quarta-feira, 21 de março de 2018

Rapidinhas ( ͡° ͜ʖ ͡°) do automobilismo: Maldonado no WEC; Pippa na Indy 500; as 12h de Sebring do IMSA; patrocínio de chinelo no Halo da McLaren; testes de F2 e IndyCar; novas regras da FIA para Fórmula 1 e Formula E; e o mais potente safety car


Maldonator is back! Pra quem não pegou, é uma fala do Exterminador do Futuro (Terminator, originalmente, e o venezuelano tem o apelido que usei), "I'll be back".

Enfim, depois de dois anos afastado das pistas após sair da Fórmula 1 e com alguma tentativa de retorno, agora sim, Pastor Maldonado está de volta! Ele irá disputar o WEC na classe LMP2, pela DragonSpeed. Mesma equipe que Pietro Fittipaldi defenderá na LMP1, aliás.

Na IndyCar, tivemos confirmada mais uma participação de Pippa Mann nas 500 Milhas de Indianápolis. Mas desta vez, com um carro azul, e não rosa. No caso, será pela Dale Coyne. Onde... Pietro Fittipaldi também vai correr! Tá em todas, o menino.


Voltando a falar de endurance, neste final de semana, no IMSA, Pipo Derani venceu pela segunda vez uma das corridas mais tradicionais do mundo: as 12 Horas de Sebring, que ele já havia vencido em 2016. Novamente, foi pela Tequila Patrón ESM, ao lado de Nicolas Lapierre e Johannes van Overbeek.

Ah! E teve Felipe Nasr em 3º!

Importante ressaltar também a vitória de outro brasileiro, numa classe LMP3: Leonardo Lamelas, pela CWR. E Daniel Serra, nos GT, até largou na pole position com sua Ferrari, mas teve um pneu furado na primeira volta, dizendo adeus à vitória.


Talvez vocês já tenham visto, pois isto faz quase uma semana, mas... Bem, brinca-se muito com o Halo, né? Inclusive por ele se parecer com um chinelo de dedo, como dizem.

Pois bem, uma marca desse tipo de chinelo, a Gandys, fechou patrocínio com a McLaren. E adivinhem onde irão exibi-la no carro? No Halo, lógico! E o dispositivo ainda servirá de inspiração para a Gandys produzir um chinelo da McLaren!


Falando em Woking, pupilo desta fábrica (na verdade cidade, onde é a sede... vocês entenderam), Nyck de Vries (que também correrá de LMP2 no WEC), da Prema, voou baixo hoje nos testes da Fórmula 2 no Bahrein. Já Sérgio Sette Câmara, da Carlin, apareceu por ali em 7º e 9º nas duas sessões.

Outra categoria que está fazendo testes coletivos, é a IndyCar, no Alabama. O atual Josef Newgarden liderou as atividades, e na Penske, seu velho companheiro Helio Castroneves apareceu, sendo o 3º mais rápido. Aliás, foi uma trinca do time, com Will Power entre eles.


Agora, vamos falar um pouco sobre novas regras da FIA para duas de suas categorias mundiais: a Fórmula 1 e a Formula E.

Na primeira, foi restringido o uso do reaproveitamento de gases, de forma que gerasse mais potência para os carros. Porque era assim que a Mercedes entrava naquele "modo classificação" com 40, 50 cv a mais e levava a pole position fácil, o que logo a Ferrari também aprendeu a fazer, embora com menos eficiência.

Como farão isso? Resumidamente... Esse gás é, especificamente, óleo queimado. Então a entidade estabeleceu um limite de óleo do qual todo carro não deve passar até o final das provas.

Ah! Outram que valerá pelo menos para o GP da Austrália, é que teremos três zonas de ativação do DRS.

E nos monopostos elétricos, foi autorizada a alteração dos níveis de potência nos motores a partir da próxima temporada. Vão especificar melhor isso dentro de uns dois ou três meses.

Por último e menos importante mesmo, a Fórmula 1 terá o safety car mais potente de sua história este ano.

Há quase 20 anos a Mercedes-Benz fornece carros para a categoria. Nos últimos anos, o safety car vinha sendo o AMG GT S, que agora será trocado pelo AMG GT R, e continua sendo guiado por Bernd Mayländer.


Página do AutoblogPV8 no Facebook: https://www.facebook.com/Autoblogpv8

Um abraço!

Nenhum comentário:

Postar um comentário