terça-feira, 15 de julho de 2014

Brasileiros no automobilismo além da Fórmula 1 (2)

Há pouco tempo tive a ideia de mostrar que o mundo do automobilismo é muito mais amplo do que parece, e na segunda-feira passada, publiquei o primeiro post dessa série: http://autoblogpv8.blogspot.com.br/2014/07/brasileiros-no-automobilismo-alem-da.html

Então, vamos continuar com isso!


João Paulo "JP" de Oliveira! Pela arquitetura das construções próximas ao piloto, muitos já devem ter imagino que ele vive no Japão. E estão certos! JP participa em duas categorias nipônicas simultaneamente: Super Formula e Super GT GT500. Uma de monopostos e a outra de turismo. E manda muitíssimo bem nas duas!

Primeiramente, ele foi campeão e vice campeão de Fórmula 3 aqui na América do Sul, para alguns anos depois conseguir o mesmo feito na Alemanha, até que finalmente chegou ao Japão, onde mais uma vez foi campeão e vice campeão na "escola" dos fórmulas. E não é que ele gostou da terra do sol nascente? Acabou ficando por lá, e depois de algum tempo, finalmente veio o título de campeão da Fórmula Nippon em 2010! Que hoje é a Super Formula.


Eles usam motores V8 de 2.4L que geram aproximadamente 600 cv de potência. Desde 2011, os carros mudaram um pouco, e pra melhor, mas nesse vídeo daquele ano, vocês podem ver como esses carros são rápidos com o JP em ação:


Esse ano, ele já venceu nas duas categorias, e por um ou outro azar não teve resultados ainda melhores. Acho que nunca vi o JP pilotando em um nível tão alto como está atualmente.


Agora falemos um pouco da vida tripla de piloto, com outro brasileiro.


Muitos devem conhecer Lucas di Grassi como o cara que ficou 1 ano na Fórmula 1, aparecendo só lá no final do grid correndo pela nanica Virgin, hoje Marussia. Ele merecia mais tempo na categoria, e com certeza em um carro melhor. Mas depois de seu vice campeonato na GP2 Series, e de 2010 sem condições de competir (a não ser com os carros da extinta Hispania Racing Team), ele acabou encontrando um outro ótimo caminho.

Lucas é um cara rápido, preciso, e além disso, técnico. Ele sabe bem sobre o equipamento no qual está colocando as mãos. Habilidade que chamou atenção da Pirelli, que entre outras categorias, faz pneus para a Fórmula 1, GP2 e GP2. Acabaram contratando di Grassi para ser seu piloto de teste, trabalhando no desenvolvimento dos compostos, podendo correr em carros de todas essas categorias, e ainda gravar vídeos desse que com certeza é um dos trabalhos mais legais do mundo. Aqui está o canal do piloto no YouTube: https://www.youtube.com/user/LucasDiGrassi


Como eu já disse, é uma vida tripla. Sendo assim, di Grassi também é piloto do WEC, na categoria principal, pela Audi. E foi ao pódio das 24 Horas de Le Mans duas vezes consecutivas, por pouco não vencendo da última vez.

Então surgiu a Formula E, da qual me viram falar aqui recentemente. Quem foi chamado para testar o carro? Lucas di Grassi. Acabou tomando gosto, e já é piloto da categoria, sendo que foi um dos mais rápidos nos testes.


Quer acompanhar mais esses caras?

JP de Oliveira:

Twitter: https://twitter.com/jpdeoliveira
Instagram: http://instagram.com/jpdeoliveira


Lucas di Grassi:

Twitter: https://twitter.com/LucasdiGrassi
Instagram: http://instagram.com/lucasdigrassi


Página do AutoblogPV8 no Facebook: https://www.facebook.com/Autoblogpv8

Um abraço!
Paulo Vitor

2 comentários:

  1. Paulo,

    toda sorte aos brazucas espalhados pelas pistas mundo afora...

    abs...

    André Candreva

    ResponderExcluir
  2. Isso mesmo! Eles precisam, já que as empresas daqui incentivam pouco. Abraço, André!

    ResponderExcluir