domingo, 21 de setembro de 2014

Fórmula 1 2014 - GP de Cingapura - Corrida

(Foto: Getty Images)
Mais um espetáculo da temporada 2014 da Fórmula 1, foi dado hoje nas ruas de Cingapura. Lewis Hamilton da Mercedes AMG, se beneficiando do abandono de seu companheiro de equipe Nico Rosberg, vende o GP de Marina Bay e assume a liderança do campeonato.

Quando foram começar a volta de apresentação, o W05 do alemão teve problemas no câmbio e ficou parado no grid, tendo que arrancar dos boxes. Dada a largada, Nico seguiu com um ritmo fraco e em seu primeiro pit stop, o câmbio travou de vez no neutro (após uma troca de volante buscando solucionar o problema), obrigando o até então líder do campeonato com larga vantagem, a abandonar a prova.

(Foto: Getty Images)
Outro que teve problemas no começo, foi Kamui Kobayashi, com problema de pressão de óleo na Caterham, e assim não pôde correr.

Hamilton que havia largado com pneus supersoft e havia usado apenas este composto, seguiu na liderança até se ver obrigado a fazer uma parada final a poucas voltas do fim, para o suo dos pneus soft. Era necessário tanto pela regra quanto pelo estado de seus pneus de faixa vermelha. Voltou atrás de Sebastian Vettel, mas em pouco tempo ultrapassou o tetracampeão.

Voltas mais tarde, o inglês com pneus novos construiu uma boa margem de vantagem, fazendo um excelente - e difícil - trabalho, conquistando assim a vitória. Vettel e seu companheiro na Red Bull, Daniel Ricciardo, completaram o pódio em 2º e 3º, respectivamente. Foi o melhor resultado do alemão na temporada, até agora.

(Foto: Getty Images)
Em 4º veio Fernando Alonso, e a disputa entre o espanhol e a equipe austríaca à sua frente, foi intensa. Era Ferrari tentando ultrapassar Red Bull, e esta por sua vez em um duelo interno.

Mais um beneficiado com o abandono de Rosberg, foi Felipe Massa. O brasileiro até perdeu posições para Jenson Button, Kevin Magnussen e Kimi Raikkonen, mas conseguiu superá-los para terminar em 5º com uma boa diferença sobre os adversários. A dupla da McLaren ele ultrapassou nas pistas, e do Iceman, ganhou nos boxes. Isso porquê a Williams optou por deixar Massa com apenas uma parada, dando ao piloto uma missão que parecia impossível.

Rodando cerca de 40 voltas com o mesmo jogo de pneus, o piloto do FW36 #19 fez um grande trabalho conservando seus compostos até o final da prova e ainda por cima conseguindo abrir uma distância de aproximadamente 14 segundos sobre os rivais. Nas palavras dele mesmo, "tive que pilotar feito uma vovó" (para evitar desgaste), mas pelo visto uma vovó bem rápida. Ainda fez barba, cabelo e bigode com Valtteri Bottas, superando-o em todos os treinos, classificação e corrida. Mas o finlandês, apesar de não ter marcado pontos, teve uma importante participação da qual daqui a pouquinho.

(Foto: Getty Images)
Percebam que até este ponto, contando com o abandono de uma Flecha Prateada (aí cada um que vem atrás sobe uma posição), a ordem de chegada foi a mesma de largada. Mas isso não quer dizer que formaram fila ou um trenzinho, pois como puderam ver, tivemos boas disputas.

O FW36 #77 estava em 6º e foi quem aguentou por muito tempo a pressão de Raikkonen e dos pilotos da McLaren, segurando a barra para seu companheiro e permitindo que este abrisse vantagem. Talvez por essa acirrada disputa, tenha desgastado mais seus pneus, que não resistiram mais. E isso na última volta. O finlandês perdeu o controle, mas felizmente conseguiu superar o carro. Porém por isso, acabou sendo ultrapassado pelo seu compatriota, a dupla da Force India, Magnussen e Jean-Éric Vergne.

Ah, o Button? De repente seu McLaren MP4-29 entrou no modo de segurança e sofreu um apagão, obrigando o campeão de 2009 a abandonar, também não muito longe do final da prova. Mas apesar de ser em um circuito de rua, ele conseguiu encontrar um bom lugar para estacionar, não provocando a entrada do safety car novamente. Sim, novamente.

Mais cedo, Sergio Pérez e Adrian Sutil se envolveram em um incidente, deixando estilhaços do VJM07 na pista. Por isso o safety car entrou em ação. Posteriormente o alemão da Sauber acabou abandonando, mas o mexicano conseguiu voltar bem à corrida. Tão bem que chegou em 7º após ter largado em 15º, e isso tendo esse problema no meio do caminho. Nos últimos segundos de corrida, Checo veio com a faca nos dentes e bons pneus, superando seu companheiro Nico Hulkenberg, Magnussen e Raikkonen.

Nos últimos segundos, porque foram completadas 60 das 61 voltas, já que estouraram o limite de tempo de 2 horas.

A Sauber não saiu perdendo só com Sutil, pois Esteban Gutiérrez foi outro que abandonou.

Destaque também para Vergne, que mencionei há pouco. O francês da Toro Rosso cruzou a linha de chegada em 6º lugar, depois de largar em 12º. Considerando o carro que tem, e contando um pouco com a falta de sorte alheia, fez uma corrida muito boa, pilotando em um estilo bem arrojado.


Resultados do site oficial da Fórmula 1:

Corrida: http://www.formula1.com/results/season/2014/929/7395/
Mundial de Pilotos: http://www.formula1.com/results/driver/
Mundial de Construtores: http://www.formula1.com/results/team/


A próxima etapa do campeonato será o GP do Japão, realizado no autódromo de Suzuka daqui a duas semanas, nos dias 3, 4 e 5 de outubro!


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Um abraço!
Paulo Vitor

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