domingo, 12 de junho de 2016

Fórmula 1 2016 - GP do Canadá - Corrida


Lewis Hamilton gosta mesmo do GP do Canadá. Hoje em Montreal, o inglês tricampeão conquistou sua 5ª vitória no circuito Gilles Villeneuve, na Ilha de Notre Dame, onde conquistou sua primeira vitórina na Fórmula 1, pela McLaren em 2007, seu ano de estreia.

Cruzando a linha de chegada, soltou no rádio a frase "Flutue como uma borboleta, pique como uma abelha. Essa foi para Ali!", em homenagem ao pugilista Muhammad  Ali, que faleceu recentemente. E ao descer do carro, o piloto fez como se estivesse numa luta de boxe.

Poucos segundos depois, chegou Sebastian Vettel, aparentemente contente com o resultado. Não fosse uma estratégia duvidosa, talvez a Ferrari pudesse ter vencido com o alemão. Chamaram-no muito cedo aos boxes e trocaram os pneus ultra-macios pelos super-macios, sendo que havia a obrigatoriedade do uso do macio. Ou seja, o tetracampeão teve que fazer uma parada a mais, e morrendo de vontade de alcançar a Mercedes #44, embora estivesse visivelmente mais rápido, começou a cometer erros mesmo com compostos Pirelli mais novos.

E pasmem, isso pôde ser visto: um dos erros foi proposital, para não atropelar um casal de gaivotas na curva 1, pela qual Vettel passou direto por causa disso.


Completando o pódio, um grande resultado de Valtteri Bottas. De volta ao seu melhor desempenho, o finlandês, conquistou 4 posições. Ele precisava disso, a equipe também, e fizeram por merecer. Azar do seu companheiro Felipe Massa, que também tinha condições de marcar bons pontos para a Williams, de repente até entrando ali no top 5. Porém, teve problema de superaquecimento do motor, sendo obrigado a abandonar a prova.



Atrás de Bottas, veio o garoto da Red Bull, Max Verstappen, que era candidado ao pódio, caso não estivesse numa briga contra Nico Rosberg, a qual por erro deste, acabou vencendo. Nas voltas finais o alemão foi ultrapassá-lo, mas errou na última curva e rodou, tendo que se contentar com a 5ª colocação, reduzindo a diferença para seu companheiro na liderança do campeonato.

E o que Rosberg fazia mais para trás? Se deu mal na largada, levou um chega pra lá do rival na curva 1, e acabou sendo ultrapassado por meio grid, quase. Mas não pensem que Hamilton se deu bem. As duas Mercedes largaram mal, e quem tracionou melhor assumindo a ponta, foi Vettel, que em seguida começou a abrir distância, o que evidencia ainda mais o erro de estratégia da Scuderia. A propósito, em 6º veio Kimi Raikkonen, que deu um certo trabalho para Rosberg e Daniel Ricciardo, que chegou logo atrás.

As duas Force India pontuaram, com Nico Hulkenberg em 8º e Sergio Pérez fechando a zona de pontuação. Entre eles, um ótimo Carlos Sainz Jr., da Toro Rosso, que largou em 20º. Abre o olho e dê a chance do rapaz quando puder, Red Bull! Ou vão acabar perdendo ele. Seu companheiro, Daniil Kvyat, foi o 12º.


A McLaren-Honda estava até surpreendendo nos treinos e na classificação, porque não se esperava muito dela para esta etapa, mesmo com as atualizações. E de fato, acabou se dando mal, mesmo. Fernando Alonso terminou em 11º e Jenson Button abandonou na volta 10 ou 11 com o motor pegando fogo.

Outras equipes que não pontuaram, foram a Haas, a Renault e, embora não seja novidade, Sauber e Manor. O time americano que era a sensação no início da temporada, terminou com Romain Grosjean em 13º e Esteban Gutiérrez em 14º. Na suíça, Marcus Ericsson foi o 15º, à frente de Kevin Magnussen, da Renault, que atingiu Felipe Nasr na primeira volta e este teve que correr atrás do prejuízo, mas terminou apenas em 18º, conseguindo ficar à frente apenas de Rio Haryanto, da Manor. Pascal Wehrlein foi o 17º e Jolyon Palmer, também com problemas na Renault, não completou a prova.



Um abraço!

Nenhum comentário:

Postar um comentário