Mais uma vez, meus caros, a temporada 2014 da Fórmula 1 se mostrou espetacular! Mais uma vez, tenho o prazer de logo no começo de um post, dizer: que corrida!
Corrida que demorou para começar de verdade, pois ainda na primeira volta tivemos uma bandeira vermelha que paralisou a prova por mais de 1 hora, por causa de um acidente feio sofrido por Kimi Raikkonen, e que também acabou tirando Felipe Massa da disputa.
Desde a largada, o Iceman parecia estar tendo problemas para domar o carro nas saídas de curvas, com o F14-T dando aquelas "reboladas". Massa na largada ficou para trás, pois teve algum problema de embreagem e na 1ª marcha, e por isso o FW36, digamos, se "auto desengatou", ficando neutro. O brasileiro engatou a 2ª marcha, e com ela arrancou, alcançando os últimos colocados em pouco tempo, conquistando duas posições, e quando ia para cima da Caterham de Kamui Kobayashi... bem, vamos por partes.
Kimi saiu da pista, e quando voltava para esta, perdeu o controle, acertando com força um guard rail. A Ferrari foi praticamente rebatida de volta pra pista, rodando, já os destroços e, na frente do mesmo Kobayashi que acabei de mencionar. O japonês desviou passando pela grama do outro lado, e logo atrás dele vinha Massa, que não pode tomar o mesmo caminho, indo no sentido oposto enquanto freava forte, perdendo a traseira do FW36. Traseira que rodou e acertou o carro de Maranello, furando um pneu. Ainda havia esperança, e o piloto da Williams aproveitou a bandeira amarela seguida de bandeira vermelha para levar o carro aos boxes. Porém uma parte do carro foi praticamente sendo arrastada, danificando assoalho e suspensão. E aí, já era. Muita coisa pra consertar. Talvez se soubessem que teriam tanto tempo para isso, ainda daria. Mas ninguém poderia prever tamanha paralisação, contando com no máximo 15 minutos.
Demorou tanto, porque a Ferrari atingiu um segundo guard rail do outro lado da pista, para vocês terem uma ideia da violência da batida. Essas partes dão segurança ao circuito, e como os danos nelas foram grandes, tiveram que ser completamente substituídas. Enquanto isso, alguns já aproveitavam para mexer nas estratégias e trocar pneus.
(Foto: AFP) |
Corrida, recomeçada, e Nico Rosberg continuava como líder, seguido pela dupla da McLaren, Jenson Button e Kevin Magnussen, respectivamente, que haviam superado Sebastian Vettel da Infiniti Red Bull. Lewis Hamilton que largou em 6º, foi escalando os poucos pilotos que estavam à sua frente, até iniciar o duelo das Flechas de Prata com seu companheiro de equipe, que se manteve forte na liderança. O que mudou um pouco com as paradas, mas só temporariamente. Até que numa curva, Nico teve algum problema no câmbio e Hamilton aproveitou a chance para ultrapassá-lo. O alemão líder do campeonato não andou muito depois disso, pois os problemas continuaram e a situação de seu W05 foi só piorando, até obrigá-lo a abandonar a prova.
(Foto: Reuters) |
Sendo assim, Hamilton foi o grande vencedor do GP da Inglaterra! Sua casa, inclusive. Ainda foi o autor da volta mais rápida, em 1m,37s,176, e na maior tranquilidade em relação a folga. Deu tempo (e ainda acabou sobrando muito) de fazer uma parada extra para se garantir com pneus mais novos. Em 2º lugar, tivemos um surpreendente e espetacular Valtteri Bottas, pela Williams! Completando o pódio, veio Daniel Ricciardo da Infiniti Red Bull, que havia largado em 8º e chamou atenção nos seus duelhos contra o alemão Nico Hulkeberg, da Force India, pois ambos se encontraram e disputaram posição na pista duas ou três vezes. Esses três foram incríveis! Os grandes nomes dessa prova.
(Foto: Getty Images) |
Principalmente Bottas, que largou lá de 16º (como outros, ganhou uma posição, porque Maldonado foi punido e largou em último), e já na primeira volta, antes da bandeira vermelha, já conquistou muitas posições. Me parece que era o 9º na relargada. Depois disso, foi escalando o grid, até ficar em 3º, e com o abandono de Rosberg, herdou o 2º lugar. Impressionante, o desempenho do finlandês que mais uma vez honrou os pilotos de seu país, bebendo o champanhe ao invés de jogá-lo nos outros.
(Foto: Formula 1) |
Em 4º, Jenson Button conquistou um bom resultado para a McLaren. Uma pena, pois correndo em casa, com uma equipe da casa e homenageando o pai (como outros no circuito também fizeram), merecia o pódio. Tirou leite de pedra do MP4-29, e com mais uma ou duas voltas, pelos ótimos tempos que vinha marcando, ultrapassaria o RB10 de Ricciardo, que quase já se arrastava no asfalto.
(Foto: Getty Images) |
John Button gostava de usar rosa, cor do capacete de Jenson neste final de semana. Hoje o rosa não ficou só no capacete, mas em camisas em homenagem ao carismático senhor que a Fórmula 1 perdeu no início desse ano.
(Foto: Getty Images) |
Bastidores à parte (nobres, claro), voltemos ao jogo.
O 5º e o 6º lugar, foram ocupados respectivamente por Vettel e Fernando Alonso, respectivamente. E o duelo desses dois, que durou muitas voltas, foi sem dúvidas o maior show de hoje em Silverstone. Posições se invertendo, fechadas no limite da lealdade, roda com roda, curvas divididas, pé no fundo do acelerador nas retas com os dois lado a lado, disputas pra ver quem freava mais tarde... foi sensacional! Ah! E muito chororô nos rádios também, dos dois chorões de egos mega inflados. Uma hora o piloto rubro taurino reclamava da falta de espaço do piloto da Scuderia, enquanto o espanhol reclamava dos limites da pista usados pelo alemão. A velha rivalidade, agora com os dois em condições mais ou menos iguais, mas dessa vez sem disputar o título. O tetracampeão e o bicampeão no mesmo lugar, no mesmo nível. Onde o carro de um levava vantagem, o do outro compensava depois em outro trecho, e vice versa, deixando a disputa ser feita com a habilidade incrível de ambos. Fantástico!
Ah, sim! Vale lembrar que Alonso foi punido, ficando 5 segundos parado nos boxes, por ter posicionado mal seu carro no grid (um pouco a frente) na hora da largada. O outro punido do qual falei, Maldonado, foi por falta de combustível (existe uma marca mínima que se deve ter) após a classificação.
Atrás dos dois,vieram Magnussen em 7º e Hulkenberg em 8º, e fechando a zona de pontuação, os pilotos da Toro Rosso, com o novato russo Daniil Kvyat na frente de Jean-Éric Vergne. E além dos abandonos na volta 1, e de Rosberg, tivemos ainda Marcus Ericsson da Caterham, que voltou aos boxes com a suspensão quebrada, Esteban Gutiérrez da Sauber, que também sofreu danos e foi parar fora da pista, e Pastor Maldonado parou com problemas no motor Renault de seu Lotus E23 nas voltas finais.
Ah! Por falar em Maldonado e Gutiérrez, lembram-se do acidente entre os dois no GP do Bahrein? Aconteceu de novo, só que dessa vez foi ao contrário... Só não deu pra capotar, como da outra vez.
(Foto: Getty Images) |
Resultados finais do GP da Inglaterra 2014 de Fórmula 1:
(Posição / Piloto / Número do piloto / País / Equipe / Motor / Tempo-Diferença)
1 - Lewis Hamilton #44 (Inglaterra / Mercedes AMG Petronas / Mercedes-Benz) = 52 voltas em 2h,26m,52s,094
2 - Valtteri Bottas #77 (Finlândia / Williams Martini Racing / Mercedes) = +30s,135
3 - Daniel Ricciardo #3 (Austrália / Infiniti Red Bull Racing / Renault) = +6s,495
4 - Jenson Button #22 (Inglaterra / McLaren / Mercedes-Benz) = +47s,390
5 - Sebastian Vettel #1 (Alemanha / Infiniti Red Bull Racing / Renault) = +53s,864
6 - Fernando Alonso #14 (Espanha / Scuderia Ferrari / Ferrari) = +59s,946
7 - Kevin Magnussen #20 (Dinamarca / McLaren / Mercedes-Benz) = +1m,02s,563
8 - Nico Hulkenberg #27 (Alemanha / Sahara Force India / Mercedes-Benz) = +1m,28s,692
9 - Daniil Kvyat #26 (Rússia / Scuderia Toro Rosso / Renault) = +1m,29s,340
10 - Jean-Éric Vergne #25 (França / Scuderia Toro Rosso / Renault) = +1 volta
11 - Sergio Pérez #11 (México / Sahara Force India / Mercedes-Benz) = +1 volta
12 - Romain Grosjean #8 (França / Lotus F1 Team / Renault) = +1 volta
13 - Adrian Sutil #99 (Alemanha / Sauber F1 Team / Ferrari) = +1 volta
14 - Jules Bianchi #17 (França / Marussia F1 Team / Ferrari) = +1 volta
15 - Kamui Kobayashi #10 (Japão / Caterham F1 Team / Renault) = +2 voltas
16 - Max Chilton #4 (Inglaterra / Marussia F1 Team / Ferrari) = +2 voltas
2 - Valtteri Bottas #77 (Finlândia / Williams Martini Racing / Mercedes) = +30s,135
3 - Daniel Ricciardo #3 (Austrália / Infiniti Red Bull Racing / Renault) = +6s,495
4 - Jenson Button #22 (Inglaterra / McLaren / Mercedes-Benz) = +47s,390
5 - Sebastian Vettel #1 (Alemanha / Infiniti Red Bull Racing / Renault) = +53s,864
6 - Fernando Alonso #14 (Espanha / Scuderia Ferrari / Ferrari) = +59s,946
7 - Kevin Magnussen #20 (Dinamarca / McLaren / Mercedes-Benz) = +1m,02s,563
8 - Nico Hulkenberg #27 (Alemanha / Sahara Force India / Mercedes-Benz) = +1m,28s,692
9 - Daniil Kvyat #26 (Rússia / Scuderia Toro Rosso / Renault) = +1m,29s,340
10 - Jean-Éric Vergne #25 (França / Scuderia Toro Rosso / Renault) = +1 volta
11 - Sergio Pérez #11 (México / Sahara Force India / Mercedes-Benz) = +1 volta
12 - Romain Grosjean #8 (França / Lotus F1 Team / Renault) = +1 volta
13 - Adrian Sutil #99 (Alemanha / Sauber F1 Team / Ferrari) = +1 volta
14 - Jules Bianchi #17 (França / Marussia F1 Team / Ferrari) = +1 volta
15 - Kamui Kobayashi #10 (Japão / Caterham F1 Team / Renault) = +2 voltas
16 - Max Chilton #4 (Inglaterra / Marussia F1 Team / Ferrari) = +2 voltas
Mundial de Pilotos: http://www.formula1.com/results/driver/
Mundial de Construtores: http://www.formula1.com/results/team/
(Foto: Getty Images) |
Se hoje a disputa foi na casa do vencedor, a próxima será na casa de seu companheiro de equipe na Mercedes AMG. Próxima parada do circo da Fórmula 1: GP da Alemanha! Esse ano será em Hockenheim, nos dias 18, 19 e 20 de julho.
Página do AutoblogPV8 no Facebook: https://www.facebook.com/Autoblogpv8
Um abraço!
Paulo,
ResponderExcluiro GP inglês foi bem movimentado...
e com a vitória de Hamilton, o próximo GP será acirradíssimo... e será na Alemanha...
a dupla da Mercedes pode nos proporcionar mais um bom duelo...
e a batalha Alonso x Vettel foi muito boa mesmo... nos fez relembrar outros pegas em provas passadas...
excelente corrida em Silverstone...
abs...
Foi demais, né? Com certeza teremos mais shows assim na Alemanha! E o bicho vai pegar dentro da Mercedes. Abraço!
ResponderExcluir