Já não era novidade que a Toyota estava trazendo o Yaris para o Brasil. Sabemos disso há meses. Porém, resolvi esperar o lançamento acontecer de fato, para poder falar melhor das versões, preços etc.
Como do final do ano passado pra cá eu também tenho falado mais de sedãs pequenos e médios do mercado brasileiro, como Fiat Cronos, Volkswagen Virtus, Honda City e o irmão menor do "homenageado" do post, Toyota Etios, também achei interessante apresentá-los a mais este.
Não diferente dos supramencionados, o Yaris possui carrocerias hatch e sedã. Nesta, ele se posiciona entre o Etios e o Corolla, sendo ali o intermediário entre os dois - o que se fôssemos comparar com carros estrangeiros, seria um pouco estranho, já que o Corolla não é exatamente um sedã grande, só um pouco maior que o Yaris, e este, um pouco maior que o Etios, que por sua vez, não é tão pequeno assim.
Seus maiores rivais, com certeza, são seus conterrâneos da Honda, Fit e City.
As opções de motores são de 1.3L 16V Dual VVT-i (duplo comando de válvulas) que gera de 94 cv a 101 cv (gasolina/etanol) de potência a 5.600 rpm e 12,9 kgfm de torque a 4.000 rpm; e 1.5L 16V Dual VVT-i de 105 cv a 110 cv igualmente a 5.600 rpm e 14,9 kgfm.
Notaram alguma coisa que já conheciam? Sim, foram herdados do Etios, mas com uns cavalinhos extras. Quanto ao consumo, dependendo da carroceria, motor e câmbio, uma média cidade/estrada varia entre 9 km/l e 13,6 km/l. No mínimo 8,3 km/l na cidade, e no máximo, na estrada, 14,6 km/l.
A propósito, as opções de câmbio são: manual de 5 marchas, também vindo do Etios; e vindo do Corolla, o CVT, que manualmente, simula até 7 marchas.
Os preços partem de R$ 59.590 do hatch 1.3 XL com câmbio manual, e chegam até R$ 79.990 do sedã 1.5 XLS com câmbio CVT.
Básico, até que ele é bem completinho, com direção elétrica, ar-condicionado, apoiador de braço dianteiro, retrovisores elétricos com repetidores de seta, nem preciso falar de airbag e freios ABS (mas caso alguém não saiba, são obrigatórios de uns anos pra cá), todo tipo de ajuste nos bancos e volante, que é multifuncional, computador de bordo, milagrosamente já vem com rodas de liga leve aro 15, faróis com acendimento automático e por aí vai.
Ah! E o que eu valorizo muito, principalmente nesses segmentos: controles eletrônicos de tração e estabilidade. Viu, Honda? O Fit tem, mas insisto: fica esperta com esse City muito caro, mas que nem tem esses equipamentos.
O que o mais caro vai trazer a mais, são lanternas LED, faróis com lâmpadas halógenas, sensor de chuva, teto solar, mais airbags, e outras coisas que já vão sendo acrescentadas nas versões intermediárias, como central multimídia, e cruise control.
Compensa? Olha, em termos de Brasil, e é melhor nem entrarmos nesse mérito, senão vai virar um post de revolta contra os preços que praticamos e... enfim, sim, acho que será competitivo no mercado. Nas versões de entrada, eu preferiria o Cronos (ou Argo, se falarmos do hatch), mas os Yaris intermediários são bem interessantes.
Olhando para o principal rival do hatch, o Fit, repito, nas versões de entrada, acho que ficam ali numa disputa pau a pau. Vai mais pelo gosto (e bolso) do cliente mesmo.
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Um abraço!
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