sábado, 5 de maio de 2018

WEC 2018/19 - 6h de Spa-Francorchamps


Hoje tivemos as 6h de Spa, na Bélgica, como a primeira corrida da super season 2018-2019 do WEC.

Em sua estreia, largando da pole position, Fernando Alonso venceu, ao lado de Sébastien Buemi e Kazuki Nakajima, com o TS050 Hybrid #8 na classe LMP1 pela Toyota Gazoo Racing, que ainda garantiu uma dobradinha. O espanhol não vencia uma corrida desde o GP da Espanha de Fórmula 1 em 2013, pela Ferrari.

Porém, devemos fazer algumas observações importantes. Primeiramente, a pole na verdade era do TS050 Hybrid #7, de Mike Conway, Kamui Kobayashi e José María López. Só que por uma irregularidade na marcação de combustível, eles foram desclassificados, largando lá de trás.

Com isso, dividindo a primeira fila com os nipônicos, ficou a Rebellion de Bruno Senna, Neel Jani e André Lotterer. Os mesmos que vieram a completar o pódio, mas, na corrida, foi sua vez de serem desclassificados, por desgaste excessivo no assoalho. Assim, seus companheiros Gustavo Menezes, Thomas Laurent e Mathias Beche herdaram a posição.


Voltando aos Toyota, os carros se reencontraram praticamente na última meia hora de prova, e essa distância foi encurtada ainda mais graças ao safety car. Solução? Ordem de equipe.

Desnecessário, mas, compreensível (querem usar o holofote Alonso, mas talvez tenha sido um tiro no pé). Reprovável? Bem... empregados deles, dinheiro deles... fazem o que quiser. Enfim, coisas do automobilismo, que vocês também conhecem e cada um tem a sua opinião. Acho que não preciso me alongar nisso aqui.


Para não deixar de falar nas outras classes... e não que sejam menos importantes. Muito pelo contrário, pois por mim, as maiores disputas vieram delas, em especial as de gran turismo.

Líder da Formula E, Jean-Éric Vergne foi o vencedor da LMP2, junto com Roman Rusinov e Andréa Pizitola, pela G-Drive, com um Oreca 07 Gibson, superando a forte Jackie Chan DC.


Na GTE-Pro, venceu o Ford GT da Ganassi pilotado por Oliver Pla, Stefan Mücke e Billy Johnson. Aliás, o outro carro da equipe se esborrachou na Eau Rouge, igual ao Pietro Fitipaldi ontem, mas desta vez, felizmente, Harry Tincknell, que conduzia o bólido, saiu ileso. Este, inclusive, era o carro que seria pilotado por Tony Kanaan.


E na GTE-Am, a vitória ficou com o Aston Martin de Pedro Lamy, Mathias Lauda (sim, é filho do Niki) e Paul Dalla Lana.


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Um abraço!

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