segunda-feira, 8 de setembro de 2014

Siglas que fazem a diferença: GTi, GSi, VTi e Si

Nostalgia e modernidade em um mesmo post. Hoje há pouco apelo esportivo no mercado nacional, mas no passado, tivemos mais carros que honravam suas siglas especiais.

Volkswagen, e os GTi de todos os tempos:

Tudo começou lá em 1989, com a chegada da injeção eletrônica ao Brasil, com o Gol GTi.


Até hoje, um carro desejado por muitos (me incluo nesse grupo). Equipado com o famoso motor AP2000 que caiu no gosto dos preparadores, originalmente rendia 120 cv de potência e 18,35 kgfm de torque em seus 2.0L de volume. Seu sucessor, na segunda geração do carro popular mais vendido em terras tupiniquins, o Gol "Bola", teve um salto de potência, com 145 cv.


Mas nem só de Gol viveu a sigla GTi. Havia, e ainda há, o Golf! Com motores de 1.8L turbinados, na segunda geração vendida por aqui (a primeira era 2.0L e inferior ao Gol), o "sapão" rendia 150 cv. Depois passou para os 193 cv, e foi o maior rival do Civic Si (do qual falarei logo). Hoje, o modelo atual é... um 2.0L turbo de 220 cv de potência!


Chevrolet, e os saudosos GSi:

Logo a Chevrolet, que tem seu espírito americano de grandes motores com mecânica robusta, e cavalarias absurdas... ficou parada no tempo. Digo, tudo bem que a própria importa o Camaro pra cá, mas aí já é outro nível, né?

Começando pelo modesto Corsa GSi. Carro trazido da Opel (fabricado aqui, mas o projeto é de lá), a divisão alemã da General Motors, ele tinha uma mecânica muito confiável, e quando estragava, o conserto costumava sair barato.


Em um simples 1.6L, foi colocada injeção multiponto e duplo comando de válvulas. Rendia apenas 108 cv de potência e 14,8 kgfm de torque, mas nada mal para um motor desse tamanho de 1995, não?

Tem um vídeo legal do Bellote sobre este carrinho:


Acima disso, tinha o...


Kadett GSi, com sua carroceria de duas portas, traseira com uma forma mais... aerodinâmica, era a cara da esportividade. Carregava em seu cofre um 2.0L de 121 cv de potência e 17,6 kgfm de torque.

Mas o que fazia o coração bater mais forte (pelo menos o meu)...


O Vectra, ah, o Vectra GSi! Na época, foi o carro nacional mais rápido de todos, superando até mesmo seus irmãos de motores maiores, os Omega, em suas diferentes versões de motorizações. Esse foguete gerava 150 cv de potência com seu 2.0L 16V, e incríveis 20,1 kgfm de torque. Aliás, entre todos os Vectra de todas as gerações, creio que este seja o mais rápido de todos. Fazia de 0 a 100 km/h em 9,2 segundos.

Honda, o foguetinho VTi e os modernos Si:


Sabe quando eu falei que o Vectra GSi era o carro mais rápido do Brasil? Repare que falei isso entre os nacionais! Esse pocket rocket é uma das minhas maiores paixões. Tanto que carrego a ficha técnica do mesmo na minha cabeça, e toda vez que penso em possíveis carros para comprar, esse sempre me vem em mente. Vocês vão se assustar com os números dele, se já não o conhecem.

Salvo engano, apesar de aparecer em tabelas como 1994, ele chegou por aqui no final de 1993, e teve duas gerações, mas a diferença é só na carroceria mesmo.

Motor DOHC VTEC (se entende de carro, já sabe que só de começar assim, esse já tem muito moral). Apenas 1.6L e... Incríveis 160 cv de potência! Como? Jogando um ar extra na câmara de combustão, mas nada forçado, e sim naturalmente mesmo. É, isso mesmo: motor aspirado. E acreditem: 0 a 100 km/h em... 7,3 segundos! É isso mesmo: menos de sete segundos e meio!

Apreciem sem moderação (e apesar de não aparecer, garanto que ele vai até o final do velocímetro sem dificuldade):


E o mito, a lenda, o Civic Si, que já era o bicho, e voltará um monstro!


Chegou não como um sucessor do VTi, mas como um irmão maior. DOHC i-VTEC 2.0L aspirado de 193 cv de potência e 19,2 kgfm de torque, fazendo de 0 a 100 km/h em 7,9 segundos. Pois é, maior, mais potente, mas moderno... mas na arrancada, o irmãozinho começa na frente. Porém o motor com mais volume e cavalaria, acaba fazendo a diferença no final das contas. Provavelmente começa perdendo pela diferença de peso. Mas seu sucessor que deverá chegar em breve ao Brasil, deverá ser o esportivo Honda mais espetacular vendido por aqui.


O que já sabemos dele: cupê, DOHC i-VTEC 2.4L, 24 kgfm de torque e 208 cv de potência. Vai ser demais, hein? Mas não vai ter vida mansa correndo contra o atual Golf GTI do qual falei lá no começo!

Então, teremos dois representantes dos esportivos de verdade. E aí, outras montadoras? Vão deixar a Honda e Volkswagen sozinhas nessa briga? Pela volta dos esportivos!


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Um abraço!
Paulo Vitor

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