domingo, 29 de maio de 2016

IndyCar Series 2016 - 500 Milhas de Indianápolis


O mundo dá voltas, hein? Após perder o campeonato da GP2 Series para Stoffel Vandoorne, e sua vaga na Manor, onde voltou a ser reserva, Alexander Rossi optou para voltar ao seu país de origem, os Estados Unidos, para correr na IndyCar.

E não é que ele acertou? Quando muitos diziam que, embora jovem, ele não teria mais uma carreira no topo, ele provoca uma reviravolta dessas, que vai dar uma guinada e tanto em sua carreira. Sim, senhoras e senhores, o estreante Alexander Rossi, da Andretti, é o vencedor da 100ª edição das 500 Milhas de Indianápolis!

Rossi fez mágica com o combustível nas voltas finais! A 6 voltas do fim, ele vinha atrás do pessoal que estava realmente brigando pela vitória. Entre eles, seu companheiro Carlos Muñoz. Eis que essa galera fez mais uma parada para reabastecimento, e Rossi continuou na pista com o tanque quase vazio. Tanto que desacelerou muito na volta final e cruzou a linha de chegada relativamente devagar, comparado a velocidade normal da categoria nessa pista.

Detalhe: carro #98. Quem carregou esse número quando venceu a corrida mais tradicional do mundo? Ele mesmo: Dan Wheldon! Não sei se seria uma homenagem ou coincidência, mas lá de cima, ele deve ter achado muito bom.


Numa edição tão especial, os ingressos foram esgotados. Quantos? Não deram os números, mas estima-se que 350.000 espectadores tenham ido ao Indianapolis Motor Speedway. Não só pela corrida, é verdade, pois o evento como um todo é uma grande festa.

Os pilotos brasileiros, das maiores equipes do certame, Helio Castroneves, da Penske, e Tony Kanaan, da Ganassi, até tiveram boas chances de venceram mais uma vez no lendário oval. Ambos chegaram a liderar a prova. Mas fiquei contente de verdade pela vitória do Rossi, que inclusive já tinha aparecido na liderança mais cedo. Ele precisava disso, foi muito bom pra ele, tanto em termos de carreira quanto pessoais, pois agora ele será mais reconhecido, e é bom pra Fórmula 1 aprender a não deixar esses pilotos escaparem.


E olha, apesar do milagre, não foi daquelas vitórias apertadas, não. Carlos Muñoz e Josef Newgarden chegaram em 2º e 3º, respectivamente, mas mais de 4 segundos depois. O que numa pista de altíssima velocidade, é uma diferença e tanto.

Kanaan foi o 4º colocado, mais de 10 segundos atrás, e Castroneves deu uma caída considerável no final, ficando em 11º - aliás, posição na qual Rossi começou. Na verdade, um toque com JR Hildebrand (por cula deste) nas voltas finais, quebrou uma de suas asas e o tirou da briga. Porque sério, dava pra ganhar. Mas ambos demonstraram pilotagem de alto nível, a altura dos pilotos que são.


Resultados completos: http://www.indycar.com/Stats


Página do AutoblogPV8 no Facebook: https://www.facebook.com/Autoblogpv8

Um abraço!

Nenhum comentário:

Postar um comentário