino, inclusive, terceiro piloto. Outro que andaram sondando, foi Stoffel Vandoorne, da McLaren. E esta, estaria interessada no australiano.

Ricciardo andou flertando com a Ferrari e estaria fazendo o mesmo com a Mercedes, mas esta renovou com Lewis Hamilton e Valtteri Bottas no último final de semana. Lembrando que a Scuderia pode contar com Charles Leclerc.

Que confusão, apenas por causa de uma mudança, hein? Mas acho que consegui apontar todos os fatores. Mudando de assunto...

Com pneus para rodas aro 18 a partir de 2021, o que a Pirelli topou fazer, a Michelin cogitou seu retorno ao certame já em 2020. Será que teremos disputa de pneus novamente? Seria interessante. Hoje eles são fornecedores do WEC e da Formula E.

E o GP de Miami, de tão complicado que ficou, adiou sua possível realização de 2019 para 2020.


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domingo, 22 de julho de 2018

Fórmula 1 2018 - GP da Alemanha - Corrida


Dobradinha da Mercedes-AMG, alemã, no GP da Alemanha, em Hockenheim. Lewis Hamilton foi o vencedor, com Valtteri Bottas em 2º lugar.


Kimi Raikkonen, da Ferrari, completou o pódio. E seu companheiro, o pole position, Sebastian Vettel? Liderava já pra lá da metade da prova, até escorregar na pista úmida, sair e bater - e assumindo totalmente a sua culpa por isso. Logo pertinho de sua cidade natal.


Assim, o inglês retoma novamente a liderança do campeonato, até então do alemão. 17 pontos entre eles. E que corrida fez o piloto das Flechas Prateadas, senhoras e senhores. Largando lá de 14º, até chegar ao triunfo. Mesmo que o rival não tivesse abandonado, possivelmente seria superado. Incontestavelmente, foi o Piloto do Dia, como assim foi eleito.

Além da mudança no mundial de pilotos, obviamente o mesmo aconteceu no de construtores. Afinal, terminaram dois carros contra um. Assim, a Mercedes abre 8 pontos sobre a Ferrari. Por mim, quanto mais disputado isso tudo for, até o final, melhor.


Eu costumo dizer que sempre que Hamilton tem um final de semana frustrante, ele volta arrasador. Após um desempenho fraco no Canadá, ele voltou com tudo na França. Na Áutria, houve o duplo abandono dos germânicos. Em Silverstone, sua casa, ele foi até bem chegando em 2º. Mas perdeu logo para Vettel, e ficou muito engasgado com isso. Ontem, foi dramático além da conta, sendo muito criticado pela infantilidade, correndo da imprensa (o que é até compreensível) e comparado até com seu - não à toa - "parça" Neymar. Hoje, chegou ao autódromo com uma atitude extremamente positiva.

E assim, a Mercedes viu que acertou nas renovações contratuais, tanto do inglês quanto do finlandês, que fizeram neste final de semana. Apesar de que deixaram bem subentendido hoje que fazem, sim, um jogo de equipe, e há pilotos 1 e 2 muito bem definidos. Assim como da mesma forma, de um jeito meio sem graça, fez a Scuderia com indiretas para o Iceman, num momento em que este liderava. Mas... são coisas de corrida. Fazer o que?


Sabe quem mais teria chances de vencer? Max Verstappen, que chegou a menos de 8 segundos do tetracampeão. É muita coisa? É muita coisa. Mas ocorre que esta corrida teve um certo fator lotérico graças ao tempo chuvoso, que aliás, só despencou pra valer na cerimônia de premiação. Mas antes disso, naquele como se diz, "chove não molha", ocorreram várias trocas e "destrocas" de pneus, dos lisos para os intermediários e até uma otimista STR colocando pneus de chuva pesada no carro de Pierre Gasly. E foi numa desistência de pit-stop nos últimos metros antes da entrada dos boxes (e está sob investigação por isso), abortando sua entrada, que Hamilton levou o caneco.

Atualização: Hamilton recebeu apenas um advertência da FIA, mantendo assim sua vitória, por sorte de não ter colocado ninguém em risco, pois via de regra, sua manobra era algo proibido pelo regulamento.


Completando o top 5, veio um excelente Nico Hulkenberg, também piloto da casa, com a Renault Sport, superando logo a atual rival desta, Haas, que chegou em 6º com Romain Grosjean, também fazendo uma corrida muito boa. Em 7º e 8º, vieram as Force India de Sergio Pérez e Esteban Ocon, respectivamente.


Na Alfa Romeo Sauber, a estrela do dia não foi Charles Leclerc. Este errou bastante com a pista molhada/úmida, o que pode pesar na sua ida ou não para a Ferrari. Ainda mais com um rápido e obediente Raikkonen fazendo um bom trabalho. Além disso, a equipe ter errado na sua estratégia. Mas não saiu totalmente frustrada, não. Marcus Ericsson chegou em um bom 9º lugar. O monegasco, com sorte de terminar, foi o 15º, apenas. O último a cruzar a linha de chegada.


E se Toro Rosso-Honda errou feio com Gasly, Brendon Hartley voltou a levar o último pontinho, fechando a zona de pontuação. Agora ele tem... 2 pontos. Mas não se enganem, viu? Ele chegou à Fórmula 1 há menos de um ano, em uma equipe fraca. Mas venceu as 24 Horas de Le Mans no ano passado, e é bicampeão do WEC, de 2015 e 2017. Todas essas conquistas pela Porsche, antes desta deixar a LMP1. Para ser mais honesto, hoje ele se beneficiou de uma punição sofrida por Sainz.

Depois completaram, mas fora da zona de pontuação: Kevin Magnussen, da Haas; Carlos Sainz Jr., da Renault; Stoffel Vandoorne, da McLaren; e os já citados Gasly e Leclerc, nesta ordem.

Além de Vettel, não terminaram a prova: Daniel Ricciardo, que ainda no começo parou sua Aston Martin Red Bull com problemas; as Williams de Sergey Sirotkin e Lance Stroll, que andaram aprontando; e Fernando Alonso, da McLaren, que recolheu seu carro na última volta.






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Um abraço!