Sim, meus caros e minhas caras, Christian von Koenigsegg conseguiu fazer mais um monstro. Perdão, não mais um, mas o mais monstruoso deles. Acreditem, há coisas surpreendentes nessa nave que o diferencia de qualquer hiperesportivo, apesar da montadora classificá-lo como um supercarro de luxo, devido ao seu interior requintado. Modestos. Isso é um lobo, ou melhor, um leão sob a pele de um cordeiro.
Esse Salão de Genebra tá bom mesmo, hein?
Esse Salão de Genebra tá bom mesmo, hein?
Feito sobre a base do seu irmão Agera One:1 e, convenhamos, trata-se de um híbrido, o principal mesmo é o motor a combustão (ufa!), mas o que ele traz de elétrico, é sensacional. Acalmem-se, eu ainda vou chegar lá. Estão sentados? Pois se não (vão que estão lendo isso na tela de um smartphone, na fila do banco), sentem-se. É... só um aperitivo: ele não tem câmbio. É, isso mesmo. Pelo menos não da forma como estamos acostumados.
Certo, o motor principal do bólido é um V8 de 5.0L, biturbo, que gera 1.100 cv de potência. "Ué, mas o Agera tem 1.360 cv!" Calma! Calma...
Lembram-se que há pouco eu disse que ele não tem uma transmissão muito... convencional, certo? No lugar de um câmbio que é uma "caixa" de engrenagens, o virabrequim é acoplado à um conjunto de três motores elétricos! WHAAAAAT?!
Ih, não viram nem metade da bizarrice... Bizarrices sensacionais, diga-se de passagem.
Esse "câmbio elétrico" tem 280 cv de potência, chamado Koenigsegg Direct Drive (KDD) que é patenteado, e por trabalhar como transmissão, Christian não considera seu carro um híbrido. Só que... bem, eu disse mais de 1.500 cv no título, mas é bem mais do que isso mesmo, se considerar que, no semi-eixo de cada uma das duas rodas a traseiras onde a cavalaria é despejada, há mais um motor elétrico (sim, individuais) de 245 cv de potência. POIS É!!! Ainda há o escape Akrapovic de ponteiras duplas em titânio, que movem turbinas em suas ponteiras que geram energia para o carro. Brilhante, não?!
Com isso tudo, o fato de você poder configurar a aerodinâmica (bem avançada) do carro via smartphone, virou apenas um detalhe. É, é, uma nave, eu sei.
Mas o que ele faz com esses quase 1.900 cv brutos e mais de 200 kgfm (que coice!) de torque?
Ah... Nada menos que 0 a 100 km/h em 2,7 segundos e em 12 segundos já atinge os 300 km/h, mais 8 segundos chega na casa dos 400 km/h e a velocidade máxima é "só" de 410 km/h. Acho que tá bom para um carro de 1.420 kg, né? Surpreendentemente leve, considerando tudo o que ele tem. Aliás, é o mesmo peso do carro do último post.
Acho que quem não está nele, só poderá vê-lo assim:
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Um abraço!
Paulo Vitor
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