Homenagem a Senna e seu NSX no game-simulador Gran Turismo 6 para PS3 |
Lançado em 1990, o Honda NSX é um dos maiores ícones esportivos da indústria automobilística japonesa. Desenvolvido com a colaboração do tricampeão da Fórmula 1 Ayrton Senna, ele já tem seu sucessor oficial no século XXI.
Mas vamos por partes...
Satoru Nakajima passou um ano com a Honda, envolvido nesse projeto. Com a McLaren usando os motores nipônicos, o pessoal resolveu chamar Senna para participar também, e foi aí que o negócio andou, com os engenheiros fazendo anotações sobre tudo o que o brasileiro dizia, e que foram usadas até no projeto do bólido atual (do qual falarei em breve).
Recentemente Rubens Barrichello deu algumas voltas no Acelerados com um dos NSX que Senna ganhou, de placa BSS-8888 ("Béco" Senna da Silva, campeão em 1988 - "Béco" era um apelido do Ayrton), onde falam um pouco mais dessa parceria entre o tricampeão e a montadora, além de falar do próprio carro em si.
E não era o único dele! Se no Brasil tinha o preto, em Portugal ele tinha outro, só que vermelho, que é ainda mais famoso por causa de uma foto.
Ele é o bom, é o bom, é o bom! Meu carro é vermelho, não uso espelho pra me pentear! |
Essa versão acima é o V6 3.0L DOHC VTEC de 273 cv, mas a potência podia chegar até os 294 cv da versão 3.2L lançada em 1997, já depois da morte de seu colaborador. Inclusive de 2002 a 2005 ele foi vendido com uma cara um pouquinho diferente, mas essencialmente era o mesmo carro.
E o que temos hoje? Não há muita informação, pois a Honda tem gostado de fazer suspense. Mas direi o pouco que sabemos.
Desenvolvido pela Acura (divisão americana de luxo da Honda), este é o novo NSX.
A Honda promete mais de 550 cv de potência, gerados por um sistema híbrido. O conjunto é formado por um V6 biturbo central traseiro, e três motores elétricos (dois independentes para o eixo dianteiro, mais um traseiro para alta velocidade). Estima-se que o 0 a 100 km/h fique na casa dos 3 segundos.
Segundo um dos diretores da marca, Ted Klaus, o bólido poderá, talvez, vir ao Brasil.
Página do AutoblogPV8 no Facebook: https://www.facebook.com/Autoblogpv8
Um abraço!
Nenhum comentário:
Postar um comentário