terça-feira, 26 de junho de 2018

Formula E 2018/19 - Susie Wolff será a chefe de equipe da Venturi HWA


Aos poucos, a Mercedes-Benz vai mostrando as cartas com as quais pretende jogar na Formula E.

Os alemães, que não querem mergulhar de cabeça, mas entrarem só no final de 2019, primeiro colocaram a sua equipe HWA para formar parceria com a Venturi, indicando que este se tornará o seu time de fábrica, como já vinha sendo especulado, tal como o passo seguinte.

Depois, anunciaram a contratação do ex-Fórmula 1 Felipe Massa, que desde que se tornou piloto da Williams, teve uma boa relação com as Flechas Prateadas, que forneciam (e ainda fornecem) motores para os ingleses.

Lembrando (e como a imagem mostra) que o brasileiro pilotará o Gen2, que aliás, já experimentou.

Agora, uma nova e surpreendente - mas que faz sentido - peça do quebra-cabeça foi revelada: Susie Wolff será a chefe de equipe da Venturi HWA. Ex-pilota, ela já correu pela Mercedes no DTM, e também foi reserva do time de Grove na Fórmula 1.

Não que não tenha mérito próprio. Claro que tem, pois ninguém chega ao topo do automobilismo apenas com dinheiro e apadrinhamento, como tantos outros pilotos, homens, e menos talentosos do que ela, têm. Mas o talento também conta, afinal. Enfim, o que quero dizer agora, é que esse pessoal todo, como se diz, está no mesmo rolê: Susie é esposa de Toto Wolff, ex-acionista da Williams e chefe de operações esportivas da Mercedes-AMG.

Então, o pacote germânico está cada vez mais interessante: uma boa parceria de equipes, um competente piloto recém-aposentado da Fórmula 1, uma mulher como chefe de equipe num ambiente deveras masculinizado, num campeonato de monopostos elétricos no meio de tantas categorias dependentes do petróleo. Torço muito para que tudo isso dê certo.

Eu sei que talvez isto ainda soe um pouco machista, mas longe de mim ter esta intenção. O que eu quero dizer é que é comum, pra muitas coisas na vida, te chamarem porque você é parente ou amigo de fulano, independente do gênero. Mas você também precisa ser bom naquilo. Quando Susie foi promovida a piloto de testes da Williams, Toto nem estava mais na equipe. Ou seja, ela conseguiu, pois é boa de serviço, sim, senhores. Inclusive o mesmo aqui vale para o Massa. Existem outros bons pilotos disponíveis, mas ele era uma pessoa mais dentro do círculo.

E mesmo hoje na Venturi, claro, ela é um contato com a Mercedes. Qual o problema? Ela tem seu mérito também. E eu acho que é até mais por isso. Acredito que caminhe com as próprias pernas. Toto pode ter facilitado no começo. Nem afirmo que facilitou com certeza, e se tivesse facilitado, eu não veria problema (porque acontece, as coisas são assim, gostem ou não), assim como ele facilitou, até mais, para Valtteri Bottas. Mas repito: no começo. Hoje ele e ela seguem em frente, independentes dele, porque são competentes. Diferente de certos pilotos, filhos de pilotos. E o gênero nem vem ao caso. Aliás, se ela fosse "ruim por ser mulher" (baita idiotice, viu, Bernie e Carmen Jordá?), podia ser esposa do presidente da Mercedes, que não entraria. E poderia ser ruim sendo homem, filho da mesma pessoa, que também não entraria.

Diga-se de passagem, Susie é a primeira chefe de equipe mulher neste certame (salvo engano), mas já tivemos antes, atrás do volante, a Simona de Silvestro em duas corridas, lá nos não-tão-distantes primórdios da Formula E.


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Um abraço!

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