Este é o texto que publiquei ontem no F1Tube (página que aliás, eu recomendo que curtam lá no Facebook), e eu esperei um dia para poder publicá-lo aqui. Com algumas leves alterações, para não ficar tão igual.
Ontem terminaram os testes da pré-temporada da Fórmula 1, mas... Já se perguntaram qual o motivo deles serem feitos em Barcelona? Bem, na verdade são feitos em Montmeló, que é um pouquinho longe dali, mas enfim...
Ocasionalmente a Fórmula 1 pode testar em outros lugares, mas o circuito da Catalunya é o queridinho da categoria para a realização dessas atividades. É à toa? Claro que não. Tem outros lugares em que a pista em si é tão boa quanto, senão mais. Mas alguns fatores beneficiam o circuito espanhol.
Lembrem-se que os europeus estão no final do inverno, que por lá é mais rigoroso. Só que na Espanha, o clima agrada bastante. Tanto é que às vezes também testam em Jerez de la Frontera. Por lá, faz mais ou menos entre 10º C e 15º C nessa época. O que para nós é um friozinho, mas para eles é calor. E é dessa temperatura que os componentes de um F1 precisa para trabalhar em condições ideias, e boa para serem avaliados.
Só que não fica só nisso, como eu já dei a entender anteriormente. Diferente de Jerez, Montmeló oferece o traçado ideal para colocar os bólidos à prova em diversas condições técnicas de pilotagem: estabilidade, tração, velocidade final, fluxo do ar na carenagem, frenagem etc.
Além disso, lembrem-se que todas as equipes possuem suas sedes ou filiais na Europa. Então qualquer componente que necessitem de suas fábricas, geralmente não precisa ser transportado de tão longas distâncias para chegarem ao autódromo.
Basicamente é isso, mas se você se interessa mais pelo assunto, há este post ainda mais tecnicamente detalhado no Blog da Julianne Cerasoli. A parte do clima, aliás, eu aprendi lá. Gostei muito da escrita, diga-se de passagem.
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Um abraço!
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