sábado, 6 de outubro de 2018

Fórmula 1 2018 - GP do Japão - Classificação


Numa classificação um pouco lotérica em Suzuka, mas que eu não duvido que o resultado seria muito diferente, Lewis Hamilton cravou a pole position para o GP do Japão 2018 de Fórmula 1, com Valtteri Bottas completando a primeira fila para a Mercedes.

Seguido pelas Ferrari? Não. Max Verstappen, da Aston Martin Red Bull. Esta, que aliás, mais uma vez deixou Daniel Ricciardo na mão. O australiano, tão animado, saiu do carro urrando de frustração e depois se mostrou muito desapontado. Por uma falha na unidade motriz da Renault ao final do Q1, mas já tendo passado para o Q2, largará de 15º, apenas, sem ter marcado tempo de volta nesta segunda parte.

O time italiano errou feio na estratégia do Q3, mandando ambos os carros para a pista com pneus intermediários, porque estava começando a garoar. Este, porém, era o momento de dar uma volta voadora com os pneus slick, os quais após darem voltas inúteis, Sebastian Vettel e Kimi Raikkonen foram "calçar". Ao voltarem para a pista, aí sim, a condição de umidade só piorou, chegando a de fato chover. O Iceman ainda teve a sorte de conseguir uma volta limpa, fechando a segunda fila. Já o alemão, classificou-se apenas em 9º. Ganha uma posição pois, Esteban Ocon, que havia colocado a Racing Point Force India em 8º, foi penalizado com a perda de três posições no grid, por ter desrespeitado uma bandeira vermelha.

Completando o top 5, veio Romain Grosjean, da Haas. Seu companheiro, Kevin Magnussen, larga em 12º. O primeiro foi realmente excelente.


Mas por mim, o grande destaque desta sessão, meio que correndo em casa, foi para a Toro Rosso-Honda. Brendon Hartley e Pierre Gasly foram brilhantes, obtendo o 6º e o 7º lugar, respectivamente.

Sergio Pérez fecharia o top 10, mas também foi beneficiado pela punição de seu companheiro na esquadra cor-de-rosa. Assim, quem fecha as posições do Q3 é Charles Leclerc, da Alfa Romeo Sauber que, diga-se de passagem, foi incrível no Q1 e no Q2. Já seu companheiro, Marcus Ericsson, larga em último, porque bateu. O que é uma pena, pois ele também estava muito bem nos treinos.

Há de se destacar uma pequena melhora na Williams, e ainda mais surpreendente isso ter acontecido num circuito de curvas velozes, quando o carro só é bom de reta. Lance Stroll ficou em 14º e Sergey Sirotkin em 17º.

Já a Renault Sport, parece estar ficando para trás entre as equipes do pelotão intermediário. Carlos Sainz Jr. foi o 13º e Nico Hülkenberg, que com um trabalho excepcional dos mecânicos após sua lambança no último treino, teve o carro pronto a tempo, ficou em 16º.

Lamentavelmente menos velozes, foram as McLaren, que só não largam na primeira fila graças a barbeiragem do Ericsson. Fernando Alonso e Stoffel Vandoorne foram, nesta ordem, 18º e 19º. Segundo o espanhol, o carro sofre com a (falta-de-boa-)aerodinâmica.


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Um abraço!
Paulo Vitor (novo Twitter)

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