quarta-feira, 10 de outubro de 2018

W Series: a fórmula das mulheres


É... não sei bem o que pensar sobre isto, honestamente. Vamos aos fatos, então e, depois, comentamos uma coisa ou outra a respeito.

Muito provavelmente já a partir do ano que vem, teremos um novo campeonato de automobilismo: o W Series. "W" de "woman" ou "women" (singular e plural, respectivamente). Isto mesmo... ah, já viram no título, né? Será um campeonato exclusivo só para mulheres.

Chancelado pela FIA, a ideia foi de David Coulthard e Adrian Newey. Quanto ao carro, é um Fórmula 3 de 270 cv de potência (mas parece menor, não? Algo entre isso e um Fórmula 4, talvez) e já com o halo.

Meu primeiro pensamento foi: ao contrário das bobagens proferidas pela Carmen Jordá, que já falava em campeonato feminino, as mulheres têm condições, sim, de competir de igual para igual contra os homens nos esportes a motor. A primeira campeã mundial de motociclismo, Ana Carrasco, que o diga.

No entanto, mais tarde vi que a participação de todas as pilotas, será gratuita. A categoria bancará tudo. Porém é claro que farão seleções, através do kart. As que forem melhores, entram. A campeã levará um prêmio de US$ 1,5 milhão para investir em sua carreira - fora patrocinadores e outros prêmios.

Então, por um lado, precisa separar as mulheres dos homens? Não. Se não vemos tantas mulheres se destacando, é exatamente porque existem muito, mas muito mais homens competindo. Logo, a W Series poderia ser justamente o fator que fará a diferença, colocando mais garotas no cenário do automobilismo mundial.

Mas é um homem falando aqui, certo? Gostaria de saber a opinião das meninas. A caixa de comentários do blog não é muito popular, mas espero vocês nos grupos do Facebook. A propósito...


Página do AutoblogPV8 no Facebook: https://www.facebook.com/Autoblogpv8

Um abraço!
Paulo Vitor (novo Twitter)

Nenhum comentário:

Postar um comentário