domingo, 1 de julho de 2018

Enquanto isso, na porta da Fórmula 1: análise de meia temporada da Fórmula 2, e 1/3 da GP3 Series


A Fórmula 2 tem um novo líder. Tudo bem que isto pode voltar a mudar na próxima etapa, em Silverstone (e tomara que mude, pois quero um campeonato disputado), mas George Russell superou Lando Norris, que vinha liderando desde o princípio. Até aqui, tivemos meia temporada.

E eu já havia previsto aqui que seria uma disputa e tanto. O piloto da ART Grand Prix e da academia da Mercedes, venceu a corrida 1 do GP da Áustria e chegou em 2º hoje. Já Norris foi o 2º ontem e 11º hoje.

Eu poderia dizer que isso não aconteceu da forma mais justa, mas fato é que uma hora ou outra, todos os pilotos terão problemas com o novo carro, que está dando muito o que falar, e falar mal. A FIA até colocou safety car na largada, pra tentar driblar as falhas. Se recentemente Norris se deu mal, eventualmente, o mesmo acontecerá com Russell, para equilibrar as coisas.

Ambos chegaram ao certame como favoritos, como atuais campeões da Fórmula 3 Europeia e da GP3 Series. Embora tenha vencido menos, o piloto da Carlin e protegido da McLaren (inclusive terceiro piloto), teve menos resultados ruins e esteve mais constantemente no pódio. Enquanto Russell venceu quatro, mas fora isso, só esteve no pódio uma vez e acumula outros resultados piores, incluindo abandonos. Norris terminou todas as corridas até aqui, e só esteve fora dos pontos em duas ocasiões.

Companheiro deste, o brasileiro Sérgio Sette Câmara ainda não venceu este ano. Mas potencial, tem. Não à toa venceu ano passado, com equipe menor, em Spa. Este ano, ele teve três pódios, incluindo um 2º lugar na corrida de ontem. Mas seu maior azar mesmo, foi ter sido vetado pelo departamento médico na rodada dupla de Mônaco. Assim, parece em 5º no campeonato, mas por circunstâncias além de seu alcance, poderia muito bem, quiçá, ser até o 3º, à frente de Artem Markelov, que venceu hoje.

Descendo um degrau, na GP3 Series, tivemos a terceira de nove rodadas duplas. Com duas vitórias e mais um pódio, Callum Ilot, da ART Grand Prix e membro da Ferrari Driver Academy, é o líder do campeonato e venceu ontem. Mas pouco atrás, está seu companheiro de equipe Anthoine Hubert.

Único brasileiro na categoria, Pedro Piquet, da Trident, está pegando o jeito rapidamente. Está em 6º mas, ao contrário dos 4 primeiros, teve um abandono. Veio da França de um 2º lugar, e hoje repetiu o feito no Red Bull Ring, em corrida vencida por Jake Hughes, adivinhem... da ART Grand Prix. 

Chegar tão perto do triunfo para um piloto que não é da ART GP, é um feito deveras notável. Caso consiga um desses carros no ano que vem, poderá ser campeão, isso se não subir para a Fórmula 2.


Página do AutoblogPV8 no Facebook: https://www.facebook.com/Autoblogpv8

Um abraço!
Paulo Vitor (novo Twitter)

Nenhum comentário:

Postar um comentário