terça-feira, 16 de setembro de 2014

Toyota Etios Platinum


O Toyota Etios é um carro que, quando chegou ao nosso mercado no final de 2012, apesar de bom, não agradou muito pelo custo-benefício. Mas agora, até que ele vem se tornando uma opção interessante.

A versão de entrada do modelo, o Etios 1.3 X, pode ser encontrado por cerca de R$ 36 mil. Essas variações de preço dependem de tabelas, concessionárias etc., mas dou um valor aproximado. Ele já vem mais equipado e com motor mais potente do que muitos populares que são vendidos por esse valor. Fora que é um Toyota, né? Aquela marca inimiga dos mecânicos, pois raramente se vê um dentro de uma oficina, e quando vê, provavelmente está apenas fazendo uma revisão rotineira.

Mas vim aqui hoje para falar da - não tão - nova jogada dos nipônicos: o Etios Platinum!


Começando pela estética, ele traz detalhes cromados, como na grade e um friso na traseira. Máscara negra nas lanternas e novas rodas de aro 15 exclusivas dessa linha. Por dentro, o plástico do acabamento foi escurecido e brilhante, para dar mais requinte. Os bancos, em parte são de couro mesmo, e em outras, apenas imitam.


Uma curiosidade do interior, é que aquele painel central serve para facilitar a mudança de lado da coluna de direção, pois esse carro também é vendido em países de mão-inglesa. Mas nem vejo muito mal nisso, como se atrapalhasse a visão do motorista. Se carros clássicos de corrida, nos quais o piloto deve ser muito mais atento, também tem painel lateral, por que um de rua não poderia ter?

Em termos de equipamentos... bem, é o Etios. Ele é completo de série. Ou como gostamos de dizer: completaço. Não só traz ar-condicionado, vidros elétricos, direção hidráulica, som com entrada USB e comandos no volante, como também sensor de ré, faróis de milha e freios ABS com EBD.

O que bate no coração, é um motor de 1.5L. E particularmente, acho meio fraco. Um motor moderno desse tamanho, deveria render no mínimo uns 100 cv de potência. Mas no caso do Etios, são 92 cv com gasolina e 96 cv com álcool. Mas tudo bem, já dá pra andar bem com isso, e leves alterações no filtro de ar (colocando um esportivo) e no sistema de escapamento, já dão à ele pelo menos uns 10 cv a mais. O câmbio é o bom e velho manual, de 5 marchas. E o que não tem de "ânimo" pra correr, dizem que é muito bem compensado na estabilidade.

O preço da brincadeira? R$ 47 mil pelo hatch, e quase R$ 50 mil pelo sedan. É... um pouquinho salgado, verdade. Mas como eu disse lá no começo, ele ainda está se tornando (não se tornou definitivamente) uma opção interessante. E é um Toyota, pô.


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Um abraço!

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