quinta-feira, 7 de junho de 2018

Atualizações da Fórmula 1: MotoGP na Toro Rosso; McLaren barra empréstimo de Norris; ordem da Mercedes para Ocon; treinos, testes, motores, pneus e mais


Não pude postar muito nos últimos dias, e muita coisa aconteceu desde então. Mas já falei aqui da vitória de Jorge Lorenzo na dobradinha pela Ducati, mas que ele irá para a Honda no ano que vem. E as informações sobre o GP do Canadá de Fórmula 1.

Falando nessas duas categorias, eu comentei sobre os testes de F1 de Marc Márquez, Dani Pedrosa e Tony Cairoli pela Red Bull, certo? Pois bem, aconteceram nesses dias, na Áustria, naturalmente.

Reparem que, apesar de terem guiado um carro com pintura da Toro Rosso, trata-se, na verdade, do RB8, carro que deu o título à Sebastian Vettel em 2012. Por que isso, então? Lembrem-se que este carro possui o motor Renault, mas Márquez, além de ser patrocinado pelos energéticos, na MotoGP corre pela Honda, que é a fabricante que equipa a STR.

Quando a Mercedes fez o mesmo com o Lorenzo, logo um pessoal começou a falar sobre uma mudança dele para as quatro rodas. Mas só especulações vindas de fora do circo. Só que desta vez, quem se empolgou foi Helmut Marko, querendo trazer Márquez para a Fórmula 1 em 2021. O sujeito destruiu tantas carreiras promissoras, que ficou sem jovens talentos. Tanto que teve que trazer Bredon Hartley do WEC.

Agora é batata do neozelandês que já está assando. Na Espanha, cogitaram trazer Pascal Wehrlein. E mais recentemente, queriam um empréstimo de Lando Norris, que disputa a Fórmula 2 e é líder isolado do campeonato. Atual campeão da Fórmula 3 Europeia, como é piloto reserva da McLaren, esta vetou. E fez bem. O garoto tem potencial, está em desenvolvimento, não tem pressa, e vai pilotar um carro de Woking. Perdê-lo para os rubro-taurinos após todo o investimento feito numa promessa dessas? De jeito nenhum!

No entanto, com este veto, a McLaren se compromete a conseguir um cockpit para o garoto na Fórmula 1, seja este próprio ou em outra equipe. E bem... Fernando Alonso não parece tão interessado em continuar guiando F1.

Próximo tópico, vejamos... ah, sim! Ordem da Mercedes, para a Force India, para Esteban Ocon. É o seguinte: aconteceu no GP de Mônaco e, como me parecia muita conspiração, deixei de lado. Mas, me enganei! Em determinado momento, Ocon recebeu a ordem de facilitar a passagem de Lewis Hamilton e, depois da corrida, disse que suspeitava que a ordem viesse, na verdade, das Flechas Prateadas. E de fato, veio mesmo. Isso porquê além de serem os fornecedores de motores da equipe independente, o francês é pupilo deles. Aliás, é por esta razão que está lá. Então, por isso o fizeram. Não que eu aprove. Muito pelo contrário. Inclusive isso abre precedentes perigosos.

A propósito, pode ser que Hamilton tenha um novo motor no Canadá. Estão avaliando. E Ricciardo também pode trocar componentes, mas, se for o caso, poderá receber uma punição.

Voltando a falar na Force India, Vijay Mallya irá supervisionar seu filho, Siddarth, que passará a ser o novo diretor do time. E Nicholas Latifi, apesar dos negócios do pai com a McLaren, aparecerá mais em testes e treinos pela equipe indiana.

Falando em testes, nas próximas sessões coletivas, que acontecerão em Hungaroring, os reservas da Williams, Robert Kubica e Oliver Rowland, trabalharão no lugar dos titulares, que estarão de folga.

Calma lá, gente, que estamos acabando. E embora digam que a segurança vem em primeiro lugar, só agora lembrei que a FIA anunciou capacetes novos para o ano que vem, que prometem ser muito mais eficientes, acima de qualquer categoria.

E finalmente, agora sim, por último, devido as confusões com os nomes dos pneus, a Pirelli resolveu simplificar para a próxima temporada: independente de quais compostos realmente sejam, como usarão três a cada etapa, chamarão apenas de duro, médio e macio. Entenderam? Tipo, hoje, às vezes, o macio não é o mais duro do final de semana? Então, irão chamá-lo de logo duro. Mas os sete tipos continuarão variando de uma pista para outra. O que eu não sei se vai funcionar e, bem, particularmente, nunca tive problema com os nomes.

Ainda falando nos compostos, o Liberty Media sugeriu pneus de 18 polegadas (contra 13 dos atuais) para serem usados a partir de 2021, e a Pirelli aceitou o desafio. O que indica também um plano de continuidade com a marca que, então, completará 10 anos de parceria com a Fórmula 1.


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Um abraço!

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