domingo, 9 de novembro de 2014

Fórmula 1 2014 - GP do Brasil - Corrida

O Autódromo Internacional José Carlos Pace é conhecida por ser palco de corridas malucas (se chove, então... o que não foi o caso desta vez), e em 2014, Interlagos não decepcionou. Mais uma ótima prova, e muita coisa louca aconteceu. Então, tenho que ir por partes, com cuidado para não me atrapalhar. Teve desde cinto de segurança solto, à Nelson Piquet beijando Niki Lauda.


Teoricamente, uma vitória de ponta a ponta de Nico Rosberg! O alemão que dominou os treinos livres, se classificou na pole position e manteve a ponta na largada. Só perdeu a liderança quando houveram as primeiras paradas nos boxes, e como de costume, alguns pilotos ficaram na pista por mais algumas voltas. Mas Nico esteve sempre à frente de Lewis Hamilton, que mal pôde ameaçar o companheiro, se aproximando apenas nas voltas finais, mas sem conseguir colocar os carros lado a lado. O inglês completou mais uma dobradinha para a Mercedes AMG, já campeã do Mundial de Construtores. E como sempre bato nessa tecla, isso é o que mais importa pelos motivos que expliquei neste post.

(Foto: AP)
Lewis Hamilton continua líder do Mundial de Pilotos, mas como a pontuação será dobrada no GP de Abu Dhabi, daqui a duas semanas no autódromo de Yas Marina, ele corre sérios riscos de perder seu bicampeonato para seu companheiro, que assim faturaria seu primeiro título. Basta que Rosberg vença a próxima, e o campeão de 2008 chegue em 3º (ou abaixo disso, ou abandonar). Hamilton não teria outra escolha além de completar mais uma dobradinha, a não ser que vença.

(Foto: Getty Images)
Completando o pódio, tivemos Felipe Massa, mais uma vez na frente de sua torcida (já foi ao pódio lá, inclusive vencendo duas vezes). E por sorte dele (ou azar de Valtteri Bottas, somado a mais um erro da Williams), essa posição não escapou por entre os dedos. A zica foi invertida hoje. Massa cometeu o leve deslize de deixar para frear muito em cima da entrada dos boxes, e por isso entrou acima do limite de velocidade. Brincadeira! Tem botão de limitador de velocidade no valente, né gente? Mas dessa vez, não funcionou de primeira. Deu no que deu. Como os fiscais são muito rígidos quanto a isso, 1 km/h a mais, já basta. Por essa razão, o brasileiro foi punido e ficou mais 5 segundos parado no pit stop seguinte, sem que os mecânicos pudessem tocar em seu FW36. Mas ele não só chegou em 3º, como ficou uns bons segundos à frente do 4º colocado, que foi Jenson Button, da McLaren.

(Foto: AP)
A propósito, por falar em pódio, o que fizeram com aquele negócio bacana que eu postei aqui ontem, hein? O fundo com os campeões foi substituído por - mais - propaganda da Petrobras. Não basta ter a logomarca exposta em todo o circuito? Além de servir muito bem para encher os bolsos de políticos...

"Uai... mas e o Bottas?" Bem...

Logo no começo da prova, o #77 que manteve o 4º lugar na largada, já estava com problema de desgaste dos pneus traseiros (e ele já não é muito bom em conservá-los, pelo seu estilo arrojado), o que custava uns décimos por volta. Teria que parar logo.

Quando os corneteiros comemoravam a punição de Massa, alguns segundos depois souberam que havia um problema com o cinto de segurança de Bottas (de quem viraram fãs da noite pro dia... mas que é sim um ótimo piloto). Mas deixando meu lado subjetivo de lado, e voltando à imparcialidade objetiva... No pit stop seguinte (ele já havia feito o primeiro, logo depois de Massa... é, a Williams aprendeu com o erro da etapa anterior) os mecânicos perderam muito, muito tempo solucionando esse problema, o que custou muitas posições ao finlandês.

Acha pouco, massete (brincadeira)? Pois bem... Sabem aquelas sobre-viseiras que os pilotos levam em seus capacetes, e vão tirando ao longo da corrida na medida em que estas vão ficando suja? Uma das que Bottas retirou, ficou agarrada ao aerofólio. E é aí que eu me impressiono com o quanto a aerodinâmica é importante... Sim, isso também fez com que o FW36 #77 perdesse rendimento. Pobre Bottas, que vinha para fazer mais uma grande corrida... Acabou chegando apenas em 10º, pelo menos salvando o último pontinho para a Williams (para quem não sabe, a zona de pontuação termina nessa posição, com 1 ponto), uma volta mais tarde. Coincidentemente (só que ao contrário), chegando atrás da outra McLaren, de Kevin Magnussen em 9º.

(Foto: Getty Images)
Mas separando mais um parágrafo em nome da zuera, vamos à mais uma das loucuras dessa corrida. Lembram de incidentes... incomuns, como Hamilton entrando de Mercedes nos boxes da McLaren, e Jensnson Button entrando por esta nos boxes da Red Bull? Então, dessa vez foi a vez de Felipe fazer uma dessas. Os boxes da Williams e os da McLaren estavam lado, com as duas equipes prontas para mais uma rodada de pit stops, e com os mecânicos de ambas usando macacões brancos, sendo que o time de Woking vinha antes do de Grove. Adivinhem o que aconteceu... Então... E a cara da chefe Claire Williams (filha de Frank) depois, hein? Isso tudo foi bem engraçado. Felipe admitiu esse e o outro erro depois da corrida, na coletiva de imprensa na qual ele quebrou o protocolo falando em português por estar em seu país, dizendo estar de saco cheio do inglês. Assim que é bom: quando não ficamos jogando a culpa aqui e ali. Hoje, estava rebelde o menino Massa.

Em 5º lugar veio Sebastian Vettel, que fez uma corrida muito boa, enquanto o seu companheiro na Red Bull, Daniel Ricciardo, abandonou com problemas nos freios e numa suspensão de seu RB10. Como eu já disse, que a Juliana me fez notar, hoje foi o dia das zicas invertidas. Além do australiano, só abandonou Romain Grosjean, com problemas no motor Renault de sua Lotus E23. Ricciardo saiu primeiro, mas este abandono veio só lá na volta 41. Tivemos uma corrida livre de lambanças. Bem, mais ou menos... Teve uma hora que Hamilton rodou sozinho. Não fosse isso, será que venceria?


A Ferrari ficou em 6º e 7º, com Fernando Alonso e Kimi Raikkonen, respectivamente. Maranello se distancia de Grove no Mundial de Construtores, mas contando muito com o azar da adversária (tipo dois abandonos... ou pelo menos Massa e Bottas fora da zona de pontuação), o que é difícil, e desenvolvendo muito bem o F14-T para a próxima e última etapa, ainda pode superá-la. Completando os 10 primeiros, Nico Hulkenberg, em 8º pela Force India, onde vai continuar no ano que vem, junto com Sergio Pérez, que chegou em 15º (ele foi punido com perda de posições pelo acidente no GP dos Estados Unidos... que já tem link aqui no post).


Resultados finais do GP do Brasil de Fórmula 1, via Corrida F1: http://www.corridadeformula1.com/gp/brasil-2014/

Mundial de Pilotos: http://www.formula1.com/results/driver/

Mundial de Construtores: http://www.formula1.com/results/team/


Agora as equipes e pilotos deixam São Paulo, e vão para os Emirados Árabes Unidos, para o GP de Abu Dhabi no circuito de Yas Marina, nos dias 21, 22 e 23 de novembro!


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Um abraço!
Paulo Vitor

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