domingo, 15 de março de 2015

Fórmula 1 2015 - GP da Austrália - Corrida

Muito bom poder começar a temporada aqui dizendo: que corrida, amigos! Apesar da Mercedes manter seu domínio e dos abandonos antes e durante a prova, tivemos uma corrida interessante hoje no Albert Park, em Melbourne, na Austrália.

Antes da largada, Kevin Magnussen teve problemas no motor Honda da McLaren e não largou. Nem Daniil Kvyat, com problemas no câmbio da Red Bull. A Manor não se classificou. E Valtteri Bottas, da Williams, não pôde correr por dores nas costas. Ou seja, 15 carros na largada.

"Por que a Williams não colocou a Susie Wolff pra correr?" Eu adoraria ver isso, mas: quem se classificou foi Bottas, e não ela.

(Foto: Getty Images)
De ponta a ponta: Lewis Hamilton largou na pole position e venceu o GP da Austrália! E ainda fez a volta mais rápida, nesse caso: grand chelem! Nico Rosberg completou a dobradinha para as Flechas Prateadas, na cola de seu companheiro de equipe.

Completando o pódio, um excelente 3º lugar de Sebastian Vettel, que ao cruzar a linha de chegada, falou no rádio "Grazie! Ragazzi, forza Ferrari! (Obrigado! Pessoal, força Ferrari!)", para o delírio dos tifosi (torcedores da Scuderia), pois é como um bordão para eles.

(Foto: Ferrari)
Felipe Massa largou em 3º e chegou em 4º, e a Williams até pediu desculpas ao piloto por terem perdido uma posição nos boxes. Mas particularmente, penso que nenhum deles tenha culpa. Todos fizeram um bom trabalho. Mérito da Ferrari e de seu tetracampeão mesmo. Massa pilotou muito bem e se manteve à frente de Vettel até começarem os pit-stops, e depois disso, o jogo de pneus usado no SF15-T fazia este andar melhor do que o FW37. Com o outro composto Pirelli, acontecia o contrário. Mas bom resultado do brasileiro.

(Foto: EFE)
Por falar em brasileiro, estreia espetacular de Luiz Felipe Nasr! O piloto da Sauber largou em 10º, herdando uma posição graças ao abandono de Bottas. Chegar nessa posição, já seria lucro (ainda mais com esse carro), visto que ano passado a equipe suíça sequer pontuou. Mas largando muito bem, logo nas voltas iniciais o estreante já superou uma pá de adversários até ultrapassar Daniel Ricciardo da Red Bull e Carlos Sainz Jr. da Toro Rosso, ficando assim em 5º lugar, posição na qual terminou a corrida. Foi o melhor resultado de um estreante brasileiro, e destes, o primeiro a pontuar em seu primeiro Grand Prix.

(Foto: EFE)
O já mencionado Ricciardo chegou em 6º, mesma posição na qual largou, seguido por Nico Hulkenberg da Force India em 7º, tendo largado em 13º.

Marcus Ericsson teve um mau começo, mas mais para o final da prova, descobriu a emoção de disputar posições (afinal, era piloto da extinta Caterham) e terminou em 8º, somando mais pontos para a equipe e marcando seus primeiros na Fórmula 1. Para uma equipe que não conquistou nenhum ponto no ano passado, fazendo sua pior temporada, ótimo começo, hein, Sauber?

Outro jovem estreante, Carlos Sainz Jr. da Toro Rosso, atual campeão da World Series by Renault, fez seus primeiros pontos na Fórmula 1 chegando em 9º. Fechando a zona de pontuação, a outra Force India em 10º com Sergio Pérez, que ainda deu sorte de terminar nessa posição depois de algumas lambanças.

Voltando ao Sainz, importante falar que ele seria um estreante com uma estreia ainda melhor. Bom desempenho da parte dele, não faltou. Mas pelo menos mais uma posição, ele deveria ter ganho. É que  Maldonado se acidentou na volta 1 e o safety car entrou na pista. Com a saída deste, o piloto da Toro Rosso foi superado por Nasr e Ricciardo. Poderia ter terminado em 7º, mas... perdeu muito, muito tempo nos boxes, por algum problema na hora de encaixar uma roda traseira.

Além dos cinco que sequer largaram, Maldonado maldonou ainda na volta 1 e nesta mesma, a equipe chamou Romain Grosjean para os boxes, abandonando. Fim de prova para a Lotus. A Ferrari não prendeu uma das rodas do carro de Kimi Raikkonen direito no pit-stop, gerando o abandono do Iceman na volta seguinte. E o estreante de apenas 17 anos, Max Verstappen da Toro Rosso, também teve algum problema, salvo engano com o motor Renault, encostando o carro ali na grama mesmo, perto da entrada dos boxes, onde nem conseguiu chegar.

Pois é, só 11 carros cruzaram a linha de chegada. Quem não pontuou? Jenson Button, que simplesmente por conseguir cruzar a linha de chegada (com 2 voltas de atraso) com o MP4-30, já foi um verdadeiro herói. Ah, o que Fernando Alonso deve ter sofrido assistindo esse GP...

Aliás, próxima etapa: GP da Malásia, nos dias 27, 28 e 29 de março! Onde Alonso deve voltar.

(Foto: Honda Racing F1)
Resultados do GP da Austrália via Corrida F1: http://www.corridadeformula1.com/gp/australia-2015/

Mundial de Pilotos: http://www.corridadeformula1.com/temporada/2015/#pilotos

Mundial de Construtores: http://www.corridadeformula1.com/temporada/2015/#equipes

E teve Arnold Schwarzenegger de surpresa no pódio!
Página do AutoblogPV8 no Facebook: https://www.facebook.com/Autoblogpv8

Um abraço!
Paulo Vitor

Nenhum comentário:

Postar um comentário